PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1222325272861

Comentários

  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    @Rose disse:

    @Malu Acredito que o número a que você se refere é o protocolo do recebimento do processo na ACP porque o meu chegou dia 19/06 as 9;00 horas de manhã e NÃO FOI numerado até hoje. SÓ TEM o número do protocolo. Abs

    Olá @Rose, este numero me foi dado pela LR como "numero do processo". Quando eu conseguir a senha é que vou saber se é do processo ou do protocolo... Mas tem o mesmo tipo de numeração do que outros processos que já estão numerados. Você conseguiu o teu numero pela Linha Registos?

  • fefanfefan Member 44 PontosPosts: 8

    @ilyan disse:
    É impressão minha ou os processos pararam de concluir? Já tem semanas que não sai processo.. que nervoso.

    Parece que esta parado mesmo, alem do periodo de ferias estavam de greve nas duas ultimas Segundas e estao com mais uma paralizacao agendada para a semana que vem inteira.

    https://news.cision.com/pt/ascr/r/conservadores-e-oficiais-de-registos-em-greve-de-12-a-17-de-agosto,c637006891760000000

    CEGVilyan
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @rodrigocruz disse:
    Já o meu irmão, que não tinha pressa, resolveu fazer a transcricao do casamento dele e atribuição de seus dois filhos também menores via Consulado de Fortaleza. Ele deu entrada na documentação pedida pelo consulado e em exatos 29 dias corridos recebeu a averbação e os assentos dos dois filhos!

    Seria possível dar entrada pelo Consulado de Fortaleza, pelos Correios, ou somente em pessoa?
    Fiquei interessado.

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado agosto 2019

    @marcelo_12meses disse:
    Seria possível dar entrada pelo Consulado de Fortaleza, pelos Correios, ou somente em pessoa?

    Salvo engano você tem que morar na região de abrangência / cobertura do Consulado ou vice-consulado para submeter solicitações. Uma pessoa que Mora no Rio, por exemplo, não pode submeter processos no Consulado de SP e vice-versa. Provar que você mora (ou não mora) na área de cobertura aí são outros 500.

    Sei, por exemplo, de um monte de gente que gostaria de usar os serviços do Consulado de SP e que, infelizmente, não conseguem. Se tem "jeitinho", aí não sei.

    abraços,

    marcelo_12meses
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    Pelo Consulado é mais rápido? Ontem liguei para o Vicd-Consulado em Porto Alegre e infirmaram que demora nais de um ano..

    CEGV
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    @fefan disse:

    @ilyan disse:
    É impressão minha ou os processos pararam de concluir? Já tem semanas que não sai processo.. que nervoso.

    Parece que esta parado mesmo, alem do periodo de ferias estavam de greve nas duas ultimas Segundas e estao com mais uma paralizacao agendada para a semana que vem inteira.

    https://news.cision.com/pt/ascr/r/conservadores-e-oficiais-de-registos-em-greve-de-12-a-17-de-agosto,c637006891760000000

    Será que a ACP vai ter alguem atendendo na semana que vem ou vai parar tudo?!

    CEGV
  • fefanfefan Member 44 PontosPosts: 8

    @dante_salvatore imagino que deva ter alguem trabalhando mas somente nos serviços basicos, não em nacionalidades, pelo que vi geralmente tem 70-80% de aderências nas greves deles.
    Mas talvez alguém tenha essa informção melhor que eu...

  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @MMac disse:
    Pelo Consulado é mais rápido? Ontem liguei para o Vicd-Consulado em Porto Alegre e infirmaram que demora nais de um ano..

    Não, não. Não é assim que a ciência funciona, não.
    kkkk, parece aquela brincadeira de criança, telefone-sem-fio.

    @MMac, o mais rápido tem sido sempre diretamente pelas CRCs mesmo.
    Deu-se um causo, onde o Consulado de Fortaleza teria concluído, excepcionalmente, um processo absurdamente muito mais rápido do que um outro, na mesma família de um outro requerente que enviou à CRC.
    Aí, eu, de abelhudo, pensei na possibilidade de tentar a sorte também, para ver se a excessão não seria, talvez, uma regra.

    CEGVMei
  • Pedro_da_RochaPedro_da_Rocha Member 60 PontosPosts: 7

    Enviei meu processo para ACP e chegou lá 22 de abril, mas não consegui ser atendido na linha de registro nem no no telefone do ACP para saber o número do processo. Alguém tem alguma dica?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @dante_salvatore disse:
    Será que a ACP vai ter alguem atendendo na semana que vem ou vai parar tudo?!

    sempre tem gente que não entra em greve.

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @Pedro_da_Rocha disse:
    Enviei meu processo para ACP e chegou lá 22 de abril, mas não consegui ser atendido na linha de registro nem no no telefone do ACP para saber o número do processo. Alguém tem alguma dica?

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

    abraços,

    Pedro_da_Rocha
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    Liguei em 8/8 fiquei 45 minutos mas uma pessoal muito Educada me atendeu e passou o numero do meu processo
    11/7 - Enviado
    15/7 - Chegou no ACP
    05/8 - Numerado

    Pediu para que eu ligasse daqui 2 semanas para receber a senha de acesso

    CEGVmarcos_petropolis
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    LIGUEI NO 00 (Numero da operadora)351 211950 500

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @Soraia1975 disse:
    LIGUEI NO 00 (Numero da operadora)351 211950 500

    Soraia, já leu este artigo abaixo ?
    https://Portupedia.com/wiki/LR

    também tem o
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

    abraços,

    PedroFP
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    Valeu CEGV

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Sobre a greve no IRN vi uma publicação que além dos dias 12 a 17 de agosto tb de 23 a 27 de agosto! Tenho uns docs p enviar. Será que recebem docs ou por causa da greve não recebem? Obrigada

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Digo 12 a 16/8, 19 a 23/8 e 26/8...

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @TeresaFarias disse:
    Sobre a greve no IRN vi uma publicação que além dos dias 12 a 17 de agosto tb de 23 a 27 de agosto! Tenho uns docs p enviar. Será que recebem docs ou por causa da greve não recebem? Obrigada

    Se o espaço estiver fechado não recebem. Só os espaços que estão trabalhando em regime de serviços mínimos talvez recebam.

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158
    editado agosto 2019

    Eu mandei um email p ACP hj perguntando se estavam recebendo documentos durante a greve a sra [xxx] respondeu que hoje estavam abertos atendendo ao publico e recepcionando documentos. Das outras greves o ACP nao fechou completamente. Acredito que servicos minimos sejam assegurados. Tomara

    Malu
  • lukemalafalukemalafa Member 24 PontosPosts: 1
    editado agosto 2019

    @TeresaFarias confirmando a sua afirmação, [xxx] está falando a verdade quando diz que documentos estão sendo recebidos. Processo de atribuição que enviei semana passada foi recebido hoje no ACP justamente por ela.

    CEGVMaluTeresaFarias
  • nabuconabuco Member 147 PontosPosts: 21
    editado agosto 2019

    Enviei meus docs dia 30 de julho e foi recebido hoje, 14/08 por ela, [xxx].

    TeresaFarias
  • michelribeiro91michelribeiro91 Member 307 PontosPosts: 41

    Enviei meus documentos dia 23/07 e chegaram ao ACP dia 02/08. Já está numerado, mas ainda não tenho a senha para acesso ao portal. Processo n°62***/2019

    CEGV
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    CEGV querido, na boa só para ajudar aqui no Forum, ta liberado amenção nominal dos funcionários das CRsss. Isso não pode dar problema???? Falo isso porque tomo o maior cuidado , afnal fui alertada no passado e agradeço sua orientação... abraços

    EpidauraMoreiraDaniela_tavaresMei
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @Soraia1975 disse:
    CEGV querido, na boa só para ajudar aqui no Forum, ta liberado amenção nominal dos funcionários das CRsss. Isso não pode dar problema???? Falo isso porque tomo o maior cuidado , afnal fui alertada no passado e agradeço sua orientação... abraços

    Não está não... continuamos com a política de evitar nomear funcionários.

    abraços,

    EpidauraMoreira
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    Alguém sabe dizer se na segunda-feira, dia 19, a greve dos conservadores já vai ter acabado?

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado agosto 2019

    Greve marcada para os dias

    5, 12, 13, 14, 16, 17 e 26 de agosto e
    2, 9, 16, 23 e 30 de setembro

    abraços,

  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    Então parece que vai estar normal na segunda-feira. Vou dar um pulo na ACP, valeu.

    CEGVPedroFP
  • RonaldRonald Member 236 PontosPosts: 63

    Bom dia senhores. No mês 04/2019 enviei todos os documentos do pedido de Cidadania Portuguesa da minha filha (maior) e dos meus sobrinhos (menores). Todos os documentos FORAM ENVIADOS EM UM MESMO ENVELOPE, e foram recebidos por volta do dia 13/04/2019.
    Ocorre que os documentos dos pedidos de Cidadania dos meus sobrinhos já foram numerados, porém o da minha filha até o presente momento não tenho informações alguma, apesar de já ter enviado inúmeros e-mails. Também não estou conseguindo telefonar. Alguém tem alguma sugestão?

    Desde já, meus sinceros cumprimentos! RONALD MAC DOLW

  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148
    editado agosto 2019

    @Ronald disse:
    Bom dia senhores. No mês 04/2019 enviei todos os documentos do pedido de Cidadania Portuguesa da minha filha (maior) e dos meus sobrinhos (menores). Todos os documentos FORAM ENVIADOS EM UM MESMO ENVELOPE, e foram recebidos por volta do dia 13/04/2019.
    Ocorre que os documentos dos pedidos de Cidadania dos meus sobrinhos já foram numerados, porém o da minha filha até o presente momento não tenho informações alguma, apesar de já ter enviado inúmeros e-mails. Também não estou conseguindo telefonar. Alguém tem alguma sugestão?

    Desde já, meus sinceros cumprimentos! RONALD MAC DOLW

    LIGUEI NO 00 (Numero da operadora)351 211950 500 eu liguei aqui e consegui o numero do processo do meu filho (maior) tente para sua menina...

    PedroFP
  • RonaldRonald Member 236 PontosPosts: 63

    @Soraia1975 disse:

    @Ronald disse:
    Bom dia senhores. No mês 04/2019 enviei todos os documentos do pedido de Cidadania Portuguesa da minha filha (maior) e dos meus sobrinhos (menores). Todos os documentos FORAM ENVIADOS EM UM MESMO ENVELOPE, e foram recebidos por volta do dia 13/04/2019.
    Ocorre que os documentos dos pedidos de Cidadania dos meus sobrinhos já foram numerados, porém o da minha filha até o presente momento não tenho informações alguma, apesar de já ter enviado inúmeros e-mails. Também não estou conseguindo telefonar. Alguém tem alguma sugestão?

    Desde já, meus sinceros cumprimentos! RONALD MAC DOLW

    LIGUEI NO 00 (Numero da operadora)351 211950 500 eu liguei aqui e consegui o numero do processo do meu filho (maior) tente para sua menina...

    Obrigado Soraia1975. Vou tentar ligar.

  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    Enviei hoje meus documentos para a ACP pela DHL. Chegam quinta-feita.

    marcos_petropolisFernanda_Andrade27PedroFP
  • consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

    Boa tarde! Hoje finalmente consegui dar entrada no processo de atribuição dos meus filhos maiores. Fui pessoalmente ao ACP, que funcionou normalmente. Recebi no ato o número dos processos e as senhas de acesso. Muito feliz em estar nessa nova fase. Ainda vão faltar os netos.

    FILHA:
    proc. nr. 64xx6/19,
    entrada em 19/8/19
    numerado em 19/8/19
    senha em 19/8/19.

    FILHO:
    proc. nr. 64xx8/19,
    entrada em 19/8/19
    numerado em 19/8/19
    senha em 19/8/19.

    Me informaram que atualmente os processos estão demorando em média 4 meses.
    Agora é aguardar.

    PedroFPmarcelo_12mesesMalu
  • PedroFPPedroFP Member 353 PontosPosts: 71

    @consuelo52 disse:
    Boa tarde! Hoje finalmente consegui dar entrada no processo de atribuição dos meus filhos maiores. Fui pessoalmente ao ACP, que funcionou normalmente.

    Consuelo, acredito que nos encontramos na ACP hoje, eu também lá estive, minha senha de atendimento foi D006.

    Pois bem, assim como a Consuelo, sai de lá com todas as informações, processo numerado e senha para consulta online, inclusive já consultei e meu processo e encontra-se no estágio N°1.

    Proc. N°1 64xx5/19,
    Entrada em 19/08/19
    Numerado em 19/08/19
    Senha em 19/08/19.

    A atendente me informou que atualmente os processos estão demorando em média 4 a 6meses, devido ao grande volume de processos.

    Uma observação, só levei a cópia reprografica da certidão de nascimento e a atendente me perguntou se eu não teria tb uma certidão digitada(comum), ela me disse que o correto eh a reprografica, mas que TB eh bom entregar a comum para evitar erro na hora de fazer o registro, mas que em caso de erro poderiam fazer uma retificação. Como não tinha a outra cópia em mãos ela me disse q não me preocupasse que eu estava entregando tudo certo, era apenas para evitar algum erro.

    Boa sorte a todos!!!

    CEGVmarcelo_12mesesMalu
  • ECGECG Member 220 PontosPosts: 34

    Boa noite! Os documentos dos meus 3 filhos chegaram em ACP no dia 09/ago/2019. Por favor, vocês sabem quanto tempo está demorando para numerar os processos? Com a numeração em mãos, tem algum link com a explicação de como obter a senha e depois como fazer o acompanhamento online? Muito grata!!

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @PedroFP disse:
    Uma observação, só levei a cópia reprografica da certidão de nascimento e a atendente me perguntou se eu não teria tb uma certidão digitada(comum), ela me disse que o correto eh a reprografica, mas que TB eh bom entregar a comum para evitar erro na hora de fazer o registro, mas que em caso de erro poderiam fazer uma retificação. Como não tinha a outra cópia em mãos ela me disse q não me preocupasse que eu estava entregando tudo certo, era apenas para evitar algum erro.

    Amigo Pedro, a "singela" sugestão da atendente aumentaria seus custos em uns € 80, em média (emissão e apostilamento). Fora que, a não ser que você seja escolado e revise cuidadosamente as duas certidões, poderá correr o risco da certidão digitada ter algum erro. Melhor sempre evitar dúvidas e dores de cabeça. É o que sempre sugiro para quem faz sozinho.

    abraços,

    PedroFP
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @ECG disse:
    Boa noite! Os documentos dos meus 3 filhos chegaram em ACP no dia 09/ago/2019. Por favor, vocês sabem quanto tempo está demorando para numerar os processos? Com a numeração em mãos, tem algum link com a explicação de como obter a senha e depois como fazer o acompanhamento online? Muito grata!!

    @ECG, em geral 10 a 15 dias mas não me preocuparia com o processo antes de depois dos primeiros 30 dias. Nada acontecerá neste meio tempo, os processos no ACP estão levando uns 4 a 6 meses (segundo o balcão). Então aguardar 30 dias para conferir numeração não é um prazo absurdo.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado agosto 2019

    Em tempo...

    tenho processos de familiares e primos de minha esposa que foram recebidos no ACP no final de maio e até agora seguem na bolinha 1 ("Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido.")

    Então... Infelizmente o nome do jogo no ACP agora é "Paciência"

    Muito provavelmente o que ocorrerá é que o sistema passará do 1 para o 4 e, logo depois, 5, 6 e, pouco depois, 7. O difícil chegar no ponto em que alguém pega o processo para analisar. Depois, se tudo correto, segue para despacho e, logo após registro.

    Na famosa planilha do ACP, atualmente o último processo de Maior de Idade finalizado lá foi de 1/4 e ainda existem processos de março não finalizados. Quase 5 meses

    abraços,

  • michelribeiro91michelribeiro91 Member 307 PontosPosts: 41

    @CEGV disse:
    Em tempo...

    tenho processos de familiares e primos de minha esposa que foram recebidos no ACP no final de maio e até agora seguem na bolinha 1 ("Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido.")

    Então... Infelizmente o nome do jogo no ACP agora é "Paciência"

    Muito provavelmente o que ocorrerá é que o sistema passará do 1 para o 4 e, logo depois, 5, 6 e, pouco depois, 7. O difícil chegar no ponto em que alguém pega o processo para analisar. Depois, se tudo correto, segue para despacho e, logo após registro.

    Na famosa planilha do ACP, atualmente o último processo de Maior de Idade finalizado lá foi de 1/4 e ainda existem processos de março não finalizados. Quase 5 meses

    abraços,

    Onde está o link da tabela? Gostaria de acrescentar meu processo (62***/19). Recebi por e-mail a senha para consulta no dia 16/08 (o processo chegou no ACP 02/08)

  • PedroFPPedroFP Member 353 PontosPosts: 71

    @CEGV disse:
    Amigo Pedro, a "singela" sugestão da atendente aumentaria seus custos em uns € 80, em média (emissão e apostilamento). Fora que, a não ser que você seja escolado e revise cuidadosamente as duas certidões, poderá correr o risco da certidão digitada ter algum erro. Melhor sempre evitar dúvidas e dores de cabeça. É o que sempre sugiro para quem faz sozinho.

    abraços,

    Grande CEGV, entendo completamente, faz muito sentido a sua colocação. Quando respondi q não tinha a certidão digitada, perguntei se nao seria melhor envia posteriormente e a atendente me disse q não se fazia necessário, que eu estava a entregar a documentação correta.

    Mais uma vez, muito obrigado pelos esclarecimentos e suporte de sempre!

    Abraços!!

    CEGV
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    Também fui até a ACP (D002) ontem, finalmente consegui dar entrada no processo.

    Proc. N°1 64xx0/19,
    Entrada em 19/08/19
    Numerado em 19/08/19
    Senha em 19/08/19

    MaluPedroFP
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    No meu caso ela mandou consultar o processo daqui 6 meses. O do meu irmão está lá a mais de um mês, segundo eles ainda não foi nem digitalizado.

    Malu
  • nina1991nina1991 Member 195 PontosPosts: 27

    Eu liguei na LR e não quiseram me passar o número do processo da minha mãe e do meu tio porq eu não sou a procuradora deles. Como vcs fizeram? Tem que se passar pela pessoa pra eles passarem o número? Achei bem nada a ver, porq se eu quisesse falar que era minha mãe eu poderia, como eles iram provar? Mas de qualquer forma ela não passaria o número do processo do meu tio.
    Como vcs fazem pra pegar o número de mais de um processo?
    Eu nunca vi nenhum caso assim aqui no grupo.
    Será que tive azar com a atendente porq ela foi bem seca e disse que só passa o número do processo para o solicitante e se tivesse alguma coisa pra eu saber que entrariam em contato. Melhor esperar mais um pouco e tentar de novo?

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado agosto 2019

    @nina1991 disse:
    Eu liguei na LR e não quiseram me passar o número do processo da minha mãe e do meu tio porq eu não sou a procuradora deles.

    normal.

    Como vcs fizeram? Tem que se passar pela pessoa pra eles passarem o número?

    sim, tem

    Achei bem nada a ver, porq se eu quisesse falar que era minha mãe eu poderia, como eles iram provar? Mas de qualquer forma ela não passaria o número do processo do meu tio.

    essa é uma das dificuldades de parentes (gestores) acompanhando processos de seus familiares. Por isso que o novo sistema online é melhor que ligar para a LR, independente de dizerem que não é "atualizado", o que discordo. LR atualmente uso somente quando quero alguma informação muito específica.

    Como vcs fazem pra pegar o número de mais de um processo?

    gentileza com os atendentes, empatia e um pouco de sorte.

    Eu nunca vi nenhum caso assim aqui no grupo.
    Será que tive azar com a atendente porq ela foi bem seca e disse que só passa o número do processo para o solicitante e se tivesse alguma coisa pra eu saber que entrariam em contato. Melhor esperar mais um pouco e tentar de novo?

    como disse, tem que "rolar" uma empatia. Por isso sempre digo que não importa o tempo que você fica esperando ser atendido. Você que é o interessado em obter mais informações do que eles estão dispostos a dar. A informação que eles são "obrigados" a dar é muito limitada e eles sabem disso. Para conseguir boas informações tem que tratá-los muiiiito bem.

    Eu sei que é um ditado horrível o que vou lembrar aqui. Mas, como diz aquele inconveniente ditado, "para rir tem que fazer rir". Acho que meio que se aplica ao que falei anteriormente. Tem que buscar que o atendente pense "Pô, esse cara (ou garota) é bacana. Deixe eu tentar ajudá-lo(a) a conseguir a informação que ele(a) está me pedindo...". É isso aí.

    Pense que você já investiu, sei lá, uma hora ou mais do seu tempo para conseguir falar com alguém. Chegar "com os pés no peito" ou "demandando informações pois são funcionários públicos" é a pior postura possível. Eles se limitarão a desligar o telefone ou lhe dizer "está em análise" e ponto. Conseguir informações relevantes, só com tato, jeito, respeito, amistosidade e outros adjetivos. Tem que ter uma certa capacidade de persuasão ou, se quiser pensar assim, "ser um artista, criar um personagem agradável". O objetivo é o resultado positivo daquela hora ou mais que você ficou esperando para obter a informação que precisava. Outro ponto é entender os limites da capacidade de acesso do pessoal da LR pois eles não são a equipe que está trabalhando nos seus processos. Estão, sim, olhando sistemas e as informações que foram registradas pela equipe de análise e trâmite processual. Não adianta reclamar com eles ou tentar saber com certeza sobre prazos. Eles, que atendem centenas ou milhares de ligações, têm uma boa ideia de prazos mas não são perfeitos.

    espero ter contribuído com um pouco da minha experiência com o pessoal da LR.

    abraços,

    PedroFPEpidauraMoreiraAPARECIDANanaMa
  • consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

    @PedroFP disse:

    @consuelo52 disse:
    Boa tarde! Hoje finalmente consegui dar entrada no processo de atribuição dos meus filhos maiores. Fui pessoalmente ao ACP, que funcionou normalmente.

    Consuelo, acredito que nos encontramos na ACP hoje, eu também lá estive, minha senha de atendimento foi D006.

    Pois bem, assim como a Consuelo, sai de lá com todas as informações, processo numerado e senha para consulta online, inclusive já consultei e meu processo e encontra-se no estágio N°1.

    Proc. N°1 64xx5/19,
    Entrada em 19/08/19
    Numerado em 19/08/19
    Senha em 19/08/19.

    A atendente me informou que atualmente os processos estão demorando em média 4 a 6meses, devido ao grande volume de processos.

    Uma observação, só levei a cópia reprografica da certidão de nascimento e a atendente me perguntou se eu não teria tb uma certidão digitada(comum), ela me disse que o correto eh a reprografica, mas que TB eh bom entregar a comum para evitar erro na hora de fazer o registro, mas que em caso de erro poderiam fazer uma retificação. Como não tinha a outra cópia em mãos ela me disse q não me preocupasse que eu estava entregando tudo certo, era apenas para evitar algum erro.

    Boa sorte a todos!!!

    Olá. Com certeza nos encontramos sem saber e esperamos na fila juntos. Minha senha foi D009. Felicidades!!!!

    PedroFP
  • nina1991nina1991 Member 195 PontosPosts: 27
    editado agosto 2019

    @CEGV disse:
    ...espero ter contribuído com um pouco da minha experiência com o pessoal da LR.

    abraços,

    Entendi, eu não fui arrogante, mas da próxima vez eu vou ser super simpática hehe, obrigada pelas dicas,

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @nina1991 disse:
    Entendi, eu não fui arrogante, mas da próxima vez eu vou ser super simpática hehe, obrigada pelas dicas,

    Nina, não falei do seu caso mas explicar situações que podem influenciar negativamente nos contatos de requerentes com a LR.

    Desculpe se dei a entender que estava falando do que você havia mencionado anteriormente. Não foi jamais essa a intenção.

    abraços,

  • brekbrek2005brekbrek2005 Member 245 PontosPosts: 48

    Olá. Com certeza nos encontramos sem saber e esperamos na fila juntos. Minha senha foi D009. Felicidades!!!!

    @PedroFP @consuelo52 A que horas vocês chegaram?

  • consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

    Boa tarde! Agora que consegui dar entrada no processo dos filhos, alguém saberia me dizer e se meu companheiro há 40 anos, pai dos meus filhos, com união estável registrada em cartório há 9 anos, poderia solicitar também a cidadania. Se for possível, como devemos proceder. Desculpa a pontuação errada, mas meu computador se recusa e colocar o ponto de interrogação. Obrigada.

  • consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

    @brekbrek2005 disse:

    Olá. Com certeza nos encontramos sem saber e esperamos na fila juntos. Minha senha foi D009. Felicidades!!!!

    @PedroFP @consuelo52 A que horas vocês chegaram?

    Eu cheguei as 7:30 e já tinha oito pessoas na minha frente, algumas só desejavam informações sobre processo e foram atendidas antes.

  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

    @consuelo52 , pode sim. Apenas o tempo de registro da união em cartório (9 anos) deve ser reconhecido mas, mesmo assim, vocês têm tempo suficiente. Precisará entrar, na justiça portuguesa, com um processo de homologação do registro da sua união estável, antes de submeter o requerimento de nacionalidade do seu companheiro. Para tanto precisará contratar um advogado em Portugal. Caso se interesse, tenho indicações. Basta me procurar pelo link abaixo.

    Enviar mensagem privativa para CEGV

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.