Nacionalidade de EdCarlos_123
CEGV
Moderator 4995 PontosPosts: 5,130
Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Transcrição de casamento em PONTA DELGADA
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Boa noite, tenho a seguinte dúvida: minha avó materna é portuguesa, enviei o processo de atribuição da minha mãe mês passado para a ACP. Meu pai me registrou e sou nascido em Lisboa, porém Portugal não me considera português apenas por nascer lá. Minha mãe quando nasci era casada e pegou o nome desse homem, porém não sou filho dele, e minha mãe havia entrado com o divórcio litigioso. A minha certidão de nascimento foi transladada para o Brasil e consta esse nome de casada, porém não consta o estado civil "casada". Ela retirou esse nome posteriormente e no processp dela não tem nem no RG e na certidão dela de inteiro teor diz qie houve esse divórcio. Eu preciso transcrever esse casamento para o meu processo de atribuição? Obs: na minha certidão de inteiro teor tem a observação que pedi para retirar esse nome da minha filiação em vortude de divórcio da minha mãe e ausência de parentesco. Obrigado
@EdCarlos_123, passei sua dúvida para um tópico específico pois entendo que as questões levantadas vão além de simples transcrição.
@EdCarlos_123,
Ed, vamos por partes:
Sua avó materna é Portuguesa. Até aí ok.
- Tem o assento de nascimento ou de sua avó ?
- Sua vó era casada quando sua mãe nasceu ?
- O Casamento da sua avó (caso casada) foi realizado em Portugal ?
Sua mãe:
- Ela nasceu no Brasil, Portugal ou Outro lugar ?
- Quem foi que a registrou (declarou o nascimento dela em cartório) ? Pai, Mãe ou outra pessoa ?
- Foi registrada logo que nasceu ?
- Em que ano ela nasceu ?
(Estas perguntas faço para analisarmos o processo da sua mãe que, segundo você, já enviou para o ACP). Se elementos estiverem faltando, vai cair em exigência. Não estou "assumindo" certos pré-requisitos para entrada no ACP porque o processo é recente.
Sua mãe, segundo seu relato, era casada quando você nasceu mas o marido da sua mãe não é o seu pai.
por enquanto é só...
Abraços,