Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Não é tão simples assim... mas esperança é a última que morre. Eu enviei a carta porque a atendente da LR disse que meu motivo poderia ser considerado. Só tenho autorização de residência e estudo aqui pra mais dois meses... e corro o risco de não conseguir renovar, como brasileiro. Como estão dizendo que agora pode demorar até 6 meses pra emitir o Registo, explicitei isso tudo, além de comprovar minha história.
Mas vamos torcer pra os processos andarem... tanto as atendentes quanto os portugueses que conheci aqui que trabalham com cidadania disseram que o volume de processos tá muito grande e os prazos ainda devem aumentar. Mas fico na torcida!
Abraço.
Obrigado pela resposta, se são 6 meses só para o registro daqui a pouco já não terá diferença entre CRC e ACP, mas mesmo assim a situação é melhor que da cidadania italiana que pode demorar 10 anos.
Citar a cidadania italiana demorada não faz o menor sentido. Eles dão cidadania por gerações, exigem correção do sobrenome Italiano para todos. E isso demanda processos que dependem da anuência de todos. Se um da Família acertou isso, para os demais é rapido. De pai para filho, então, não tem nem processo. Basta registrar o filho.
Se você observar bem o que eu escrevi eu disse "que pode demorar 10 anos" não falei que demora 10 anos para todos.
Para mim pessoalmente faz sentido a comparação, mas é uma opinião pessoal, não quer dizer que é uma verdade universal, no meu caso ajuda e acho que isso é o mais importante.
Meu pedido de nacionalidade foi aprovado hoje:
Processo 605XX/2019
Enviado dia 17/07/19
Recebido dia 22/07/19
Numerado dia 30/07/19
Despachado dia 05/12/19
Ficou 1 mês na Bolinha 2 e hoje pulou pra 5/7, dizendo que falta lavrar o assento, que imagino que só deva sair daqui uns meses, ou seja, processo está levando 5 meses pra ser APROVADO, e pra ser FINALIZADO só deus sabe, mas imagino que uns 8 meses.
Parabéns !!!
Sucesso e que a nacionalidade portuguesa lhe traga (e para sua família) muitas realizações.
Grande abraço !
Que ótima noticia, parabéns! Mais um bom sinal.
Pessoal quando eles falam que "foi aprovado e aguarda ser criado o assento" como sei quando posso pedir o assento on line????
Oi Soraia,
Só depois que a bolinha 7 ficar verde. É quando o processo acaba e você pode pedir o assento online.
Abraços,
A contar da numeração do seu processo, foram 04 meses para o despacho favorável, com 1 mês de greve.
As análises estão sendo feitas, pode ser que tática adotada pela ACP seja da lavratura dos assentos 3x ao ano. Por exemplo, em Fevereiro, Junho e Novembro. Por ser o registro ato meramente mecânico, não acredito que seja difícil. Os prazos estão longe de serem iguais aos de 1 ano atrás, mas está dentro do razoável, se contar das fraudes e greves, e da integração dos processos vindos de Lisboa.
Os consulados estão a transcrever casamentos e atribuições rapidamente, assim que se consiga um agendamento, que é a parte mais difícil. Tenham fé, acredito que os enviados na segunda parte de 2019 e 2020 não terão prazo igual ao da CRC Centrais. Longe disso, capaz de terminarem antes do previsto na planilha.
Ótima sorte a todos.
Obrigado CEGV
@felipesilveira, concordo em partes ...
Tenho um processo despachado em setembro e até agora nada do assento... acredito que algo está acontecendo .. Não adiante analisarem os processos e aprovarem se não lavram os assentos ... sem esse não se pode fazer nada ...
Para mim existe uma ordem de não lavrar assentos , talvez pela operação alma lusa que prendeu uma galera que falssificava documentos... por conta de alguns muitos pagam .
É triste a situação...
Quem tiver processos pendentes, sugiro a leitura da seguinte publicação
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/13718/#Comment_13718
Alguém ta conseguindo consultar o processo online agora cedo?
Não. Mas agora voltou ao normal. .
Bom dia, a minha senha está dando que não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo. 😳😩😭
Bom dia
Ainda bem que existe o forum kkkk, ja tava preocupado, aqui tb apareceu que minha senha n corresponde nenhum processo de nacionalidade
Esperamos que na volta do site... todo mundo seja português kkk
Abraços
Graças a Deus existe esse fórum!! Seria um
Sonho todos os processos voltarem com as bolinhas verdes....
Vamos aguardar.
Pois é. De manhã estava trancado. Lá pelas 10h30 abriu. Meuo processo estava paradinho na bolinha 1 como dantes. Agora o site nem responde. Quando é que entram em recesso de Natal?
A partir de 20 de dezembro... pelo menos é o que eu ouvi
Pessoal, não há recesso de final de ano no IRN.
Existe sim, já rumores de greve na semana de natal. Informação neste link
abraços,
Ou seja, recesso disfarçado. Viemos desse povo mesmo...
Faz 4 meses meses que meu processo está na primeira bolinha. É normal isso?
ou será que não atualizam o site? Vale a pena entrar em contato por telefone para saber o real status do processo?
A coisa é cultural... não costumam fazer greves no meio da semana. Sempre pegam segundas ou sextas e dias contíguos a feriados. Dependendo do ponto de vista pode ser analisado como oportunismo e outros podem ver isso como forma de protestar e não impactar o ritmo do trabalho.
abraços,
Está tudo meio parado mesmo, nina. ACP está bem lento... acho até que atualmente a CRCentrais está mais rápida. Mas a informação que temos é que parte desta demora é resultado de "operação padrão" como protesto a condições de trabalho deficitárias.
abraços,
Acabo de receber resposta do Civil Online me informando que o registo solicitado segue por fazer e que não há previsão de conclusão. Informaram ainda que os processos estão atrasados por "falta de meios humanos".
Não é uma informação nova ou tão relevante, mas achei por bem compartilhar.
Processo aguardando registo desde o início de outubro (45xxx/2019).
A aflição que dá não é pelo atraso ou lentidão, mas por nenhum registo ser feito. Se estivessem sendo feitos vagarosamente, acredito que todos estariam mais tranquilos...
Alguns estão sendo feitos. Não podem parar. Mas como são muitos processos, a maioria sofre e acha que estão parados.
abraços,
@CEGV ,
Essa demora com os registos ("operação padrão") está ocorrendo especificamente com a ACP?
Mas a ideia de greves é a de impactar de provocar desconforto e reclamações. Não faz sentido sem isso.
Quem faz greve quer mais é que as pessoas reclamem, se incomodem e agitem. Essa a razão de ser das greves. Não gostam da falta de repercussão.
Não... segundo informações que recebi, é geral.
claro que faz... para as greves o governo não tem respondido. Então a alternativa é gerar desconforto e reclamações. Governo não gosta de povo reclamando pois os índices de aprovação e performance governamental caem. As cabeças do governo não querem isso.
abraços,
Acho que concordamos. Escrevi "Não faz sentido SEM ISSO (incomodar). Ou seja FAZ sentido incomodar..
pessoal gostaria de informar que hoje 10/12 meu processo 65xxx/19 entregue e numerado no dia 21/08/19 passou para bolinha 5-7. aguardando despacho.
O meu é de 22/8 enumerando em 28/8...Estou na bolinha 1. Essa notícia é muito alvissareira!
O meu, numerado em junho, levou 4 meses e 5 dias pra chegar nesta fase. O do meu sogro, no início do ano, 3 meses e 15 dias. O ritmo dos processos continua igual, só falta retomar o ritmo dos Registos.
O meu processo 63xxx/19 numerado no dia 14/08, passou pra bolinha 2 dia 23/11, e ainda não saiu da bolinha 2
Apenas para efeito informativo
67xxx/19 - passou dia 09/12 para a bolinha 2
Recebi hj por e-mail o número do processo e o código de acesso, mesmo sem ter solicitado.
Gostei da eficiência. Só estava pensando em ligar pra lá no mês que vem.
Bom dia a todos. O processo da minha filha, 34xxx/19, consta que foi aprovado o pedido da nacionalidade, e nada mudou até agora. Observo colegas com processos de nº 36xxx/2019, que foram emitidos certidões de nascimento. Alguma dica????? alguém saberia informar ou aconselhar algo?
Ronald, a rigor não há como agilizar processos depois que são submetidos, a não ser em casos de requisição de urgência, comprovada com documentos. Ainda assim o pedido de urgência pode levar algum tempo para ser apreciado. O que você pode fazer é uma reclamação formal ao IGSJ demonstrando incompreensão por um processo ter sido despachado favoravelmente e levar meses para o registro ser gerado. É o que tenho sugerido a todos que, com processos já despachados positivamente, aguardam meses para que seus assentos sejam gerados.
abraços,
Ótima notícia. O meu é 683xx/19 ainda está na bolinha 1 (verde). Sinal que aos poucos vai chegar no meu.
Vamos ter fé.
Alguém ae com processo tempo de residência, que deu entrada em 2018?
@borges2019 , este tópico tem foco nos processos de filhos no ACP.
abraços e ótima sorte,
Bom dia. Meu processo, número 64xxx/2019, de 19/08/2019, foi para a bolinha 4.
@dante_salvatore o meu também!!!
Nossos processos estão andando exatamente juntos, quando vejo que você postou algo novo sobre o progresso do seu processo, já espero novidades também no meu! Hahahahah...
Só para registrar, processo 64XXX/2019, de 19/08/2019, foi para a bolinha 4 hoje dia 12/12/2019.
Boa sorte a todos nós!!
Acho que finaliza hoje hein.. igual ao irmão do Dante !!
Meu processo 62XXX/19, de 12/08, mudou da bolinha 2 para a 4 semana passada, e assim segue. Liguei ontem e hoje na LR e as duas atendentes (diferentes) disseram que estava em análise, sem previsão de conclusão. Esse final tá difícil, a ansiedade tá grande.
Ah, detalhe: vi naquela tabela coletiva 5 processos entregues/numerados depois do meu que já foram despachados favoravelmente......
@marcos_petropolis que Deus te ouça!! Depois de anos nessa empreitada, não posso esperar para receber minha nacionalidade portuguesa!! 😁🙏🏻