Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Quando recebi o assento da minha filha verifiquei que eles erraram no ano de nascimento mas não observei que eles fizeram o averbamento 2 corrigindo o ano.
No entanto depois verifiquei que tanto no averbamento 1 que atribui a nacionalidade como no averbamento 2 que consertaram o ano de nascimento o processo de atribuição não é o mesmo que eu acompanhava na LR, inclusive não diz que é da CRC Porto e sim da Conservatória de Registos Centrais Lisboa. O número que aparece é o mesmo mencionado no final da primeira folha do assento, juntamente com o nome da escriturária.
Já enviei e-mail solicitando a correção e fui informada que foi retificado constando um averbamento 3, ocasião em que fui emitir outra certidão on LINE e não veio com o averbamento 3, conforme mencionado a resposta do e-mail.
Será que tenho que pagar outra civil online? O Prazo de permanência da certidão não é de seis meses?
Gostaria de alguém que possa me esclarecer. (Desculpe o texto enorme)
Pelo que sei, terá que pagar outra. O pagamento lhe permite acesso à certidão emitida naquele ato.
Averbações posteriores não contam.
“Não constam”
Mesmo o erro sendo deles?
Estive na ACP, no dia 29/11 para pegar o número do processo de atribuição de minha filha e saber a quantas anda a situação. A funcionária nos passou o número do processo e disse que o tempo para conclusão deverá ser de 4 a 5 meses. "Não menos do isso", como ela mesmo falou. Disse ainda de o processo esta em análise.
Processo: 745xx/2018
Enviado via Correios: 22/10/2018
Recebido pelo ACP: 31/10/2018
Pessoal, bom dia! Acabei de ligar p LR e os processos meu e da minha irmã, já foram numerados.
Envio via DHL - 23/11/18
Recebido - 27/11/18
Numerado - 04/12/18
Processos: 821xx/18 - 821xx/18
Vamos aguardar!
Boa Tarde...tive minha convolação finalizada dia 20/11...como tinha ja os documentos necessarios para entrar com o pedido da minha filha, enviei tudo no dia 21/11 via EMS dos correios...porem desde o dia 22/11 meus documentos pelo rastreamento consta:
"22/11/2018
07:39
SAO PAULO / SP
Objeto encaminhado
de Unidade de Distribuição em SAO PAULO / SP para País em PORTUGAL / "
Fiz uma reclamação junto aos correios, me responderam: " Informamos que o objeto mencionado encontra-se em tratamento postal."
Alguem acaso ja passou por isso?...Terrivel vc ficar esperando um enorme tempo todo seu processo ai quando finalmente recebe a boa noticia e acredita que o pior ja passou enfrenta isso...pagamos super caro para o envio desses documentos e ainda na resposta dizem que tudo é "de acordo com a legislação do país, sem a possibilidade de intervenção por parte dos Correios".
Caramba, eles que são os responsaveis, pagamos para isso é ainda temos que entender.
Bom, nem sei se esse topico é o local certo para por essa reclamação/informação, caso não seja peço desculpas...mas serve tb para que quem for enviar fique experto, mostrando que o nosso correio não é nada confiavel.
@WAGNERCRTTI, por isso que em 99% das vezes indicamos o envio de documentos via DHL ou outro Courier. Infelizmente os Correios não são confiáveis o suficiente e casos como o que está ocorrendo contigo são razoavelmente frequentes.
abraços e boa sorte !
Infelizmente como das outras vzs nunca tive problemas agi, erradamente, da mesma forma.
Pela sua experiencia em ouvir os relatos aqui, acredita que sera somente atraso ou extraviaram os documentos?...
Obrigado
Já tentou colocar o mesmo codigo de rastreamento no site do CTT?
O EMS muda de numero quando chega em Portugal, por isso acontece de não ter movimento após a saída do Brasil, no site dos Correios...
Coloquei sim e da a mesma resposta, ate acabei de mandar um email para a CTT perguntando se podem me auxiliar com alguma informação.
De toda forma obrigado...qualquer novidade informo aqui.
Torçamos que somente atraso, gerado pelo aumento da demanda, característica da época de final de ano e natal, em que muitas empresas (ainda) enviam correspondências de boas festas.
Definitivamente Final de Ano não é boa época para enviar correspondências com documentos via EMS.
abraços e boa sorte.
Enviei meus doc, via EMS no dia 22/11 e foi entrege em 30/11, foram apenas 8 dias corridos, sempre enviei via EMS e graças a Deus nunca tive problema algum, Wagnercrtti acredito que no máximo semana que vem já entregue seus documentos.
Ola.
Tb espero Rodrigo, o estranho é isso sempre enviei tb pelo correio e nunca houve problemas, ate minha transcrição de casamento, como não havia urgencia, mandei por carta normal e chegou rapido...só espero que não tenha extraviado...torcendo aqui...abraço
Os processos de minhas 2 irmãs em ACP:
1- Chegou lá em 26/09/2018
Numerado após 10 dias 656XX/2018
Despachado em 03/12/2018
Aguarda o assento
2-Chegou em 23/10/2018
Já numerado 745XX/2018
Enviei EMS em 30/11 e a última atualização foi:
04/12/2018 08:19 SAO PAULO / SP Objeto encaminhado de Unidade de Distribuição em SAO PAULO / SP para País em PORTUGAL /
Rezando aqui
Novidades?
Bom dia....@LisandraFigueiredo...@Rodrigo_Camacho....@CEGV
Ontem acharam meus documentos...ufaaa...rs...o Ctt que me enviou um e-mail ontem a tarde me atualizando que haviam "concluído o processo de desalfandegamento da sua encomenda".....ao menos agora ja atualizou indicando que esta em Lisboa.
Mas reclamei com todos que podia, ate no site do Procon fiz reclamação...alias na minha segunda reclamação junto aos Correios me indicaram e-mail e fone que podia pedir informações em Portugal, deixo aqui caso alguem tenha algum problema tipo o meu(espero que não).
Telefone: 218598359 E-mail: despachante@cttexpresso.pt.
Agora esperar que chegue na proxima semana a ACP...
Obrigado.
Otimo Final de semana
@WAGNERCRTTI graças a Deus deu tudo certo, semana que vem já está no Porto.
Bom dia pessoal. Minha prima está na ACP agora aguardando pra fazer a atribuição dela. Ela levou o passaporte brasileiro em mãos mas não tirou a cópia autenticada dele. Vi em outras postagens que eles tiram na hr e certificam, procede?
Pq se precisar de já levar a cópia certificada ela tenta ir atrás enquanto não chamam, já que demora msm
Obrigado
Estou ficando preocupada, o meu não atualiza desde 04/12.
O meu ficou 2 semanas parado, dificil saber o que ocorreu.
Ao menos de sexta-feira até agora ja andou super rapido..ja chegou em Porto, falta entregar agora, mas ao menos não sumiram com os documentos.
Pessoal, não trabalho nos correios nem tenho o porque de defende-los rsrs.
Mas estamos em dezembro, uma época que sabidamente o volume de encomendas aumenta consideravelmente todos anos, é normal ocorrer algum tipo de atraso por essas épocas.
Inclusive serviços de entregas privados tendem a sofrer alteração nos prazos por essas semanas.
Pessoal, bom dia!!!! Liguei hoje para LR e meu processo e do meu irmão foram para despacho/registro!!! O processo, pra mim, está se aproximando do fim... após mais de 3 anos!! Vai ficar faltando apenas o do meu pai, que é de conjuge, mas esse já tenho consciencia de que irei aguardar ai mais um ano e meio, dois anos..
A atendente disse que agora só falta o nº do assento, mas que já foi aprovado, tudo certo.. Não soube dizer em quanto tempo o assento seria disponibilizado.. Vcs tem alguma ideia??
Ordem:
Recebido 08/10, numerado 18/10, despacho 10/12
. Não soube dizer em quanto tempo o assento seria disponibilizado.. Vcs tem alguma ideia??
Sempre estimam em 2 semanas, mas pelo que tenho visto não demora tanto. Creio que em 1 semana terá o número.
Pelo o que tenho visto a ACP tem concluído em uma semana após o despacho. Estou ligando pra ver os meus, somos do dia 18/10 também.
Parabéns @anycastro Logo logo mais boas-novas pra todos nós.
Procede sim, @hiroy . Só não dá para garantir que a máquina copiadora vai estar funcionando.. rsssss
Parabéns @anycastro, demora mais ou menos 8/10 dias para lavrar em o assento.
Obrigadaaa pessoal!! Espero que saia antes do natal pra nao correr o risco de sair só em janeiro..
Pessoal, fui olhar a agenda para agendamento do cartão cidadão no consulado do Rio.. só tem vaga para abril/19 !!!! Deveria ter agendado isso desde quando saiu a convolação da minha mãe kkkkk #ficadica pra quem ainda está aguardando..
Vcs sabem se ainda é possível tirar o CC e o passaporte diretamente no aeroporto em Portugal??
Sim... não mudou nada mas no aeroporto é somente passaporte. CC é no campus da justiça.
abraços !
Muito boa dica, até fui olhar a agenda mas aqui em Poa só fazem agendamento com o numero da inscrição consular
@CEGV , já estou meio que "preparando" a papelada do 1C, então assim que sair a convolação, poderei dar entrada imediatamente. Hoje fui no cartório que fui registrado, lá eles emitem a certidão e apostilam e entregam em 30 min, achei ótimo!Porém, eles disseram que como são eles que emitem o documento e apostilam, não há necessidade de sinal público...somente se a certidão fosse emitida em um cartório e apostilada em outro, confere essa informação?
O bom de morar do fim do mundo é que voçê não tem fila de espera...aqui no consulado de Belém vc paga a taxa no banco e vai direto ao consulado solicitar...o CC chegou com 28 dias e o passaporte com 20 dias.
Amigão, a apostila e o documento é o que vale. Se vão cobrar ou não pelo sinal público, não tem problema. Aproveite (MUITO) ter dado de cara com um cartório e funcionários muito sérios. Infelizmente vemos muitos funcionários de cartórios tentando empurrar apostila de requerimento e outros produtos e serviços desnecessários. Como a maior parte da população é leiga, acabam caindo, infelizmente.
Recentemente vi uma pessoa próxima passar por mais uma dessas. Precisava fazer um determinado ato, que eu mesmo já tinha comentado, só poderia ser 'efetivado" em um determinado cartório. Mesmo assim essa pessoa buscou "na internet" e "descobriu" que o ato poderia ser feito "perto de casa". Pois bem, foi lá e fez. Ao final do "ato" e entrega do "documento" o "responsável" disse "agora é só dar entrada com este 'documento' no cartório 'tal' " (o mesmo cartório que já tinha mencionado). Ou seja, perdeu tempo e dinheiro e ainda teve que ir no cartório tal para concluir o ato. Enfim, coisas de Brasil...
Abraços e boa sorte !
Obrigado! Como sempre, você salvando a minha vida!
Os processos meu e de meu irmão em ACP:
Enviado DHL- 16/07/2018
Chegou ACP - 19/07/2018
Numerado- 25/07/2018
Liguei na LR- 12/12/2018 CONCLUIDO
Assento- 577xx/18 e 578xx/18
Sou nova Portuga ???...Muito feliz
Parabéns ao grupo e ao @Rafa1509 quem me orientou .
Acreditem e corram atrás, não é difícil nem impossível !!!!
???????
Feliz pela sua conquista!!!
Disponha sempre, de mim e deste espaço!
O meu chegou na ACP hoje ( agora) ../
PARABÉNS @Roseli! e ao seu irmão também!!!
Gostaria de compartilhar aqui com os amigos que saiu minha atribuição 1C, após o longo e desgastante processo de convolação da nacionalidade do meu pai!!!
É um imenso alívio após todos estes anos de espera ter essa sensação de "missão cumprida".
Na verdade não sei muito o que escrever, pois estou muito contente em poder compartilhar aqui com vocês este momento. O processo tem numeração 69xxx/18 e foi pra registro ontem dia 12/12/2018, foi numerado em 18/10/2018.
Boa sorte a todos colegas e que todos logo atinjam seus objetivos!!!
Agora vou preparar os documentos da minha pequena filha.
Parabéns @RODRIGO! Muito legal!
Então o seu processo foi concluído em menos de 2 meses, certo?
E foi pelo ACP?
Parabéns! @RODRIGO ! ?
Meu processo recebido 31/11/18 numerado em 12/12/18 Nº 85xxx/18 Saindo até março tá ótimo!!!
Grande notícia @Rodrigo. Parabéns e sucesso em seus planos!
Processo de Nacionalidade de Filhos Menores de Português Originário (2 processos enviados simultaneamente):
--> Data de recebimento: 17.12.2018
Vou mantendo um registro do andamento para contribuir com informações sobre a performance da ACP para Filhos Menores. Abraço a todos!
Tamo junto!