PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1212224262761

Comentários

  • RelvisRelvis Member 179 PontosPosts: 50

    @Fernanda_Andrade27 disse:

    @Relvis disse:
    @julianamb - Atualmente quanto custa essa Certidão? Paga por Boleto ou Cartão?

    Custa 10 euros. Paga com cartão de crédito.
    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/ > pedido de certidão online

    @Fernanda_Andrade27 - Obrigado Fernanda pelo envio do valor, também acabei de ver no site deles essas informações que se seguem:

    O pedido processa-se em 2 etapas:
    Submissão do pedido: O cidadão que pretenda solicitar certidão online deve aceder ao sítio da internet www.civilonline.mj.pt, preencher um formulário destinado à identificação do requerente, e do pedido, e efectuar a submissão do mesmo.
    O pedido pode ser efetuado sem autenticação do requerente, ou com autenticação através do certificado digital do cartão de cidadão ou com cédula profissional (advogados, notários, solicitadores).
    Pagamento: Após a submissão do pedido, o requerente deve proceder ao seu pagamento no prazo de 48 horas, numa das modalidades à sua escolha: Multibanco ou Cartão de Crédito.
    Os dados para pagamento por Multibanco são remetidos ao requerente por e-mail e SMS. Caso opte por pagar com Cartão de Crédito, o pagamento deve ser efetuado no final do pedido se o mesmo foi efetuado sem autenticação do requerente. Sendo o pedido efetuado com autenticação do requerente o pagamento com Cartão de Crédito pode ser efetuado em momento posterior. Após o pagamento, o pedido é distribuído a uma conservatória, que emite a certidão. Após emissão da certidão o requerente recepciona uma mensagem para os contactos indicados no pedido com o código de acesso à informação em suporte electrónico.

    Fernanda_Andrade27
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    @Relvis disse:

    @julianamb disse:
    Olá pessoal,

    Hoje peguei a certidão da minha mãe no CivilOnline e percebi o seguinte:
    O dia (08/07/2019) que ví no site justica.gov.pt que o processo estava concluído, é o mesmo dia do assento dela!
    Então o site justica.gov.br está bem atualizado com a realidade!!

    Abraços!!

    @julianamb - Atualmente quanto custa essa Certidão? Paga por Boleto ou Cartão?

    Juliana, pode me dizer quanto tempo levou o processo da sua mãe da chegada no ACP ao registro .Abraços

  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    Juliana, me desculpe, voltei para a pagina anterior e vi que o processo da sua mãe foi de 25/02 a 08/07 (4 meses e 13 dias). Obrigado

    Malu
  • FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

    Pessoal, naquela consulta ao "estado do processo de nacionalidade" pelo site do Ministério da Justiça, todas as bolinhas têm que ficar verdes para poder considerar como finalizado o processo?
    Consultei agora há pouco o meu e consta a informação de que "foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português", sendo que as bolinhas estão verdes até o item 5 (analise do pedido), enquanto que a bolinha 6 está em branco e a 7 está marrom.
    Será que posso concluir que já houve o despacho e que somente se aguarda a criação do registo do cidadão português, apesar de a bolinha do item do despacho estar em branco?
    Obrigado e abraço para todos!
    Fabrício

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @FSP disse:
    Pessoal, naquela consulta ao "estado do processo de nacionalidade" pelo site do Ministério da Justiça, todas as bolinhas têm que ficar verdes para poder considerar como finalizado o processo?

    mais ou menos... preste mais atenção no texto abaixo das bolinhas do que nas bolinhas em si. O processo só está concluído quando está escrito o seguinte "*O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

    Consultei agora há pouco o meu e consta a informação de que "foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português", sendo que as bolinhas estão verdes até o item 5 (analise do pedido), enquanto que a bolinha 6 está em branco e a 7 está marrom.

    7 Marrom é que está no fim mas ainda não acabou... veja o que mencionei anteriormente.

    Será que posso concluir que já houve o despacho e que somente se aguarda a criação do registo do cidadão português, apesar de a bolinha do item do despacho estar em branco?

    PODE !

    Quase lá !!! mais um pouquinho... Se outros processos estiverem aguardando este, agora é a hora de deixá-los prontos para envio (exceto pagamento e assinatura do requerimento).

    abraços e ótima sorte.

    FSP
  • FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

    @CEGV disse:

    @FSP disse:
    Pessoal, naquela consulta ao "estado do processo de nacionalidade" pelo site do Ministério da Justiça, todas as bolinhas têm que ficar verdes para poder considerar como finalizado o processo?

    mais ou menos... preste mais atenção no texto abaixo das bolinhas do que nas bolinhas em si. O processo só está concluído quando está escrito o seguinte "*O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

    Consultei agora há pouco o meu e consta a informação de que "foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português", sendo que as bolinhas estão verdes até o item 5 (analise do pedido), enquanto que a bolinha 6 está em branco e a 7 está marrom.

    7 Marrom é que está no fim mas ainda não acabou... veja o que mencionei anteriormente.

    Será que posso concluir que já houve o despacho e que somente se aguarda a criação do registo do cidadão português, apesar de a bolinha do item do despacho estar em branco?

    PODE !

    Quase lá !!! mais um pouquinho... Se outros processos estiverem aguardando este, agora é a hora de deixá-los prontos para envio (exceto pagamento e assinatura do requerimento).

    abraços e ótima sorte.

    Valeu, CEGV, obrigado pela informação!
    Abraços

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    Quem estiver com dúvidas ou inseguranças, vale a pena a leitura desta publicação

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/11031/#Comment_11031

    abraços,

    Fernanda_Andrade27FSP
  • Renato_AndradeRenato_Andrade Member 174 PontosPosts: 27

    Pessoal, bom dia!
    Depois de um longooo tempo aguardando a finalização da "convolação" da minha mãe, pude, enfim, encaminhar meu processo no dia 11/07.

    Todavia, ao acompanhar pelo site dos correios o status, aparece da seguinte forma:

    15/07 - encaminhado da distribuição em SP para país Portugal
    19/07(13:24) - Objeto recebido em
    19/07(14:29) - Objeto encaminhado
    de País em PORTUGAL / para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira/Customs / BR

    Será que meu processo "retornou" para o Brasil?
    Alguém já passou por isto?

    Abraços

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado julho 2019

    @Renato_Andrade disse:
    Será que meu processo "retornou" para o Brasil?
    Alguém já passou por isto?

    Provavelmente não... dê mais um tempinho que atualizam...
    (Sim, já passei por isso...) :wink:

  • Renato_AndradeRenato_Andrade Member 174 PontosPosts: 27

    Obrigadoo

    CEGV
  • fefanfefan Member 44 PontosPosts: 8

    Pessoal, alguem sabe se algum processo foi concluido desde o dia 17/07 na ACP?
    Estou agaurdando a emissão do meu assento desde 04/07 quando meu processo foi aprovado, no entanto pelo que tenho acompanhado nos foruns nenhum processo foi concluido desde 17/07.

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado julho 2019

    @fefan, bem vindo.

    @fefan disse:
    Pessoal, alguem sabe se algum processo foi concluido desde o dia 17/07 na ACP?
    Estou agaurdando a emissão do meu assento desde 04/07 quando meu processo foi aprovado, no entanto pelo que tenho acompanhado nos foruns nenhum processo foi concluido desde 17/07.

    Calma, colega... os processos estão andando... Estamos em férias de verão na Europa e tudo neste período é mais lento. Tenha absoluta certeza disso: Estão trabalhando em todas as conservatórias, inclusive no ACP. Note que as informações de grupos e planilhas não oficiais são apenas um vislumbre superficial da realidade das conservatórias. Foco, paciência e resiliência. Já já seu assento será registrado (se já não o foi).

    Você tem a chave de acompanhamento de seu processo ?

    abraços e aproveite nosso Portal,

  • fefanfefan Member 44 PontosPosts: 8

    Obrigado, CEGV

    @CEGV disse:
    @fefan, bem vindo.

    @fefan disse:
    Pessoal, alguem sabe se algum processo foi concluido desde o dia 17/07 na ACP?
    Estou agaurdando a emissão do meu assento desde 04/07 quando meu processo foi aprovado, no entanto pelo que tenho acompanhado nos foruns nenhum processo foi concluido desde 17/07.

    Calma, colega... os processos estão andando... Estamos em férias de verão na Europa e tudo neste período é mais lento. Tenha absoluta certeza disso: Estão trabalhando em todas as conservatórias, inclusive no ACP. Note que as informações de grupos e planilhas não oficiais são apenas um vislumbre superficial da realidade das conservatórias. Foco, paciência e resiliência. Já já seu assento será registrado (se já não o foi).

    Você tem a chave de acompanhamento de seu processo ?

    abraços e aproveite nosso Portal,

    Tenho sim, estou acompanhando pelo site mas o maldito 7 continua "marrom".

    Abrs

    CEGV
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    Nesse período de férias a ACP continua a funcionar ou para geral?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @dante_salvatore disse:
    Nesse período de férias a ACP continua a funcionar ou para geral?

    o IRN nunca para salvo em feriados e greves.

  • FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

    @fefan disse:
    Obrigado, CEGV

    @CEGV disse:
    @fefan, bem vindo.

    @fefan disse:
    Pessoal, alguem sabe se algum processo foi concluido desde o dia 17/07 na ACP?
    Estou agaurdando a emissão do meu assento desde 04/07 quando meu processo foi aprovado, no entanto pelo que tenho acompanhado nos foruns nenhum processo foi concluido desde 17/07.

    Calma, colega... os processos estão andando... Estamos em férias de verão na Europa e tudo neste período é mais lento. Tenha absoluta certeza disso: Estão trabalhando em todas as conservatórias, inclusive no ACP. Note que as informações de grupos e planilhas não oficiais são apenas um vislumbre superficial da realidade das conservatórias. Foco, paciência e resiliência. Já já seu assento será registrado (se já não o foi).

    Você tem a chave de acompanhamento de seu processo ?

    abraços e aproveite nosso Portal,

    Tenho sim, estou acompanhando pelo site mas o maldito 7 continua "marrom".

    Abrs

    Fefan, o campo 7 do meu processo também está marrom, faltando apenas a criação do Registo de Cidadão Português. Eles devem fazer isso por lotes de processos. Estou com esperança que até o final desse mês sairá! :):)

    abraços

    CEGV
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @CEGV Oi neste grupo tem tabela??
    Após minha convolacao entrei com pedido para meu filho.
    Recebi a senha após 23 dias da solicitação.
    Recebido na ACP em 19/06/2019
    Status no site : Fase 01

    A torcida é para filhos de convolados agora.

    Malu
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @Soraia1975 disse:
    Pessoal, já que não há planilha pelas explicações do CEGV então foi ótima idéia esse jeito de nos informar, teremos ideia da demora ou não do processo

    Nome:
    Enviado: 00/00/2019
    Chegada: 00/00/2019
    Data numeração: 00/00/00
    Data Finalização: 00/00/00

    Sinto falta da nossa tabelinha. Era tão bom torcer pelos convolantes. Coloquei os dados do processo 1C. ....

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado julho 2019

    @Rose disse:
    @CEGV Oi neste grupo tem tabela??

    Oi Rose,
    Neste grupo não mas vamos colocando as informações aqui pois nos dão ideia de quão rápidos estão... Atribuição, principalmente no ACP é (era) um processo rápido e "gira rápido".

    Temos amigos que estão desenvolvendo uma ferramenta que, quando pronta, beneficiará a todos e qualquer tipo de processo. Aguardem...

    abraços,

    Rose
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Bom dia. Alguém teve processo enviado início de julho que o vale postal já tenha sido sacado é o processo não tenha sido numerado? Porque de todos os processos q enviei p ACP assim q sacaram o vale numeravam o processo. Mas enviei um esse mês q sacaram o vale dia 16/7 e liguei hj para LR ( 1 h r 10 min!) E informaram q não consta nada. Nenhum processo numerado. Sei q por conta das férias tudo é mais demorado. Mas sacaram logo o vale bem antes do prazo por isso a dúvida. Obrigada

  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado julho 2019

    A Justiça tarda, mas não falha!

    E tudo ligado a ela segue, aparentemente, o mesmo preceito, inclusive a CRC. :smile:

    Pois meu E-Mail de 8 de junho perguntando a chave para acompanhamento do processo 1.C foi respondido ontem, 25 de julho!

    Massss ... ainda só conto com 1 bolinha verde, a da número 1.

    Epidaura quer fazer um colar de contas com todas as bolinhas, assim que se tornarem todas verdes. Já as chama de "minhas esmeraldas".

    Boa sorte a todos aqui!!!

    FSPMaluCEGVAPARECIDAmarcelo_12meses
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    Processo na ACP está levando quanto tempo em média?

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @dante_salvatore disse:
    Processo na ACP está levando quanto tempo em média?

    Entre 3 e 4 meses mas com as férias no meio do caminho, pode levar mais. ACP aumentou muito os prazos. Provavelmente o contingente do ACP têm também ajudado a CRCentrais a se livrar do volume absurdo de processos. Antes era meio que cada um por si, com algumas poucas exceções. Agora é meio que "todo munto trabalhando para tirar todos do aperto". Melhorou no geral e piorou no específico. Estão trabalhando e tentando melhorar os prazos globais, apesar da falta de recursos humanos e materiais.

    abraços,

  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    Pessoal o que acham,

    Enviei o pedido do meu filho :neutral:

    Enviado : 11/07
    Recebido: 15/07

    São 10 dias e não recebi nenhuma comunicação. É normal???devo ligar??, se sim pra que numero? obrigado

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado julho 2019

    @Soraia1975,

    Comunicação ? Soraia, as CRCs e o ACP só se comunicam quando dá pau (exigências) ou final do processo, após conclusão. O que vimos na convolação, ou seja, aquele ofício informando o recebimento do processo, mesmo que de forma muiiiito tardia, nunca vi acontecer com qualquer outro tipo de processo. O mesmo se dá sobre aquela história de enviar e-mails ao final do processo de convolação. Só acontecia lá e, pelo visto, deixaram de fazê-lo de um tempo para cá.

    Fique despreocupada. O importante em qualquer processo é saber que a documentação foi recebida pelo espaço do IRN. Depois disso é ter paciência e acompanhar. Lembre que é verão na Europa. Tudo funciona beeeeeemmmm mais devagar nessa época.

    abraços e ótima sorte,

    Rose
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    Valeu CEGV

    CEGV
  • ilyanilyan Member 277 PontosPosts: 46

    Oi pessoal!
    Estou na mesma situação que vcs caros colegas.. meu processo está na fase 6, com a bolinha 7 em marrom... já tem uns 20 dias.
    Mandei meu processo em 28/03 e creio que foi numerado em 08/04 pela tabela, acompanho pelo site agora.. o que facilitou muito a nossa vida!
    Espero que essa semana eles façam um lote de registros e acabem com essa ansiedade.
    Também, depois de uma convolação super demorada.. esse processo foi fichinha esperar 😅

    CEGVFSP
  • LucasGarcia98LucasGarcia98 Member 77 PontosPosts: 6

    @ilyan disse:
    Oi pessoal!
    Estou na mesma situação que vcs caros colegas.. meu processo está na fase 6, com a bolinha 7 em marrom... já tem uns 20 dias.
    Mandei meu processo em 28/03 e creio que foi numerado em 08/04 pela tabela, acompanho pelo site agora.. o que facilitou muito a nossa vida!
    Espero que essa semana eles façam um lote de registros e acabem com essa ansiedade.
    Também, depois de uma convolação super demorada.. esse processo foi fichinha esperar 😅

    Está melhor que eu... Meu processo foi numerado em 28/03 e ainda estou na bolinha 5. Tem de se ter muita calma.

    CEGV
  • rafaelpereirabrrafaelpereirabr Member 34 PontosPosts: 8

    Olá, gostaria de compartilhar a conclusão de meu processo de nacionalidade aprovado!

    Nome: Rafael Pereira
    Número: 22XXX/19 - Data do assento: 08/07/2019
    DHL
    Enviado: 22/02/2019
    Chegada: 25/02/2019
    Data numeração: (não possuo)
    Recebido pelo correio: 31/07/2019
    (Envelope com: Oficio informando a conclusão com sucesso, mais copia do assento de nascimento)

    Depois de meses tentando contato telefônico sem sucesso e mesmo tendo enviado email para rcentrais.administrativos@irn.mj.pt com copia do documento solicitando os dados para acompanhamento do processo, mas sem resposta. Fui surpreendido ontem ao receber um envelope enviado pelo Arquivo Central do Porto com os documentos acima já citados. Devido a isso não consigo informar a data de numeração do processo.

    Obrigado a todos!

    MaluFSPCEGVRose
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    @rafaelpereirabr disse:
    Olá, gostaria de compartilhar a conclusão de meu processo de nacionalidade aprovado!

    Nome: Rafael Pereira
    Número: 22XXX/19 - Data do assento: 08/07/2019
    DHL
    Enviado: 22/02/2019
    Chegada: 25/02/2019
    Data numeração: (não possuo)
    Recebido pelo correio: 31/07/2019
    (Envelope com: Oficio informando a conclusão com sucesso, mais copia do assento de nascimento)

    Depois de meses tentando contato telefônico sem sucesso e mesmo tendo enviado email para rcentrais.administrativos@irn.mj.pt com copia do documento solicitando os dados para acompanhamento do processo, mas sem resposta. Fui surpreendido ontem ao receber um envelope enviado pelo Arquivo Central do Porto com os documentos acima já citados. Devido a isso não consigo informar a data de numeração do processo.

    Obrigado a todos!

    Perfeito Rafael, obrigado por sua contribuição, isso ajudará muito sabermos como esta o andamento dos processos. Abraços e Parabéns

    CEGVMaluRoseDaniela_tavares
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Bom dia, só para compartilhar que hoje de manha enviei email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt com todos os dados, pedindo o numero do processo e a senha de acesso. Enviei copia do RG.. responderam em 2 minutos!!!!! Dica, enviar na hora que esteja já aberto o IRN, entre 9 e 17 horas horario de Portugal daipode dar a sorte de alguem abrir e responder na hora!

    CEGVMalu
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @rafaelpereirabr disse:
    Olá, gostaria de compartilhar a conclusão de meu processo de nacionalidade aprovado!

    Recebido pelo correio: 31/07/2019
    (Envelope com: Oficio informando a conclusão com sucesso, mais copia do assento de nascimento)

    Depois de meses tentando contato telefônico sem sucesso e mesmo tendo enviado email para rcentrais.administrativos@irn.mj.pt com copia do documento solicitando os dados para acompanhamento do processo, mas sem resposta. Fui surpreendido ontem ao receber um envelope enviado pelo Arquivo Central do Porto com os documentos acima já citados. Devido a isso não consigo informar a data de numeração do processo.

    Obrigado a todos!

    Parabéns, @rafaelpereirabr !

    Por favor confirme aqui mais uma vez, apesar de já estar claramente expresso em sua postagem acima:

    Você recebeu do ACP por correio um impresso de seu assento de nascimento?!?!

    Pergunto porque é a primeira vez que vejo tal procedimento (a não ser que eu tenha "moscado" na leitura do tópico...)

    Sempre pensei que o trabalho de se chegar ao assento ficaria por nossa conta, entrando no site do IRN, pagando-se 10 EUR e baixando o documento da net...

    Que coisa intrigante!!

    Por favor, amigo, confirme mais uma vez.

    Obrigado e grande abraço!

    CEGVAPARECIDAMaluRose
  • RafaMeloRafaMelo Member 104 PontosPosts: 21

    Pessoal, atualizando infos do meu processo:
    Liguei hoje pra L.R as 9h30 (Brasília), esperei por 59min.
    Peguei minha chave de acesso ao site da nacionalidade.justica.gov.pt

    20'Mar - Enviado por DHL.
    25'Mar - Processo recebido na ACP.
    01'Ago - 'Despacho' (não sei desde quando)

    Obs. Não sei a data de cada etapa, pois só hoje consegui contato na L.R.

    Confiando que antes do final de agosto já esteja Finalizado.

    Vamos em frente!!!

    Rose
  • fefanfefan Member 44 PontosPosts: 8

    @RafaMelo disse:
    Pessoal, atualizando infos do meu processo:
    Liguei hoje pra L.R as 9h30 (Brasília), esperei por 59min.
    Peguei minha chave de acesso ao site da nacionalidade.justica.gov.pt

    20'Mar - Enviado por DHL.
    25'Mar - Processo recebido na ACP.
    01'Ago - 'Despacho' (não sei desde quando)

    Obs. Não sei a data de cada etapa, pois só hoje consegui contato na L.R.

    Confiando que antes do final de agosto já esteja Finalizado.

    RafaMelo, quando vc diz ‘Despacho’, no site aparece a bolinha verde ate que numero para vc?

    Daniela_tavares
  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    @Soraia1975 disse:
    Pessoal o que acham,

    Enviei o pedido do meu filho :neutral:

    Enviado : 11/07
    Recebido: 15/07

    São 10 dias e não recebi nenhuma comunicação. É normal???devo ligar??, se sim pra que numero? obrigado

    Bom dia!
    Hoje liguei às exatamente 9:00h de Portugal para a LR (+351) 211 950 500, aguardei 25 minutos e consegui o numero do meu processo. Ainda não tem senha de acesso pois está muito no início, é para ligar novamente daqui a 2 semanas.
    Nestas 3 semanas anteriores nem consegui completar as ligações para a LR, devido ao "congestionamento"... e hoje me esqueci de perguntar o dia exato que foi numerado. Mas o importante é que estou na fila, meu processo já tem identidade.

    Recebido na ACP Porto no dia 12/07/19 por Correio
    Numerado (provavelmente) no dia 01/08/19 = Numero 572xx/19

    Bom fim de semana para todos!

    CEGV
  • fefanfefan Member 44 PontosPosts: 8

    Bom dia pessoal,

    Apenas para informar aos que estao aguardando registro como eu, que tive o processo aprovado no começo de Julho, consegui falar na LR ontem quase no ultimo minuto e a informação foi de que o registro ainda não foi realizado.

    Infelizemente, ao que parece esta tudo parado mesmo, não somente "progredindo mais devagar". =(

    Bom fim de semana!

    CEGVFSP
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @Malu disse:

    @Soraia1975 disse:
    Pessoal o que acham,

    Enviei o pedido do meu filho :neutral:

    Enviado : 11/07
    Recebido: 15/07

    São 10 dias e não recebi nenhuma comunicação. É normal???devo ligar??, se sim pra que numero? obrigado

    Bom dia!
    Hoje liguei às exatamente 9:00h de Portugal para a LR (+351) 211 950 500, aguardei 25 minutos e consegui o numero do meu processo. Ainda não tem senha de acesso pois está muito no início, é para ligar novamente daqui a 2 semanas.
    Nestas 3 semanas anteriores nem consegui completar as ligações para a LR, devido ao "congestionamento"... e hoje me esqueci de perguntar o dia exato que foi numerado. Mas o importante é que estou na fila, meu processo já tem identidade.

    Recebido na ACP Porto no dia 12/07/19 por Correio
    Numerado (provavelmente) no dia 01/08/19 = Numero 572xx/19

    Bom fim de semana para todos!

    Bom dia. A senha de acesso é gerada quando o processo é numerado. Talvez a atendente não soube ver ou algum a coisa. Em todo caso manda um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj com número do teu processo e cópia da tua identidade é pede a senha de acesso.

  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    @TeresaFarias disse:

    Bom dia. A senha de acesso é gerada quando o processo é numerado. Talvez a atendente não soube ver ou algum a coisa. Em todo caso manda um email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj com número do teu processo e cópia da tua identidade é pede a senha de acesso.

    Bom dia @TeresaFarias.
    Obrigada pela aviso, já mandei o e-mail, constando o numero do processo, espero que me respondam logo.

    TeresaFarias
  • RonaldRonald Member 236 PontosPosts: 63

    Boa tarde senhores. Não sei o que está ocorrendo. em 04/2019 enviei toda a documentação da minha filha e dois sobrinhos para o Arquivo Central do Porto, e documentos recebidos em 13/04/2019. Ocorre que já enviei vários e-mails, mas até o presente momento não recebo nenhum retorno. Alguém saberia informar se é normal isso?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @TeresaFarias , favor informar onde você obteve a informação prévia que

    "A senha de acesso é gerada quando o processo é numerado."

    Lhe falaram por telefone, e-mail ou é uma percepção sua ? Os procedimentos estão mudando e, sinceramente, não li ou ouvi isso em outro qualquer lugar. Como alguns procedimentos, principalmente relacionados à geração da "senha de acesso", são novos, é sempre bom confirmarmos.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @Ronald disse:
    Boa tarde senhores. Não sei o que está ocorrendo. em 04/2019 enviei toda a documentação da minha filha e dois sobrinhos para o Arquivo Central do Porto, e documentos recebidos em 13/04/2019. Ocorre que já enviei vários e-mails, mas até o presente momento não recebo nenhum retorno. Alguém saberia informar se é normal isso?

    Não é comum ACP responder e-mails solicitando informações sobre o status dos processos, independente deles (na nossa percepção) estarem acima dos prazos médios.

    abraços,

    Daniela_tavares
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @CEGV disse:
    @TeresaFarias , favor informar onde você obteve a informação prévia que

    "A senha de acesso é gerada quando o processo é numerado."

    Lhe falaram por telefone, e-mail ou é uma percepção sua ? Os procedimentos estão mudando e, sinceramente, não li ou ouvi isso em outro qualquer lugar. Como alguns procedimentos, principalmente relacionados à geração da "senha de acesso", são novos, é sempre bom confirmarmos.

    abraços,

    Dois processos que eu liguei para saber o numero do processos, tinha sido numerados coisa de 1 ou dois dias antes e ja informaram tambem a chave de acesso. e 3 processos entregues pessoalmente informaram tanto o numero do processo quanto a senha impressa na mesma folha na mesma hora... POde não ser regra, OK, mas pelos que eu tive conhecimento foi junto.

    MaluCEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    "A senha de acesso é gerada quando o processo é numerado."

    Meus queridos, eu acho que é assim mesmo, pois a chave para acompanhamento já contém o número do processo nela "embutido".

    E ademais: Nos casos de minha família em que o pacote (req + anexos) foi entregue pessoalmente no ACP, quem entregou recebeu ali, de imediato, tanto o numero do processo quanto a chave para acompanhamento. Foi um simples toma-lá-dá-cá!

    Grande abraço!

    TeresaFariasCEGVMaluAPARECIDA
  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

    Gostaria de informar a todos que o processo que estou fazendo da minha sogra, hoje foi para a bolinha 7 e está marrom. Agora falta pouco 🙏...
    Processo numerado em 02/05... Levou 3 meses até agora e só falta o número de assento.
    Assim que tiver o número de assento já envio a documentação do meu marido.
    Agradeço ao fórum por existir, pois antes de começar eu pesquisei muito e li muito e em uma dessas pesquisas encontrei o fórum que me ajudou bastante.
    Boa sorte a todos!!!

    CEGV
  • ECGECG Member 220 PontosPosts: 34

    Bom dia!
    A documentação dos meus 3 filhos maiores está pronta para envio para ACP. Tenho algumas perguntas que peço o favor de me ajudarem (respondendo ou me apontando algum link). São 3 filhos maiores (28, 26 e 25 anos):
    1) precisamos enviar o processo de cada um numa correspondência do correio separada ou podemos enviar numa única correspondência do correio com 3 processos organizadamente separados?
    2) Temos as 2 certidões de nascimento de cada um (cópia reprográfica e de inteiro teor). Só apostilei a de inteiro teor. Estava pensando em só enviar a de inteiro teor (que foi a que mandei no meu processo como neta e depois de convolação), mas li alguns comentários que seria a de cópia reprográfica. Qual a que estão pedindo? Existe alguma recomendação?
    Muito grata pelos esclarecimentos.

    Daniela_tavares
  • ECGECG Member 220 PontosPosts: 34

    @ECG disse:
    Bom dia!
    A documentação dos meus 3 filhos maiores

    Me desculpem, errei o grupo.

    SeverDoVouga
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @ECG disse:
    Bom dia!
    A documentação dos meus 3 filhos maiores está pronta para envio para ACP. Tenho algumas perguntas que peço o favor de me ajudarem (respondendo ou me apontando algum link). São 3 filhos maiores (28, 26 e 25 anos):
    1) precisamos enviar o processo de cada um numa correspondência do correio separada ou podemos enviar numa única correspondência do correio com 3 processos organizadamente separados?

    Pode , sim, enviar todos os processos juntos em um envio postal

    2) Temos as 2 certidões de nascimento de cada um (cópia reprográfica e de inteiro teor). Só apostilei a de inteiro teor. Estava pensando em só enviar a de inteiro teor (que foi a que mandei no meu processo como neta e depois de convolação), mas li alguns comentários que seria a de cópia reprográfica. Qual a que estão pedindo? Existe alguma recomendação?

    certidões de nascimento de filhos requerentes: SEMPRE por cópia reprográfica

    Muito grata pelos esclarecimentos.

  • RafaMeloRafaMelo Member 104 PontosPosts: 21

    @fefan disse:

    @RafaMelo disse:
    Pessoal, atualizando infos do meu processo:
    Liguei hoje pra L.R as 9h30 (Brasília), esperei por 59min.
    Peguei minha chave de acesso ao site da nacionalidade.justica.gov.pt

    20'Mar - Enviado por DHL.
    25'Mar - Processo recebido na ACP.
    01'Ago - 'Despacho' (não sei desde quando)

    Obs. Não sei a data de cada etapa, pois só hoje consegui contato na L.R.

    Confiando que antes do final de agosto já esteja Finalizado.

    RafaMelo, quando vc diz ‘Despacho’, no site aparece a bolinha verde ate que numero para vc?

    Bolinha Verde na etapa 5 (Análise de pedido), bolinha branca etapa 6 (despacho) e marrom 7 (terminado).
    Logo abaixo tem a mensagem: “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português”.

    CEGVmichelribeiro91MaluFSPheliob
  • RoseRose Member 520 PontosPosts: 144

    @Malu disse:

    @Soraia1975 disse:
    Pessoal o que acham,

    Enviei o pedido do meu filho :neutral:

    Enviado : 11/07
    Recebido: 15/07

    São 10 dias e não recebi nenhuma comunicação. É normal???devo ligar??, se sim pra que numero? obrigado

    Bom dia!
    Hoje liguei às exatamente 9:00h de Portugal para a LR (+351) 211 950 500, aguardei 25 minutos e consegui o numero do meu processo. Ainda não tem senha de acesso pois está muito no início, é para ligar novamente daqui a 2 semanas.
    Nestas 3 semanas anteriores nem consegui completar as ligações para a LR, devido ao "congestionamento"... e hoje me esqueci de perguntar o dia exato que foi numerado. Mas o importante é que estou na fila, meu processo já tem identidade.

    Recebido na ACP Porto no dia 12/07/19 por Correio
    Numerado (provavelmente) no dia 01/08/19 = Numero 572xx/19

    Bom fim de semana para todos!

    @Malu Acredito que o número a que você se refere é o protocolo do recebimento do processo na ACP porque o meu chegou dia 19/06 as 9;00 horas de manhã e NÃO FOI numerado até hoje. SÓ TEM o número do protocolo. Abs

  • ilyanilyan Member 277 PontosPosts: 46

    É impressão minha ou os processos pararam de concluir? Já tem semanas que não sai processo.. que nervoso.

    CEGVheliobFSP
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.