Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Não se se é pior não receber a senha, ou receber e não conseguir acessar. Já recebi o código há mais de um mês e continuo recebendo a mensagem de que o número não corresponde a um processo ativo. Já enviei mais três e-mails para confirmar se a senha está correta e não obtive resposta. Quando retornar ao Brasil, vou tentar telefonar para lá, mas pelo que tenho visto, já sei que vou me frustrar novamente, já que poucas pessoas estão tendo sucesso com as ligações
Obrigado meus queridos, mais uma vez.
O dia de hoje, 22 de julho de 2019, passa a ser uma espécie de segunda data de nascimento, pelo significado imenso que possui para mim e meus descendentes, de hoje e do futuro, a obtenção da nacionalidade portuguesa originária. Agora vou comemorar aniversário duas vezes por ano: 22 de janeiro e 22 de julho. Exatamente seis meses de diferença. Simetricamente dividido no ano. Melhor impossível.
Na sexta-feira, quando vi que faltava apenas a averbação da atribuição, já tinha comemorado, timidamente. Foram só duas garrafas de um bom português. Mas a comemoração da notícia de hoje vai ter que aguardar até amanhã pelo menos. Motivo: nenhum restaurante português de Brasília (que eu conheça) abre na segunda-feira. Hoje o máximo que rola é a Padaria Portuguesa na W3 Norte. kkkkkkkkkk
olá boa noite! gostaria de incluir o processo do meu pai na tabela, ele tem 74 anos.
processo numero 129XX/2018 foi dado entrada dia 23/11/2017 via advogada. Recebi a senha de acesso no dia 24/06 e está na fase 3 no site desde então. conforme a advogada me informou falta resposta do DGAJ. no começo do ano fui informada que a fase das diligências já estava concluída. acredito então que prescreveu as consultas como li em alguns comentários. agradeço a atenção e sigo com paciência e boas vibrações para todos nesta jornada de tanta expectativa da tão sonhada conclusão!!
Boa noite. Meu processo terminou e o registo foi feito hoje: 1 ano, 7 meses e 18 dias após recebido na CRC. Game Over. Não, não passou rápido...
Parabéns!!!!!
Oi pessoal, bastante tempo q acompanho o grupo mas é a primeira vez q comento. Muito animada com essa onda de processos concluídos! Gostaria de incluir o do meu pai na tabela, foi enviado pelos correios, recebido em 04/01/2018, feito por conta própria, num 24xxx/2018. Desde q foram liberadas as consultas online, em junho, está na fase 4.
Consuelo não existe exigência porque o documento de identidade não possui a informação dos pais. Cuidado com informações que levam a outras suposições e depois acabam com alguém criando uma "norma" informal. Foi assim no caso das certidões que expiram e que não podem ter mais de 6 meses... É diferente algo que facilitará de algo que gerará exigências. A filiação já consta na Certidão de nascimento do requerente. O envio de documento do requerente é principalmente para provar (além da firma reconhecida por autenticidade) identidade. Nada mais, nada menos. O documento importante do processo é o requerimento (firma por autenticidade) e Certidão de nascimento apostilada.
abraços,
Rose, minha sugestão foi clara... continue enviando a cada 2 dias até te responderem.
abraços,
Colegas, boa noite.
A conquista da nacionalidade originária hoje obtida não teria sido alcançada sem a ajuda valiosa e a solidariedade recebida de muitas pessoas, principalmente de 2016 para cá. Pessoas completamente desconhecidas, distantes geograficamente, separadas muitas vezes por um oceano, mas unidas, não exatamente por um objetivo, mas por um sentimento contagiante, que é o de se tornar português. Coisas do coração. Difícil de explicar.
Passamos por momentos difíceis, de dúvidas, incertezas. O pessimismo que tomou conta de muitos, inclusive de mim, com relação à nova Lei, muito distante do que todos esperavam. A tensão que se passou lá no Fórum. A angustiante espera pela regulamentação da nova Lei. Espera que acabou, paradoxalmente, por ajudar muitos netos na obtenção da nacionalidade pelo antigo 6.4 e que agora têm o direito a fazer a tão sonhada atribuição. Estratégia que se revelou correta para os que conseguiram. Uma corrida contra o tempo.
Muitos chegaram atrasados; outros ainda nem tentaram. E agora precisam comprovar as tais “ligações efetivas”. É claro que sempre existe a possibilidade de a Lei da Nacionalidade ser revista (e já o foi por algumas vezes) e que as exigências de hoje sejam suprimidas no futuro. Essa é uma questão política e hoje mesmo tramita na Assembleia da República uma mudança na LN nesse sentido. Por enquanto vejo a necessidade de comprovação dos laços para os netos como um desafio para o resgate pelas gerações mais novas, onde quer que seja, da vida da cultural das comunidades portuguesas, principalmente, por meio da revitalização das instituições de origem portuguesa, culturais e recreativas, muitas combalidas pelo tempo, inativas ou mesmo extintas, vítimas do natural desaparecimento de gerações e da falta de renovação e do envolvimento das mais jovens, entre outras razões. Há muito a ser feito nesse sentido e não precisa ser algo necessariamente grande: um grêmio de leitura de autores portugueses, um grupo de culinária portuguesa, a organização de uma competição esportiva etc. são pequenas iniciativas que podem contribuir muito para a revitalização de uma associação ou um clube.
Devo agora, naturalmente, acompanhar e participar mais assiduamente das discussões de outro tópico, o dos filhos. Fila que anda, não é mesmo. Mas quero aproveitar para externar meus agradecimentos aos colegas desse tópico (esperando reencontrar muitos nos “Filhos”), ao moderadores e, em particular, ao @CEGV pela valorosa ajuda, apoio e respeito que sempre recebi aqui.
@CEGV atualiza aí:
SeverDoVouga 20/09/18 208 C C 659xx/18 22/07/2019 – FINALIZADO (Acho que 208 dias úteis)
Pelas minha contas já são 21 processo finalizados em julho. RECORDE.
Abraço a todos
@SeverDoVouga , @MAUROMB
Felicitações Mauro. Boa sorte!
Abraço.
@ mauromb
Felicitações Mauro. Boa sorte!
Estou curioso para ver a aparência da nossa planilha com este tsunami embaralhando o ordenamentos de conclusão.
Olá, boa tarde a todos.
Gostaria de saber o estado do meu processo de cidadania em https://nacionalidade.justica.gov.pt/. Eu escrevi um email para os registros centrais onde eles me deram essa informação:
659xx / 18
10-09-2018
323
Arquivos da Central do Porto
Mas com essa informação não consigo acessar. Eu agradeceria muito sua ajuda.
Obrigado
Tomas
@tomasgr, bem vindo,
Deve pedir a chave/senha de acesso ao sistema de acompanhamento. Temos instrução sobre isso no seguinte tópico
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1
Abraços e aproveite nosso Portal,
Povo, só para avisar da questão da "coelhada"... Kkkk
Mandei o processo da minha filha (2 anos e 5 meses) para Tondela, após a convolação da minha esposa.
Segue dados:
Envio: 28/05/2019
Chegada: 14/06/2019
Despacho: 19/07/2019
Conclusão: 23/07/2019
PS: Tondela, para menor, é imbatível!
Olá! Após um mês de tentativas frustradas de acesso ao sistema, me enviaram uma nova senha! A antiga estava com erro (pertencia à uma duplicação do sistema). Felizmente pude acessar e agora meu processo se encontra na fase 4 (O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa).
Bom saber... Obrigado pela informação.
Mandei e-mail hj ao SEF (última diligência restante, segundo a LR) pedindo certa atenção acerca da consulta solicitada pela CRC sobre o processo de meu sogro, dizendo inclusive que meu sogro já é cidadão português (naturalizado)...
Aliás, acho muito contraditório a CRC realizar ao serviço de estrangeiros e fronteiras consultas sobre alguém que não é estrangeiro mas já nacional português...vai entender!
Obviamente faz parte do protocolo que a CRC precisa seguir, mas é outra evidência de que falta racionalidade nos processos de convolacoes...
Abcs a todos!
Boa tarde Asferjunior. Estou na mesma situação. Pode indicar-me, por favor, email do SEF para também poder enviar uma solicitação no mesmo sentido.
Obgrigado a todos
Aí vai, amigo: gricrp.cc@sef.pt e sef@sef.pt
Apesar de ter enviado e-mail, tenho poucas esperanças de que isso ajude alguma coisa mas não consegui ficar de braços cruzados...abcs!
Por favor, atualizem o estado do processo de minha mãe na planilha, fase 4 de acordo com o site!! Acessei hj!
"O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa"
Uow!!! Pelo visto, com raras excessão, estamos em grande maioria com as diligências concluídas. Na Fase 4. Resta agora saber se essa será a nova fase em que os processos ficam travados (como eram antigamente, antes de serem enviados para as diligências). Ou se realmente teremos uma agilidade absurda!! Cruzando os dedos hehehe
Acho que estão se livrando dos convolantes... até os mais recentes estão seguindo para despacho... melhor e muito devido..
Alguém do MJ deve ter dito "Se livrem logo daquele grupo chato do CEGV !!!!"
kkkkkk
Obrigado. Tb não consigo ficar parado
Trago boas notícias!
Meu processo andou novamente (em menos de uma semana) da fase 4 para a fase 5 “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.”
Aprentemente os processos estão andando com mais velocidade!
Boa sorte a todos e que julho ainda traga boas notícias aos demais
Alguém aqui já tentou por telefone? 080 202 653 - Para marcações e informações.
Acabei de ver no jornal que Raulzito continua intocável... O Supremo constitucional da "terrinha" manteve, apesar de recursos, o arquivamento do processo de extradição dele. A gente batalhou pacas e ele foi o primeiro a se dar bem...
.> @Silasfora disse:
Até que fim! @Silasfora, boa sorte daqui pra frente.
Eu estava pensando exatamente isso, que a fase 4 do site de acompanhamento seria a eterna fase anterior às diligências de antigamente!! Medo!!
Boa noite a todos!
Por favor, poderiam me dizer o que aparece informado sobre o processo de vocês quando acessam o sítio da justiça para acompanhamento de processos?
É algo como isso?
Estado do processo XXXX / 2018 (324 - Art. 1º D - Atribuição (netos de portugueses))
Oi @Fausto,
É isso mesmo. O importante é o texto que fica abaixo das bolinhas.
Abraços e ótima sorte,
Boa noite. Se alguém puder colocar meu processo na tabela eu agradeço.
Processo 75XX0 / 2018 - Enviado em outubro e numerado em novembro de 2018.
Atual estágio: 4 - Verificação de documentos
Oi, @cecelopb
Precisamos da data de chegada do seu processo na CRCentrais. Se puder enviar a informação, adiciono à nossa tabela.
Abraços,
Chegada em 11/10, numerado em 19/11. Abs
@cecelopb, já adicionado. Aparecerá na próxima publicação.
abraços e ótima sorte.
98 Processos Concluídos
Estatísticas:
- 56 Requerentes +180 dias, 5 entre 91 e 180 dias e 3 com até 90 dias
- Status (2 Pendentes , 2 Numerados , 17 em Análise , 15 em Diligências , 23 em Despacho , 4 em Registro)
- Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 208 dias, Tempo Máximo 472 dias, Média 357 dias
Estatísticas Adicionais
jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 dez/18 jan/19 fev/19 mar/19 abr/19 mai/19 jun/19 jul/19 Concluídos 1 3 3 19 3 18 1 0 7 8 3 6 5 21 D.U.R. Max 226 257 274 305 322 346 321 0 402 401 413 425 453 472 D.U.R. Min 226 253 242 289 310 267 321 0 371 372 392 394 409 208 D.U.R. AVG 226 255 261 296 316 328 321 382 389 399 410 424 420 Dif mês ant 0 29 6 35 20 12 -7 61 7 10 11 14 -4Lembro a todos: Para ver o link da última tabela publicada, acesse nossa primeira publicação deste tópico. Lá atualizaremos sempre o link para visualização de nossa última tabela.
Abraços e boa sorte a todos,
Nossa.. dos processos mais novos o meu foi o único que não teve retorno das diligências!!!
hoje
o status do meu processador mudou de 4 para 6
Bom dia!!!
Eu pedi para entrar na semana passada na atualização da tabela, mas não encontrei o meu nome nessa última atualização.
Vou enviar novamente as minhas informações:
Processo 624xx/18
Entrada em 30/08/2018
Encontra-se na fase 4 - "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.".
Abraços e obrigada!!!
Ok. Muito obrigado CEGV.
Volto pra Portugal o mês que vem. Será que adianta alguma coisa eu ir na CRC perguntar pelo meu processo?
@ccalixto , lamento. Algumas atualizações excepcionalmente passam... já atualizei e aparecerá na próxima publicação, ok ?
abraços e aproveite nosso Portal !
Muito obrigada!!!
Muito obrigada!!!
@CEGV o processo da minha mãe está desatualizado na tabela, foi concluído dia 19/07!!
Caraca... passou... foi mal !!! Mas a festa fizemos, né ?!?!?!?! rssssssss
Estamos então com 22 processos concluídos em Julho !!!
Siiiim! Festa com certeza! No grupo e na vida! Comemorei, bebemorei, chorei de emoção, gritei, chorei de novo kkkk
Acho q minha ficha nem caiu ainda.. acho q só vai cair quando o nome estiver azul na tabela, ou nen isso hahahaha
Sou só eu ou vocês também checam o site de acompanhamento várias vezes ao dia?! 😝Espero Que seja porque recebi a senha há pouco tempo e que essa ansiedade passe logo!! 😐