Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
bom dia, encaminho os dados para inserção na tabela de acompanhamento dos Processos de Convolação:
cidadãodomundo - entrada 19/02/18, via Correios, Numeração - 38.XXX/18, se encontrando, atualmente, em fase de análise
4 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Olhem que diferença na numeração de processos...
(Número do processo x Data de entrada)
impressionante...
Abraços,
Será porque o primeiro foi entregue pessoalmente, e o segundo lá chegou por correio? Eu sempre achei que quem entregasse o processo em carne-e-osso ganhasse número na hora do ato... será verdade?
E as 2 posições anteriores, com números mais altos que 28xxx/18?!?!
Vá entender o método...

Interessante é tb nosso cabeceira da lista ainda não ter seu processo finalizado mesmo entregando o mesmo pessoalmente enquanto convolantes q mandaram por correio depois já finalizaram. Vai entender...
Bom dia pessoal , eu sou o Thiago que entregou pessoalmente , @EpidauraMoreira não sai com a numeração na hora não , demorou 3 meses para ser numerado . Rs .
Sorte a todos ...
Pra efeito de informação, liguei pra a LR hj e meu processo continua em análise após as chegada de todas as diligências. Acho que o responsável pelo meu processo não voltou de férias ainda.?
Pessoal, hoje ocorreu-me de estalo, enquanto eu tomava um copo de leite Glória:
Há pelo menos 1 atendente na LR, a dna. T____a, por sinal muito profissional e informativa, que usa em sua linguagem pessoal a expressão generalíssima (e nada nada oficial) "em análise" para dizer que o processo está sendo trabalhado!!, que alguém está debruçado sobre os papéis, matutanto sobre os mesmos.
Por quê tal afirmação? Epidaura jura de patinhas juntas que já ouviu - quando ajudava-me durante o processo de naturalização 6.4 e ligava para a LR - daquela gentil senhora a frase "o seu processo está em análise; já recebeu os 3 pareceres oficiosos e os documentos adicionais exigidos. Agora terá de aguardar".
E porque minha lindinha se lembra tão bem da frase? Porque a mesma senhora foi a primeiríssima pessoa da LR que atendeu nossa primeiríssima ligação para lá, e a frase foi minuciosamente apontada em nossos controles de projeto.
Assim, quando ouvirem o tal "em análise", perguntem um pouco mais de detalhes, caso tenham tido previamente uma informação mais concreta sobre a fase de processo.
Isto tudo talvez contrabalance nosso temor de que a coisa possa parecer ter andado para trás....
?´'?''?''?''?''?''?''?''?´'?''?''?''?''?''?''?''?´'?''?''?''?''?''?''?''
Eu perguntei semana passada se ja tinha ido para algum orgao,para o dgaj e ela ,nao lembro o nome, continuou falando que estava em analise ,processo com 11 meses
Pessoal, alguém que tenha ligado nesses últimos dias sabe informar se continuam fazendo aquele questionário todo antes de dar informações na LR? Obrigado!
Bom dia Povo, 100 dias após Minhas diligências foram concluídas, enviado ao MJ para parecer. até que enfim.
Caro @marinho , que boa notícia para fechar a semana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Epidaura correu ao olival e lhe manda com exclusividade (hoje):
?´''?''??''??''?´''?''??''??''?´''?''??''??''?´''?''??''??''
thanks miss @EpidauraMoreira, we love ❤️ you...
Que bom! @marinho que belo presente vc ganhou esse fim de semana. Vamos que vamos!! ?
Estou ansiosíssima pelo término dessas férias escolares e de verão. Que a CRC retorne aos trabalhos normalmente e que saiam nossas benditas convolacões.???
Amém @Leciiro !!!!!
Que boa notícia @marinho ! Estamos na torcida!
Tomara @Leciiro!

Como diz o Beto Guedes:
“Quando entrar Setembro e a boa nova andar nos campos, quero ver brotar... onde a gente plantou...já sonhamos juntos...quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar...já choramos juntos...muitos se perderam no caminho...que venha nos trazer sol de primavera...a lição sabemos de cor só nos resta “CONVOLAR”
Setembro está bem perto de bater às nossas portas!
Pessoal, bom dia! Acabei de ligar para a LR, e fui informado que ainda aguardam a resposta do DGAJ, sendo que a consulta foi encaminhada em meados de Maio. Espero que esteja em fase de conclusão, pois agora no início de Setembro estou indo à terrinha ficar 03 meses e seria um prazer ter esse processo finalizado. Grande abraço e boa semana! Que venham as convolações!
Bom dia , pessoal!
Sabem me informar quanto tempo demora depois que os documentos são encaminhado para despacho? Liguei e me disseram que foi para o SEF!
Obrigada
Oi @deisy2804, bom dia.
Se "foi para o SEF" ainda não está em despacho mas em "Diligências". Pelo que temos visto, até a conclusão, ainda serão, no mínimo, uns 4 meses. Tente obter a data de envio da solicitação de informações próxima vez que ligar. (Isto se estivermos falando de processo de conversão, sendo instruído na CRCentrais)
abraços e boa sorte !
Bom dia, Deisy!
Qual foi o dia que seus documentos deram entrada na CRCentrais? Não consegui localizar na nossa planilha. Obrigado!
Abraços
Bom dia, pessoal! Meu processo continua na mesma, aguardando retorno da DGAJ desde 09/05.. O meu que sempre anda junto com o do @marinho , desta vez ficou para trás ... Que venha setembro, pq está dificil, viu?
@anycastro, não desanima não. A CRC Lisboa está lenta demais. O meu processo tbm está parado. Força e fé! ?
Bom dia a todos. Enviei email hoje para saber de meu processo e recebi a seguinte msg resposta:
“Exmo Senhor Dr,
O processo encontra-se em fase de análise.
Mais se informa V. Exa de que logo que possível será informado do que houver por conveniente.”
Só com muita fé mesmo...
Segue o jogo...vamos que vamos.
Tenham uma ótima semana.
Olá, boa tarde a todos!
@CEGV poderia por gentileza incluir meu processo na tabela? Trata-se, evidentemente, de atribuição 1-D por neto já natural português com base no 6.4.
Foi enviado por correios, tendo sido recepcionado em 21/02/2018 na CRC Centrais.
Lhe foi atribuído o nro. 41.xxx/18.
Encontra-se em "fase muito inicial de análise".
Últimas informações de hoje, 20/08/2018, pela LR.
@NovoTuga, bem-vindo ao grupo...
Dados já anotados e serão exibidos nas próximas publicações da nossa tabela.
abraços e boa sorte !
4 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Verdade verdadeira! Querem impor as próprias informações, muitas delas totalmente sem fundamento.
Para quem acompanha aqui o fórum sabe que o meu processo deu uma "reviravolta", constava como "aprovado" em 13 de Julho e por fim estava de fato aguardando o despacho do gabinete da ministra.
Agora liguei na LR e me foi informado que em 14 de agosto voltou a decisão reconhecendo a ligação efetiva e o processo de fato aguarda averbamento... posso acreditar? De fato não sei mas é a informação que me foi passada.
@RODRIGO , a solução é continuar ligando e confirmando a última informação recebida até que finalmente venha a informação que o averbamento foi feito.
É que cair duas vezes nesse mesmo golpete deles seria duro demais pro meu coração ansioso rsrs.
Fogo......achando que os processos iriam ser concluidos em 1 ano......torcer para que pelo menos em Dezembro conclua o meu de Setembro 2017 com 1 ano e 3 meses.
Também estou começando a achar que o do meu pai (também em Setembro), só vai sair no final do ano se continuarem nesse ritmo
Pessoal, anotem ai, amanhã todos e todas estão convidados para o aniversário de um ano do meu processo de convolação. Será um aniversario e bolo VIRTUAL....quero os Parabens de todos viu !!!!!
RODRIGO vc disse efetiva ligação????? vc já não é Portugues??? precisa disso??? pirei o cabeção....para o mundo que eu quero descer agora ....
@Soraia1975, estamos juntas nessa!! Amanhã faz um ano do processo de convolação da minha mãe!! ?
Maria Coelho, boa noite!
Você saberia dizer a fase atual do seu processo? Se ainda está em análise ou se já entrou em diligências? Obrigado!
Abraços,
Fabricio
Informado hj pela Linha de Registos que o processo de meu pai encontra-se ainda em diligencias. A senhora disse que eles estao demorando bastante e que estao verificando essa demora.... Acho que foi só papo, nao acredito que na LR estao tomando providencias quanto a isto. Mas uma coisa parece positiva, acho que o povo já esta de volta ao trabalho pois hj a ligacao foi beeem mais rapida, somente 15 min para atendimento.
@FSP, boa noite! O processo está sendo acompanhado por uma advogada. Até mês passado não tínhamos nenhuma novidade. Ainda aguardando análise. Abs.
Hoje faz um ano que meu processo deu entrada na CRCentrais.
Acabei de ligar na LR e fui informado que ainda continua na fase de análise! Quando questionei acerca da razão de alguns processos que deram entrada depois do meu já estarem em fase mais adiantada, a despeito de supostamente seguirem a ordem de entrada, a atendente me disse que o motivo deve ser em função de qual servidor foi atribuída à instrução, que uns são mais rápidos que outros, que uns têm mais quantidades de processos distribuídos do que outros ou que às vezes podem até ter entrado em alguma licença médica etc.
Complicado demais essa lógica de funcionamento, na qual não há verdadeiramente nenhuma observancia real à ordem de entrada, mas apenas aparente, pois depende do funcionário que ficou responsável pela instrução e que essa distribuição entre eles não é sequer padronizada, uns recebem mais e outros menos.
É mesmo lamentável a falta de cuidado e até mesmo de respeito com a situação dos requerentes.
Nos resta apenas ficar aguardando indefinidamente o prosseguimento do processo.
Abraços a todos!
Bom dia.
Dom Tenreiro 1 e Dom Tenreiro 2, ainda aguardando a DGAJ. Liguei hoje, agora a pouco.
@FSP a minha deve estar de licença maternidade kkkk há quase 4 meses meu processo aguarda retorno da DGAJ, e quando retornar vai ser mais uma saga até ser finalizado ..
Any a LR tem um deley minhas diligências foram respondidas dia 09/08. so tava atualizado dia 18/08
Estava aqui contemplando a tabela do @CEGV e reparei algo que já sabemos, mas não custa evidenciar:
1) O último processo conhecido por nós enviado por correio que foi numerado em 2017 deu entrada na CRC na 2a quinzena de outubro/17. Assumindo que a última numeração daquele ano ocorreu no último dia útil do ano (pior caso possível) então temos um tempo para numeração Tn(dez/17) ≈ 2,5 meses. Meu processo, recebido na CRC na 2a quinzena de fev/18 foi numerado apenas semana passada, 2a quinzena de agosto, um dos últimos processos numerados que conhecemos. Tn(ago/18) ≈ 6 meses. Um aumento significativo de 140% entre out/17 e fev/18 no tempo para apenas numerar o processo.
2) O maior número conhecido de processo em 2017 foi 586xx/17. Assumindo que os processos são numerados sequencialmente e que seus números representam, portanto, a quantidade de processos que são numerados na CRC desde o início do ano, arredondento um pouquinho para cima tivemos quantidade de processos numerados de janeiro a dezembro de 2017 Qp(jan/17, dez/17) ≈ 59 mil processos. Considerando agora, por exemplo, meu processo do final de fevereiro de 2018 Qp(jan/18, ago/18) ≈ 41 mil processos. Isto é, em 8 meses de 2018 (≈ 67% do ano) foram numerados na CRC ≈ 69% do total de processos em 12 meses de 2017. Neste ritmo, considerando uma taxa constante de entradas de processos, 2018 registrará 61,5 mil processos, um aumento de "apenas" 61,5k/59k - 1 ≈ 4,2 % em relação a 2017.
Na minha leitura destes dados, acredito então que o pior, isso é, o pico da entrada de processos, já passou...
Acho que ainda pode ter um novo pico de pedidos de processos, dependendo de quem se eleger no país
Quem sabe Portugal não esteja mais tanto no pico da moda?!
Boa noite pessoal! Estou aqui há alguns dias quebrando a cabeça com várias dúvidas.
Minha mãe, em 2007, obteve a nacionalidade portuguesa por ser NETA DE PORTUGUESES, Mas como meu avô já havia falecido, a nacionalidade que ela obteve não foi a ATRIBUÍDA.
Com a mudança da lei e sua regulamentação ano passado, entendemos que haveria a possibilidade de ela solicitar a convolação/conversão. Sendo assim, em 31 de outubro do ano passado, ela esteve na conservatória em Lisboa, pagou o valor de 175, entregou o pedido e pronto. No momento da entrega, a funcionária disse "seu processo ficará aguardando comprovação de 'efetiva ligação'". Minha mãe não foi mais atrás disso, pois não estava entendendo exatamente o que serviria para comprovar essa ligação. E assim, até duas semanas atrás, não havíamos mais tocado no assunto. Até que minha mãe resolveu telefonar na conservatória e informaram o número do processo (que até então nós não sabíamos). Desta vez a funcionária não falou nada sobre ligação... Mas disse que ainda estavam analisando processos de junho/2017 e que minha mãe deveria voltar a buscar informação por volta de outubro ou novembro/2018.
Sem saber muito se deveríamos ou não enviar algo que comprovasse vínculo (efetiva ligação), procuramos consultar dois advogados diferentes. Aí que deu um nó mais apertado ainda...
Explico:
adovgado A: disse que precisávamos enviar uma carta contando uma história e anexando fotos das 3 viagens feitas à Portugal entre 2007 e 2017; além disso sugeriu que fizéssemos associação à casa de cultura portuguesa de nossa cidade
adovgado B: disse que não precisávamos comprovar vínculos pois convolação seria diferente de conversão. E que convolação exige comprovação de vínculo, mas conversão não. Este sugeriu que solicitássemos o cancelamento do pedido feito em 31.10.2018 e iniciássemos um novo processo de conversão (por intermédio dele); segundo este profissional, o processo de conversão sairia bem mais rápido que o de "convolação".
Agora, lendo algumas coisas aqui, me parece que conversão e convolação são a mesma coisa. Queria saber, se alguém poderia nos orientar nesse sentido.
Agradeço desde já se puderem nos orientar
Oi @Bianca! Bem-vinda aqui!
O termo "convolação" não é adequado aqui em nosso caso (deste tópico). A convolação é - A RIGOR - a troca do regime de leis/artigos/parágrafos ao abrigo dos quais um processo JÁ INSTITUIDO está correndo.
A convolação existiu única e exclusivamente naqueles casos de naturalizão de netos pela LN 6.4, entrados ANTES de Julho 2017, para os quais a CRC perguntou "Você requerente quer trocar agora o seu pedido de naturalização pela ANTIGA LN 6.4 para uma atribuição pela NOVA LN 1.D ?" e o requerente respondeu por escrito "Sim, quero".
Não é o seu caso (e nem o nosso aqui).
Sua mãe já tem as cartas para ganhar o jogo. A possibilidade que existe agora, é sua mãe requerer a atribuição pela "nova" LN 1.d, sendo que ela, POR SER PORTUGUESA (mesmo que naturalizada) JÁ TEM A PROVA DE LIGAçÂO EFETIVA À COMUNIDADE PORTUGUESA!
Sugiro a leitura atentíssima e refletida do tópico
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/58/conversao-da-nacionalidade-adquirida-pelo-extinto-art-6-4-para-nacionalidade-originaria-art-1-1-d#latest
pois ali está tudo bem explicado, tim-tim por tim-tim, num excelente trabalho do responsável pelo tópico.
Agora, tenha em mente uma coisa: Devido ao (atualmente altissímo) volume de trabalho enfrentado pela CRC Lisboa, não existirá nenhum processo "bem mais rápido". Esta frase só pode ter saído da boca de quem quer vender serviços...
Mas não desanime!
Desejamos todos a você muita sorte! sorte!! sorte!!! em todos os seus possíveis símbolos!!
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?