Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Prezada Any , preencha que Ja é cidadã (o) portuguesa conforme artigo 6.4, possui cartão cidadão da república portuguesa e inscrição no recenseamento eleitoral.
Prezada Any, temos casos parecidos aqui nesse democrático portal, em virtude do não preenchimento do campo 9 do formulário 1D., tiveram que preencher , reconhecer assinatura novamente , enviar via correios ,( DHL) , qual preferir...
Mas, não custa nada perguntar se é apenas preencher e encaminhar via mail ao notario responsável por seu processo.
LEIS ORDINÁRIAS
LO 3/2010 em seu artigo 1º - B
"A nacionalidade portuguesa e a inscrição no recenseamento eleitoral no estrangeiro são provas suficientes da existência de laços de efectiva ligação à comunidade nacional."
hoje eu recebi exatamente o mesmo email, ja preenchi o formulário anexei cópia autenticada do CC e ja fiz o envio: detalhe Anycastro o meu processo é exatamente do mesmo dia que você. dia 18/07
Excelente ideia!
@anycastro, aconteceu comigo a mesma coisa. Estava só aguardando a resposta do DGAJ e caí nessa exigência. Mandei outro formulário devidamente preenchido conforme a exigência, assinei, reconheci firma por autenticidade e enviei.
Pior é ansiedade do documento chegar lá, ser digitalizado e voltar a ser trabalhado.
Enfim, não há outro jeito
Obrigada a todos!!
O pior é "perder tempo" enviando novamente. Vou perguntar nos correios qual a forma de envio mais rápido, espero que não seja tão caro..
Já enviei email perguntando se posso encaminhar assinado, com firma reconhecida, como resposta ao próprio email enviado.. Acho que farei das duas formas, correios e encaminhado por email.
Apenas continuo na dúvida, vou responder "Sim" para ligação efetiva, mas não há espaço para preencher mais dados, como por exemplo, mencionar a nacionalidade. Vou anexar junto a certidão com o CC, que não havia encaminhado antes..
O Sedex internacional dos Correios nada mais é do que uma terceirização com a DHL, que eles contrataram por um custo um pouco menos.
@anycastro, mandei o meu pelo DHL, custou 220,00 reais (acho muito caro), mas chegou em 3 dias.
Embora eu também ache que a resposta do DGAJ seja muito demorada, acho também que os atendentes da LR, chutam um tempo elevado (tipo 90 dias) para que nós não fiquemos ligando a todo instante. Rsrsrsrs
Claudio, nessa história toda algumas vezes me vejo completamente bipolar... alternando entre momentos de grande alegria e momentos de grande descontentamento.
Agora... diversos de nossos processos estão esbarrando em um órgão independente, a DGAJ, sob o qual o IRN não tem ingerência (mas o MJ tem!).
Um colega, que questionou a demora e que está sempre em contato, recebeu em seu e-mail aquela resposta padrão sobre 2 pessoas serem responsáveis por milhares de processos, adicionada à informação que nada podem fazer em relação aos requerimentos com diligências pendentes pois os órgãos externos são independentes (ou seja, jogaram a "peteca" para o DGAJ).
Comentando este assunto com uma outra colega ela bem lembrou que, independente da demora das respostas da DGAJ, temos processos cujas respostas já foram recebidas e seguem sem registro.
Sendo completamente honesto e claro com vocês, lamento muito pelo que nós estamos passando e, também, espero não estar equivocado na minha avaliação, lamento muito pelo que, permitam-me o termo, nossas duas heroínas do IRN estão passando. Devem receber centenas de e-mails todos os dias, todos com cobranças e pedidos de informações, têm que realizar dezenas de procedimentos em milhares de processos e certamente são diuturnamente cobradas por uma performance que são incapazes de prover, dadas as limitações do órgão que trabalham, impostas pelo atual governo. Neste nosso cabo-de-guerra político-operacional entendo que elas são tão vitimas quanto nós, requerentes.
Enfim... segue o jogo...
Se você puder responder por e-mail e eles aceitarem, será o máximo. Se tiver que preencher qualquer formulário talvez valha mais a pena enviar um requerimento 1-D em substituição ao enviado. É uma possibilidade a se cogitar e, claro, receber o ok de quem lhe enviou a exigência. Afinal de contas eles é que controlam o processo.
Agora... lhe perguntarem sobre ligação efetiva é quase risível... Afinal de contas você já é portuguesa... rssss
abraços e boa sorte !
@fabys_machado, essa lei é matadora !!! Para quem já tem o recenseamento feito, melhor. Mas creio que já ficou claro a todos no IRN que aos já portugueses não será necessária comprovação de laços. Pode haver algum laço efetivo maior do que já ser cidadão ??
abraços,
1 Processo Concluído
Boa sorte a todos!
Amigos, pelo que li nas postagens acima, faltaram a alguns requerimentos 1.d
a menção convicta da nacionalidade: portuguesa,
a cópia do CC ou passaporte (autenticada)
a declaração expressa de que o requerente não viveu em outro país além do Brasil
Coloquemo-nos então na posição de quem lê: Na falta dos dados acima, o/a analisante realmente não tem uma comprovação clara de que o requerente já é nacional português (naturalizado), sendo portanto exatamente esta sua ligação afetiva.
Pelo tanto, recomendo a todos o preenchimento mais que cuidadoso de formulários, não omitindo nenhuma informação, e anexando tudo que deva ser anexado.
Só teremos a ganhar se fizermos a coisa conforme reza a cartilha. E mais que isto: com tal disciplina, não atrasaremos mais ainda a marcha da carroça, já tão lenta por si mesma... Atrás há tanta gente esperando na fila...
Se cada processo andar rapidinho, haverá mais fluidez no trabalho deles e todo o grupo ganhará com isto 
Muito obrigado e....... muita sorte a todos!
Correção: efetiva, e não afetiva.
Olá pessoal é a primeira vez aqui no fórum, tenho uma duvida tbm meu processo é aquisicao de nacionalidade enviei em novembro de 2017 e a unica resposta que tive foi que o processo se encontra em fase de instrução oficiosa, porem nao foi atribuido numero de processo ainda, queria saber se alguem passou por isso? Obrigada
No meu caso, apenas não preenchi o campo do local onde já viveu, havia colocado como (---//---).
Não enviei o CC à época, pois ainda não tinha. Preenchi nacionalidade portuguesa. Anexei, junto ao formulário, assento de nascimento, transcrição de casamento, etc..
Esse erro do local que já viveu foi próprio do formulário, que não foi claro sobre isso, tanto que no documento agora recebido consta a informação que é para incluir até mesmo o local de nacionalidade (Brasil). Mas, enfim, fomos os primeiros a enviar e tudo é muito novo, agora é juntar o documento e, pra variar, aguardar kkkkk
Amigos, para aqueles que ainda têm dúvidas em relação ao preenchimento do requerimento 1-D para os "Convolantes/Convertentes", segue abaixo link da nossa publicação sobre o tema.
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados
Abraços !
Prezados,
encaminhei a documentação em julho de 2017 e me lembro de que, naquela época, a orientação era mesmo para deixar em branco o campo 9 do quadro 1 (“Países onde residiu anteriormente, após os dezesseis anos”), caso tivesse vivido somente no Brasil.
Portanto, em razão dos novos entendimentos acredito que serei presenteado com a necessidade de reenvio do formulário 1-D para regularizar tal “falha”.
Pergunto aos colegas que já passaram ou estão passando por tal processo se os demais campos do formulário devem ficar com o mesmo conteúdo daquele enviado previamente.
Minha dúvida é com relação ao que informar no quadro 4 (“Relação de documentos enviados”): deve ter o mesmo conteúdo do documento enviado previamente, ou deve ser deixado em branco tendo em vista que não será enviado nenhum documento adicional nesta nova ocasião?
Muito obrigado
Oi @Glênio, bom dia.
Não sei onde você obteve a orientação de deixar o campo 9 do quadro 1 em branco. Meu processo e de outros aqui foram feitos nessa mesma época e não deixamos. No antigo grupo (do outro site) conversamos muito sobre o assunto "preenchimento do 1-D". Infelizmente a maior parte senão toda discussão foi "apagada" (fazer o quê... segue a vida...)
Friso aqui que não tive problemas no meu requerimento, disponível no link (http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados/p1)
Tive problemas (aí sim) nas instruções sobre o cartão cidadão, cuja orientação da CRCentrais não foi exatamente clara sobre a exigência da "certificação". Tenho inclusive e-mails da CRCentrais em que nenhum momento foi esclarecido que a cópia do CC deveria ser autenticada.
Se você está substituindo o formulário enviado, deve se referir aos documentos já enviados pois, entendo, o requerimento será substituído. O Melhor, no caso de exigências, é entrar em contato com a conservadora ou oficial responsável pelo seu processo e realizar as consultas necessárias. Não é meu caso mas eu enviaria um requerimento preenchido exatamente da mesma forma, adicionando única e exclusivamente as informações do(s) campo(s) gerador(es) da(s) exigência(s) informada(s), realizando as modificações requeridas pela oficial ou conservadora.
Vimos esta semana que a oficial responsável pelos nossos requerimentos está dando para alguns a possibilidade de envio de uma declaração ao invés do envio de um novo requerimento. Pelo que vi até agora a Oficial ou Conservadora não deixou claro se a declaração mencionada deverá ter a assinatura do requerente certificada através do reconhecimento presencial da assinatura do requerente (da mesma maneira com que é feita a assinatura do requerimento 1-D) ou se, nestes casos específicos, abrirão mão do reconhecimento simples ou por autenticidade. Na falta de maiores informações preferiria eu pecar pelo excesso e enviar autenticado por autenticidade a não ser se claramente orientado em contrário.
Da mesma forma, em algumas exigências está sendo solicitado o envio de cópia do cartão cidadão ou passaporte (português). Igualmente, pecando pelo excesso, enviaria a cópia certificada, ou seja, enviaria a cópia autenticada em cartório.
Abraços e sorte a todos nós !
olha só...
Mas nao pede para autenticar a assinatura?@anycatro voce poderia confirmar e nos informar por favor.
Por garantia melhor autenticar presencialmente. Neste caso o excesso não vai atrapalhar.
Mandei email perguntando algumas coisas, mas ainda não me responderam.. Vou encaminhar assinado e com firma reconhecida, é barato e acho mais seguro..
@ALL
Pelo amor do santo Deus, Buda, Maomé, etc...
NÃO ENVIEM NADA PELOS CORREIOS!
Mandem de DHL, mtttt mais confiável !
Caro @CEVG, que papel é esse cuja imagem reproduziu em seu post ?!?!?!?
Mosquei eu aqui? É algum modelo mais recente do req 1.d ?!?
Resposta a minha própria pergunta acima:
Após o calafrio sentido na espinha, por pensar que havia deixado algo de fora, constatei que o formulário 1.d é o mesmíssimo que preenchi e enviei ano passado, e que se encontra aqui:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para6500/downloadFile/attachedFile_1_f0/Modelo_1D_cheque.pdf?nocache=1499077261.58
Ufa, que alívio...
Por falar em DHL vi o avião deles no aeroporto de Lisboa e lembrei de todos aqui ?
Enviar pelo EMS é ruim?
kkkkk... Paulão, a Epidaura não viu mas explico...
A oficial responsável foi compreensiva e ao invés de demandar que um novo requerimento 1D fosse refeito, autenticado e enviado, permitiu que a declaração acima fosse preenchida e enviada, para solucionar os casos em que o campo 9 do quadro 1 do requerimento 1D não foi preenchido.
Chique, né ? rsssss
Grande abraço !
O que você pretende enviar por EMS ???
Concordo com você...
Os documentos quando for tirar minha cidadania, depois que a convolaçao do meu pai sair. Não é indicado enviar por EMS? É muito inferior ao DHL?
Acho que é uma questão de paciência, capacidade de rastreamento e se tem algum tipo de seguro (afinal você gastará um bom dinheiro em certidões, apostilamentos e autenticações). A opção final é de cada um. Eu, pessoalmente, estou começando a achar a DHL, por R$ 220, com seguro de R$ 1.000, barata... rsssss
só aproveito para não deixar passar em branco um lembrete a todos:
Copiem tudo antes de enviar, inclusive comprovantes de vales postais (se for o caso). Tirem fotos ou digitalizem documentos, apostilas, frente e verso de tudo, inclusive, envelope de envio (lado destinatário e remetente). Assim qualquer coisa que ocorra no futuro e quanto tempo leve o processo, vocês saberão o que escreveram, o que e como foi a autenticação, o que estava (e o que não estava) escrito. Confiem em mim...
ps:Isso vale para qualquer meio de envio.
Mesmo que fosse 300 reais, contar com serviços públicos, no Brasil, é tiro no pé!
Uso a DHL pela minha empresa, uso pessoalmente e, o serviço prestado por eles é infinitamente superior aos Correios.
Só para criterios de informação, a prima da minha esposa mandou, do RJ, pela DHL, para o Porto os documentos dela no dia 02/06, pela manhã, chegou no Porto dia 04/06, na parte da tarde!
O pai da minha amiga mandou dia 08/06, de tarde, chegou dia 11/06. Mesma agência, mesma rota (RJ-SÃO PAULO-MADRID-LEIPZIG-VITÓRIA(ESP)-PORTO).
É absurdamente espetacular o serviço deles!
@garaujo não tenho o que reclamar do EMS fiz transcrição de casamento da mãe e depois minha atribuição e enviei 2 vezes pelo Sedex EMS e chegou ambos em 7 dias com confirmação de recebimento e paguei 110 cada. Para mim valeu a pena.
Sempre utilizei EMS e tambem nunca tive problema, demora de 10 a 12 dias mas chega.
Eu usei o EMS uma vez, enviei no centro do RJ, e chegou em lisboa em 3 dias! Foi muito rápido! Mas já ouvi falar que o DHL é mais seguro, não sei muitos detalhes sobre isso.
Num dá pra pedir pro DGAJ e pro MJ pra dar linha nessa pipa, não? Tá todo mundo só esperando eles!
1 Processo Concluído
Boa sorte a todos!
Carlos, concordo, para quem tem o recenseamento inscrito , seria apenas um plus no formulário, o mesmo que , pecar pelo excesso pontualmente.
BIG HUG.
Eu ja mandei o print do recenceamento impresso com o nome e número junto do formulário, e obviamente cópia certificada do CC que não tinha ido da primeira vez.
Para quem quiser saber mais sobre o recenseamento eleitoral, segue link abaixo:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/35/recenseamento-eleitoral#latest
"plin-plin"
Acabei me tornando, nos últimos anos, ávido leitor de tudo relacionado a Portugal e à nacionalidade portuguesa. Ultimamente tenho dado muitas risadas com minha esposa portuguesa. Antes quem sabia tudo sobre Portugal era ela. Hoje a balança começa a ficar mais equilibrada (risos). Alguns relatos chamam especialmente a minha atenção, como o que reproduzo abaixo. Peço licença a todos...
"Burocracia? Sim, isso e um pouco mais.
Em Portugal, por questões sócio-econômicas, é muito comum a baixa rotatividade nos cargos de empresas privadas e do setor público. Já vivo aqui a três anos e meio, e pago o meu estacionamento para o mesmo senhor que sempre faz o mesmo comentário: e o Brasil como está? Eu respondo com alguma brincadeira e pergunto sobre o Benfica. Ele diz qualquer coisa e me da o troco.
Essa ilustração é apenas uma alegoria para indicar o tema desse post: burocracia que nasce da cultura de trabalho de prestadores de serviço que permanecem muito tempo na mesma função. Por vezes, apresentei e mostrei na legislação ao atendente que o procedimento não era aquele. Em alguns casos, depois de chamar o seu diretor, e com muita cara feia, conseguimos reverter. Em outros casos simplesmente recebemos a resposta: aqui não fazemos assim.
Por isso digo: cada caso deve ser tratado especificamente e cada caso tem um percurso único. A experiência pessoal de alguém nunca será o padrão. Ela será um norte apenas."
Fonte/Autor:Gerson Freire
Creio que estou em dia com o recenseamento. Revendo meus arquivos de email, encontrei:
Exms Senhor(a)
Endereço actualizado, tanto em sua inscrição consular bem como no recenseamento eleitoral.
Com os melhores cumprimentos,
Consulado Geral de Portugal em São Paulo
No dia 9 de novembro de 2015 às 09:37, Igor Batista cons.igorbatista@gmail.com escreveu:
@PACHECO você pode consultar seu status de eleitor facilmente no endereço: https://www.recenseamento.mai.gov.pt/nome.aspx colocando os dados do português.
Para nosso controle, o primeiro ainda estava em análise em 18/6/2017,entrou em Diligencias nesta ultima semana.
Portanto está a levar 10 Meses para chegar até Diligências.?!
Vendo outros posts, aparentemente leva três meses para sair desta fase,
Supondo mais um mês para despacho e registro, pergunto se é razoável considerar 14 meses para o processo todo?
O que lhes parece?
@fabiofloriano , do jeito que estão as coisas, não há como estimar. Todas as estimativas passadas caíram por terra.
abraços,
@marinho
Ótimo link
Descobri que não estou cadastrada.