PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1454648505161

Comentários

• PedroFPPedroFP Member 353 PontosPosts: 71

Outra coisa que gostaria de compartilhar, eu sei que a ansiedade de todos que esperam pela conclusão de um processo de nacionalidade eh grande, mas gostaria de reforçar o que o @CEGV falou acima.
    Eu não moro em Portugal, moro em outro país da Europa, e as coisas por aqui não estão fáceis, já faz tempo que a maioria dos países praticamente fecharam as fronteiras e aeroportos, as cidades estão com praticamente tudo fechado.
    Aonde moro, o consulado português está fechado, só atende com hora marcada para casos repatriação com comprovação prévia de que tem as passagens compradas para Portugal, ou seja, tive meu processo concluído após o pedido de urgência ser aceito, preciso dos meus documentos portugueses para resolver um problema familiar, mas o consulado me informou que não poderá me atender, pois devido a pandemia, todos os serviços normais estão suspensos.
    Então gostaria que refletissem um pouco, a situação não está fácil, tentem não cobrar tanto da ACP nesse momento, pelo que parece ainda continuam trabalhando por ser um serviço considerado essencial, mas não façam pedidos de urgência desnecessários, não enviem email desnecessários pois mais de que nunca, isso pode atrasar o processo de pessoas que estão realmente precisando.

E como disse acima, o processo sendo concluído, vc terá a tranquilidade de que finalizou, mas se não estiver em Portugal, muito provavelmente não poderá tirar nenhum documento, ou seja, não irá resolver muita coisa.

Agora estou torcendo para que essa situação melhore o quanto antes e a pandemia passe o quanto antes para que tudo volte ao normal.

Sejamos pacientes, especialmente nesse momento tão difícil que estamos passando, boa sorte para todos e que Deus nos abençoe!!

CEGVLeonamisadorasiqMeiNanaMaBetoRelvismarcelo_12meses
  • HaydzenHaydzen Member 22 PontosPosts: 3

Bom dia pessoal.
    Estou com uma dúvida, minha mãe é filha de pai português e registrada com menos de 2 anos de idade.
    Em Março/19,eu cheguei a juntar e apostilar as documentações, só que no meio do ano passado tive uma doença grave que me deixou bem abatido e agora no final de março que me recuperei totalmente.
    Acho que esse é o jeito mais seguro de requerer para mim, para o meu irmão e para os meus sobrinhos se eu pedir primeiro o de minha mãe.
    Minha dúvida é, consigo enviar a mesma documentação que já apostilei para o ACPorto para dar entrada na atribuição para minha mãe?

• certidão de nascimento da minha mãe do tipo reprográfica, com firma reconhecida de quem a assina e apostilada( Certidão e apostilamento de Março/19)
    • cópia colorida autenticada e apostilada do CNH (CNH na validade e me informaram que a ACPorto aceita CNH)
    • certidão de nascimento do meu avô português - (Ele nasceu em 1916 e o assento dele está informatizado, solicitei atráves do CivilOnline.pt)
    • modelo 1C impresso frente e verso na mesma folha , preenchido e assinatura de sua mãe reconhecida por autenticidade (Ainda não paguei a Taxa pelo Cartão de crédito)
    • Taxa de 175 euros (Vou pagar por cartão de crédito)
  • CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@Haydzen, bem vindo(a).

@Haydzen disse:
    Bom dia pessoal.
    Estou com uma dúvida, minha mãe é filha de pai português e registrada com menos de 2 anos de idade.
    Em Março/19,eu cheguei a juntar e apostilar as documentações, só que no meio do ano passado tive uma doença grave que me deixou bem abatido e agora no final de março que me recuperei totalmente.
    Acho que esse é o jeito mais seguro de requerer para mim, para o meu irmão e para os meus sobrinhos se eu pedir primeiro o de minha mãe.

Sim.. é assim que deve ser feito

Minha dúvida é, consigo enviar a mesma documentação que já apostilei para o ACPorto para dar entrada na atribuição para minha mãe?

Consegue, claro.

Em relação aos documentos relacionados, verifique nosso tópico abaixo, página 1, onde temos a relação de documentos e orientações precisas sobre a maior parte dos casos

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

Boa sorte, saúde e aproveite nosso Portal

Leonam

@CEGV disse:
    @Haydzen, bem vindo(a).

@Haydzen disse:
    Bom dia pessoal.

Sim.. é assim que deve ser feito

Consegue, claro.

Em relação aos documentos relacionados, verifique nosso tópico abaixo, página 1, onde temos a relação de documentos e orientações precisas sobre a maior parte dos casos

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

Boa sorte, saúde e aproveite nosso Portal

Boa tarde @CEGV,
    Muito obrigado por esclarecer as dúvidas.
    Pelo que eu entendi na postagem, o apostilamento e nem certidão reprográfica não tem validade.
    Outra dúvida, pede RG. Só que aqui no BR, a CHN possui validade como Carteira de Identidade pois ela vem com o RG, filiação e CPF, será que eles aceitam esse CNH?

@CEGV,
    Outra duvida que eu reparei agora.
    Meu avô quando chegou em 1939 no BR, a migração "brasileirou" o apelido dele. Em portugal era de Sousa e aqui no Brasil ficou de Souza.
    Incluindo o nome dos meus bisavós que no assento de nascimento do meu avô está de sousa e na certidão (BR) da minha mãe está de souza.
    Será que a ACPorto vai implicar com esse erro de uma letra?

CEGV
  • michelribeiro91michelribeiro91 Member 307 PontosPosts: 41

https://www.noticiasaominuto.com/pais/1455736/registo-de-nascimento-passa-a-ser-feito-na-internet-a-partir-de-hoje?utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer&utm_content=geral

https://justica.gov.pt/Servicos/Registar-nascimento

Pessoal, será que agora com isso minha mãe portuguesa pode fazer meu registo online? Ao invés de anexar a digitalização do comprovativo de nascimento emitido pelo hospital onde eu nasci ela pode anexar minha certidão de nascimento e o print da página da justiça que mostra que meu processo foi aprovado e aguarda que seja criado esse bendito registo.

Será que é só mesmo pra recém-nascidos ou pode ter um delay de 29 anos? Kkkkk (rindo de nervoso)

• RonaldRonald Member 236 PontosPosts: 63

@Haydzen disse:
    @CEGV,
    Meu avô quando chegou em 1939 no BR, a migração "brasileirou" o apelido dele. Em portugal era de Sousa e aqui no Brasil ficou de Souza.
    Incluindo o nome dos meus bisavós que no assento de nascimento do meu avô está de sousa e na certidão (BR) da minha mãe está de souza.

Boa noite. Tive um problema idêntico a esse, e ´por cautela, antes de enviar os documentos solicitei a retificação junto ao cartório de nascimento.
    Abraços!

CEGV
  • henriqueutschhenriqueutsch Member 3 PontosPosts: 2

Acho que ta tudo parado né? Inclusive os consulados. Da pra prever mais ou menos o andamento pelo numero do processo?

76XXX / 2019

Data chegada ACP 17/09/2019
    1 - Foi Recebido 18/09/2019 1. Receção do pedido, numa conservatória, consulado ou por correio
    2 - Foi Registrado 29/02/2019 2. Registo do pedido
    3 - Aguarda Consultas 29/02/2020 3. Consulta a entidades externas
    4 - Verificação documentos 29/02/2020 4. Verificação da documentação entregue
    5 - Análise pedido 29/02/2020 5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade
    6 - Despacho - 6. Decisão sobre a atribuição ou não da nacionalidade
    7 - Terminado 7. Registo do novo cidadão português no Registo Civil de Portugal ou arquivamento do processo

Meu Status está como:
    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

Acho que não adianta nada eu ficar ansioso né pq até os consulados estão fechados.
    Recebia senha de acesso e queria saber se vou receber a carta com a cópia da minha certidao portuguêsa.

Beto

@Haydzen disse:
    Boa tarde @CEGV,
    Muito obrigado por esclarecer as dúvidas.
    Pelo que eu entendi na postagem, o apostilamento e nem certidão reprográfica não tem validade.

não têm.

Outra dúvida, pede RG. Só que aqui no BR, a CHN possui validade como Carteira de Identidade pois ela vem com o RG, filiação e CPF, será que eles aceitam esse CNH?

Veja o link que enviei anteriormente. Na nossa publicação falamos também sobre uso da CNH e RG.
    abraços,

@Haydzen disse:
    @CEGV,

normalmente não implicam nestes casos onde a fonética do nome é a mesma.

abraços,

@henriqueutsch disse:
    Acho que não adianta nada eu ficar ansioso né pq até os consulados estão fechados.
    Recebia senha de acesso e queria saber se vou receber a carta com a cópia da minha certidao portuguêsa.

normalmente enviam apenas a notificação de conclusão e o número do assento de nascimento, que pode ser emitido online ou em qualquer consulado ou conservatória. Online o custo é de 10 Euros. Excepcionalmente enviam uma cópia da certidão (assento) de nascimento mas não é habitual.

abraços,

BetoLeonam
  • CassarangongoCassarangongo Member 32 PontosPosts: 5

Boa tarde!
    Alguem tem os emails para saber as senhas dos processos.
    O meu está em Lisboa e o da minha filha está no Porto.
    Enviei os processos e janeiro e até o momento não recebi as senhas.
    Obrigado.

@Cassarangongo disse:
    Boa tarde!
    Alguem tem os emails para saber as senhas dos processos.
    O meu está em Lisboa e o da minha filha está no Porto.
    Enviei os processos e janeiro e até o momento não recebi as senhas.
    Obrigado.

Cassarangongo , a melhor opção é dar uma ligada para a Linha de Registos.

abraços,

LeonamRelvis
  • thirvelothirvelo Member 154 PontosPosts: 18

Processo do meu pai andou de novo

Processo cidadania portuguesa 1C

13/01/2020 envio EMS correios
    27/01/2020 recebimento ACP
    05/02/2020 Email RCentrais informando acesso (bolinha 1)
    01/04/2020 Processo registrado (bolinha 2 verde)
    17/04/2020 Pulou da bolinha 2 verde para 4 marrom (verificação de documentos)

Permanece na ACP

RelvisBeto
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

@thirvelo disse:

Permanece na ACP

Tem dois dias que não tenho acesso ao site. Achei até que estava for a do ar...

• RelvisRelvis Member 179 PontosPosts: 50

@thirvelo disse:

Permanece na ACP

Eu estou acompanhando o andamento do processo de cidadania pela internet, pois estou no Brasil e enviei pelos Correios. Eu enviei os documento para ACP em janeiro e chegou dia 23/01/2020.

No mês de março/2020 eu consegui que a ACP me enviassem a senha de acesso pelo e-mail e desde então venho acompanhado e olhando todos os dias, mas nunca saiu da bolina 2 verde.

A minha dúvida é: tem como saber essas datas de movimentação somente pela internet, e, se tem, onde se vê?

CEGV
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

CEGV lamento que vc não pode fazer uma lista como fez na atribuição,
    , teriamos uma ideia do que esta acontecendo. Mas não posso cobrar isso de um cara que nos ajuda tanto.... pena que não tenho condições se não eu te contrataria a peso de ouro para realizar com mais condições e recursos o que vc realiza de graça.... Meu processo foi entregue em julho de 2019, em outubro foi para a bolinha 5 e ate agora nada....tem dezenas de processos que vieram muito depois e ja foram finalizados...

RelvisBetoCEGV

@Soraia1975 disse:
    , teriamos uma ideia do que esta acontecendo. Mas não posso cobrar isso de um cara que nos ajuda tanto.... pena que não tenho condições se não eu te contrataria a peso de ouro para realizar com mais condições e recursos o que vc realiza de graça.... Meu processo foi entregue em julho de 2019, em outubro foi para a bolinha 5 e ate agora nada....tem dezenas de processos que vieram muito depois e ja foram finalizados...

@Soraia1975 Não existe muito critério, o meu está na bolinha 2 verde acredito que desde março, que foi quando eu recebi a senha de acesso, e nunca saiu dessa bolinha.
    Temos que ficar aguardando mesmo que ansiosos, mas tendo fé e confiando que vai dar tudo certo.

CEGV

@Relvis disse:

@thirvelo disse:

Permanece na ACP

Eu estou acompanhando o andamento do processo de cidadania pela internet, pois estou no Brasil e enviei pelos Correios. Eu enviei os documento para ACP em janeiro e chegou dia 23/01/2020.

No mês de março/2020 eu consegui que a ACP me enviassem a senha de acesso pelo e-mail e desde então venho acompanhado e olhando todos os dias, mas nunca saiu da bolina 2 verde.

A minha dúvida é: tem como saber essas datas de movimentação somente pela internet, e, se tem, onde se vê?

Eu acompanho pelo site com a senha de acompanhamento que eles dão e anoto o dia que percebo movimentação. Todo dia eu entro e tenho boas notícias:

PESSOAL, FOI APROVADO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora, aguarda apenas o registro.

Levou cerca 3 meses desde o momento em que mandei os docs:

Processo cidadania portuguesa
    18/04/2020 Pedido aprovado (bola 5 verde e 7 marrom) aguardando registro

Este caso é do meu pai.

Agora me surgiu uma dúvida.

Assim que criar o registro, vou emitir o assento via certidão online.

Mas, para eu começar o meu processo, preciso realizar a transcrição de casamento dele antes, correto? Posso fazer isso simultaneamente ou devo aguardar a finalização do processo de transcrição para só então pedir a minha?

marcelo_12mesesBetoRelvisCEGV

@thirvelo disse:

@Relvis disse:

@thirvelo disse:

Permanece na ACP

Eu acompanho pelo site com a senha de acompanhamento que eles dão e anoto o dia que percebo movimentação. Todo dia eu entro e tenho boas notícias:

PESSOAL, FOI APROVADO!!!!!!!!!!!!!!!!!

Agora, aguarda apenas o registro.

Levou cerca 3 meses desde o momento em que mandei os docs:

Processo cidadania portuguesa
    18/04/2020 Pedido aprovado (bola 5 verde e 7 marrom) aguardando registro

Este caso é do meu pai.

Agora me surgiu uma dúvida.

Assim que criar o registro, vou emitir o assento via certidão online.

Mas, para eu começar o meu processo, preciso realizar a transcrição de casamento dele antes, correto? Posso fazer isso simultaneamente ou devo aguardar a finalização do processo de transcrição para só então pedir a minha?

Pensando bem e olhando os tópicos daqui, entendi que não seria necessário a transcrição.

Meu pai se tornou português. Ele foi o declarante no meu nascimento. Ele só casou com minha mãe uns 20 anos depois de eu ter nascido.

Eu preciso realizar essa transcrição para o meu processo ou já posso dar início ao meu logo que tiver o assento dele?

LeonamCEGV
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 399 PontosPosts: 86

Bom dia,
    O processo da Marixxxx 89xx/20 - Movimentou também.
    24/01/20 - Recepção ACP
    17/4/20 - Exigência - Fase 4 -foi emitido oficio.. com a seguinte msg.

• Deverá se junta certidão de nascimento de V. Ex.a, de inteiro teor, datilografada, devidamente legalizada, uma vez que a cópia reprográfica junta, tem elementos ilegíveis e de difícil compreensão.
      @CEGV, Acabaram de enviar o documento, nem é tão ilegível, será que agora preferem a inteiro teor apostilada, não reprográfica?. Te informo a conservadora inbox.
      Abraço e Sorte a todos,
    CEGV
  • nabuconabuco Member 147 PontosPosts: 21

apenas como marco para os que tem processos sendo aprovados por agora:

Processo 67xxx/19 - Aprovado em dezembro - ainda sem registro.
    Eu tava calculando na época que em março sairia... Mas agora estou apostando em julho/agosto.

BetoLeonamCEGV

@nabuco, da família o mais antigo agora é da Luiza,
    Processo 499xx/19
    11/06/19 - Recebido ACP
    18/10/19 - Aprovado - Fase 5 Aguardando Registro.
    20/4/2020 - Continua Fase 5....
    Sorte e abraço a todos.

BetoLeonamCEGV

Olá pessoal,
    Fui olhar o andamento do meu processo e pulou da bolinha 2 direto pra bolinha 5 e a bolinha do despacho está vazia (sem cor) e a bolinha 7 está marrom.
    Acho que agora sai...
    Lembrando que meus documentos foram recebidos na ACP em 23/01/2020.
    Abraços.

Leonamisadorasiqmarcelo_12mesesBetoCEGV
  • m_ferreiram_ferreira Member 103 PontosPosts: 18

Meus agradecimentos aos mantenedores deste fórum pela riqueza de informações contidas e pela seriedade como elas são compartilhadas.

Compartilho com vocês o progresso do meu processo de cidadania por atribuição na ACP.

13/01/2020 - Envio DHL
    17/01/2020 - Recebimento na ACP
    29/01/2020 - E-mail informando o acesso (bolinha 1)
    30/03/2020 - Registrado (bolinha 2 verde)
    21/04/2020 - Pedido aprovado e aguardando registro (bolinha 5 verde e 7 marrom)

Um grande abraço e ótima sorte à todos!

LeonamisadorasiqBetoCEGVmarcelo_12meses
  • SilasforaSilasfora Member 390 PontosPosts: 79

Fico tão feliz quando vejo que processos estão sendo aprovados. Sinal que as coisas ainda estão andando. Mas por outro lado, só aumenta a frustração com a questão dos registros que são represados no ACP. Estão acumulando centenas de processos aprovados e sem assento de nascimento. E não tenho visto nenhuma redistribuição. Talvez devido à quarentena. Será?

CEGVmarcelo_12meses

@Relvis disse:

@thirvelo disse:

Permanece na ACP

Relvis, não tem como obter estes dados pela Internet. Quando muito, consegue-se estes dados em contato com a Linha de registos.

Abraços,

@Soraia1975 disse:

Oi Soraia,

Estamos trabalhando em uma ferramente própria. Com a Pandemia tudo meio que parou pois nossos técnicos colaboradores estão focados em suas famílias.

abraços,

@thirvelo disse:

Pensando bem e olhando os tópicos daqui, entendi que não seria necessário a transcrição.

Meu pai se tornou português. Ele foi o declarante no meu nascimento. Ele só casou com minha mãe uns 20 anos depois de eu ter nascido.

Se seus pais não eram casados, seu pai foi o declarante na sua certidão de nascimento e seu pai é português atribuído, não será necessária a transcrição.

Abraços

@fabiofloriano disse:
    Bom dia,
    24/01/20 - Recepção ACP

• Deverá se juntar certidão de nascimento de V. Ex.a, de inteiro teor, datilografada, devidamente legalizada, uma vez que a cópia reprográfica junta, tem elementos ilegíveis e de difícil compreensão.

@CEGV, Acabaram de enviar o documento, nem é tão ilegível, será que agora preferem a inteiro teor apostilada, não reprográfica?. Te informo a conservadora inbox.
    Abraço e Sorte a todos,

Fabio, não é decisão nossa. É decisão deles. Algo na certidão reprográfica chamou a atenção deles e provavelmente não está suficientemente legível. Se pediram a de Inteiro Teor Narrativa, solicite-a, apostile e envie, atendendo a exigência.

Abraços e ótima sorte,

fabiofloriano
    editado abril 2020

@Silasfora disse:
    Fico tão feliz quando vejo que processos estão sendo aprovados. Sinal que as coisas ainda estão andando. Mas por outro lado, só aumenta a frustração com a questão dos registros que são represados no ACP. Estão acumulando centenas de processos aprovados e sem assento de nascimento. E não tenho visto nenhuma redistribuição. Talvez devido à quarentena. Será?

Acho que são milhares e, não, centenas. Com a quarentena, estão trabalhando apenas internamente, com serviços e contingente mínimos

abraços,

Leonam
  • SilasforaSilasfora Member 390 PontosPosts: 79

@CEGV disse:

@Silasfora disse:

Acho que são milhares e, não, centenas. Com a quarentena, estão trabalhando apenas internamente, com serviços e contingente mínimos

abraços,

@CEGV, quando escrevi o post, pensei se seriam milhares ou centenas e fiquei em dúvida. (rsrssr) O que acho estranho é que são muitas aprovações que tenho visto e nada de registros. Sei que ninguém sabe ao certo a razão para isso estar assim. Mas, ao meu ver, essa deveria ser a parte mais fácil do processo. Enfim, aguardemos! Boa sorte e muita saúda a todos do grupo :)

NanaMaLeonamCEGV
  • isadorasiqisadorasiq Member 163 PontosPosts: 19

@Silasfora disse:

@CEGV disse:

@Silasfora disse:

abraços,

@CEGV, quando escrevi o post, pensei se seriam milhares ou centenas e fiquei em dúvida. (rsrssr) O que acho estranho é que são muitas aprovações que tenho visto e nada de registros. Sei que ninguém sabe ao certo a razão para isso estar assim. Mas, ao meu ver, essa deveria ser a parte mais fácil do processo. Enfim, aguardemos! Boa sorte e muita saúda a todos do grupo :)

Recebi essa semana um email de uma Oficial da ACP em que ela disse: "Este serviço devido ao Estado de Emergência, não esta a lavrar registos devido á ausência de funcionários."

Realmente é frustrante mas se pensarmos bem, no momento em que estamos, não podemos fazer nada com ou sem registro. Infelizmente mesmo já tendo o registro por exemplo é inviável emitir cartão cidadão e passaporte. O que resta é termos mais paciência apesar de difícil já que além de esperarmos a tanto tempo a finalização do processo, já andamos ansiosos por tudo o que anda acontecendo.

CEGVmarcelo_12mesesSilasforaDen

@CEGV disse:

@fabiofloriano disse:
    Bom dia,
    24/01/20 - Recepção ACP

• Deverá se juntar certidão de nascimento de V. Ex.a, de inteiro teor, datilografada, devidamente legalizada, uma vez que a cópia reprográfica junta, tem elementos ilegíveis e de difícil compreensão.

Abraço e Sorte a todos,

Fabio, não é decisão nossa. É decisão deles. Algo na certidão reprográfica chamou a atenção deles e provavelmente não está suficientemente legível. Se pediram a de Inteiro Teor Narrativa, solicite-a, apostile e envie, atendendo a exigência.

Abraços e ótima sorte,

Obrigado @CEGV, sim é como você disse, claro, é o que a Marixx já está providenciando, agora que os cartórios retomaram as atividades no Sul. Grande abraço. E sorte a todos.

LeonamCEGV

@Silasfora disse:

Depois de aprovado, sem dúvidas é a parte mais fácil e rápida. Porque, do ano passado para cá, estão segurando, só o MJ português sabe a resposta. Nós só podemos intuir os motivos, que passar por "frear outras gerações de enviarem novos processos e, com isso, reduzir forçosamente e artificialmente a fila de processos pendentes".

abraços,

LeonamRelvis

@isadorasiq disse:
    Recebi essa semana um email de uma Oficial da ACP em que ela disse: "Este serviço devido ao Estado de Emergência, não esta a lavrar registos devido á ausência de funcionários."

Risível a resposta. E porque não faziam antes... as desculpas são as mais diversas pois a verdade obviamente não pode ser dita.

Realmente é frustrante mas se pensarmos bem, no momento em que estamos, não podemos fazer nada com ou sem registro.

Quem não tem registro ainda não é português. Simples assim.

Infelizmente mesmo já tendo o registro por exemplo é inviável emitir cartão cidadão e passaporte.

Mas é suficiente para submeter novos processos. Processos de filhos e netos, transcrições, etc.

Também é suficiente, por exemplo, para mudar de mala e cuia para Portugal, com a família, sem correr o risco de ser barrado.

O que resta é termos mais paciência apesar de difícil já que além de esperarmos a tanto tempo a finalização do processo, já andamos ansiosos por tudo o que anda acontecendo.

É o que sempre digo: paciência, foco, resiliência...

Abraços,

marcelo_12mesesLeonamRelvis
  • nato45nato45 Member 188 PontosPosts: 20

Enviei o processo para Porto e foi recebido e registrado dia 20/01 Em 20/04 pulou da 1 para 4 na bolinha me informando que a documentação estava completa mas em 24/04 a cor mudou na bolinha 04 informando que estava faltando documento isso já aconteceu que documentação pode estar faltando. Agradeço desde já a ajuda .Obrigado

LeonamCEGVBeto

@CEGV disse:

@isadorasiq disse:

Risível a resposta. E porque não faziam antes... as desculpas são as mais diversas pois a verdade obviamente não pode ser dita.

Realmente é frustrante mas se pensarmos bem, no momento em que estamos, não podemos fazer nada com ou sem registro.

Infelizmente mesmo já tendo o registro por exemplo é inviável emitir cartão cidadão e passaporte.

Mas é suficiente para submeter novos processos. Processos de filhos e netos, transcrições, etc.

Também é suficiente, por exemplo, para mudar de mala e cuia para Portugal, com a família, sem correr o risco de ser barrado.

O que resta é termos mais paciência apesar de difícil já que além de esperarmos a tanto tempo a finalização do processo, já andamos ansiosos por tudo o que anda acontecendo.

Abraços,

@CEGV Me tira uma dúvida o meu processo está com a bolinha 7 marrom e com está informação:
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Ou seja, com base nessa informação eu já posso requerer a atribuição de nacionalidade dos meus dois filhos??

Desde já obrigado mais uma vez amigo.

LeonamNanaMaCEGV
  • NanaMaNanaMa Member 363 PontosPosts: 51

@Relvis disse:

@CEGV disse:

@isadorasiq disse:

Abraços,

@CEGV Me tira uma dúvida o meu processo está com a bolinha 7 marrom e com está informação:
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Ou seja, com base nessa informação eu já posso requerer a atribuição de nacionalidade dos meus dois filhos??

Desde já obrigado mais uma vez amigo.

Não, só após registro. Como ele disse acima, sem registro ainda não é Português. Infelizmente

RelvisCEGV
  • ECGECG Member 220 PontosPosts: 34

@cizo disse:
    Boa noite pessoal.

Fim da luta!

Fiz um pedido de urgência

Boa tarde! Por favor, onde tem descrito o procedimento para pedido de urgência? É por email ou tem um link? O pedido não é por causa de emprego e sim para universidade (não sei se faz diferença no processo).

Super-obrigada!

LeonamCEGV
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

@nato45 disse:
    Enviei o processo para Porto e foi recebido e registrado dia 20/01 Em 20/04 pulou da 1 para 4 na bolinha me informando que a documentação estava completa mas em 24/04 a cor mudou na bolinha 04 informando que estava faltando documento isso já aconteceu que documentação pode estar faltando. Agradeço desde já a ajuda .Obrigado

Sim acinteceu comigo , liga na linha de registros que eles informam qual exigência ou aguarde a chegada da carta.

CEGV
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

Boa tarde. A quem possa interessar,

Liguei há pouco na LR, fui atendido de imediato e a atendente informou que estão a lavrar os registros dos processos aprovados em set/19...

Abçs a todos

CEGVmarcelo_12mesesBetoMaluLeonamNanaMa
  • nato45nato45 Member 188 PontosPosts: 20

@marcos_petropolis disse:

@nato45 disse:

Sim acinteceu comigo , liga na linha de registros que eles informam qual exigência ou aguarde a chegada da carta.

Muito obrigado tenho parentes no Porto que estão verificando assim que souber qual a exigência informo .

CEGV

Boa tarde a todos,
    @CEGV,
    Na AC_ = Arquivo Central do Porto
    Pedido de nacionalidade foi Aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Portugues.
    Processo
    694xx/19 Guilherme
    Recebido em 28/08/19
    Aprovado em 23/03/2020

Indagou-se a previsão de quando realizariam o Registo e responderam a seguinte mensagem:

No âmbito do plano nacional de recuperação de registos, foi decidido que os registos provenientes de processos decididos por este Arquivo Central do Porto iriam ser distribuídos por outras conservatórias para aí serem lavrados.

Essa distribuição iniciou-se em fevereiro, não tendo o processo em apreço feito parte dos processos distribuídos.

Ora, devido ao estado de emergência decretado no país, a distribuição de processos por outras conservatórias encontra-se suspensa desde 20 de março passado, não se vislumbrando ainda em que data se retomará a referida distribuição.

Informo ainda V. Exª que a gestão do plano de recuperação de registos a nível nacional é da responsabilidade da Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa, não cabendo ao Arquivo Central do Porto decidir quando, quantos e que tipo de processos serão mensalmente distribuídos.

No que nos diz respeito, informo V. Exª que estamos a fazer todos os esforços possíveis para continuar a prestar um serviço célere e eficiente aos cidadãos que nos procuram, mas, infelizmente, as consequências provocadas pela situação atual, diminuíram mais ainda os recursos humanos disponíveis o que limita, em muito, o nosso campo de ação.

No entanto, se a situação em apreço for de cariz urgente, poderá V. Exª solicitar um pedido de prioridade no registo à Senhora Diretora deste serviço, devidamente fundamentado e acompanhado de documentos a comprovar a urgência alegada.

Abraço e sorte a todos,

CEGVMaluLeonam

@nato45 disse:

Entre em contato com a Linha de Registos. Talvez lhe ajudem a saber o que aconteceu, qual documento está faltando ou qual a deficiencia documental. Um ofício deve ter sido enviado para o endereço constante no requerimento.

abraços e boa sorte,

@Relvis disse:

De forma alguma. Você só se torna português quando o assento de nascimento é criado. Processo despachado favoravelmente e processo concluído são duas coisas distintas. Amigo, infelizmente você ainda não é português. Dê uma ligada para a LR pois algumas vezes o processo é concluído e não atualizam no sistema. É meio raro mas acontece.

abraços e ótima sorte.

Relvis

@ECG disse:
    Boa tarde! Por favor, onde tem descrito o procedimento para pedido de urgência? É por email ou tem um link? O pedido não é por causa de emprego e sim para universidade (não sei se faz diferença no processo).

Pedidos de urgência são pedidos pessoais. Tentar submeter com base em um modelo reduz sensivelmente suas chances. É o que aconselho a todos.

abraços,

@fabiofloriano disse:
    Indagou-se a previsão de quando realizariam o Registo e responderam a seguinte mensagem:

No âmbito do plano nacional de recuperação de registos, foi decidido que os registos provenientes de processos decididos por este Arquivo Central do Porto iriam ser distribuídos por outras conservatórias para aí serem lavrados.

Essa distribuição iniciou-se em fevereiro, não tendo o processo em apreço feito parte dos processos distribuídos.

Ora, devido ao estado de emergência decretado no país, a distribuição de processos por outras conservatórias encontra-se suspensa desde 20 de março passado, não se vislumbrando ainda em que data se retomará a referida distribuição.

Informo ainda V. Exª que a gestão do plano de recuperação de registos a nível nacional é da responsabilidade da Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa, não cabendo ao Arquivo Central do Porto decidir quando, quantos e que tipo de processos serão mensalmente distribuídos.

No que nos diz respeito, informo V. Exª que estamos a fazer todos os esforços possíveis para continuar a prestar um serviço célere e eficiente aos cidadãos que nos procuram, mas, infelizmente, as consequências provocadas pela situação atual, diminuíram mais ainda os recursos humanos disponíveis o que limita, em muito, o nosso campo de ação.

No entanto, se a situação em apreço for de cariz urgente, poderá V. Exª solicitar um pedido de prioridade no registo à Senhora Diretora deste serviço, devidamente fundamentado e acompanhado de documentos a comprovar a urgência alegada.

Abraço e sorte a todos,

Valeu, Fabio. Obrigado por compartilhar. Já vi resposta semelhante, com outras datas. É assim mesmo... temos que ser resilientes.

abraços e ótima sorte,

BetoMaluLeonam
  • ECGECG Member 220 PontosPosts: 34

@CEGV disse:

@ECG disse:

Pedidos de urgência são pedidos pessoais. Tentar submeter com base em um modelo reduz sensivelmente suas chances. É o que aconselho a todos.

abraços,

Oi @CEGV a pergunta nao foi sobre um modelo e sim qual o processo/procedimento. Por email? Se sim para qual endereço? Site? Se sim, qual o link? Documentos brasileiros tem que enviar copias de apostilhados?
    Agradeço

@CEGV disse:

@nato45 disse:

Entre em contato com a Linha de Registos. Talvez lhe ajudem a saber o que aconteceu, qual documento está faltando ou qual a deficiencia documental. Um ofício deve ter sido enviado para o endereço constante no requerimento.

abraços e boa sorte,

Boa Noite,
    Irmã de meu cunhado teve situação semelhante, Enviou e-mail para ACP que foi respondida no dia seguinte com cópia do oficio,

Segue abaixo cópia do texto, adicionalmente também anexou a informação do status do processo fornecido no site nacionalidade.justica.pt

"......Bom dia,

Verifiquei o status do meu processo de nacionalidade de numero 89xx/20 conforme abaixo,

aparentemente foi enviado ofício por correio.

, em consideração ao momento de pandemia,

solicito o encaminhamento de cópia do mesmo pelo e-mail, para providenciar a tempo o que for necessário.

No aguardo,

atenciosamente,

Mar....."

Abraço e sorte todos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.