PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1303133353661

Comentários

• maikemaiomaikemaio Member 81 PontosPosts: 13

pessoal, enviei um email pra rcentrais.admin@irn.mj.pt para solicitar minha chave de acesso e me responderam isso agora encaminhando o email para arquivocentral.porto@irn.mj.pt

"Colegas do Arquivo Central do Porto

Porque o processo se encontra nesse Serviço, se remete este e-mail para a informação solicitada.

Com os melhores cumprimentos
    O Oficial de Registos"

fiquei em dúvida do que isso significa. enviei o pedido pro email errado?

CEGVPedroFP
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado outubro 2019

Significa que o cara que teria que responder já está sem paciência para fazer o trabalho dele e está "delicadamente delegando a responsabilidade" aos outros. Se eu que tivesse recebido este e-mail, reencaminharia para a diretoria do IRN pedindo explicações e providências.

PedroFP
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

@CEGV disse:
    Significa que o cara que teria que responder já está sem paciência para fazer o trabalho dele e está "delicadamente delegando a responsabilidade" aos outros. Se eu que tivesse recebido este e-mail, reencaminharia para a diretoria do IRN pedindo explicações e providências.

Conheço esse oficial. É uma mulher. Recentemente pedi prioridade porque meu filho foi aceito para um intercâmbio em um Gymnasium (Liceu) na Alemanha e já temos as passagens. Ela fez exigências descabidas, como a tradução juramentada e apostilada do e-mail do Diretor. Pediu cópia das passagens apostiladas (só tenho por e-mail). Pediu autenticação e apostilamento das cartas de recomendação da escola do meu filho. Tudo isso foi tratado por e-mail e aceito na Alemanha. Ela queria tudo apostolado é enviado fisicamente pelos correios com pedido de anexar ao processo . Achei um absurdo e a exigências descabidas. Acho que foi mesmo para encerrar o assunto é não responder. E o processo é do Porto também. Nesse caso ela não mandou para lá o pedido...

marcelo_12mesesheliob

Então mandei o e-mail ao ACP. Nem responderam....Desisti.

marcelo_12meses

@MMac , alguns oficiais notoriamente abusam de requerentes que enviam seus processos por via postal pois sabem que a rigor não têm quem os represente adequadamente. Nessas horas um representante sério e que não abuse financeiramente de vocês pode ajudar bastante. Caso ainda precise de um contato para ajudá-lo, fique à vontade para me procurar pelo link abaixo, caso deseje.

abraços,

Enviar mensagem privativa para CEGV

PedroFP
  • zangamarkszangamarks Member 8 PontosPosts: 2

Ola pessoal,

Estou aguardando meu processo de atribuição que enviei pra Porto em 22 de Maio.
    Fiquei 3 meses na Schengen e agora estou na Irlanda (+3 meses de legalidade haha).

O meu processo andou pro status 5 em uma semana e agora o 6 está branco e o 7 laranja:
    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

Pelo histórico que vcs vêem aqui, quanto tempo ainda pra realmente eu ter o número do assento? Tento ligar na LR mas é quase impossível falar la....

Obrigado! =)

marcelo_12meses
  • marcelocoelhopmarcelocoelhop Member 179 PontosPosts: 40

@zangamarks disse:
    Ola pessoal,

Estou aguardando meu processo de atribuição que enviei pra Porto em 22 de Maio.
    Fiquei 3 meses na Schengen e agora estou na Irlanda (+3 meses de legalidade haha).

O meu processo andou pro status 5 em uma semana e agora o 6 está branco e o 7 laranja:
    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

Pelo histórico que vcs vêem aqui, quanto tempo ainda pra realmente eu ter o número do assento? Tento ligar na LR mas é quase impossível falar la....

Obrigado! =)

Um pouco mais de 6 meses pra conclusao, de acordo com estimativas mais recentes.
    O meu completa 6 meses em dois dias... Está ha um mes e meio nesse mesmo status do seu.. so aguardando a emissao do Assento.

marcelo_12meses
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado outubro 2019

Estou começando a achar que o passo que trava não é a feitura do registo, mas o despacho em si (bolinha 6).

Tenho conhecimento de alguns casos em que a bolinha 6 esta branca ha longo tempo (estando as anteriores todas verdes) e a 7 ainda vermelha, com a mensagem "seu pedido foi aprovado"

Fazer o registo (quando a bolinha 7 torna-se verde) é um ato puramente mecânico e nao envolve processo decisório nenhum, pois toda a informação já entrou no sistema no passo 2. A escriturária que faz o registo (após o despacho) tem somente de operar o teclado de seu terminal, nada mais que isto. E isto permite supor que emitir um registo seja um passo rapidissimo, desde que a pessoa esteja presente no posto de trabalho.

Ja o passo 6, despacho, envolve uma decisao seria, e esta tem de ser ponderada. É ali que um conservador mostra o poder que tem... rsrsrsrs.... Acredito que ele passe os olhos de novo, repetida e detidamente em tudo que já foi pre-mastigado nas etapas anteriores, de 1 a 5, antes de apôr o jamegão no requerimento. E talvez por isto tenha a mesa com pilhas e pilhas de processos, que na verdade ja estao prontinhos para receber seu aval positivo. Por uma mera questao de formalidade administrativa, é o conservador que decide, embora dezenas de pessoas antes dele já verificaram tudo e deixaram os dossiês prontinhos para o conservador ter o minimo trabalho possivel.

Será que é assim...? ... ou não?...?

MaluNanaMamarcelo_12mesesPedroFP
  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

Acho que é assim mesmo...

@EpidauraMoreira disse:
    Estou começando a achar que o passo que trava não é a feitura do registo, mas o despacho em si (bolinha 6).

Tenho conhecimento de alguns casos em que a bolinha 6 esta branca ha longo tempo (estando as anteriores todas verdes) e a 7 ainda vermelha, com a mensagem "seu pedido foi aprovado"

Fazer o registo (quando a bolinha 7 torna-se verde) é um ato puramente mecânico e nao envolve processo decisório nenhum, pois toda a informação já entrou no sistema no passo 2. A escriturária que faz o registo (após o despacho) tem somente de operar o teclado de seu terminal, nada mais que isto. E isto permite supor que emitir um registo seja um passo rapidissimo, desde que a pessoa esteja presente no posto de trabalho.

Ja o passo 6, despacho, envolve uma decisao seria, e esta tem de ser ponderada. É ali que um conservador mostra o poder que tem... rsrsrsrs.... Acredito que ele passe os olhos de novo, repetida e detidamente em tudo que já foi pre-mastigado nas etapas anteriores, de 1 a 5, antes de apôr o jamegão no requerimento. E talvez por isto tenha a mesa com pilhas e pilhas de processos, que na verdade ja estao prontinhos para receber seu aval positivo. Por uma mera questao de formalidade administrativa, é o conservador que decide, embora dezenas de pessoas antes dele já verificaram tudo e deixaram os dossiês prontinhos para o conservador ter o minimo trabalho possivel.

Será que é assim...? ... ou não?...?

Nao creio que seja apenas redigir um documento... é um ato juridico, nao?.
    Um novo cidadao esta sendo criado e, para isso, é necessario um processo, com a criaçao do registro desse novo individuo e, aparentemente, isso tem levado mais tempo... Talvez na tentativa de desafogar as fases anteriores nas Conservatorias, já que essas demandam mais tempo devido a analise de toda a documentaçao e elegibilidade do individuo que pleiteia a cidadania, e nao numa nova analise para determinar se, de fato, o individuo cumpriu os requisitos legais para a atribuiçao/aquisiçao. Tendo a mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.", acredito que o requerente pode ficar tranquilo, pois o pedido foi aprovado finalmente.

Pessoal, eu tenho uma visão bem diferente. Quando o Sistema diz explicitamente

"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

fica, pelo menos para mim, claro que o despacho já foi realizado pois o IRN não poderia jamais dizer que algo foi aprovado sem ter sido. O despacho é exatamente esta parte, onde se decide se o pedido é aprovado ou não, baseado na análise documental e julgamento do conservador.

Portanto eu entendo que o gargalo está somente (nesses casos) na feitura do assento. Se é uma ação deliberada, política ou administrativa, poucos saberão. Mas para mim é inconcebível o governo escrever que algo foi aprovado sem já ter o despacho ocorrido.

abraços e ótima sorte a todos,

marcelo_12mesesmarcelocoelhopPedroFPMalu

Oi @marcelocoelhop , o ato juridico em si nao é o registo, mas o despacho: sim ou nao. E isto somente um conservador tem poder administrativo ali dentro para fazê-lo, ninguém mais tem, nem os responsaveis pelos passos de 1 a 5, nem o responsavel pelo passo 7. Somente o responsavel pelo passo 6 despacha, o conservador.

A emissao do registo é ato de pura rotina, mecânico, sem envolver qualquer decisao ou estudo dos papéis. Por isto acho que tal ato deva ser muito mais rápido.

Repare que a bolinha 6 nos casos parados ainda nao esta verde, e isto me leva a crer que o despacho, o verdadeiro despacho, o real e definitivo despacho ainda nao aconteceu.

Mas isto nao me preocupa, pois se a mensagem "foi aprovado" ali aparece, isto quer dizer que ANTES do passo 6, ANTES do conservador, alguém ja digeriu toda a papelada (durante o passo 5, análise) e concluiu que nada obsta a atribuição da nacionalidade.

Ou seja, até ali no 5 mastigaram a iguaria, no 6 ela é deglutida....rsrsrs

Sorte a todos! Sorte!! Sorte!!!

marcelo_12mesesMalu

@EpidauraMoreira disse:
    Oi @marcelocoelhop , o ato juridico em si nao é o registo, mas o despacho: sim ou nao. E isto somente um conservador tem poder administrativo ali dentro para fazê-lo, ninguém mais tem, nem os responsaveis pelos passos de 1 a 5, nem o responsavel pelo passo 7. Somente o responsavel pelo passo 6 despacha, o conservador.

A emissao do registo é ato de pura rotina, mecânico, sem envolver qualquer decisao ou estudo dos papéis. Por isto acho que tal ato deva ser muito mais rápido.

Repare que a bolinha 6 nos casos parados ainda nao esta verde, e isto me leva a crer que o despacho, o verdadeiro despacho, o real e definitivo despacho ainda nao aconteceu.

Mas isto nao me preocupa, pois se a mensagem "foi aprovado" ali aparece, isto quer dizer que ANTES do passo 6, ANTES do conservador, alguém ja digeriu toda a papelada (durante o passo 5, análise) e concluiu que nada obsta a atribuição da nacionalidade.

Ou seja, até ali no 5 mastigaram a iguaria, no 6 ela é deglutida....rsrsrs

Sorte a todos! Sorte!! Sorte!!!

Cito aqui o caríssimo @CEGV, que deixou evidamente explicito e muito bem explicado seu ponto de vista, devidamente embasado, com o qual concordo (e confesso achar obvio):

"Pessoal, eu tenho uma visão bem diferente. Quando o Sistema diz explicitamente

"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

fica, pelo menos para mim, claro que o despacho já foi realizado pois o IRN não poderia jamais dizer que algo foi aprovado sem ter sido. O despacho é exatamente esta parte, onde se decide se o pedido é aprovado ou não, baseado na análise documental e julgamento do conservador."

Sucesso,
    Marcelo C.

EpidauraMoreiraCEGVMalu
  • zangamarkszangamarks Member 8 PontosPosts: 2

acho engraçado o passo 6 ficar em branco e o 7 em laranja kkkk
    n faz sentido algum.....

pessoal...desculpa usar o mesmo tópico para tirar uma dúvida mas como já contei a minha história (fiquei na Schengen por 87 dias e agora estou na Irlanda,) estou planejando ir me casar em Gibraltar (minha namorada já é cidadã europeia e eu poderia aplicar um visto aqui na Irlanda e ficar aqui até sair a portuguesa).

Passagem pra Gibraltar (que faz parte do Reino Unido - não Schengen) é muito caro então o plano é ir para Malaga (parte da schengen) e depois de carro ou bus pra gibraltar.
    Vcs sabem se tem risco de embaçarem comigo em Malaga? Seria minha segunda entrada na Schengen. Mesmo tendo 3 dias restantes estou apreensivo e n sei onde tirar essa dúvida (eu tbm n ficaria mais que 3 dias la, faria o bate volta).

Obrigado.

@zangamarks disse:
    acho engraçado o passo 6 ficar em branco e o 7 em laranja kkkk
    n faz sentido algum.....

pessoal...desculpa usar o mesmo tópico para tirar uma dúvida mas como já contei a minha história (fiquei na Schengen por 87 dias e agora estou na Irlanda,) estou planejando ir me casar em Gibraltar (minha namorada já é cidadã europeia e eu poderia aplicar um visto aqui na Irlanda e ficar aqui até sair a portuguesa).

Passagem pra Gibraltar (que faz parte do Reino Unido - não Schengen) é muito caro então o plano é ir para Malaga (parte da schengen) e depois de carro ou bus pra gibraltar.
    Vcs sabem se tem risco de embaçarem comigo em Malaga? Seria minha segunda entrada na Schengen. Mesmo tendo 3 dias restantes estou apreensivo e n sei onde tirar essa dúvida (eu tbm n ficaria mais que 3 dias la, faria o bate volta).

Obrigado.

A vida de algumas pessoas parece roteiro de filme de espionagem...casam pensando em vistos, voam para a Irlanda, fazem planos de trajetos. Quem aqui já sequer ouviu falar em Malaga? Haja dinheiro e tempo...

A vida de algumas pessoas parece roteiro de filme de espionagem...casam pensando em vistos, voam para a Irlanda, fazem planos de trajetos. Quem aqui já sequer ouviu falar em Malaga? Haja dinheiro e tempo...

Que me desculpem o excesso de amor à disciplina, mas não acho apropriado ir-se mudando aos poucos o caráter verdadeiro deste forum (e particularmente do presente tópico) para um cunho do tipo "Como fazer rôlo à moda brasileira e tirar proveito de tudo".

Depois, quando Portugal arroxa e exige provas de vínculo à comunidade nacional como requisito à concessão da nacionalidade, ergue-se aqueeeeeeeeeeeeeele vagalhão de indignaçao...

Bem, cada um corre o risco que quer correr.

CEGVMMacmarcelo_12mesesPedroFPMalumaikemaio
    editado novembro 2019

Ah, @MMac ... estou rindo até agora do seu comentário.. Realmente, hoje, o mundo é, e se tornou bem menor. Acesso é mais fácil, viagens, etc.. Infelizmente, para aqueles que não têm a situação 100% regular e estável, estes "planos" fazem parte do dia a dia. Lidando diariamente com questões de cidadania vejo com frequência na minha caixa postal estes tipos de preocupação. Realmente, por vezes, parece filme de espionagem do século passado.

@zangamarks, se seu passaporte é válido e você tem todas as características próprias de um turista ou estudante, é provável que não tenha problemas. O máximo que pode ocorrer é você ser mandado de volta para o local de origem e ser inadmitido. O normal é aquilo que todo mundo sabe:

• passagem de ida e volta
    • capacidade financeira
    • seguro médico
    • local conhecido de estadia
    • documentação em dia
    • mala e pertences adequados ao discurso usado com a alfândega

Contar que tem processo de requerimento de cidadania pendente não ajuda. Na maior parte das vezes pode atrapalhar mais ainda pois demonstra que, de fato, você não é turista.

abraços,

@EpidauraMoreira disse:

Que me desculpem o excesso de amor à disciplina, mas não acho apropriado ir-se mudando aos poucos o caráter verdadeiro deste forum (e particularmente do presente tópico) para um cunho do tipo "Como fazer rôlo à moda brasileira e tirar proveito de tudo".

Depois, quando Portugal arroxa e exige provas de vínculo à comunidade nacional como requisito à concessão da nacionalidade, ergue-se aqueeeeeeeeeeeeeele vagalhão de indignaçao...

Bem, cada um corre o risco que quer correr.

Concordo absolutamente, Epidaura. Até porque quando abro este tópico é na esperança de ver uma notícia ligada aos processos de nacionalidade protocolizados no Porto (meu caso) e não discussões típicas de grupos de Facebook, como "Brasileiros na Europa" ou coisa assim. Tentei ser irônico sem ser desrespeitoso.

EpidauraMoreiraPedroFPCEGV

@MMac m desejo-lhe de coração toda a sorte do mundo!

E, mais que tudo, recomendo cuidado em Gibraltar. Aqueles macacos soltos ali são às vezes muito agressivos, principalmente quando têm fome!

Grande abraço!

CEGVMaluGlauberZ

Para a boa continuidade do tópico, removi diversos comentários e bani um usuário que não sabia se comportar em público. Infelizmente esse tipo de situação ocorre e nosso procedimento acordado entre moderadores e Admin é (e será) a remoção de comentários e, caso aplicável, banimento de usuários disruptivos.

abraços a todos e ótimo fim de semana,

MaluPedroFPmarcelo_12meses
    editado novembro 2019

Aviso à comunidade brasileira residente em Portugal

A Embaixada do Brasil em Oslo tem observado significativo aumento no número de casos de cidadãos brasileiros retidos pelo controle de imigração norueguês, ao ingressarem neste país provenientes de Portugal.

Tais brasileiros relataram residir em Portugal há mais de 90 dias (tempo máximo permitido ao visitante da área Schengen), sem, no entanto, possuírem visto válido no passaporte ou “título de residência” em Portugal.

Muito embora todos tenham apresentado, ao controle imigratório norueguês, documentos como: contrato de trabalho em Portugal; ”manifestação de interesse” e protocolo de agendamento com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF); atestado de residência emitido pela respectiva “Freguesia”; “Registo Central de Contribuinte”; registro de casamento com cidadão português ou registro do nascimento de filho(s) em território português; tais documentos NÃO são aceitos pela imigração norueguesa como prova de residência na área Schengen. Nessas situações, a autoridade local tem por prática deportar a pessoa não admitida de volta para o Brasil.

Em contato com a Embaixada, a polícia de imigração da Noruega informou adotar critérios pragmáticos no controle de entrada de estrangeiros. Nessas situações, caso o portador de passaporte brasileiro esteja há mais de 90 dias em território Schengen, os únicos documentos reconhecidos pela Noruega para sua admissão serão: a) visto para a área Schengen válido; ou b) cartão de residência válido em país da área Schengen.

fonte: https://www.facebook.com/BrasembOslo/posts/3151658584907171

Estávamos falando sobre o quê, mesmo ???

abraços,

MMacMaluPedroFPmarcelo_12meses
  • PedroFPPedroFP Member 353 PontosPosts: 71

Bom dia pessoal,

@CEGV boa iniciativa!
    Bem, voltemos a "normalidade" do nosso tópico!

CEGVmarcelo_12meses
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

Processo do meu irmão, número 58XXX/2019 de 23/07/2019, passou pra Bolinha 2 este fim de semana.

MMacCEGVMalu

@dante_salvatore disse:
    Processo do meu irmão, número 58XXX/2019 de 23/07/2019, passou pra Bolinha 2 este fim de semana.

Nem sabia que tinha movimentação em finais de semana. Será que trabalham nos sábados? E ainda tinha o feriado...

• Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

@PedroFP disse:
    Bom dia pessoal,

@CEGV boa iniciativa!
    Bem, voltemos a "normalidade" do nosso tópico!

Prezado CEGV minha sobrinha recebeu solicitação de documento do Pai portugues como inscricao consular, mas nao disse se é so copia ou tem que apostilar ou autenticar. O que ele faz, manda so copia????

@MMac disse:

@dante_salvatore disse:

Nem sabia que tinha movimentação em finais de semana. Será que trabalham nos sábados? E ainda tinha o feriado...

Também fiquei surpreso. Talvez o sistema roda um batch de atualização no fim de semana ou algo do tipo.

MMac

@Soraia1975 disse:
    Prezado CEGV minha sobrinha recebeu solicitação de documento do Pai portugues como inscricao consular, mas nao disse se é so copia ou tem que apostilar ou autenticar. O que ele faz, manda so copia????

depende do objetivo. Se quiser me explicar no privado, estou à disposição. Se não for problema, explique aqui porquê foi solicitado o documento.

abraços,

yuporto
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

Boas pessoal... os processos pelo tempo de residência, alguma novidade? Aparentemente tudo parado, meu processo de setembro 2018 ainda parado na bolinha 4... haja coração

@Junior disse:
    Nossa! O mês passado ninguém!!!
    Pegou a cidadania!

Ah, convolação de meu pai demorou uma eternidade!... Agora é minha cidadania, isso demora por ser filho de convolante? ou para filhos de portugueses nascido em Portugal é tudo + rápido?

Filhos de portugues nascidos em Portugal não precisam de processo de nacionalidade. Saem do hospital com o registo. Ainda somos estrangeiros pedindo nacionalidade e não simplesmente "filhos de portugueses".

• Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

Olá, meu processo está na mesma. Foi numerado dia 02 /05 e está pra criar registro desde dia 02/08......3 meses esperando o registro e 6 meses já o total.
    Está difícil....eu acompanho pelo site e mando emails pra saber o porque da demora e sempre respondem que não está pronto e tem que esperar.
    Fazer o que né......> @Junior disse:

Pegou a cidadania!

Ah, convolação de meu pai demorou uma eternidade!... Agora é minha cidadania, isso demora por ser filho de convolante? ou para filhos de portugueses nascido em Portugal é tudo + rápido?

Eu já passei de meses de espera!

O meu está sendo de todos o mais difícil, eu ligo para conservatória e nunca atende, cai a ligação, já fiquei sem crédito de tanto esperar, já não ligo + o meu para ajudar é sistema SIRIC, "não posso acompanhar pela internet".

O de vcs estão no SIPTRO e tem como acompanhar.

Vcs mesmo tardando, da para ter uma base de quando vai terminar! Eu nem "isso".

Alguém sabe se já saiu alguma processo número dia 14/05/2019?

Meu processo chegou na conservatória 02/05/2019

Já passa dos 6 meses.

Abraços!!!

Os dos naturalizados fazendo convolação estão parados também?

Isso é show de paciência!!!

Meu irmão está com o processo dele em andamento na ACP (bolinha 2) e ele tem um filho menor de idade. Para dar entrada no processo de cidadania do filho, ele precisa esperar sair a dele ou pode dar entrada junto?

@dante_salvatore disse:
    Meu irmão está com o processo dele em andamento na ACP (bolinha 2) e ele tem um filho menor de idade. Para dar entrada no processo de cidadania do filho, ele precisa esperar sair a dele ou pode dar entrada junto?

Entendo que deva esperar. Até porque ele não terá como preencher o formulário 1C com os dados do pai (que ainda não é português) e nem mencionar número de assunto ou juntar sua cópia (que não há). O processo corre o risco de ser indeferido sumariamente por falta desses elementos essenciais.

dante_salvatore

Corrigindo: número de ASSENTO.

• marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

alguem sabe se a ACP esta fucnionando normalmente??

@marcos_petropolis disse:
    alguem sabe se a ACP esta fucnionando normalmente??

Pelo andar da carruagem, acho que estão quase parados...

marcos_petropolis
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

@Sc4rcio disse:
    Olá, meu processo está na mesma. Foi numerado dia 02 /05 e está pra criar registro desde dia 02/08......3 meses esperando o registro e 6 meses já o total.
    Está difícil....eu acompanho pelo site e mando emails pra saber o porque da demora e sempre respondem que não está pronto e tem que esperar.
    Fazer o que né......> @Junior disse:

Pegou a cidadania!

Gente, Portugal nunca registrou tanta gente em tão pouco tempo como agora! Um país pequeno, com uma limitada população; índice de natalidade relativamente baixo e população envelhecida. Além da tradicional burocracia ibérica... sem aumento do efetivo no IRN. Nada mais natural que esse congestionamentos de registros!!!!

Com vários familiares com processos recém chegados no Porto e por ter passado a novela da convolacao dos netos desde a discussão em projeto de lei tenho visão bem otimista.

Principalmente se olhar os descendentes de italianos que deram entrada pelo consulado italiano em SP. Alguns já esperam há 10 anos...

Abçs a todos

CEGVmarcelo_12mesesMaluPedroFPjulianambheliob

Obrigado pelo depoimento, @Asferjunior !

grande abraço,

Asferjuniormarcelo_12meses
  • Andre_25Andre_25 Member 99 PontosPosts: 26

Alguém tem novas informações sobre os assentos ?
    Estou aguardando o da minha mãe a quase dois meses :(

marcos_petropolis
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

Pessoal, a minha sobrinha solicitou a cidadania por ser filha de portugues e pediram documentos do PAI portugues. Ok minha pergunta é: Como eles não disseram se é copia autenticada, apostilada, etc...pergunto. Ela deve enviar copia simples??? da Inscrição Consular e do Cartao cidadao ou Bilhete Identidade??

• NanaMaNanaMa Member 363 PontosPosts: 51

@Soraia1975 disse:
    Pessoal, a minha sobrinha solicitou a cidadania por ser filha de portugues e pediram documentos do PAI portugues. Ok minha pergunta é: Como eles não disseram se é copia autenticada, apostilada, etc...pergunto. Ela deve enviar copia simples??? da Inscrição Consular e do Cartao cidadao ou Bilhete Identidade??

Se o documento é português não precisa apostilar. Acredito que uma cópia simples e autenticada do cartão cidadão seja suficiente.

Bom, liguei hoje na LR. A atendente confirmou que meu processo está aprovado e aguarda apenas o Registo, contudo antes a previsao para a criação do registo era de 2 meses e, agora, esse prazo está maior, segundo ela. No entanto, ela disse nao saber precisar quanto mais tempo levaria.

Estou nesse status há quase dois meses; dia 17 se completam dois meses. Meu processo já tem mais de seis meses.

Apenas para atualizar sobre a situaçao.

Abs.

AsferjuniorPedroFPNanaMamarcelo_12mesesjulianamb
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

@Junior disse:
    Agora o processo é atribuição e vc é filho e é processo por sangue!
    Então é só esperar!

Jóta!
    Cada macaco no seu galho.
    Eu sou concursado público federal e, todo mês, os impostos (que deveriam cobrir saúde, segurança e educação) e as despesas básicas indispensáveis para o sustento da família (incluindo plano de saúde familiar e creche - pois para a creche pública eu pagaria o mesmo valor com transporte público) consomem 105% da minha remuneração bruta.
    Para mim, a cidadania vai me permitir ir para um lugar (Portugal ou outro país da UE) onde eu irei pagar somente 50%, no máximo 55%, da minha remuneração bruta, e terei polícia, ensino público, saúde pública, legislativo e judiciário.
    Para quem não se contenta com futebol e carnaval, a condição de concursado público não é suficiente.
    Foi muito difícil, para mim, encontrar as origens de meu bizavô para poder restaurar as raízes da família. Isso se deu, justamente, por ter havido, no passado, ancestrais que deram pouca importância a isso. Eu também penso na minha prole. Também é de muita satisfação, para mim, poder assegurar esse direito aos meus filhos.

NanaMaMaluRosariaGlauberZ

Concluindo: Você está no caminho certo, irmão. Siga adiante!

@marcelo_12meses disse:

@Junior disse:
    Agora o processo é atribuição e vc é filho e é processo por sangue!
    Então é só esperar!

Jóta!
    Cada macaco no seu galho.
    Eu sou concursado público federal e, todo mês, os impostos (que deveriam cobrir saúde, segurança e educação) e as despesas básicas indispensáveis para o sustento da família (incluindo plano de saúde familiar e creche - pois para a creche pública eu pagaria o mesmo valor com transporte público) consomem 105% da minha remuneração bruta.
    Para mim, a cidadania vai me permitir ir para um lugar (Portugal ou outro país da UE) onde eu irei pagar somente 50%, no máximo 55%, da minha remuneração bruta, e terei polícia, ensino público, saúde pública, legislativo e judiciário.

Então Portugal não serve. O salário mínimo é o mais baixo da Europa e suficiente ganharam um pouco mais do que isso. Os teus 55% restantes não dão para nada. Os portugueses nativos vão -se embora tentar a vida em outros países. Em geral em empregos de baixa qualificação, passando por situações difíceis. Com mais idade e com filhos, então, é muito difícil.

• endimyon1endimyon1 Member 65 PontosPosts: 8

Pessoal, Bom dia!
    Eu enviei já o processo do meu pai e foi recebido ontem(11/11) no ACP, eu sei que leva mais ou menos 20 dias para atribuírem uma numeração ao processo, nesse caso meu questionamento é o seguinte: Como estarei no Porto por volta do dia 15/12 a passeio, eu posso ir no Porto saber o número de processo do meu pai???Ou pessoalmente eles nem informam?

CEGV
  • thirvelothirvelo Member 154 PontosPosts: 18

Gente, que tabela é essa de acompanhamento?

Vi alguns comentários no fórum sobre isso mas não consegui identificar o local de acesso.

Existe uma tabela compartilhada de pedidos de nacionalidade para termos uma ideia sobre tempo de recebimento, análise, deferimento, registro e conclusão?

Caso sim, onde vejo isso?

marcos_petropolisCEGV
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

@thirvelo disse:

Vi alguns comentários no fórum sobre isso mas não consegui identificar o local de acesso.

Existe uma tabela compartilhada de pedidos de nacionalidade para termos uma ideia sobre tempo de recebimento, análise, deferimento, registro e conclusão?

cara é uma tabela criada mas alterad pelos proporios usuarios , mas nem de longe nos ajuda como foi o grupo dos netos aqui.. muita informação que fica para traz pouca gente preocupada em ajudar d everdade , o grupo de convolação daqui foi o melhor todos se ajudaram e eram ativos.
    essa tabela é de um grupo no facebook

@thirvelo disse:

http://www.portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/11884#Comment_11884

Mas, como já disseram, não é nossa.
    É iniciativa externa então é por conta, e risco, próprios de cada um e, se gerar dúvidas, manipulações, etc, ninguém aqui responde por isso.

• pipocapipoca Member 17 PontosPosts: 1

Olá bom dia,

CONTEXTO

Di entrada no processo de aquisição de nacionalidade por "naturalização" presencialmente em 04/2019 na conservatória dos registos centrais Lisboa do parque das nações.
    Em 09/2019 pedi a chave de acesso e o meu processo esta a decorrer no Arquivo central do Porto...

--- Ao fazer o acompanhamento no site NAO aparecem grandes informações, só a bolinha 1, nao aparece nem a data de recepção nem coisa nenhuma....
    ja sao mais de 7 meses nos quais eu nao faço idea do que esta a acontecer com o meu processo.

PRECISO INFORMAÇÃO sobre o meu processo que fue enviado pela conservatoria de Lisboa ate o Porto, estou ha mais de 7 meses a espera sem resposta nenhuma... ajuda plx

Obrigada

CEGV
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

@pipoca disse:
    Olá bom dia,

CONTEXTO

Di entrada no processo de aquisição de nacionalidade por "naturalização" presencialmente em 04/2019 na conservatória dos registos centrais Lisboa do parque das nações.
    Em 09/2019 pedi a chave de acesso e o meu processo esta a decorrer no Arquivo central do Porto...

--- Ao fazer o acompanhamento no site NAO aparecem grandes informações, só a bolinha 1, nao aparece nem a data de recepção nem coisa nenhuma....
    ja sao mais de 7 meses nos quais eu nao faço idea do que esta a acontecer com o meu processo.

PRECISO INFORMAÇÃO sobre o meu processo que fue enviado pela conservatoria de Lisboa ate o Porto, estou ha mais de 7 meses a espera sem resposta nenhuma... ajuda plx

Obrigada

Nesse caso a única opção é ligar para a Linha de Registos...

Abcs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.