PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Posso requerer minha averbação de casamento sem fazer cidadania do filhos

Estou dando entrada na nacionalidade do meu esposo que é neto de português, depois que ele receber a nacionalidade dele pretendo fazer a minha, pois sou casada há 34 anos com ele no Brasil,mas não farei dos meus filhos, isso atrapalharia?Ou p

CEGV

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,084

    @Beth26 disse:
    Estou dando entrada na nacionalidade do meu esposo que é neto de português, depois que ele receber a nacionalidade dele pretendo fazer a minha, pois sou casada há 34 anos com ele no Brasil,mas não farei dos meus filhos, isso atrapalharia?Ou p

    Não atrapalha. Principalmente pelo tempo que vocês já estão casados.
    Não se esqueça que primeiro ele precisa se tornar português, depois devem transcrever o casamento de vocês e, finalmente, solicitar sua naturalização.

    abraços e ótima sorte,

  • MycaMyca Member 100 PontosPosts: 15

    Olá, como e onde posso conferir se uma certidão de casamento brasileira foi transcrita em Portugal há uns 10 anos? Meu primo diz que enviou, mas não tem nenhum comprovante, nem nr de processo, mas lembra-se que pagou a taxa e emitiu a certidão brasileira.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,084

    @Myca disse:
    Olá, como e onde posso conferir se uma certidão de casamento brasileira foi transcrita em Portugal há uns 10 anos? Meu primo diz que enviou, mas não tem nenhum comprovante, nem nr de processo, mas lembra-se que pagou a taxa e emitiu a certidão brasileira.

    Simples, se o casamento estiver averbado no assento de nascimento do Português é porque a transcrição foi realizada. Se não estiver averbada é porque não foi. Não há meio termos e transcrições finalizadas são quase que imediatamente anotadas nos documentos relacionados. Podem até ter tentado há 10 Anos atrás mas, se tentaram, não conseguiram e a transcrição não foi concluída (se não existir no assento do(a) português(a).)

  • MycaMyca Member 100 PontosPosts: 15

    Entendi!! Para checar se há algum averbamento no assento, tenho que ver uma atual, como e por onde posso acessa-la?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,084

    @Myca disse:
    Entendi!! Para checar se há algum averbamento no assento, tenho que ver uma atual, como e por onde posso acessa-la?

    Se em Portugal, pedir uma cópia completa do assento em qualquer CRC. Se fora de Portugal, usar os serviços consulares ou pedir através do site CivilOnline.mj.pt, página https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    abraços,

  • MycaMyca Member 100 PontosPosts: 15

    Muitíssimo grata Cadu!!! Abr

    CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.