PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

17778808283141

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado fevereiro 2019

@mabarros disse:
    ACABOU!!! Meu processo acaba de ser concluído! Não tô acreditando! Obrigado à todos vocês pela força!!! @CEGV meu capitão, bota meu nome e azul e vamos pro próximo tópico!

Uhu !!!

Parabéns, @mabarros !!!! Finalmente !!!

Agora vai para a galera, meu amigo ! Aproveite e siga em frente, o próximo tópico é logo ali ! hehehehe

Muito contente por você! Tirou um caminhão das costas ! Tava muito estressado ! kkkkk

NanaMamabarrosmarcelo_12mesesRose

@mabarros disse:
    @FSP email via advogado.

Ahhhhhhhhhhhhhhhhh.... o Advogado é que recebeu o e-mail ! Eu ainda ligaria para a LR para confirmar a data de registro... só para ver se o advogado ficou segurando.. kkkk

mabarrosmarcelo_12mesesRose
  • consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

@mabarros disse:
    ACABOU!!! Meu processo acaba de ser concluído! Não tô acreditando! Obrigado à todos vocês pela força!!! @CEGV meu capitão, bota meu nome e azul e vamos pro próximo tópico!

Parabéns!!!!! Mto feliz por vc apesar de fazer parte desse forum a pouco tempo.

marcelo_12mesesRose

@Paes disse:
    Olá! Sou novo por aqui .

Poderia incluir meu processo na tabela

Via Advogado

(Mãe) Nº:553xx/2017
    Numerado em NOV/2017
    07/01/19 5 Diligências - DGAJ/PJ

Obrigado

@Paes, bem vindo. Chegou em um dia auspicioso.
    Por favor nos envie a data, se souber, em que o processo foi entregue na CRCentrais.
    Abraços,

Rose

@FABIANASMELLO , você é a próxima da lista !!!

mabarrosRose
  • LeciiroLeciiro Member 812 PontosPosts: 200

Parabéns @mabarros !!! Persistência e foco! Vc merece!!

mabarrosmarcelo_12mesesRose
  • mabarrosmabarros Member 470 PontosPosts: 130

@CEGV tava estressado demais! muito obrigado por ter me ajudado e também ajudado essa galera toda! quanto ligar pra LR pra saber o a data do registo, deixa pra lá que agora já foi. hehehehehee

CEGVmarcelo_12mesesRose
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

@Rafa1509 disse:
    @Rose,

Ligo ou não ligo?

Kkkkk

Liga e me da uma boa notícia

@mabarros disse:
    Obrigado pessoal! Aguardando os próximos amigos convolarem e comemorarem também!

Parabéns.

Malumarcelo_12meses

@mabarros disse:

Oi. O que é exigência campo 09???

@ECG disse:
    Boa tarde! Depois de 1h10min de espera, fui informada que meu processo somente está pendente de receber retorno da DGAJ. Na ligação anterior, me informaram que meu processo havia sido enviado para diligências externas no dia 13/out/2017. Após a ligação de hoje, escrevi para esse órgão DGAJ pedindo educadamente o estado do andamento do meu processo: via site (http://www.dgaj.mj.pt/Formulario) e email (correio.geral@dgaj.mj.pt). Abraço

ECG Mandei email para sicrim-Dgaj e responderam em quinze minutos

DKS2018marcelo_12mesesECG
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

Gente, a DGAJ é nota 100!

Pela rapidez com que reagem a um E-Mail bacana, polido e gentil, creio ser aquele organismo administrativo o que se mostra o mais ciente do "sofrimento" de quem passa o perrengue de uma longa espera...

Que Deus abençoe toda a malta da DGAJ!

Malumarcelo_12mesesRoseDom_Tenreiro

@Rose disse:

@mabarros disse:

Oi. O que é exigência campo 09???

Quadro 1, campo 09. Lugares onde viveu anteriormente.
    Muita gente deixa em branco mas precisa colocar no mínimo "Brasil".

Rose
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

@Rose disse:

@Rafa1509 disse:
    @Rose,

Ligo ou não ligo?

Kkkkk

Liguei ontem e ainda nada!

Respondido todas as entidades, porém, nada até agora...

PS: A senhora que atende pelo nome de "i" também está fazendo igual a senhora "t", sobre não passar pra quem não é o interessado/procurador!

Contornei a situação e soube que ainda não tá concluído...

Rose
  • Rodrigo_CamachoRodrigo_Camacho Member 452 PontosPosts: 98

@mabarros muito feliz por você, seu processo com certeza foi o mais longo, mais quanto maior a luta, maior a vitoria, meus parabéns, partiu atribuição.

CEGVMalumabarrosmarcelo_12meses

@Rafa1509 disse:

@Rose disse:

@Rafa1509 disse:
    @Rose,

Ligo ou não ligo?

Kkkkk

Liguei ontem e ainda nada!

Respondido todas as entidades, porém, nada até agora...

PS: A senhora que atende pelo nome de "i" também está fazendo igual a senhora "t", sobre não passar pra quem não é o interessado/procurador!

Contornei a situação e soube que ainda não tá concluído...

Não conheço a senhora "i" mas falei com a senhora "t" dia 31/01 e ela me disse para falar com meu advogado. Nem a "forceps" a gente tira dela uma informação detalhada. Quanto a senhora "N" excelente, educada e clara na informação.

editado fevereiro 2019

Pessoal, temos aquela "regrinha" de não usar nomes de oficiais aqui no Portal. Daqui para frente nem uma letrinha, por favor... Lamento mas futuros usos deste expediente serão coibidos. Tomei um puxãozinho de orelha do Admin ainda a pouco por conta disso... Lembrando que NADA impede que vocês usem as mensagens privativas para "trocar figurinhas".

Agradeço de coração pela compreensão de todos.
    abraços

MaluRoseDom_Tenreiro
  • alicealice Member 217 PontosPosts: 31

Pessoal, ontem quando liguei me falaram que falta a resposta da JUSTIÇA. Isso é o MJ? Vindo de lá, ainda irá pra despacho e depois averbamento?

Rose
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

@alice pode ser DGAJ ou PJ ou as duas

Rose
  • ECGECG Member 220 PontosPosts: 34

@Rose disse:

ECG Mandei email para sicrim-Dgaj e responderam em quinze minutos

Rose, por favor, qual o endereço? Grata

Rose
    editado fevereiro 2019

Pessoal, Lembrando: Só enviem e-mails para a DGAJ se receberem informações que a solicitação já foi realizada.

O e-mail do setor é : Registo Criminal (sicrim@dgaj.mj.pt)

abraços

RoseDom_TenreiroECG
  • mabarrosmabarros Member 470 PontosPosts: 130

@Rodrigo_Camacho obrigado meu camarada pela força! TMJ. Quanto ao pessoal na espera, acabei de saber em um grupo e whatsapp que participo onde só tem galera de convolação, que de ontem pra hoje mais 1 também concluiu. Eles devem estar com mais efetivo pra finalizar todas as pendências.

Rodrigo_CamachoRosemarcelo_12meses

@alice disse:
    Pessoal, ontem quando liguei me falaram que falta a resposta da JUSTIÇA. Isso é o MJ? Vindo de lá, ainda irá pra despacho e depois averbamento?

@alice , pode ser tanto o MJ quanto a PJ. O ideal é confirmar o que a(o) atendente chama de Justiça. Como sempre falo, conhecer o procedimento é importante para quando conversar com o pessoal da LR, pedir e receber informações valiosas. Se estiver aguardando a PJ é fase de "diligências". Se estiver aguardando o MJ, é fase de "Despacho". São momentos muito diferentes da tramitação de processos.

abraços,

RoseMalu
  • alicealice Member 217 PontosPosts: 31

Vou tentar ligar de novo. Obrigada

CEGVRose
  • fabiocabrallfabiocabrall Member 287 PontosPosts: 56

Acabei de ligar... "em análise aguardando parecer" . Desde 08/11 nessa situação.

RoseCEGV
  • DiegoAGDiegoAG Member 60 PontosPosts: 13

Olá, pessoal! Bom dia! Eu já tentei mandar email mil vezes para saber o número de processo da minha mãe. Enviei em junho/2018, foi recebido por Maria do Carmo em junho/2018. Mas eu não lembro qual o email botei no formulário, não lembro se foi o da minha mãe ou o meu, eu mandei pelo meu, mas eles não estão respondendo de jeito nenhum. Agora estou querendo ligar, porque é a única forma já que os emails eles não respondem. Mandei um email hoje pelo da minha mãe e vou aguardar. Eu gostaria de saber o telefone que vocês estão ligando, porque o que eu estou ligando nem toca.

Rose

Pelo andar da carruagem... vocês acham que meu processo tá em que altura? Eu só queria uma mensagem deles dizendo: ''recebi!''. Nem isso eles mandaram. Por mais que eu tenha enviado por DHL sempre fica aquela dúvida: ''será que receberam mesmo?!''. Aí estou querendo saber logo porque minha mãe me pergunta e eu falo que tem que aguardar mesmo. Não é pressa em ficar pronto, mas eu quero saber o número do processo pra ter certeza que tá andando.

Rose

@DiegoAG disse:
    Pelo andar da carruagem... vocês acham que meu processo tá em que altura? Eu só queria uma mensagem deles dizendo: ''recebi!''. Nem isso eles mandaram. Por mais que eu tenha enviado por DHL sempre fica aquela dúvida: ''será que receberam mesmo?!''. Aí estou querendo saber logo porque minha mãe me pergunta e eu falo que tem que aguardar mesmo. Não é pressa em ficar pronto, mas eu quero saber o número do processo pra ter certeza que tá andando.

LR linha de registos + 351 211 950 500 ligar pelo skipe porque a espera é longa.

Obrigado, @Rose

Rose
    editado fevereiro 2019

Finalmente consegui o número do processo. Que alívio.

O número é 558XX/18

[Edit by Rafa1509]

[Favor não postar número completo]

Rose
  • Daniela_tavaresDaniela_tavares Member 193 PontosPosts: 23

TRÂMITE

Olá!

O processo da minha mãe aberto na CR-Centrais de Lisboa está em análise.

Como todo mês recebo da CRcentrais por email a mesma resposta, "em análise", quando questiono o status, queria tentar outro caminho.

Vi citarem o DGAJ - Direção-Geral da Administração da Justiça e o MJ (Ministério da Justiça?).

Alguém sugeriu enviar email para DGAJ.

Mas para evitar queimar cartucho e desgastar o canal, queria entender melhor o trâmite da convolação.

Abertura> Numeração > Análise > Diligências > Despacho

Certo?

Mas em que momento, o processo segue para os 3 órgãos externos e quais são?

Este procedimento vai para Ministra da Justiça assinar? Entendi que conservadora poderia fazer despacho.

Depois que segue para Análise ainda pode cair em exigência algo?

Rose
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

@Daniela_tavares disse:
    TRÂMITE

Olá!

O processo da minha mãe aberto na CR-Centrais de Lisboa está em análise.

Como todo mês recebo da CRcentrais por email a mesma resposta, "em análise", quando questiono o status, queria tentar outro caminho.

Vi citarem o DGAJ - Direção-Geral da Administração da Justiça e o MJ (Ministério da Justiça?).

Alguém sugeriu enviar email para DGAJ.

Mas para evitar queimar cartucho e desgastar o canal, queria entender melhor o trâmite da convolação.

Abertura> Numeração > Análise > Diligências > Despacho

Certo?

Mas em que momento, o processo segue para os 3 órgãos externos e quais são?

Este procedimento vai para Ministra da Justiça assinar? Entendi que conservadora poderia fazer despacho.

Depois que segue para Análise ainda pode cair em exigência algo?

Daniela, eu tinha o mesmo problema com vc com o tal e-mail padrão "está para análise" até que ao ler o relato de um colega desse fórum resolvi ligar e descobri que meu processo estava em fase final de diligências faltando apenas a manifestação de um órgão de Justiça.

Sugiro fazer o mesmo. No meu caso minhas unhas agradeceram muito...

Abcs

Rose

@DiegoAG disse:
    Olá, pessoal! Bom dia! Eu já tentei mandar email mil vezes para saber o número de processo da minha mãe.

A chance de responderem e-mails com pedidos de informações é baixíssima pois os funcionários das conservatórias estão focados em resolver questões de processos e não em informar a situação dos processos. Para isso foi criada a tempos a Linha de Registos. Podem até lhe responder. Mas será uma exceção e bondade do(a) funcionário(a).

Para saber como ligar para a Linha de Registos:

1) https://Portupedia.com/wiki/LR

2) http://new.portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

Enviei em junho/2018, foi recebido por Maria do Carmo em junho/2018. Mas eu não lembro qual o email botei no formulário, não lembro se foi o da minha mãe ou o meu, eu mandei pelo meu, mas eles não estão respondendo de jeito nenhum.

Nos Processos de Conversão só usam o e-mail informado para comunicar sobre a conclusão do Processo. Se o processo foi submetido em Junho/2018 ele só deve ser concluído entre Janeiro e Julho de 2020. Relaxe então.. provavelmente até julho deste ano (talvez até mais tempo) nada ocorrerá.

Agora estou querendo ligar, porque é a única forma já que os emails eles não respondem. Mandei um email hoje pelo da minha mãe e vou aguardar. Eu gostaria de saber o telefone que vocês estão ligando, porque o que eu estou ligando nem toca.

Links informados acima.
    Abraços e ótima sorte

Rose
  • ilyanilyan Member 277 PontosPosts: 46

Depois de 1h30 esperando...
    tudo igual.. esperando o parecer da Conservadora. A atendente disse que há muitos processos aguardando mesmo...
    Estava tão empolgada, achei que teria boas novas.. 🤷🏽‍♀️
    Mais um bocadinho

CEGVFSPRose
  • letslets Member 155 PontosPosts: 24

@CEGV disse:
    @FABIANASMELLO, @lets , @Glênio , @fabiofloriano , @alice , @ilyan , @PVP , @Malu , @cquintal , @FSP , @Soraia1975 , @APARECIDA , @mdoura

Sugiro consultarem seus processos.
    Abraços a todos !

CEGV, estou sem informação, essa semana pedi uma certidão online, mas não apareceu nada. Estou quietinha, mas acompanho tudo haha. Imagino que meu processo esteja junto com o dos colegas "aguardando despacho". Já sofri muito por isso, mas agora levo um dia de cada vez.

E meus parabéns para as novas convolações!!! Fiquei muito feliz por todos!!!! <3

Rosemarcelo_12mesesCEGV

Petiçao piblica para o fim dos laços efetivos para brasileiros.
    https://peticaopublica.com.br/psigned.aspx?pi=BR105585&n=RODRIGO

Rose

@Rodsamaral disse:
    Petiçao piblica para o fim dos laços efetivos para brasileiros.
    https://peticaopublica.com.br/psigned.aspx?pi=BR105585&n=RODRIGO

Oi Rodrigo, não estou achando naquele site o texto da petição. Como chego até ele?

Por favor informe. Muito obrigado!

Rose

Oi Rodrigo. Também entrei no link e só aparece para divulgar. Não achei a Petição para assinar e poder divulgar o texto. Grata

• marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

Pessoal, para assinar, o link correto é:
    https://peticaopublica.com.br/psigned.aspx?pi=BR105585

É só remover o texto "&n=RODRIGO" ao final do link que o Rodrigo ( @Rodsamaral ) publicou.
    E ainda, notei também que basta clicar no link, sem a necessidade de clicar em nenhum botão adicional. Ao chegar à página, já se recebe a notificação de que a assinatura já foi realizada.

• JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

Na boa.. essa petição não vai dar em nada!

Yohalin
    editado fevereiro 2019

Perdoem a minha burreza, mas não consegui até agora achar ali um TEXTO referente a uma petição...

Antes de assiná-la, quero ler o que se pede, como se justificou o pedido, e - principalmente- a quem está sendo dirigida a petição.

Please help me to find the text :smile:

• NovoTugaNovoTuga Member 393 PontosPosts: 74

Parece que o texto pode ser lido no link que segue:

https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR105585

Eu ainda não li...

EpidauraMoreiraRose

Bom dia,liguei na LR as 7 da manha,20 min de espera e nenhuma resposta da DGAJ e PJ apos 3 meses da solicitaçao.Haja paciencia......

Roseheliob

@Rodsamaral disse:
    Bom dia,liguei na LR as 7 da manha,20 min de espera e nenhuma resposta da DGAJ e PJ apos 3 meses da solicitaçao.Haja paciencia......

Você é logo após o meu. Também liguei hoje as 7:00 horas esperei 52 minutos e ainda nada.

heliobCEGV
  • mdouramdoura Member 92 PontosPosts: 6

Bom dia, para informar que liguei hoje (12/2) na Linha de Registos. Meu processo continua aguardando o despacho da Sra. Conservadora. Continuo na expectativa.

RoseCEGV
  • nicolasnicolas Member 57 PontosPosts: 14

Pessoal, a DGAJ retornou meu e-mail, dizendo que ontem responderam à solicitação da Conservatória.

Qual é a próxima etapa do processo? Estou em dúvida, visto que li alguns posts afirmando que as convolações não estão mais passando pelo Ministério da Justiça.

Afinal de contas, pode-se afirmar com propriedade que os processos deixaram de ir ao MJ?

Dom_TenreiroCEGV

@mdoura disse:
    Bom dia, para informar que liguei hoje (12/2) na Linha de Registos. Meu processo continua aguardando o despacho da Sra. Conservadora. Continuo na expectativa.

O meu também. N¤ 550xx/17

• fabioflorianofabiofloriano NoConversation 399 PontosPosts: 86

@CEGV , boa tarde Liguei novamente a L/R.
    Favor alterar na relação dois casos abaixo.

Fabio Floriano (JAAM) 14/08/17 369 C C 504xx/17 30/11/18 5 Diligências/Pend DGAJ
    para
    Fabio Floriano (JAAM) 14/08/17 369 C C 504xx/17 08/02/19 6 Encaminhou Exigência campo 9 está no MJ)

e

Fábio Floriano 12/10/17 328 C C 586xx/17 30/11/18 4 Análise
    para
    Fábio Floriano 12/10/17 328 C C 586xx/17 11/02/19 5 Diligencias falta SEF e DGAJ e depois MJ?

abs

RoseCEGV
  • ECGECG Member 220 PontosPosts: 34

@nicolas disse:
    Pessoal, a DGAJ retornou meu e-mail, dizendo que ontem responderam à solicitação da Conservatória.

@nicolas, por favor, quando você enviou email para a DGAJ? Eu escrevi na 5af, dia 07/fev final do dia.
    Vi que seu processo na nossa tabela é o logo a seguir do meu.
    Grata!

Rose
  • nicolasnicolas Member 57 PontosPosts: 14

@EGG,

Enviei o e-mail para sicrim@dgaj.mj.pt na quarta, 06/02, no final do dia. Responderam nesta segunda.

ECGRose
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.