Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Bom dia tudo bem @JoseCarlosCP ...teve alguma resposta?
nada.
Vai na pagina 132 desse grupo, procura por "Informação Relevante" enviada pelo @CEGV , lá tem os dois meios de fazer reclamações.
no google você facilmente encontrará os sites.
Experiência própria: mandei um email para pedir urgência. Meu filho de 11 anos vai na próxima semana para um intercâmbio no 5. Ano de um Gynnasium. e vou com ele. Resposta: não existe pedido de urgência fora do processo (por e-mail). Os documentos devem se enviados por correio. Todas as correspondências em alemão (minha e do diretor) deveriam ter tradução juramentada e apostilada. As reservas aéreas também deveriam ser apostilada (?!). Desisti. Vamos dia 10 como brasileiros...
Eis uma resposta:
"Exmo(a) Senhor(a),
Informo que os documentos deverão ser remetidos por correio, não sendo de valorar documentação enviada via e-mail.
Com os melhores cumprimentos
O Oficial de Registos"
Prezados amigos!
Venho aqui informar com muita felicidade, a seguinte mensagem do portal:
"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
Finalmente a tão esperada bolinha verde na etapa 7 está aparecendo!!
Gostaria de agradecer a todos por toda ajuda!! VOCÊS SÃO DEMAIS!!
Agora vou iniciar o processo de atribuição para o meu pai.
@galves, parabéns.
Uma observação. Talvez equívoco em momento de alegria mas o que você escreveu não combina com o que vemos.
A mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." normalmente aparece quando a bolinha 7 esta marrom e não quando ela já está verde. Note o trecho "aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português". Ele deixa claro que ainda existe algo pendente e que o processo ainda não foi finalizado.
A frase-chave para a finalização de processos será
"O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado."
de qualquer forma, o despacho de deferimento é uma grande vitória e importante trâmite durante os processos. Parabéns novamente !
grande abraço e muita prosperidade neste ano !
Peço desculpas, realmente está marrom a bolinha, não pude conter a animação, mas como foi aprovado,é só aguardar ficar verde.
eles enviaram algo pelo correio ou devo solicitar pelo civil online, assim que estiver verde?
Obrigado!
É muito raro eles mandarem assentos pelos correios. O que mandam é um ofício, informando sobre a conclusão do processo e o número do assento de nascimento criado. Como disse, é raro enviarem o assento. Na dúvida vale a pena pedir pelo civilonline.mj.pt assim que a bolinha 7 ficar verde.
abraços e ótima sorte,
Essa situação que ocorreu com o @galves , de só aguardar o resgistro, temos algum feeling de quanto tempo está demorando atualmente? juro que não estou prestando atenção nisso.
Nos processos de Convolação está bem mais rápido do que os processos de conservatórias como o ACP e outras mas ainda assim, muito superiores ao que já foram em um passado recente. Este procedimento, na convolação, levava dias, geralmente.
abraços,
Parabéns @galves .... 2020 promete muito principalmente para quem esta na espera desde 2018
Parabéns, o meu vai fazer 10 meses e continua na fase 4 marrom. Processo de naturalização tempo de residência.
Nossa.. esse comentário foi de Setembro/2019
Que Maravilha @dricajulio , mas o processo antes do seu e-mail estava em qual bolinha?
Parabéns @dricajulio
Mas agora está com todas as bolinhas verdes?
Boa tarde, acompanho o grupo a uns dias . Gostaria de partilhar com vcs para talvez ajudar com um pouco de esperança .
Vivo em Portugal legalmente com residência a 12 anos . Dia 29 de abril de 2019 dei a entrada no pedido de nacionalidade por tempo de residência. Dia 18 de dezembro de 2019 já estava na bolinha 6 vermelha e aguardava decisão, no dia 30 vermelha na bolinha 7 e aguardava o registo. Hoje já está tudo verde com o Registo criado.
Seja bem vinda Daphny.
PESSOAL..
O processo do meu pai já encontra-se apenas pendente de registro.
As bolinhas estão verdes até a 5, a 6 branca, e a 7 marrom, agora falta muito pouco.
"O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
Já vou começar a agitar todos os documentos para o meu!!!
Parabéns vizinhos de tabela @dricajulio e @JoseCarlosCP!! Agora torçam por mim! O processo de minha mãe ainda está na bolinha 4 marrom! Poxa eu precisava tanto de uma boa notícia. Semana que vem vou participar de uma entrevista de emprego na Europa e ter a cidadania Portuguesa seria um fator determinante para eu conseguir a vaga...
@afbelchior, pode ser ao contrário... se você tiver um emprego te esperando sua cidadania sai mais rápida. Direito você já tem. Basta dizer isso para empresa na qual você participará do processo seletivo.
abraços,
@Daphny, bem vinda
parabéns pela obtenção da sua nacionalidade. Importante frisar que as equipes que tramitam os diferentes tipos de processos de aquisição e atribuição são diferentes, tanto na CRCentrais quanto no ACP. Então os prazos para cada trâmite também são diferentes. Precisando de orientações, não hesite em nos informar.
Abraços e aproveite nosso Portal,
Abraços,
Parabéns @JoseCarlosCP .... surgiu efeito a sua reclamação... vc poderia nos dizer como foi fundamentado a sua reclamação e para quais setores enviou?
Bom dia @dricajulio
Não é preciso do CC para solicitar o assento de nascimento
Do meu pai esta igual ,liguei hoje na LR o despacho foi dado em dezembro mas nao sabem o dia ,agora e aguardar o registo ,mas sabe-se la quando tambem ,ja estou com a minha certidao de nascimento de inteiro teor com copia reprografada e apostilada preparada para a ACP.
Segui as orientações do @CEGV , mas o meu caso foi diferente, eu apenas pedi explicações sobre o porquê da divergência de informações entre a Linha de Registros, e e a conservatória, referente ao status do meu processo, pois para o conservatória ainda existia pendências de informações do PJ, mas, na LR, essa fase de diligências já tinha concluído.
Então vc enviou a sua reclamação ( pedido de explicação) do seu processo para o IGSJ e para Provedor da Justiça do Estado Português?
sim, exato.
Depois de 7 hrs em espera na LR a atendente informou que nada de novo a declarar.... além de milhares de processos em análises...portanto sem datas para conclusões...
Semana passada minha fez protocolou junto ao Provedor de Justiça uma reclamação sobre a demora no processo dela. Vejam a resposta abaixo.
...
Na sequência da exposição remetida sobre o seu processo de atribuição de nacionalidade portuguesa, informo V. Ex.ª de que, em face do elevado número de pedidos de nacionalidade portuguesa apresentados ultimamente, o tempo de análise de tais processos é de cerca de um ano e meio a contar da data do pedido, sendo que, na sua apreciação, é observada a ordem cronológica de entrada, salvo circunstância que, fundamentadamente, reclame um tratamento urgente.
Datando o seu pedido de nacionalidade portuguesa de finais de março passado, verifica-se estar em curso o prazo referido, pelo que se mostra, de momento, prematura qualquer intervenção junto da Conservatória.
Se, todavia, persistir a ausência de resposta até outubro próximo, poderá V. Ex.ª sinalizar esse facto, tendo desde já presente que para se apurar a existência de eventuais constrangimentos no seu processo será necessário identificá-lo.
...
Bom, pelo visto, embora a legislação determinar um prazo de 6 meses eles não irado fazer nada se não houver passado 18 meses...
Prezados colegas, passando por aqui para acompanhar como andam os processos de convolação e saber dos mais recentes processos finalizados ou aguardando a criação de registo. Felicitações @hiroy, @deFonseca, @Ederfv, @murisssoka, @simoesval, @galves, @dricajulio e @joseCarlosCP.
E em tempo, pois ainda estamos na primeira semana do ano, desejar a todos deste tópico os votos de um feliz 2020, com muitas atribuições bem sucedidas ao longo deste novo ano.
Para mim desejo uma coisa em especial em 2020: ter a PACIÊNCIA do @Rodsamaral! Meu caro, que saga a sua! Processo de seu pai é de 25/09/2017. Caramba! Quanto tempo dá isso na tabela de acompanhamento? Alguém sabe dizer?
@Rodsamaral, que em breve você possa comemorar a atribuição de seu pai e lhe desejo muita sorte no seu futuro processo e de seus familiares. Desse ano não passa!
Abraço a todos!
Boa tarde a todos.
De acordo com a tabela parece que as pessoas que deram entrada em maio, agosto, setembro, estão com os processos já finalizados ou mais a frente em relação a alguns que deram entrada em " Julho de 2018". (É uma observação)
Perguntas:
Pois até hoje só fiz uma ligação para LR, vou tentando segurar minha ansiedade, porém acompanho aqui e da mesma forma que outros, o meu processo foi da fase 4 para fase 3 e depois retornou para fase 4, mas dali não sai.
Então venho entrando no Portal e observando o que vão postando, todavia talvez não seja isso o suficiente, digo, talvez tenha que ligar, reclamar etc. Será que é isso que está faltando ?
Fico no aguardo de um feedback.
Stellantonieta 20/07/18 293 C C 586xx/18 17/05/19 4 Análise
Um forte abraço.
Stella
Obrigado ,realmente tem que tr paciencia d Jo ,mas e o sistema ,nao podemos fazer nada ,esperava que ficasse pronta em final de 2018 como outros a epoca,mas fazer o que?Cada um e cada um ,estava programando ir a Portugal em 2019,acabou que nao deu ,mas vamos ver se dara agora final de 2020 ,quem sabe a minha nao sai ate la.Desejo sorte a todos e que tenham paciencia ,acho que agora ficou um pouco mais rapido ,mas contem com uma media de 18 meses e e rapido pois o meu la vai para 28 meses.Abraços a todos,sucesso.
Nao adianta insistir fora da media de conclusao ,so quando passar do tempo medio
Rodsamaral,
o negócio então é dose cavalar de Paciência e vamos que vamos. Como vc disse "Cada Um É Cada Um"
"Cada Caso Um Caso".
Agradecida.
Ola a todos, o meu processo aguarda o registo desde Dezembro.. "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
"
Normalmente quando dura este fase? Fazer o registo é rapido ou precisa de meses tbm?
Obrigado
O meu está nessa fase desde 04/09/2019.
O meu deus!!!!
Nossa.. rapaz.. manda uma reclamação, esse passo aí tem que ser feito em poucos dias.
O meu levou apenas uma semana, mas isso foi em julho de 2019. De lá para cá esse tempo aumentou muito e se transformou em um novo gargalo nos processos de atribuição em geral. Deve ser a tal "operação padrão".
Operação padrão?? esta mais para operação retardão ironicamente dizendo para relaxar em meio de tantas lamurias de prazos e prazos sem fins...estamos na luta desde 2017...mas a saga continua e quem sabe lá um dia todos sistemas serão vap...vup...não nesse século of course!!!
Rapaz.. se o meu registro demorar mais de 15 dias vou pentelhar eles com reclamação, fala sério!!!
como posso reclamar?
No site do IGSJ.
Acho.. que estou dando refresh no site Justica.gov.br de hora em hora kkkkk
TERMINA POR FAVOR!!!!!!!
Muito bem fiz minha reclamação no SGSJ. Vamos ver no que é que vai resultar. Meu processo está fazendo um ano e oito meses de idade.
Parabéns @JoseCarlosCP! Acompanhamos sua ansiedade rsrsr e agora pode já ficar um pouco mais tranquilo. Se Deus quiser esse registro não vai demorar muito.
o meu aguardando registro virou no dia 13/12/19 já vai fazer um mês e nada. Não sei se vai ser tão rápido assim. Tenho um amigo que fez a nacionalidade de atribuição de filho e está aguardando registro desde de 01/10/2019. Ta tenso.