Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Não faz grande diferença, a não ser que o procedimento interno tenha alterado. As diferenças são mínimas.
Assinado presencialmente pelo seu pai no consulado ou firma reconhecida por autenticidade (presencialmente) em um cartório
Sim. Se for você a dar entrada, não temos informações de negativas quando é feito assim.
Desde que você tenha o requerimento assinado e autenticado por autenticidade pelo seu pai, pelo que sabemos não criam problemas.
Leia atentamente nosso tópico sobre convolação e preenchimento do requerimento de convolação. Tem tudo lá.
Abraços,
Bem vinda !
Se ela foi naturalizada pelo Artigo 6.4, conforme você mencionou (veja no verso do assento de nascimento dela), SIM, pode prosseguir com a conversão da nacionalidade por naturalização para Atribuição
Preparo do processo e documentos:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/58/conversao-da-nacionalidade-adquirida-pelo-extinto-art-6-4-para-nacionalidade-originaria-art-1-1-d/p1
Preenchimento do requerimento 1D para conversão/convolação de netos
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados/p1
Acompanhamento
Neste Mesmo tópico
abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal !
Agradeço muitíssimoooooo @CEGV !!!!
Estou bem tenso. Meu processo já vai pra 18 meses no final do mês e se não concluir agora em janeiro e tiver outra baciada, acho que vou chorar legal. Tô até com medo de ligar. Até porque, nada do advogado.
Boa tarde, pessoal!
O processo do meu pai recebido no dia 10/10/17 parece estar sendo analisado de fato, no dia 17/12/18 foi enviada a famosa cartinha, que chegou aqui em casa dia 02/01/19.
"Comunica-se que o processo em epígrafe foi recebido na Conservatória de Registros Centrais tendo-lhe sido atribuído o número 57xxx/17
A instrução oficiosa do processo será efectuada segundo a ordem de entrada.
No caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberá uma comunicação desta Conservatória.
Logo que seja concluído o processo, ser-lhe-á dado conhecimento."
Nunca liguei na LR então não sei exatamente em qual estágio se encontra o processo, mas sigo esperançosa de que nesse semestre o processo será concluído"
MaBarros, relaxe. Se não há exigências será concluído. É só ter paciência. Tenho processo no ACP que deveria ter sido finalizado em 2 meses e levará provavelmente uns quatro porque resolveram procurar pelo em ovo e, muito marotamente, não falaram nada. Se não estivesse acompanhando com uma certa frequência o processo seria literalmente esquecido... enfim... infelizmente faz parte.
abraços e boa sorte !
Prezados,
O da minha esposa segue aguardando "ida pro MJ" (Ou, depois da informação acima do @marcelovilaca, já não sei mais...)
Abraços!
PS: Estou um tanto quanto afastado, devido a alguns problemas laborais, porém, que até o fim do mês será resolvido.
Processos com 17 meses ainda não foram concluídos. Torça para melhorar a performance para ter seu processo concluído ainda este semestre. Caso piore paulatinamente logo chegaremos a 18 meses e provavelmente mais tempo ainda... O importante é não estressar, acompanhar o processo para atender eventuais exigências e pedidos de informação que surjam e esperar pacientemente.
Hoje li uma matéria que o Sindicato dos funcionários do notariado estão sugerindo/instruindo seus associados a não mais realizarem horas extras. Segundo eles não são pagas. Pelo que entendi querem pressionar o governo a admitir 1.500 novos funcionários, necessários para dar solução às demandas atuais e reprimidas. Segundo a notícia existem mais de 100.000 processos pendentes no IRN.
Fonte: http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/comment/6478/#Comment_6478
abraços
@CEGV segue o jogo
Ciao Debora,
Nao tive exigencias, como disse meu primeiro contacto com eles foi hoje, e a informacao que tive eh que tudo ja tinha sido respondido, falta so o carimbao... rsrsrs.... Diferente da maioria nosso processo foi numerado provavelmente nos primeiros dias de janeiro (ja que o numero esta nas centenas) e recebemos a carta avisando a numeracao no rio de janeiro ainda em janeiro do ano passado... Ateh os correios brasileiros foram legais conosco....
Boa sorte!!!
Abs a todos!!
Bom dia,liguei na LR hoje,1 hora aguardando ,continua na mesma ,aguardando DGAJ e PJ e alguns de datas posteriores ja aguardando despacho.Haja paciencia
Bom dia! Tentei ligar pra lá agora pouco mas tá dando número não disponível. Você poderia me informar pra q número vc ligou? Grata.
O número não mudou e o sistema de atendimento está funcionando normalmente.
Telefone +351 211 950 500
veja maiores informações, dicas e orientações em
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1
https://Portupedia.com/wiki/LR
abraços,
Também liguei e tá dando número indisponível. Estranho.
Obrigada. Tentarei depois.
ola bom dia, foi dia 18 de julho
@marcos_petropolis, a não ser que tenha havido algum problema ou exigência que tomou tempo razoável para ser equacionada e atendida, o processo já deveria ter concluído. Os últimos concluídos já são do começo de agosto e os de julho pendentes, entendo, tiveram atrasos devido a exigências. Quando foi a última vez que vocês ligaram para saber do processo ?
abraços e boa sorte !
CEGV, o processo do @marcos_petropolis é de 2018 e não de 2017. Na verdade o processo dele está andando bem rápido se comparado aos demais!
Abraços
Após 1h20 de espera. Mais uma vez meu processo em "análise". Longos 18 meses já. Exigência foi cumprida em junho. Ou sai na próxima baciada ou ainda vou tomar um longo chá de cadeira.
@FSP, obrigado... pelo jeito deu brainlock aqui ! kkkkk
48 Processos Concluídos
Estatísticas:
- 73 Requerentes +180 dias, 10 entre 91 e 180 dias e 4 com até 90 dias
- Status (6 Pendentes , 4 Numerados , 46 em Análise , 18 em Diligências , 12 em Despacho )
- Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 226 dias, Tempo Máximo 346 dias, Média 304 dias
Envio(E):
P - Pessoalmente ; C - Correios/Courrier ; A - Advogado/Despachante ;
S - Solicitador/Preposto ; * - Não informado/Informação Pend
D.U.R. - Dias Úteis desde o Recebimento na CRCentrais
Cores: Vermelho - +180 dias; Marrom - de 91 a 180 dias; Verde - Até 90 dias
Boa sorte a todos!
Estatísticas Adicionais
jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 dez/18 Concluídos 1 3 3 19 3 18 1 D.U.R. Max 226 257 274 305 322 346 321 D.U.R. Min 226 253 242 289 310 267 321 D.U.R. AVG 226 255 261 296 316 328 321 Dif mês ant 0 29 6 35 20 12 -71:40 de espera pra dizer que continua em analise..
... pensei que por hj ser sexta e ja ter passado uma semana das festas teria alguma novidade... meu processo é de 14/ago de 2017...caiu em exigencia e receberam o novo doc em 30/11 ...o atendente confirmou que realmente naturalizados nao vao pro MJ...o que quer dizer que so aguarda mesmo a boa vontade do conservador para assinar ....e que Deus nos de sabedoria para lidar com essa espera e ansiedade ...
@DKS2018 agora é ter fé que na próxima baciada, nós sejamos contemplados. Também estou na mesma situação que a sua. Minha exigência foi cumprida em junho e ontem atendente me disse que a demora se deve a ter que rever os documentos de novo. 7 meses só pra isso porque também segundo ela, todas diligências estão feitas e sem pendência. Ou seja, agora é só alguém finalmente concluir o processo. Tomara que seja agora em janeiro, mas acho que botar um prazo de 2 meses aí é bem plausível.
Olá Tchurma,
Acabei de ligar para a LR e falei com a senhora FELICIDADE (fictício).
O processo da D. Encrenca (Sra. minha esposa) aguarda o despacho da Conservadora.
Ela me afirmou que esses processos NÃO VÃO pro MJ, que, das resposta das diligências, agora, seguem direto para o despacho+averbamento.
É de se entender que já devem ter surgido uma competência sub-delegada para esse tipo de processo, já que algumas pessoas disseram aqui que passaram pelo MJ e essa senhora me disse "não passam mais"...
Abraços e seguimos na Luta!
Belíssima notícia, @Rafa1509 !!! E também valida informações semelhantes chegadas recentemente. Boas novas para os convolantes !!!
@Rafa1509 mas o seu processo ja esta ha 1 mes na mesma etapa
@Rodsamaral disse:
O meu já está há 2 meses nessa etapa. Ehehehh. Acho que a senhora conservadora vai despachar todos de uma vez só, será a nova baciada...resta saber quando, ou seja, mais uma caixa de rivotril.
Creio que devem ter percebido que os ja portugueses nao deveriam passar pela MJ afinal (demorou mais perceberam) porque, de certa forma, ja passou em algum momento...
Fora o fato de que certamente devia estar se empilhando processos no gabinete da mesma....
Eh possivel que nesse ano algumas mudancas acontecam nesse tipo de processo... nos fomos os pioneiros, nao se podia esperar que fosse diferente, de forma atrapalhada como foi feito... Jogaram um bomba no colo do IRN e os caras tiveram que se virar pra resolver... Fico feliz de saber que eles deram conta, aos trancos e barrancos estao conseguindo....
Fe e paciencia mocada, eh so o que eu recomendo a todos desde sempre... Chegaremos todos la....
Abs
[Banida]
A usuária Maria1991 foi banida do nosso site e uma nova usuária (Sakamoto), criada pela mesma Maria1991, para dar suporte aos argumentos que a mesma teimava em disseminar, foi excluída de nosso Portal.
As normas do nosso Portal continuam valendo e não foram alteradas desde que criamos este site.
Agradeço a atenção de todos e aproveito para deixar meus votos de um ano iluminado e próspero para todos.
@Admin
Segue o jogo...
Parabéns @Admin pela detecção da "estrategista" e pela ação correspondente. Nosso forum é seríssimo, não há espaço aqui para bagunça, bate-boca, provocação e falta de civilidade.
Grande abraço.
Olá.
Por favor alguém pode me ajudar?
Ontem enviei o processo da minha mãe. Só que por descuido, ao invés de imprimir em uma única folha, eu imprimi em duas e grampeei. Terei problema?
@cizo, bom dia e bem vinda(o).
Entendo que terá sim. As instruções de preenchimento do requerimento são claras. Impressão em frente e verso. E o espaço da assinatura, reconhecida por autenticidade, é localizado no verso da folha. Vão lhe pedir que envie novamente o requerimento, conforme as instruções do preenchimento.
Prepare um novo requerimento, faça uma carta com explicações e reenvie. Sugiro que preste atenção nas instruções de preenchimento do requerimento que temos muito bem explicadas no tópico
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados/p1
Você já começou seu processo com o pé esquerdo. Se certifique em preencher sem erros seu novo requerimento para não ter mais surpresas.
Abraços e boa sorte.
Que triste. Esperei tanto tempo, tanto trabalho e me deparei somente agora com esse erro. Paciência. Vou refazer tudo.
Muito obrigado.
@cizo só o requerimento precisa ser refeito. Você pode tentar enviar o requerimento agora com uma carta explicativa ou aguardar que caia em exigência (mais lenta mas mais adequada solução)
Sr. @admin, as decisões de banimento e exclusão foram mais que perfeita.
Vcs tiveram paciência demais!!
Um grupo sério tem que agir assim, parabéns!
Bom dia senhores, liguei hoje para a LR e o processo de meu irmão GR388 continua na mesma. Aguardando resposta do DGAJ. Vamos continuar na torcida. Abraço
@JR494 Nao entendo por que tanto tempo assim na DGAJ,4 meses e meio ,nao seria bom mandar um email cobrando a agilizaçao @GEGV?
Nada que fizermos com título de "cobrança" funcionou até hoje (mesmo que alguns achem que possa ter ajudado). Ano passado ouvi algumas vezes de pedidos feitos ao SEF que demoraram 5 meses para serem respondidos e outros cujo pedido, de tão velho, precisava ser refeito pois administrativamente falavam que perdia a validade.
Talvez o interessante seja usar aquele e-mail da DGAJ e perguntar se já responderam. Não resolverá muito mas será uma informação nova.
Realmente não faço ideia do motivo dos nossos processos terem dado uma parada tão longa... A esperança é que, depois de uma parada longa, muitos dos nossos processos sejam concluídos em pouco tempo (a famosa "Baciada").
abraços e boa sorte a todos !
Hoje a ligação demorou um pouco mais do que as outras vezes e por três vezes chegou à mensagem "poderá demorar 5 minutos" e depois retornava para 30 minutos. O atendente parecia que não querer me dar informação alguma, simplesmente respondia, o processo está em análise, tive que retirar e confirmar as informações que já dispunha à forceps.
@JR494 , Algumas vezes não é fácil...
Amigos, não desanimem, pois é certo e indubitável que os processos de nossa categoria (mutação de 6.4 para 1.d) continuam a ser tocados. Não existe razão nenhuma para terem parado de processá-los lá dentro da CRC.
Considerem que há muuuuuuuuuito mais processos daquele tipo, atualmente em curso, do que os 134 que constam em nossa lista! Centenas e centenas, talvez milhares!! Desde que a lei passou a permiti-lo, muitos netos naturalizaram-se, e agora correm à CRC para serem nacionais de origem!
Pelo tanto, o fato de não estar saindo mais pedrinhas em nossa víspora se deve com certeza à circunstância de outros requerentes (que não participam daqui do forum) estarem sendo contemplados nestes dias presentes.
Não esmoreçam a fé, logo, logo já veremos mais azul em nossa tabela!
?????????✌?????????✌?????????✌?????????✌?????????✌?????????✌?????????✌?????????✌?????????✌?????????✌?????????✌?????????✌?????????✌?????????✌
JR494, desculpe...fiquei confuso!
O processo está em análise (segundo a atendente, conforme relatado por vc) ou está em diligências?
Bom dia,
Eu que peço desculpas por não ter deixado bem explicado.
Eu apenas quis deixar claro que precisamos sempre questionar todos os detalhes, pois para alguns atendentes eles simplesmente respondem: o processo está em análise o que não deixa de ser verdadeiro.
O processo estará em análise até que seja concluído.
No caso em questão ele foi para diligencias e já retornou do SEF e da PJ.
Falta apenas a resposta do DGAJ.
Boa sorte a todos!
Torcendo pra no final do mês vir aquela baciada. Geralmente é no fim do mês, certo?