PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1424345474861

Comentários

• PedroFPPedroFP Member 353 PontosPosts: 71

@Rodsamaral disse:
    Li em um grupo de Facebook que a ACP vai fazer um esforço concentrado para que todos os processos que estao aguardando o registro sejam concluidos em 15 dias.

Que Deus abençoe essa notícia e se concretize!! 🙏🏻🙏🏻😁

CEGVmarcelo_12mesesJessica_TegnerMalu
  • SilasforaSilasfora Member 390 PontosPosts: 79

@Rodsamaral disse:
    Li em um grupo de Facebook que a ACP vai fazer um esforço concentrado para que todos os processos que estao aguardando o registro sejam concluidos em 15 dias.

Será? Vai ser uma baita de uma força tarefa, hein! A quantidade de processos represados parece ser imensa! Vamos torcer! :)

felipesilveiramarcelo_12mesesJessica_Tegner
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

@nabuco disse:
    Trabalho no Rio de Janeiro em uma multinacional com base em Porto.
    Um documento desta Filial em Portugal, dizendo que necessito urgencia para me mudar para a filial de la, seria suficiente para ser despachado como urgente?

Acgo> @nabuco disse:

Trabalho no Rio de Janeiro em uma multinacional com base em Porto.
    Um documento desta Filial em Portugal, dizendo que necessito urgencia para me mudar para a filial de la, seria suficiente para ser despachado como urgente?

Acho que não. Nenhuma empresa de Portugal exige nacional idade portuguesa para lá trabalhar. Além disso já és funcionário.

• marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

@Silasfora disse:

@Rodsamaral disse:

Será? Vai ser uma baita de uma força tarefa, hein! A quantidade de processos represados parece ser imensa! Vamos torcer! :)

Uma p*ta baciada de Carnaval!

SilasforaPedroFPMalu
  • ferpalokoferpaloko Member 109 PontosPosts: 8

Boa noite, pessoal!

O processo de atribuição da minha mãe, enviado para o ACP, encontra-se aprovado e aguardando o registro do assento desde setembro de 2019.

Tenho feito consultas quase que diárias e somente hoje reparei que não está mais no Arquivo Central do Porto, mas sim na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Felgueiras.

Vocês viram mais alguém nesta situação?

Abraços!

Leonammarcelo_12meses
  • badbad Member 31 PontosPosts: 2

@ferpaloko disse:
    Boa noite, pessoal!

O processo de atribuição da minha mãe, enviado para o ACP, encontra-se aprovado e aguardando o registro do assento desde setembro de 2019.

Tenho feito consultas quase que diárias e somente hoje reparei que não está mais no Arquivo Central do Porto, mas sim na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Felgueiras.

Vocês viram mais alguém nesta situação?

Abraços!

Sim o meu tmb fui enviado do porto para Anadia,

marcelo_12mesesCEGVPedroFPLeonam
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

Afinal ACP esta aceitando processos novos?

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@Rodsamaral disse:

Claro que está. Centenas de Processos chegam lá todos os dias. Para "suspender" o recebimento de novos processos, com muita antecedência o IRN precisaria informar oficialmente, nos devidos canais de comunicação, a novidade. Isso é pura desinformação ou má fé de alguns.

Na dúvida sempre enviem e-mails ao e-mails geral do IRN questionando as sandices que alguns colocam em grupos públicos. O melhor SEMPRE é obter informações em fontes CONFIÁVEIS. Certas informações podem até aparecer antecipadamente (Inside Information) mas esta em especial é grave demais para não ser avisada com muita antecedência. BS total..

abraços,

LeonamsarahcamposPedroFPmarcelo_12mesesBeto
  • NovoTugaNovoTuga Member 393 PontosPosts: 74

@Rodsamaral disse:

Sim, minhas primas enviaram na 2a semana de fevereiro e já receberam, numeraram e enviaram e-mail com a chave de acesso. Essa estória de que a ACP não recebe mais processos é lorota de adevogado

marcelo_12mesesCEGVPedroFPJessica_TegnerLeonamdricajulioBetojulianamb
  • vvenanciovvenancio Member 163 PontosPosts: 22

Bom dia, pessoal!
    É com imensa alegria que venho compartilhar com vocês a finalização do meu processo de nacionalidade!:)
    Processo de pai pra filha (1C)
    Enviado para ACP
    Envio em 17/07/2019
    Recebimento em 22/07/2019
    Bolinha 2 em 10/11/2019;
    Bolinha 5 em 05/12/2019;
    Pedido de urgência enviado em 20/02/2020, recebido em 28/02/2020;
    Processo finalizado em 02/03/2020
    Desde o início das minhas buscas por documentos até hoje foram 10 anos, então não desistam! Gostaria de agradecer IMENSAMENTE todos que já me auxiliaram aqui no fórum e desejo muita sorte e resiliência para aqueles que ainda estão no processo, no fim tudo vai dar certo!

LeonamCEGVmarcelo_12mesesfelipesilveirasarahcamposmurisssokaPedroFPJessica_TegnerNanaMaAsferjuniore 3 outros.
  • leonardobsleonardobs Member 27 PontosPosts: 5

Olá pessoal tudo certo? No preenchimento do formulário 1c tem dois espaços para assinatura. Estou realizando o processo da minha irmã e ela apenas assinou e autenticou um campo de assinatura (deixando o outro em branco).

Como ela está viajando fiquei em dúvida se espero o retorno dela para preencher e autenticar o segundo campo ou se posso enviar mesmo assim.

CEGV
  • vvenanciovvenancio Member 163 PontosPosts: 22

@leonardobs disse:
    Olá pessoal tudo certo? No preenchimento do formulário 1c tem dois espaços para assinatura. Estou realizando o processo da minha irmã e ela apenas assinou e autenticou um campo de assinatura (deixando o outro em branco).

Como ela está viajando fiquei em dúvida se espero o retorno dela para preencher e autenticar o segundo campo ou se posso enviar mesmo assim.

Esse segundo campo é para processos de menores de idade, no qual o pai e a mãe devem assinar o requerimento, se sua irmã é maior de idade precisa assinar apenas um campo

CEGV

@leonardobs disse:

os 2 só são usados em caso de menores (assinatura de ambos pais). No caso de maiores, só se assina um dos campos de assinatura.

abraços,

PedroFP
  • ThiagoMaltaThiagoMalta Member 3 PontosPosts: 1

Quando o pedido cai em exigência, quando tempo tenho pra apresentar os papéis pedidos?

marcio

@ThiagoMalta, bem vindo

@ThiagoMalta disse:
    Quando o pedido cai em exigência, quando tempo tenho pra apresentar os papéis pedidos?

Se o endereço do requerente (no requerimento) for fora de Portugal / Europa, 20 + 30 dias úteis. Se o endereço for em Portugal, 20 dias úteis.

abraços e aproveite nosso portal,

• cizocizo Member 236 PontosPosts: 49

Meu processo na ACP passou para fase 2.

10/12/19 - Envio dos documentos pela DHL
    13/12/19 - Recebimento na ACP
    18/12/19 - FASE 1: Recebi automaticamente a chave de acesso por email
    02/03/20 - FASE 2: Foi registrado

sarahcamposmarcelo_12mesesJessica_TegnerPedroFPm_ferreiraBeto
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

Ok, devido ao elevado número de processos a ACP está distribuindo os aprovados para outras conservatórias para que, finalmente, se crie o registro!

Mas peraí, há um ano a quantidade de processos enviados para lá aumentou assustadoramente!

Aí soma -se a isso a greve branca que muita gente no IRN está fazendo para que se melhore as condições de trabalho...simplesmente a conta não fecha sendo que a cada dia chegam caminhões de processos e o fato deles pararem de executar os registros!

A iniciativa de distribuir os processos para outras conservatórias não foi boa; foi ótima!
    Mas precisavam esperar seis meses para isso???

Tô achando que a ACP tá indo no mesmo caminho da CRC...

Abçs a todos

Jessica_Tegnermarcelo_12mesesLeonamBetoPedroFP
  • marciomarcio Member 55 PontosPosts: 5

@ThiagoMalta disse:

Como vc soube que caiu em exigencia???
    Qual mês vc mandou o processo?

@marcio disse:
    Como vc soube que caiu em exigencia???

Ligando para a Linha de Registos ou observando o andamento do processo através da página de acompanhamento na web do IRN

marcio
  • BetoBeto Member 58 PontosPosts: 5

Bom tarde pessoal!
    Somente para informação do meu processo de nacionalidade!:)

Processo 738XX / 2019 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

Enviado para CRCivil Lisboa
    Envio em 08/2019
    Bolinha 2 em 08/2019;
    Bolinha 4 em 13/11/2019 com o parecer (O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.)

Até o momento não saiu desta fase 😬 só me animaram com a rapidez e depois parou skksksks

PedroFP
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

@Beto disse:
    Bom tarde pessoal!
    Somente para informação do meu processo de nacionalidade!:)

Processo 738XX / 2019 (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro))

Enviado para CRCivil Lisboa
    Envio em 08/2019
    Bolinha 2 em 08/2019;
    Bolinha 4 em 13/11/2019 com o parecer (O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.)

Até o momento não saiu desta fase 😬 só me animaram com a rapidez e depois parou skksksks

Amigo tá brabo, o meu está a 60 dias para cumprir a exigência .... 60 dias que foi enviado documento pow difícil cara

BetoCEGV
  • vitorFpvitorFp Member 58 PontosPosts: 8

Por incrível que pareça, meu processo 695XX/2019 foi para a bolinha 5 verde 20/01/2020, com a mesma mensagem que está no seu.
    Porém, Fiquei 1 mês aguardando alguma atualização (No momento está igual), eu resolvi ligar para IRN afim de obter alguma informaçao e perguntar se tinha algum problema, mas a moça falou que meu processo já foi aprovado (despacho) e só falta o numero de assento...

concluindo: Não sei se meu caso é especifico e não atualizaram as informações no site ou me passaram informações erradas por ligação.

No site está uma coisa, no IRN outra....

BetoPedroFPCEGV

@vitorFp disse:

Por incrível que pareça, meu processo 695XX/2019 foi para a bolinha 5 verde 20/01/2020, com a mesma mensagem que está no seu.
    Porém, Fiquei 1 mês aguardando alguma atualização (No momento está igual), eu resolvi ligar para IRN afim de obter alguma informaçao e perguntar se tinha algum problema, mas a moça falou que meu processo já foi aprovado (despacho) e só falta o numero de assento...

concluindo: Não sei se meu caso é especifico e não atualizaram as informações no site ou me passaram informações erradas por ligação.

Já vi em alguns artigos que algumas conservatórias só atualizam o site no final do processo, depende de cada uma, mais fora isso só resta esperar mesmo, ainda bem que não está em exigência pelomenos 🙏🏻

marcos_petropolisvitorFpPedroFPCEGV

Há informações de que processos enviados para algumas conservatórias (Almada por exemplo) estão sendo concluídos em 2 meses. A informação ainda não foi confirmada; sendo verdade parece surgirem novas ACP's. Se fosse mandar processo por esses dias aguardaria um pouquinho.

PedroFPBetomarcelo_12mesesCEGV
    editado março 2020

@vitorFp disse:
    ... mas a moça falou que meu processo já foi aprovado (despacho) e só falta o numero de assento...

Então, vitor. 5 verde, 6 em branco e 7 marrom é isso aí: Processo aprovado, despachado e aguardando emissão do assento. A atendente não te falou nada que não apareça no sistema web.

Errado, amigo. É o que está lá, pelo que entendi do seu relato. Se só a 5 está verde e o resto está branco, aí sim o site está desatualizado mas acharia muito estranha essa informação pois a "carga" do site vem direto do mesmo sistema que a LR usa para informar qualquer coisa pelo telefone.

abraços,

@Beto disse:
    Já vi em alguns artigos que algumas conservatórias só atualizam o site no final do processo, depende de cada uma, mais fora isso só resta esperar mesmo, ainda bem que não está em exigência pelomenos 🙏🏻

Beto, isso acontece em CRCs pequenas. Mas atualmente até as pequenas que conheço têm atualizado o sistema interno e, consequentemente, o site é atualizado.

abraços,

BetoJessica_Tegner

@Asferjunior disse:
    Há informações de que processos enviados para algumas conservatórias (Almada por exemplo) estão sendo concluídos em 2 meses. A informação ainda não foi confirmada; sendo verdade parece surgirem novas ACP's. Se fosse mandar processo por esses dias aguardaria um pouquinho.

AsferJunior, é o que já comentei aqui muitas vezes. Alguém fala que certa CRC está "concluindo rápido". Ato seguinte, um monte de gente passa a enviar para lá. Poucas semanas depois a CRC já recebeu centenas ou milhares de processos e aquela que era rápida (por indicação original de alguém talvez meses atrás) se torna a CRC mais lenta de todo IRN e, por incapacidade de atender um volume inesperado, passa a enviar os processos novos para a CRCentrais e outras conservatórias.

Enviar para CRCs pequenas sem saber direitinho o que está fazendo é uma roleta russa. Quando penso em usar CRCs pequenas corro de todas aquelas as que já vi qualquer menção em grupos públicos de Internet ou WhatsApp.

Quem avisa amigo é...
    abraços,

BetoPedroFPLeonamJessica_Tegner

Pessoal, não estou conseguindo acessar o site para consulta do processo https://nacionalidade.justica.gov.pt/
    Alguém também notou algum problema?

Beto

@PedroFP disse:
    Pessoal, não estou conseguindo acessar o site para consulta do processo https://nacionalidade.justica.gov.pt/
    Alguém também notou algum problema?

Está fora desde 14:00horas e ainda não retornou

PedroFPCEGV
  • nato45nato45 Member 188 PontosPosts: 20

Sim,estou tendo problemas de acesso desde das 13:30 hs,ate agora não voltou ão serviço normal.

PedroFPCEGV

@Beto e @nato45, obrigado pelos comentários, já estava achando que algo estava errado no meu celular. 😜

BetoCEGV
  • RonnyRonny Member 50 PontosPosts: 11

Convolação de meu pai finalizou dia 02, e Acabei de enviar meus documentos apostilados pra ACP Porto.
    Fiz o Vale Postal aqui em SP tb tudo hoje.
    Consegui fazer tudo(pegar certidão, preencher 1C, autenticar e apostilar os docs e fazer Vale.Postal tudo hoje e docs enviados.

Agora aguardar uns 3 meses pra ir atrás da senha de acompanhamento.
    Eles enviam automaticamente ou precisa pedir?

Lembro que do meu pai, mandei email pedindo e enviaram em 40 minutos.

PedroFPBetomarcelo_12mesesCEGV

@Ronny disse:

últimamente eles têm enviado.

abraços,

RonnyBeto
  • SilasforaSilasfora Member 390 PontosPosts: 79

Gente, nadinha dos assentos de nascimento, né? Mesmo com as redistribuições, tenho observado que os processos até andam, mas registro que é bom, ninguém recebe :(

marcelo_12meses
  • RonnyRonny Member 50 PontosPosts: 11

@CEGV disse:

@Ronny disse:

últimamente eles têm enviado.

abraços,

Muito obrigado

Olá pessoal, nada do site de acompanhamento voltar a funcionar em?
    Eita ansiedade.
    Alguém sabe se saiu alguma notícia a respeito do motivo ou previsão de quando irá voltar a funcionar?

Boa sorte a todos nós, abraços!

CEGV
  • NanaMaNanaMa Member 363 PontosPosts: 51

.> @PedroFP disse:

Olá pessoal, nada do site de acompanhamento voltar a funcionar em?
    Eita ansiedade.
    Alguém sabe se saiu alguma notícia a respeito do motivo ou previsão de quando irá voltar a funcionar?

Boa sorte a todos nós, abraços!

Já voltou ao normal

LeonamBetoPedroFPCEGV

@NanaMa disse:

Já voltou ao normal

Tentei e parece ter saído do ar novamente...

Abçs

NanaMaCEGV
  • m_ferreiram_ferreira Member 103 PontosPosts: 18

Existe a informação de que o site está acessível de Portugal e bloqueado para acessos do Brasil. O acesso seria possível conectando por VPN.
    Ainda não confirmei pois estou no trabalho e não quero fazer isso utilizado a conexão da empresa.

CEGV
  • m_ferreiram_ferreira Member 103 PontosPosts: 18

@m_ferreira disse:
    Existe a informação de que o site está acessível de Portugal e bloqueado para acessos do Brasil. O acesso seria possível conectando por VPN.
    Ainda não confirmei pois estou no trabalho e não quero fazer isso utilizado a conexão da empresa.

Por favor, desconsiderem. Está acessível novamente.

CEGV
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

Tentei há 4 minutos atrás e estava fora para mim, do RJ.
    Em seguida, tentei através de dois sites externos ao Brasil, que verificam se outros, além de nós, têm acesso, e eles apontaram que sim, de fato, o site estava funcionando corretamente, e que estaria offline somente para mim (dentro do Brasil).
    E eis que, em seguida, tentei novamente de dentro do Brasil e passou a funcionar.
    Consegui consultar meus dois processos (que continuam na mesma).

Sites externos que eu usei para consultar a normalidade do site de consulta:
    https://www.isitdownrightnow.com/nacionalidade.justica.gov.pt.html
    https://downforeveryoneorjustme.com/nacionalidade.justica.gov.pt

• Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

Gente,

Baixem um VPN, configurem o servidor pra Europa, aí conseguem acessar...

• RodriRodri Member 84 PontosPosts: 10

aqui em lisboa esta funcionando normalmente. todos dias dou uma olhada. aguardando registro desde 10/12/19

Agora voltou.
    Moro na Europa, fora de Portugal, mas também não estava funcionando. Isso quer dizer que não estava sem funcionar só para o Brasil.

Meu processo continua na mesma, mas bom que voltou a funcionar. 😉

sarahcampos
  • RonaldRonald Member 236 PontosPosts: 63

Bom dia. Dei entrada no processo de Cidadania da minha filha, na cidade do Porto. foi deferido e no momento aguarda o Registro. Hoje observei que o processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Felgueiras.Gostaria da opinião dos colegas; será que ainda vai demorar muito para emissão do Registro?

• RonaldRonald Member 236 PontosPosts: 63

Aviso aos navegantes. O site de acompanhamento de processos já foi normalizado.

• NanaMaNanaMa Member 363 PontosPosts: 51

O meu processo continua aguardando registro desde 10/12/19.. hoje resolvi ligar na LR para tentar ter mais informações, continua na mesma, mas me disse que ACP está com poucos funcionários - como já sabenos - e não está fazendo registros e po isso estão encaminhando processos q estão nessa etapa para outras conservatórias para que isso seja feito, e nem se quer o meu foi direcionado e continua no Porto. Afff santaaa paciência

CEGVPedroFPmarcelo_12meses
  • PaesPaes Member 97 PontosPosts: 13

@NanaMa
    Referente ao registo do processo, não tem outro jeito. Temos que aguardar.
    Estou desde Setembro com processo aprovado no ACP e aguardando Registo

Leonambadmarcelo_12mesesNanaMa
  • vitorFpvitorFp Member 58 PontosPosts: 8

@CEGV

Então, vitor. 5 verde, 6 em branco e 7 marrom é isso aí: Processo aprovado, despachado e aguardando emissão do assento. A atendente não te falou nada que não apareça no sistema web.

Bom dia

Na verdade a 5 está verde, 6 marrom e 7 branca: ''Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho''

Isso faz uns 45 dias que está assim e não coincide
    com o que ela me passou.... Eu achei meio estranho, não entendo muito bem.

Leonam
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.