PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Transcrever o casamento estando em Portugal

Olá,amigos/as,bom dia/tarde/noite!

Sou cidadão Português, já tenho meu cartão cidadão e Passaporte e estou com uma dúvida.

Eu e minha esposa estamos querendo ir para Portugal entre Fevereiro e Março de 2019, porém ainda não temos nosso casamento transcrito. Gostaríamos de saber se é possível irmos para Portugal com nossa certidão de casamento Brasileira e os demais documentos que comprovam nosso casamento e lá realizarmos a transcrição para conseguirmos fazer o reagrupamento familiar.

. Se sim, em qual local podemos fazer a transcrição estando em Portugal? (Estamos pensando em ir para Aveiro ou Porto).

OBS: Temos apenas 7 meses de casado.

Obrigado!

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado dezembro 2018

@Thixz, bem vindo.

A transcrição pode ser encaminhada em qualquer conservatória civil e se não puder ser feita na conservatória onde for entregue será encaminhada internamente. Mas isso pode não ser a forma mais rápida. Se você quiser resolver rapidinho e de vez essa questão pense em enviar o requerimento e documentos via correios para Ponta Delgada. Depois de recebidos documentos e requerimento a transcrição é concluída em pouco mais de um mês. Será que não é melhor aproveitar Portugal do que dispender tempo indo a conservatórias ?

se gostarem desta ideia, vejam o seguinte tópico
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

• ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

@CEGV bom dia,amigo! Agradeço sua resposta!

De fato sei que o melhor seria fazer esta documentação já antes de irmos, porém, estamos desempregados aqui no Brasil e gostaríamos de ir o quanto antes para já ir "resolvendo" a vida lá (aluguel,documentos no geral, conhecendo o lugar, procurando empregos,etc) e por este e outros motivos já gostaríamos de ir o quanto antes.
    Será que se tivermos algum tipo de problema para transcrever o casamento estando lá nós não conseguiríamos de Portugal mesmo enviar os documentos para Ponta Delgada e assim realizar a transcrição? Você sabe me dizer quais problemas podemos ter caso optemos por realizar a transcrição diretamente em Portugal?

Obrigado!

• ernestoernesto Member 12 PontosPosts: 1

boa noite eu sou portugues ela e brazileira quais ducomentos necesarios ambo somos divorciados

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado janeiro 2019

@ernesto disse:
    boa noite eu sou portugues ela e brazileira quais ducomentos necesarios ambo somos divorciados

Se for o primeiro casamento, basta transcrevê-lo. Instruções na página abaixo.
    Se o português já foi casado e não transcreveu o casamento anterior, precisará transcrever o casamento anterior, fazer a separação em Portugal e só aí poderá transcrever o casamento atual.

veja em
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

• MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

@Thixz disse:
    @CEGV bom dia,amigo! Agradeço sua resposta!

De fato sei que o melhor seria fazer esta documentação já antes de irmos, porém, estamos desempregados aqui no Brasil e gostaríamos de ir o quanto antes para já ir "resolvendo" a vida lá (aluguel,documentos no geral, conhecendo o lugar, procurando empregos,etc) e por este e outros motivos já gostaríamos de ir o quanto antes.
    Será que se tivermos algum tipo de problema para transcrever o casamento estando lá nós não conseguiríamos de Portugal mesmo enviar os documentos para Ponta Delgada e assim realizar a transcrição? Você sabe me dizer quais problemas podemos ter caso optemos por realizar a transcrição diretamente em Portugal?

Obrigado!

@ Thixz, eu enviei os documentos para a transcrição do casamento de minha mãe (portuguesa) por correio, de Lisboa para Ponta Delgada, em 2016. Paguei os 120€ no proprio CTT (Correios de Portugal), e pedi uma segunda via do comprovante de pagamento que anexei aos documentos, por garantia. O que demorou mais foi o transporte. Os documentos chegaram na Conservatória em PD em um dia, e no dia seguinte já finalizaram. Demorou mais uns 5 dias pelo correio para chegar ao meu endereço, numa cidade proxima a Lisboa. Foi muito fácil e rápido.

CEGV
  • EsojSedmenad68AtsocEsojSedmenad68Atsoc Member 42 PontosPosts: 2

@CEGV , boa tarde, estou pensando em dar entrada na minha transcrição de casamento presencialmente em PD, obtive a minha cidadania a pouco, quais os documentos que preciso apresentar na Conservatória de PD?

Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.