PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Nacionalidade de EdCarlos_123

CEGVCEGV Moderator 4995 PontosPosts: 5,130
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Transcrição de casamento em PONTA DELGADA

Comentários

• EdCarlos_123EdCarlos_123 Member 12 PontosPosts: 1

Boa noite, tenho a seguinte dúvida: minha avó materna é portuguesa, enviei o processo de atribuição da minha mãe mês passado para a ACP. Meu pai me registrou e sou nascido em Lisboa, porém Portugal não me considera português apenas por nascer lá. Minha mãe quando nasci era casada e pegou o nome desse homem, porém não sou filho dele, e minha mãe havia entrado com o divórcio litigioso. A minha certidão de nascimento foi transladada para o Brasil e consta esse nome de casada, porém não consta o estado civil "casada". Ela retirou esse nome posteriormente e no processp dela não tem nem no RG e na certidão dela de inteiro teor diz qie houve esse divórcio. Eu preciso transcrever esse casamento para o meu processo de atribuição? Obs: na minha certidão de inteiro teor tem a observação que pedi para retirar esse nome da minha filiação em vortude de divórcio da minha mãe e ausência de parentesco. Obrigado

• CEGVCEGV Moderator 4995 PontosPosts: 5,130

@EdCarlos_123, passei sua dúvida para um tópico específico pois entendo que as questões levantadas vão além de simples transcrição.

• CEGVCEGV Moderator 4995 PontosPosts: 5,130

@EdCarlos_123,

Ed, vamos por partes:

Sua avó materna é Portuguesa. Até aí ok.
    - Tem o assento de nascimento ou de sua avó ?
    - Sua vó era casada quando sua mãe nasceu ?
    - O Casamento da sua avó (caso casada) foi realizado em Portugal ?

Sua mãe:
    - Ela nasceu no Brasil, Portugal ou Outro lugar ?
    - Quem foi que a registrou (declarou o nascimento dela em cartório) ? Pai, Mãe ou outra pessoa ?
    - Foi registrada logo que nasceu ?
    - Em que ano ela nasceu ?

(Estas perguntas faço para analisarmos o processo da sua mãe que, segundo você, já enviou para o ACP). Se elementos estiverem faltando, vai cair em exigência. Não estou "assumindo" certos pré-requisitos para entrada no ACP porque o processo é recente.

Sua mãe, segundo seu relato, era casada quando você nasceu mas o marido da sua mãe não é o seu pai.

• Em que ano você nasceu ? Foi antes ou depois de 1978 ?
    • Se foi antes de 1978, você tem documentos que provam o reconhecimento da sua filiação pela sua mãe ainda na sua menoridade ? (Isto muito o ajudará)

por enquanto é só...

Abraços,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.