PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1252628303161

Comentários

• EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

6a.-feira, 13...

Benediçao ou maldiçao para as 7 bolinhas ?!?!

Aguardemos o final do dia...

☘ 👽 🍀 👻 ☘ 🤞🏻 🍀 ☠ ☘ 👽 🍀 👻 ☘ 🤞🏻 🍀 ☠ ☘ 👽 🍀 👻 ☘ 🤞🏻 🍀 ☠ ☘ 👽 🍀 👻 ☘ 🤞🏻 🍀 ☠ ☘

PedroFPMeiMalu
    editado setembro 2019

Gente, eu estava so usando humor ao postar aquele escrito ali mais acima...

Por favor.... voltem a freqüentar o topico... ja estou ficando muito nervosa com o sumiço de vocês... por favor...
    😢😢😢😢

(se preferirem podem até apagar meu post anterior, mas por favor, voltem todos...)

MMacmarcelo_12mesesPedroFPMeiMaluNanaMa
  • DAIANECICUTODAIANECICUTO Member 105 PontosPosts: 24

@EpidauraMoreira 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Malu

Ah @DAIANECICUTO , que alivio! Muito obrigada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

DAIANECICUTOMalu

Essa sexta feira 13 de lua cheia é bendita. Portal 🚪 poderoso para orações!! OREMOS
    🤣🤣🤣

EpidauraMoreiraCEGVMalu
  • consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

Ah! Ah!
    Dei entrada nos processos dos filhos em 19/8. Tenho muito que esperar mas nada que se compare a espera da convolação, espero né?
    Vou ficar aqui por um bom tempo ainda.
    Não ficarás sozinha!!!!!!!
    Verei vc conseguir sua cidadania logo, logo.
    Torcendo por meus filhos e por todos do portal.
    Abraços.

DAIANECICUTOmarcelo_12mesesCEGVPedroFPEpidauraMoreira
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

Meu processo chegou ao ACP em 22/8. Foi numerado em 28/8 (67xxx/19). Não tenho senha, segundo o atendente da linha de registos porque sequer digitalizada os documentos....

marcelo_12mesesCEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@MMac disse:
    Meu processo chegou ao ACP em 22/8. Foi numerado em 28/8 (67xxx/19). Não tenho senha, segundo o atendente da linha de registos porque sequer digitalizada os documentos....

Leva mais ou menos 1 mês para numerar, atualmente...

editado setembro 2019

@Junior disse:
    Vcs podem acompanhar eu "não"
    Somente ligando e dificilmente sou atendido.
    E quando sou atendido fico carente de informações.
    Sempre faço acompanhamento do processo de filhos por vcs, só assim sei como está os processos.
    Abraços a todos e espero que esse mês ou mais tardar o mês que vem.

Junior, Porto (ACP) é reloginho... relaxe e espere os 5 meses. Se sair em menos tempo, melhor. Atualmente os prazos são estes. Ruim é ter advogado colocando processo no balcão, no ACP. O "premium" que ele recebe daria para ele realmente cuidar dos processos dos clientes dele, buscando melhores opções e, entre elas, algumas que realmente dão celeridade a processos colocados por advogados. Tem um advogado Youtuber que, por exemplo, jura que colocar processos (dos clientes dele) na CRCentrais é ótimo (para ele). Risível, para dizer o mínimo.

a melhor das sortes para você e, claro, muita paciência.
    Abraços

Malu
  • Myrela22Myrela22 Member 7 PontosPosts: 2

Olá a todos, iniciei meu processo 06/18 foi para lisboa, depois de lisboa enviaram para os registros centrais do porto, em 07/19 este tinha sido analisado e faltava o conservador dar o ok, alguém sabe quanto mais tempo pode demorar já faz mais de 1 ano...

editado setembro 2019

Cara @consuelo52 , nossa (minha e do Paulo) verdaderia agonia, no mais exato significado do termo, foi a naturalizaçao (ainda pela lei antiga) de nosso querido idosissimo anciao e patriarca. Foi um processo COMPLICADISSIMO, um sacrificio para nossos nervos e uma durissima prova de paciencia! Tomamos hectolitros de cha de camomila, a qual cresce nativa nos prados do nosso querido Alentejo! (ainda bem, pois assim a medicaçao saiu-nos mais barata...)

A "convolaçao" 1.d também nos mobilizou bastante, mas sabiamos que sairia, fosse mais cedo ou fosse mais tarde. Assim, ela nao gerou grande apreensao.

Quanto à atual atribuiçao 1.c, na verdade acho até gostoso esperar, virando a ampulheta de 2 em 2 horas.

A todos aqui, nossos votos de sorte! sorte!! sorte!!!

☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷 ☘🤞🏻🍀🐷

TeresaFariasCEGVMaluPedroFPNanaMaMei

@Myrela22 disse:
    Olá a todos, iniciei meu processo 06/18 foi para lisboa, depois de lisboa enviaram para os registros centrais do porto, em 07/19 este tinha sido analisado e faltava o conservador dar o ok, alguém sabe quanto mais tempo pode demorar já faz mais de 1 ano...

Processo seu, de filha, Myrela ?

• maikemaiomaikemaio Member 81 PontosPosts: 13

Olá pessoal, estou com todos os documentos prontos para enviar o processo de atribuição para ACP porém lendo muita coisa por ai, até mesmo em outros forums fiquei super receoso sobre a prova de vida. Estou fazendo o processo para meu avô, filho de português e seu declarante na certidão de nascimento, ele tem 73 anos mora em curitiba e não tem possibilidade de ir até o consulado em SP para fazer essa prova, vi muita gente falando que a ACP exige a prova e vida feita no consulado, não sendo possível fazer em cartório e alguns falam que estão exigindo para todo mundo com mais de 70 anos outros falam que não é bem assim, a duvida é:

• devo enviar a documentação sem a prova de vida e "tentar a sorte", esperando pra correr atras disso caso caia em exigência ou envio com uma prova de vida feita em cartório mesmo? (vi aqui no forum alguém que fez dessa forma e deu certo)
    • li que em tondela aceita por cartório, mas ai teria que fazer a transcrição do casamento dele com minha bisavó, que era brasileira, certo? será que vale a pena fazer dessa forma mesmo demorando bem mais?

estava pronto pra enviar tudo porém agora fiquei bem confuso com o que devo fazer, agradeço a ajuda desde já

CEGV

@maikemaio, bem vindo(a)

@maikemaio disse:
    Olá pessoal, estou com todos os documentos prontos para enviar o processo de atribuição para ACP porém lendo muita coisa por ai, até mesmo em outros forums fiquei super receoso sobre a prova de vida.

Esqueçam prova de vida. Ela só é válida quando é requerida pelo analista ou conservador responsável pelo processo. Garantam que seja o requerente que assine o requerimento e que a firma seja reconhecida por AUTENTICIDADE. Isto, por si só, já é uma prova de vida.

Estou fazendo o processo para meu avô, filho de português e seu declarante na certidão de nascimento, ele tem 73 anos mora em curitiba e não tem possibilidade de ir até o consulado em SP para fazer essa prova, vi muita gente falando que a ACP exige a prova e vida feita no consulado, não sendo possível fazer em cartório e alguns falam que estão exigindo para todo mundo com mais de 70 anos outros falam que não é bem assim, a duvida é:

Esqueça essas estórias de prova de vida... veja o que escrevi acima. Isso é coisa de quem não sabe o que está falando. PROVA DE VIDA só é válida quando é requerida pelo analista ou conservador responsável pelo processo. Mandar antes não garante nada, a não ser que o processo seja submetido através de procuração e o requerente (idoso) não assine o requerimento e não tenha sua assinatura reconhecida por autenticidade na procuração ou no requerimento de nacionalidade.

• devo enviar a documentação sem a prova de vida e "tentar a sorte", esperando pra correr atras disso caso caia em exigência ou envio com uma prova de vida feita em cartório mesmo? (vi aqui no forum alguém que fez dessa forma e deu certo)

já respondido.

• li que em tondela aceita por cartório, mas ai teria que fazer a transcrição do casamento dele com minha bisavó, que era brasileira, certo? será que vale a pena fazer dessa forma mesmo demorando bem mais?

idem...

estava pronto pra enviar tudo porém agora fiquei bem confuso com o que devo fazer, agradeço a ajuda desde já

Não fique confuso... faça como orientamos..

Se está muito preocupado com prova de vida, prazo deve ser uma questão importante. Se assim o for, me procure via mensagem privativa que te oriento sobre meios de agilizar o processo. Obviamente estes meios não são do tipo "faça sozinho seu processo".

Enviar mensagem privativa para CEGV

Abraços e ótima sorte,

À atençao de quem mora em Curitiba!

Ha ali um vice-consulado de Portugal! Tenho familia ali naquela cidade, que ja recorreu àquele vice-consulado para tratar de papeis ligados à atribuiçao:

Consulado de PortugaL - Curitiba - PR
    Endereço:
    R. Visconde do Rio Branco, 1358, 20º andar - Centro
    Estado:
    Paraná
    Cep:
    80420-210
    Telefone:
    (0xx41) 3233-4211
    Fax:
    (0xx41) 3222-1190
    Email:
    mail@curitiba.dgaccp.pt
    Site:
    http://www.secomunidades.pt/web/Curitiba

PedroFPmarcelo_12meses

muito obrigado @CEGV!
    vou enviar tudo como já tinha preparado mesmo, confiante que vai dar tudo certo!

@EpidauraMoreira , eu tinha visto sobre esse vice-consulado em Curitiba, vou entrar em contato pra ver se eles fazem a prova de vida, caso caia em alguma exigência eu corro até la.

um duvida besta sobre o pagamento do vale postal: posso pagar em euros ou necessariamente preciso pagar com reais?

editado setembro 2019

@maikemaio disse:
    um duvida besta sobre o pagamento do vale postal: posso pagar em euros ou necessariamente preciso pagar com reais?

Vale postal no Brasil, só em Reais.
    Olhe a cotação no dia do pagamento no link abaixo
    https://Portupedia.com/VP

Os valores mudam diariamente !

Abraços e boa sorte,

Putz que pena, tenho uns euros que sobraram de uma viagem e que paguei bem mais barato do que a cotação atual :/

Aproveitando para complementar a informação sobre a prova de vida: liguei no vice-consulado em Curitiba e a funcionária me informou que não é verdade a informação que exigem essa prova para maiores de 70 anos, ela inclusive achou estranho, perguntou a idade do meu avô e disse que nunca viu exigirem isso pra essa idade, que geralmente são pra pessoas com mais de 85-90 anos. Me informou tb que caso a conservatória faça mesmo essa exigência é só eu ir até lá que eles fazem na hora, mas que precisa ter a solicitação da conservatória, caso contrário não fazem.

EpidauraMoreiramarcelo_12mesesheliob

@maikemaio disse:
    Putz que pena, tenho uns euros que sobraram de uma viagem e que paguei bem mais barato do que a cotação atual :/
    Aproveitando para complementar a informação sobre a prova de vida: liguei no vice-consulado em Curitiba e a funcionária me informou que não é verdade a informação que exigem essa prova para maiores de 70 anos, ela inclusive achou estranho, perguntou a idade do meu avô e disse que nunca viu exigirem isso pra essa idade, que geralmente são pra pessoas com mais de 85-90 anos. Me informou tb que caso a conservatória faça mesmo essa exigência é só eu ir até lá que eles fazem na hora, mas que precisa ter a solicitação da conservatória, caso contrário não fazem.

Então é como disse. Foi bom você ligar e sorte conseguir falar com alguém com um mínimo de conhecimento. Infelizmente nem sempre é assim. Vemos constantemente muitas informações equivocadas sendo emitidas por funcionários de consulados.

Abraços,

maikemaiomarcelo_12meses
  • Jorgesdias51Jorgesdias51 Member 27 PontosPosts: 0

Meus documentos foram recebidos pelo ACP no dia no dia 12.09.2019, como faço para acompanhar o processo, para saber se tudo está correto.
    Fico grato pela ajuda.

Oi @Jorgesdias51, bem vindo.

@Jorgesdias51 disse:
    Meus documentos foram recebidos pelo ACP no dia no dia 12.09.2019, como faço para acompanhar o processo, para saber se tudo está correto.
    Fico grato pela ajuda.

Aguarde 30 dias para que o processo seja numerado. Depois siga as instruções deste tópico..

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

Abraços e aproveite nosso Portal,

marcelo_12meses

Pessoal, boa tarde!
    As greves marcadas para as segundas-feiras no ACP, estão mesmo ocorrendo?
    abraço a todos

@DAIANECICUTO disse:
    Pessoal, boa tarde!
    As greves marcadas para as segundas-feiras no ACP, estão mesmo ocorrendo?
    abraço a todos

As greves dificilmente têm 100% de adesão. Mas os serviços são impactados, principalmente atendimento.

abraços,

Boa tarde @CEGV :)
    Só estava em dúvida se a greve estava seguindo nas datas: setembro: 16, 23 e 30.

abraços,

@DAIANECICUTO disse:
    Boa tarde @CEGV :)
    Só estava em dúvida se a greve estava seguindo nas datas: setembro: 16, 23 e 30.

Se soubermos de algo diferente anunciamos no topo de nossas páginas.
    abraços,

@CEGV obrigada :)

CEGV
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

CEGV ?? há alguma discussão nesse portal sobre Passaporte. Agendamento no Consulado de São paulo somente para Janeiro 2020.

editado setembro 2019

@Soraia1975 disse:
    CEGV ?? há alguma discussão nesse portal sobre Passaporte. Agendamento no Consulado de São paulo somente para Janeiro 2020.

Especificamente sobre o PEP, abaixo. O que temos

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/189/cartao-cidadao-e-passaporte-diretamente-em-portugal/p1

PEP
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/29/passaporte-pep/p1

Sobre CC
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/21/cartao-cidadao/p1

Se tiver alguma pergunta específica, pode fazer em um destes tópicos.
    Lembrando que não é necessário o PEP para entrar em qualquer país da UE. O CC é suficiente.

abraços,

editado setembro 2019

@Soraia1975 , posso dizer por mim... levei, em SP, pouco mais de 4 meses para obter meu CC e PEP, sem qualquer pedido de urgência. O que toma mais tempo é conseguir agendar as visitas ao consulado, primeiro para registrar a biometria do CC e, depois do aviso de chegada do CC, marcar uma nova data de agendamento para recebimento do CC e registro da biometria para o PEP. Depois disso, em aproximadamente 15 dias, o PEP chega em casa via SEDEX.

• marcelocoelhopmarcelocoelhop Member 179 PontosPosts: 40

Pessoal, atualizaram hoje meu processo. Depois de de um mês na bolinha 2, e de ter ficado 2 meses na 1, antes disso, foi pra Despacho. Processo aprovado aguardando o assento.
    Quero agradecer especialmente ao @Rafa1509 que desde o início de tudo, ainda no processo da minha mãe, me auxiliou sempre, tirando dúvidas e sempre disposto a tirar quantas eu precisasse e colaborando para o crescimento do fórum. Foi um processo complicado por envolver problemas familiares, sem a ajuda dele, especialmente, e do fórum, eu não conseguiria.
    Obrigado também ao @CEGV e todos os outros membros e ao fórum como um todo.
    Depois desse discurso do Oscar, rsrs, desejo a todos sucesso nos processos e paciência.

Grande abraço!!!!

CEGVNanaMaPedroFPRafa1509michelribeiro91marcelo_12meses
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

@marcelocoelhop

Obrigado pelas palavras!

Que ótimo que tudo deu certo! Agora curta o momento e já marca o CC, hein?!

kkkk

Abraços!

marcelocoelhop
  • Renato_AndradeRenato_Andrade Member 174 PontosPosts: 27

Pessoal, boa tarde!
    enviei email solicitando a chave de acesso do meu processo. Recebi hoje a resposta com o numero do processo. Todavia, o mesmo email informa que o processo não foi encontrado no SITPRO. O que significa isso?

Processo recebido:22/07/19
    Número: 605xx/19
    Numerado: 30/07/19

Abraços

marcelo_12meses
    editado outubro 2019

(realocado para 2 paginas adiante, pois a edicao foi completada a 2 de Outubro e o texto ja nao sera mais editado)

marcelo_12meses

Olá @EpidauraMoreira, como vai?

Processo não sai da bolinha 2, que tem os dizeres:

...Bolinha 2
    Legenda: Foi registado
    Descrição do passo: 2. Registo do pedido
    Nota explicativa: O seu pedido está pronto para ser verificado.

Abraços

marcelo_12meses

@Renato_Andrade disse:
    Pessoal, boa tarde!
    enviei email solicitando a chave de acesso do meu processo. Recebi hoje a resposta com o numero do processo. Todavia, o mesmo email informa que o processo não foi encontrado no SITPRO. O que significa isso?

Significa que seu processo foi dado entrada em Balcão através do modelo de "inscrição no registo civil português". Pode ter sido dada entrada por advogado ou parente direto. Esses casos não há (ainda) como acompanhar através do sistema online do IRN.

abraços,

editado setembro 2019

@DAIANECICUTO disse:

...Bolinha 2

Abraços

Obrigada, @DAIANECICUTO !

Entao, graças à sua infomaçao, ja avancei nos meus conhecimentos processuais!!!!

Desejo-lhe sorte! sorte!! sorte!!!

CEGV

@CEGV,

obrigado pela resposta. Mas não fiz diretamente no balcão, tampouco por advogado. Encaminhei via EMS, sendo recebido na ACP em 22/07, segundo site dos correios.
    Será que pode ocorrer algum problema?

abraços

marcelo_12meses

@Renato_Andrade disse:
    @CEGV,
    obrigado pela resposta. Mas não fiz diretamente no balcão, tampouco por advogado. Encaminhei via EMS, sendo recebido na ACP em 22/07, segundo site dos correios.
    Será que pode ocorrer algum problema?

Estão talvez você tenha sido enrolado pelo pessoal da LR e valha a pena ligar novamente e tirar a limpo esta informação, inclusive mencionando que você enviou seu processo por via postal e usou o requerimento padrão do IRN e não foi assistido por advogado ou solicitador.

Processos que são enviados pelos correios e preparados através do envio do requerimento (formulário rosa) são processos submetidos "por registro" e não "por inscrição". Algo, segundo as informações que tenho, não bate. Pode ser simples erro na informação da LR ou alguma "novidade" do IRN.

abraços,

marcelo_12meses
  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

O meu processo não sai da última etapa já vai fazer 2 meses....está pra criar o registro de português há muito tempo já....A bolinha estacionou.
    Processo recebido em 02/05....então como "ainda" está no prazo....tem que esperar mesmo né

@EpidauraMoreira disse:
    Boas noites, companheiros de guerra!

O processo 1.C do Paulo nao arranca da bolinha 1desde 28 de maio... :-(

Àqueles que ja estao mais avançados, poderiam por favor informar para o passo-a passo abaixo a nota explicativa (que marquei com ???????), quero dizer, para cada uma das bolinhas de 3 a 6?

Por favor, repitam com um mero "Copy&Paste" da pagina do MJ a mensagem que ali aparece, sem alterar a redaçao da mensagem, exatamente como fiz em vermelho para as bolinhas n° 1, 2 e 8.

Merci!!! Obrigado!! Danke schön! Gracias! Thank you!

Um pedido de nacionalidade 1.C envolve as seguintes atividades:
    O verde esta na...

...Bolinha 1
    Legenda: Foi recebido
    Descriçao do passo: 1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio
    Nota explicativa: Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido. (contribuiçao de @euzinhamesma )

...Bolinha 2
    Descriçao do passo: 2. Registo do pedido
    Nota explicativa: O seu pedido está pronto para ser verificado. (contribuiçao de @DAIANECICUTO )

...Bolinha 3
    Legenda: Aguarda consultas
    Descriçao do passo: 3. Consulta a entidades externas
    Nota explicativa: ??em nosso caso aqui neste topico, creio que ninguém tenha ficado parado aqui na bolinha 3. Tenho de buscar a infomaçao entre os "convolantes"?????

...Bolinha 4
    Legenda: Verificação documentos
    Descriçao do passo: 4. Verificação da documentação entregue
    Nota explicativa: ???????

...Bolinha 5
    Legenda: Análise pedido
    Descriçao do passo: 5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade

...Bolinha 6
    Legenda: Despacho
    Descriçao do passo: 6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade

...Bolinha 7
    Legenda: Terminado
    Descriçao do passo: 7. Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo
    Nota explicativa: O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado (contribuiçao de @jhonnypc )

@EpidauraMoreira disse:
    Boas noites, companheiros de guerra!

O processo 1.C do Paulo nao arranca da bolinha 1desde 28 de maio... :-(

Àqueles que ja estao mais avançados, poderiam por favor informar para o passo-a passo abaixo a nota explicativa (que marquei com ???????), quero dizer, para cada uma das bolinhas de 3 a 6?

Por favor, repitam com um mero "Copy&Paste" da pagina do MJ a mensagem que ali aparece, sem alterar a redaçao da mensagem, exatamente como fiz em vermelho para as bolinhas n° 1, 2 e 8.

Merci!!! Obrigado!! Danke schön! Gracias! Thank you!

Um pedido de nacionalidade 1.C envolve as seguintes atividades:
    O verde esta na...

...Bolinha 1
    Legenda: Foi recebido
    Descriçao do passo: 1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio
    Nota explicativa: Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido. (contribuiçao de @euzinhamesma )

...Bolinha 2
    Descriçao do passo: 2. Registo do pedido
    Nota explicativa: O seu pedido está pronto para ser verificado. (contribuiçao de @DAIANECICUTO )

...Bolinha 3
    Legenda: Aguarda consultas
    Descriçao do passo: 3. Consulta a entidades externas
    Nota explicativa: ??em nosso caso aqui neste topico, creio que ninguém tenha ficado parado aqui na bolinha 3. Tenho de buscar a infomaçao entre os "convolantes"?????

...Bolinha 4
    Legenda: Verificação documentos
    Descriçao do passo: 4. Verificação da documentação entregue

...Bolinha 5
    Legenda: Análise pedido
    Descriçao do passo: 5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade

...Bolinha 6
    Legenda: Despacho
    Descriçao do passo: 6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade

...Bolinha 7
    Legenda: Terminado
    Descriçao do passo: 7. Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo
    Nota explicativa: O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado (contribuiçao de @jhonnypc )

CEGVMMac

É isso aí, @Junior. Os convolantes e seus descendentes têm uma longa história de busca pelos seus direitos. O importante é que estamos quase lá.

Fale para os portugueses da sua família que forem recenseados para não deixarem de votar e que, quado votarem, que se lembrem daqueles partidos que nos ajudaram e, principalmente, daqueles partidos que dificultaram nossa vida. É a melhor resposta que nós poderemos dar.

Grande abraço

EpidauraMoreiramarcelo_12mesesPedroFPMei
  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

Pessoal,
    Mais uma vez atualizando aqui as informações do processo do meu filho (menor) que tramita no Acp: passou hoje da bolinha 2 para a 5!

Então só pra ter uma ideia das datas, segue um resumo:

• recebido no Acp em 21/05/2019
    • numerado em 27/05/19 (41xxx/2019)
    • 11/09/19 - passou da bolinha 1 p/ a 2 (processo pronto para ser verificado)
      -18/09/19 - passou da bolinha 2 p/ a 5 (processo aprovado e aguarda a criação de registo)
      Boa sorte a todos e vamos em frente!
      Abs
    CEGVPedroFPfabioflorianoFSPmarcelo_12meses

@EpidauraMoreira disse:

@DAIANECICUTO disse:

...Bolinha 2

Abraços

Obrigada, @DAIANECICUTO !

Entao, graças à sua infomaçao, ja avancei nos meus conhecimentos processuais!!!!

Desejo-lhe sorte! sorte!! sorte!!!

Bom dia @EpidauraMoreira, não há de que :D
    Também sou curiosa para saber a nota explicativas das outras bolinhas.

OREMOS

EpidauraMoreiraCEGV
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

@CEGV disse:
    ** (...) que se lembrem daqueles partidos que nos ajudaram e, principalmente, daqueles partidos que dificultaram nossa vida. É a melhor resposta que nós poderemos dar.**

É possível enumerarmos essas duas categorias de partidos?
    Ou criaria conflito político?

EpidauraMoreiraCEGV
  • Myrela22Myrela22 Member 7 PontosPosts: 2

@CEGV disse:

@Myrela22 disse:

Processo seu, de filha, Myrela ?

Processo meu, não descendente apenas por viver em portugal já há 14 anos..

• drichiaradiadrichiaradia Member 46 PontosPosts: 11

Gente, por gentileza... estou com um dúvida...
    Sei que se o pai for declarante do nascimento (sendo ele o português), na ACP do Porto não precisa averbar o casamento. No entanto, quando ambos os pais são portugueses (sendo o pai o declarante do nascimento) eles também aceitam NÃO TRANSCREVER o casamento? Ou porque a mãe também é portuguesa, necessariamente precisa?

@CEGV,

eu não obtive a informação pela LR. Foi através de email (rcentrais.administrativos@irn.mj.pt).

editado setembro 2019

@rodrigocruz disse:
    Pessoal,
    Mais uma vez atualizando aqui as informações do processo do meu filho (menor) que tramita no Acp: passou hoje da bolinha 2 para a 5!

Então só pra ter uma ideia das datas, segue um resumo:

• recebido no Acp em 21/05/2019
    • numerado em 27/05/19 (41xxx/2019)
    • 11/09/19 - passou da bolinha 1 p/ a 2 (processo pronto para ser verificado)
      -18/09/19 - passou da bolinha 2 p/ a 5 (processo aprovado e aguarda a criação de registo)
      Boa sorte a todos e vamos em frente!
      Abs

Oi @rodrigocruz !

Por favor,copie&cole aqui abaixo aquela nota explicativa do passo 5, ali na pagina do MJ, sobre o quê exatamente estao fazendo com o processo no passo 5

Por favor, repita exatamente a redaçao que consta no site, sem altera-la!

(Veja meu looooooooongo topico de Setembro 17 sobre o tema)

Obrigada e ... sorte! sorte!! sorte!!

• rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

Olá @EpidauraMoreira

Aparece exatamente esta mensagem:

O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

Obrigado e sorte pra vc tb!

@Myrela22 disse:
    Processo meu, não descendente apenas por viver em portugal já há 14 anos..

Myrela, em Lisboa, na CRCentrais, estes processos levam em média 18 meses. Não estou certo se o ACP está mantendo estes prazos mas lhe sugeriria aguardar um pouco mais e esperar que seu processo leve de 18 a 24 meses. Se finalizar antes, melhor.

abraços,

editado setembro 2019

@rodrigocruz disse:
    Olá @EpidauraMoreira

Aparece exatamente esta mensagem:

O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

Obrigado e sorte pra vc tb!

Grata, @rodrigocruz !

Que curioso... acho que a nota explicativa

"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

caberia mais à bolinha 6 (Despacho) do que à bolinhha 5 (Analise do pedido) que é onde o processo de seu fiho se encontra.

Mas, enfim, o IRN tem sua propia logica.

Grande abraço!

CEGVPedroFP
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.