PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1679111261

Comentários

• brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67

Meus documentos chegaram hoje no ACP. Mandei na quinta feira passada via DHL. Que serviço fantástico. Paguei 210 Reais.

Também sou da turma de 17.12.2018.

Agora é torcer!

CEGVLisandraFigueiredo
  • lisandracflisandracf Member 220 PontosPosts: 71

@Rodrigo_Camacho @RODRIGO @Roseli vocês receberam email quando os processos foram numerados?

• marinhomarinho Member 575 PontosPosts: 133

@lisandracf Eles não enviam e-mail, a única forma de obter o número é pela Linha de Registos...

• LisandraFigueiredoLisandraFigueiredo Member 119 PontosPosts: 37

@marinho disse:
    @lisandracf Eles não enviam e-mail, a única forma de obter o número é pela Linha de Registos...

Valeu, já estou ligando :)

72 minutos de espera, já foi numerado 8821_/2018
    <3

brasilhenrique

@lisandracf Ótimo, que dia foi numerado ?

@marinho disse:
    @lisandracf Ótimo, que dia foi numerado ?

A atendente disse que foi numerado entre os dias 12 ( data de recebimento do EMS na ACP) e 19/12 ( hoje), mas não consta a data exata.

• PACHECOPACHECO Member 707 PontosPosts: 197

Curiosidade: Será que a numeração é atribuída de forma sequencial unitária? Se for assim eles tem trabalho demais. Dos meus filhos foram numerados em 06/11 e receberam o numero 745XX, enquanto da @LisandraFigueiredo tem numero 8821X, cerca de uma mês após...

LisandraFigueiredo

@marinho disse:

Mas quando conclui eles mandam por email, não?

Sim segue a sequencia, o meu foi numerado dia 06/11 também. Estamos próximos ja que estão indo pra registo os do dia 30/10.> @PACHECO disse:

Curiosidade: Será que a numeração é atribuída de forma sequencial unitária? Se for assim eles tem trabalho demais. Dos meus filhos foram numerados em 06/11 e receberam o numero 745XX, enquanto da @LisandraFigueiredo tem numero 8821X, cerca de uma mês após...

editado dezembro 2018

Não enviam não, ACP não comunica conclusão por email.

@LisandraFigueiredo disse:

@marinho disse:

Mas quando conclui eles mandam por email, não?

lisandracf
  • julianambjulianamb Member 382 PontosPosts: 122

Boa tarde,

Estou juntando os documentos para enviar a solicitação de atribuição de nacionalidade da minha mãe para o ACP, mas depois de muitas pesquisas ainda continuo com algumas dúvidas.

ELA é filha de pai português, nascida no Brasil, casada e não mudou de nome.
    ELE nasceu em 1908 em Portugal, casou no Brasil, casamento já foi transcrito e é falecido.

Documentos para atribuição:

1 - Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica, apostilada e com o reconhecimento da firma ou sinal público do notário que assina a certidão.

Pergunta 1: Minha mãe casou e NÃO mudou de nome. Preciso averbar o casamento dela antes de enviar a certidão de nascimento?

2 - Certidão de Batismo do Português.

Pergunta 2: Tenho uma certidão autenticada, enviada pelo Arquivo Distrital de Porto em 2016. Posso enviar somente uma xerox? Tenho que pedir para enviarem uma nova?

3 - Certidão de casamento ou de óbito apostilada para confirmar o nome completo do Português, pois a certidão de batismo só vem o primeiro nome, sem isso cai em exigência.

Pergunta 3: Ele é falecido, preciso transcrever o óbito?

4 - Xerox do RG autenticado e apostilado.

5 - Taxa de 175 euros.

6 - Formulário 1C impresso em cores, frente e verso, preenchido e assinado com firma reconhecida por autenticidade em cartório brasileiro. Não precisa apostilar esse formulário.

Pergunta 4: Está tudo correto??? :smiley:

Em janeiro quero envia tudo! Espero estar no caminho certo! :smile:
    Obrigada pela atenção!

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130
    editado dezembro 2018

@julianamb disse:
    Boa tarde,

Estou juntando os documentos para enviar a solicitação de atribuição de nacionalidade da minha mãe para o ACP, mas depois de muitas pesquisas ainda continuo com algumas dúvidas.

ELA é filha de pai português, nascida no Brasil, casada e não mudou de nome.
    ELE nasceu em 1908 em Portugal, casou no Brasil, casamento já foi transcrito e é falecido.

Documentos para atribuição:

1 - Certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica, apostilada e com o reconhecimento da firma ou sinal público do notário que assina a certidão.

*Pergunta 1: Minha mãe casou e NÃO mudou de nome. Preciso averbar o casamento dela antes de enviar a certidão de nascimento?

Não mas somente se foi o pai (português) que declarou (no cartório) o nascimento dela.

2 - Certidão de Batismo do Português.

Pergunta 2: Tenho uma certidão autenticada, enviada pelo Arquivo Distrital de Porto em 2016. Posso enviar somente uma xerox? Tenho que pedir para enviarem uma nova?

Depende da certidão. Se for uma certidão informatizada enviada pela Conservatória, pode (não precisa nem autenticar. Pode mandar cópia simples). Se estiver falando de uma Certidão de Batismo, emitida por um Arquivo Distrital precisará enviar o assento CERTIFICADO que lhe foi enviado. Note que são duas folhas. Uma da cópia do assento com o carimbo em auto relevo e a carta de envio, certificada pelo diretor do Arquivo Distrital. Isto é obrigatório pois não existe comunicação direta entre os arquivos distritais e o IRN.

3 - Certidão de casamento ou de óbito apostilada para confirmar o nome completo do Português, pois a certidão de batismo só vem o primeiro nome, sem isso cai em exigência.

Pergunta 3: Ele é falecido, preciso transcrever o óbito?

Não MAS Novamente, se estiver falando de um Assento de Batismo (do português), note que no assento de batismo (normalmente) o nome do nascido não aparece por completo no assento. Desta forma, neste caso, precisará enviar algum documento oficial (se for brasileiro - autenticado e apostilado - e se for português apenas autenticado) para demonstrar a composição do nome do nascido. "Composição do nome" ou "Fixação do Sobrenome" é como ele (o nascido) passou a se chamar oficialmente (nome + sobrenome) , já que a maioria das certidões de batismo, aparece somente a informação do pré-nome do nascido e nome completo dos pais.

4 - Xerox do RG autenticado e apostilado.
    5 - Taxa de 175 euros.
    6 - Formulário 1C impresso em cores, frente e verso, preenchido e assinado com firma reconhecida por autenticidade em cartório brasileiro. Não precisa apostilar esse formulário.

Correto

Abraços e boas festas

Olá @CEGV ,

Muuuuito obrigado pelos esclarecimentos !!!

Mas ainda tenho algumas dúvidas:

"Não mas somente se foi o pai (português) que declarou (no cartório) o nascimento dela."

No caso, se foi o pai dela quem foi ao cartório registrar ela, certo?
    Mesmo ela não tendo mudado de nome, to achando que é melhor averbar logo esse casamento.. ai a certidão de nascimento já fica logo completa... será?

"Depende da certidão..."

Neste meu caso é o Assento de Batismo (foto do livro com carimbo em auto relevo) que Arquivo Distrital do Porto me enviou. Precisa ser atual ?? A que tenho é de 2016..

"Note que são duas folhas."

Ainda bem que você me disse isso, ia colocar somente o assento!

Mais uma vez obrigada pela rápida resposta!
    Abraços!

@julianamb disse:
    Olá @CEGV ,

Muuuuito obrigado pelos esclarecimentos !!!

Mas ainda tenho algumas dúvidas:

"Não mas somente se foi o pai (português) que declarou (no cartório) o nascimento dela."

No caso, se foi o pai dela quem foi ao cartório registrar ela, certo?

Se o(a) português(a) foi o(a) declarante do nascimento do(a) filho(a), não precisa transcrever SE for enviar o requerimento e documentos para o ACP.

Mesmo ela não tendo mudado de nome, to achando que é melhor averbar logo esse casamento.. ai a certidão de nascimento já fica logo completa... será?

Opção sua...

"Depende da certidão..."
    Neste meu caso é o Assento de Batismo (foto do livro com carimbo em auto relevo) que Arquivo Distrital do Porto me enviou. Precisa ser atual ?? A que tenho é de 2016..

Normalmente uma folha é a foto certificada (com carimbo) e outra folha a certidão de envio do arquivo distrital. O que entendo certo é enviar as duas. Se for isso que você tem, beleza. O que não aconselho é enviar única e simplesmente a foto certificada do assento de batismo pois a carta de envio assinada e certificada pelo diretor do arquivo distrital (entendo) faz parte do conjunto probatório do assento certificado a ser enviado.

Abraços e boas festas,

• ANDREROLFSENANDREROLFSEN Member 145 PontosPosts: 35

http://www.irn.mj.pt/sections/noticias/2018/arquivo-central-do-porto

Arquivo Central do Porto limita número de processos por atendimento
    A partir de 14 de Janeiro, o atendimento do Arquivo Central do Porto (ACP) para processos de Nacionalidade passará a receber, no máximo, cinco processos por cidadão.

A alteração abrange os atos que podem ser realizados com a senha D (Nacionalidade) nomeadamente dar entrada de pedidos, solicitar informação e/ou juntar documentos.

Com esta medida pretende-se garantir que todos os detentores de senha são atendidos, reduzindo o tempo de espera para o cidadão e melhorando a gestão do atendimento e do fluxo funcional dos serviços.

A medida será aplicada ao Arquivo Central do Porto durante dois meses, a título experimental.

Recorda-se que existe a possibilidade de enviar, por correio registado, novos pedidos ou juntar documentos, sem limite de processos.

Obrigada mais uma vez @CEGV .

Mas você ainda não me respondeu: O assento de batismo precisa ser atual??
    O que tenho é de 2016.

Obrigada!! :smiley:

Estranha notícia...

@julianamb disse:
    Obrigada mais uma vez @CEGV .
    Mas você ainda não me respondeu: O assento de batismo precisa ser atual??
    O que tenho é de 2016.

Juliana, certidões não expiram. No máximo ficam desatualizadas.
    A certidão de batismo Certificada e emitida em 2016 entendo ser completamente válida.

abraços,

julianamb
  • MARCOS_COUTINHOMARCOS_COUTINHO Member 27 PontosPosts: 9

Tenho a cópia da certidão de nascimento do meu pai (português), precisa ser atual? pode ser cópia simples?

• jlacarvalhojlacarvalho Member 349 PontosPosts: 101

Boa tarde!

O meu processo foi enviado à Porto no dia 01/10/18, recebido no dia 15/10/18, numerado dia 30/10/18 e finalmente, assinando e despachado pelo Conservador para o Registro no dia 20/12/18.

Deixo aqui o meu sincero agradecimento a esse Forum, à todos que me ajudaram e contribuíram nessa jornada. Em especial ao @CEGV por sua paciência e disposição.

Mais uma vez obrigado!

CEGVlisandracfjulianamb
  • claudiocbernardoclaudiocbernardo Member 528 PontosPosts: 126

@jlacarvalho disse:
    Boa tarde!

O meu processo foi enviado à Porto no dia 01/10/18, recebido no dia 15/10/18, numerado dia 30/10/18 e finalmente, assinando e despachado pelo Conservador para o Registro no dia 20/12/18.

Deixo aqui o meu sincero agradecimento a esse Forum, à todos que me ajudaram e contribuíram nessa jornada. Em especial ao @CEGV por sua paciência e disposição.

Mais uma vez obrigado!

Parabéns @jlacarvalho pela conquista!

jlacarvalho
  • LeciiroLeciiro Member 812 PontosPosts: 200

Parabéns, @jlacarvalho !!

jlacarvalho

Goataria de saber o endereço correto da ACP, pois já vi vários CEP diferentes. Goataria também do telefone, Obrigado!

@MARCOS_COUTINHO disse:
    Goataria de saber o endereço correto da ACP, pois já vi vários CEP diferentes. Goataria também do telefone, Obrigado!

Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, 328
    4200-498 Porto
    Telefone:225-573-840 mailto:arquivocentral.porto@irn.mj.pt

Obrigado!

• rodrigovazrodrigovaz Member 13 PontosPosts: 6

Duas perguntas:

Meu irmão está indo para portugal no dia 29, se eu fizer o pagamento da taxa de 175 euros por vale postal, ele pode entregar os documentos na ACP em mãos ou preciso emitir alguma declaração?

• Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

@ANDREROLFSEN,

Favor postar no post adequado determinadas notícias!

Seus comentários foram movidos para:

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/41/noticias-de-portugal

Obrigado!

@rodrigovaz disse:
    Duas perguntas:

Meu irmão está indo para portugal no dia 29, se eu fizer o pagamento da taxa de 175 euros por vale postal, ele pode entregar os documentos na ACP em mãos ou preciso emitir alguma declaração?

Caso você faça o pagamento relacionado ao seu processo (via vale postal ou cartão de crédito), ele será obrigado a atravessar a rua e postar os seus documentos no CTT!

Caso queira entregar pessoalmente o processo, ele deverá pagá-lo presencialmente, ou em dinheiro ou Multibanco!

Lembrando que, para isso, deverá ser feito uma procuração... Para saber qual modelo, consulte nosso tópico de FORMULÁRIOS, que colo o link abaixo:

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/24/formularios

• rodrigovazrodrigovaz Member 13 PontosPosts: 6

@Rafa1509 disse:

@rodrigovaz disse:
    Duas perguntas:

Caso você faça o pagamento relacionado ao seu processo (via vale postal ou cartão de crédito), ele será obrigado a atravessar a rua e postar os seus documentos no CTT!

Caso queira entregar pessoalmente o processo, ele deverá pagá-lo presencialmente, ou em dinheiro ou Multibanco!

Lembrando que, para isso, deverá ser feito uma procuração... Para saber qual modelo, consulte nosso tópico de FORMULÁRIOS, que colo o link abaixo:

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/24/formularios

Entendo, vou tentar fazer a procuração a tempo ou pedir para ele enviar do correio de lá.

Gostaria de sua ajuda para sanar algumas ultimas dúvidas:

Sou brasileiro, filho de pai E mãe portugueses que se casaram ainda em portugal.

Caso eu vá indicar o número de assento, tanto faz ser do meu pai ou da minha mãe já que ambos são portugueses, certo? Lí em algum lugar que só posso indicar o número de assento caso o nascimento seja depois de 1945, confere?

Se eu for enviar minha documentação, com taxa paga pelo cartão, para a ACP no porto, eu vou precisar apenas:

Cópia repográfica e de inteiro teor da minha certidão de nascimento, apostilhada
    Cópia do meu RG ou passaporte, apostilhada
    Formulário 1-C, assinado e reconhecida a firma NO cartório, sem apostilhar

Certo? Li em alguns lugares que estão pedindo certidão negativa de antecedentes criminais também apostilhada... É necessário?

Agradeço a atenção e boas festas!

@rodrigovaz disse:
    Caso eu vá indicar o número de assento, tanto faz ser do meu pai ou da minha mãe já que ambos são portugueses, certo? Lí em algum lugar que só posso indicar o número de assento caso o nascimento seja depois de 1945, confere?

Sim, somente indicar o numero do assento, no quadro 2, preenchendo SOMENTE a partir da data de nascimento.

Não, não confere! A fonte que vc usou para essa informação está errada!

Se eu for enviar minha documentação, com taxa paga pelo cartão, para a ACP no porto, eu vou precisar apenas:

Cópia repográfica e de inteiro teor da minha certidão de nascimento, apostilhada
    Cópia do meu RG ou passaporte, apostilhada
    Formulário 1-C, assinado e reconhecida a firma NO cartório, sem apostilhar

A listagem de documentos se encontra na página 1 deste tópico!

Certo? Li em alguns lugares que estão pedindo certidão negativa de antecedentes criminais também apostilhada... É necessário?

Não, não é!

Agradeço a atenção e boas festas!

A você também!

Olá pessoal,

Liguei para o cartório para saber o preço da certidão de nascimento e a atendente me informou que são 2 coisas diferentes: Certidão de inteiro teor e Certidão por cópia reprográfica.

Cada uma custa em torno de R$167,00.

Qual delas eu devo solicitar?? ou são as 2??

Abraços!!

@julianamb disse:
    Olá pessoal,

Liguei para o cartório para saber o preço da certidão de nascimento e a atendente me informou que são 2 coisas diferentes: Certidão de inteiro teor e Certidão por cópia reprográfica.

Cada uma custa em torno de R$167,00.

Qual delas eu devo solicitar?? ou são as 2??

Abraços!!

A atendente te informou errado:

Dois tipos de Certidão:

• Breve Relato
    • Inteiro Teor

As de Inteiro Teor podem ser
    - Digitadas
    - Reprográficas

Peça a reprográfica. Se você tentar explicar para ela o que ela aparentemente não entendeu até hoje, pode ficar brava. rssss

abraços,

julianamb

Valeu mais uma vez @CEGV !! ?

Com certeza ela vai ficar brava! Hahaha
    Ela diferenciou uma sendo digitada, e a outra a imagem do livro...
    Mas então está entendido! Vou pedir a reprografica!! ?

Sexta-feira vou ao cartório pegar as coisas que faltam e espero enviar tudo na sexta mesmo, já que as certidões e apostilamentos são feitos na hora! ?

Depois mando notícias!! ?

@julianamb , mas vale um conjunto de documentos bem preparado do que enviado rápido. Depois que enviou não há mais jeito de consertar. Só respondendo às exigências.

Se precisar revisar os documentos 100 vezes e depois mandar em outro dia, faça isso.

Faça um roteirinho de envio. Revise os documentos, peça ajuda para alguém (pois nossos olhos ficam "viciados"). Mande quanto tiver certeza que tudo está certo e que você não terá surpresas posteriores. Essas "surpresas" podem lhe custar algumas semanas ou alguns meses. Lembre disso.

abraços e boa sorte !

• JulianeJuliane Member 12 PontosPosts: 2

Boa noite! Consegui minha cidadania pela ACP demorou dois meses para ser concluído o processo, em Janeiro iremos a Portugal e eu gostaria de averbar meu casamento para conseguir dar entrada nos processos das minhas filhas. Alguém sabe me informar os documentos necessários?

1- Averbação de casamento presencialmente
    2- Nacionalidade para menores presencialmente

Desde já agradeço

@Juliane disse:
    Boa noite! Consegui minha cidadania pela ACP demorou dois meses para ser concluído o processo, em Janeiro iremos a Portugal e eu gostaria de averbar meu casamento para conseguir dar entrada nos processos das minhas filhas. Alguém sabe me informar os documentos necessários?

1- Averbação de casamento presencialmente
    2- Nacionalidade para menores presencialmente

Desde já agradeço

Casamento
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/149/aquisicao-da-nacionalidade-pelo-casamento-artigo-3-da-ln/p1

Menores:
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1
    (Presencialmente ou via postal o conjunto de documentos é o mesmo. A única diferença é que os pais - Ambos - poderão apresentar seus documentos de identidade direto no balcão e assinar o requerimento na frente do(a) atendente. Caso um dos pais não esteja presente para assinar o requerimento as exigências regulares para envio via postal se aplicarão e isto de acordo com a boa vontade do atendente do balcão)

abraços

dsgalhardo
  • msouzasantosmsouzasantos Member 168 PontosPosts: 30

@msouzasantos disse:
    Processo de Nacionalidade de Filhos Menores de Português Originário (2 processos enviados simultaneamente):

• Documentos recebidos no ACP!
      --> Data de recebimento: 17.12.2018

Vou mantendo um registro do andamento para contribuir com informações sobre a performance da ACP para Filhos Menores. Abraço a todos!

Atualização #1
    --> Data de recebimento: 17.12.2018
    --> Data de numeração: entre 24.12.2018 e 02.01.2019 (intervalo de 1 a 2 semanas após a recepção dos documentos pelo ACP)

Processo msouzasantos-1: 5xx/2019
    Processo msouzasantos-2: 5xx/2019

CEGV
    editado fevereiro 2020

Olá pessoal,

Achei em um outro fórum essa planilha com o andamento dos pedidos de atribuição pelo ACP Porto. Achei bem interessante pois as pessoas colocam as datas e dá pra ter uma noção do tempo que os pedidos estão levando para serem concluídos.

[Removido]

Abraços!

lisandracf

@CEGV disse:
    @julianamb , mas vale um conjunto de documentos bem preparado do que enviado rápido. Depois que enviou não há mais jeito de consertar. Só respondendo às exigências.

Se precisar revisar os documentos 100 vezes e depois mandar em outro dia, faça isso.

Faça um roteirinho de envio. Revise os documentos, peça ajuda para alguém (pois nossos olhos ficam "viciados"). Mande quanto tiver certeza que tudo está certo e que você não terá surpresas posteriores. Essas "surpresas" podem lhe custar algumas semanas ou alguns meses. Lembre disso.

abraços e boa sorte !

Pois é @CEGV , estou fazendo esse roteiro!

Amanhã vou tentar fazer o pagamento com o cartão de crédito da minha mãe (que no caso é a solicitante). Tomara que dê tudo certo!

Se tudo der certo, vou ver se envio na segunda-feira, depois de conferir as 100 vezes! hahaha

Mando notícias! Abraços!

CEGV

@julianamb , tenho 5 dicas:

1) Mande por DHL. Esqueça os correios. No meu caso, paguei 210 reais pra buscarem os documentos na minha casa numa quinta-feira pra ser entregue no ACP na segunda-feira subsequente. Não arrisque seu tempo e seu trabalho;

2) Compre um envelope plástico para fichário e coloque todos os seus documentos ali, antes de colocar no envelope da DHL. Se der uma tempestade no meio do caminho, alagar, etc., existe uma chance bem maior dos seus documentos serem salvos. Custa 50 centavos em qualquer papelaria;

3) Imprima o formulário 1-C colorido frente e verso na mesma folha. O meu mandei fazer numa gráfica rápida. Custou 6 reais, impressão a laser colorida num papel 90 gramas. Recomendo fortemente que imprima umas 3 cópias do formulário em preto e branco em casa pra treinar o preenchimento antes de passar a limpo para o colorido feito na gráfica. Quando o seu rascunho estiver bom, com todos os campos preenchidos adequadamente e esteticamente satisfatórios, passe a limpo. Recomendo evitar coisas do tipo:

NOVA IGUAÇ
    U

PINDAMONHANGAB
    A

4) Quando for colocar o CEP, coloque o primeiro número antes do primeiro quadradinho e preencha o resto. Não deixe pra colocar o último número de fora.

Deve ficar assim:

3 [5][2][9][0]-[7][3][2]

E não:

[3][5][2][9]-[0][7][3] 2

5) Além do formulário preenchido, mande junto o e-mail no qual o formulário foi enviado.

Acho que minhas dicas são essas.

Boa sorte!

EpidauraMoreira
  • marcelocoelhopmarcelocoelhop Member 179 PontosPosts: 40

Amigos, hoje, finalmente, o processo de minha mãe foi concluido.

Enviamos ao ACP em Agosto. Foi recebido dia 27/08/2018. Dia 18/10 ele havia sido numerado e estava em analise. Dia 14/11, fomos informados de que ele havia sido despachado. Hoje dia 04/01, recebemos o numero de assento.

Lembrando que essas datas são de quando recebemos os dados pela LR.

Agradeço imensamente ao @Rafa1509 pela paciencia e ajuda durante o processo. E ao portal, sem o qual não conseguiria.

Boa sorte a todos.

CEGV

@brasilhenrique disse:
    @julianamb , tenho 5 dicas:

1) Mande por DHL. Esqueça os correios. No meu caso, paguei 210 reais pra buscarem os documentos na minha casa numa quinta-feira pra ser entregue no ACP na segunda-feira subsequente. Não arrisque seu tempo e seu trabalho;

2) Compre um envelope plástico para fichário e coloque todos os seus documentos ali, antes de colocar no envelope da DHL. Se der uma tempestade no meio do caminho, alagar, etc., existe uma chance bem maior dos seus documentos serem salvos. Custa 50 centavos em qualquer papelaria;

3) Imprima o formulário 1-C colorido frente e verso na mesma folha. O meu mandei fazer numa gráfica rápida. Custou 6 reais, impressão a laser colorida num papel 90 gramas. Recomendo fortemente que imprima umas 3 cópias do formulário em preto e branco em casa pra treinar o preenchimento antes de passar a limpo para o colorido feito na gráfica. Quando o seu rascunho estiver bom, com todos os campos preenchidos adequadamente e esteticamente satisfatórios, passe a limpo. Recomendo evitar coisas do tipo:

NOVA IGUAÇ
    U

PINDAMONHANGAB
    A

4) Quando for colocar o CEP, coloque o primeiro número antes do primeiro quadradinho e preencha o resto. Não deixe pra colocar o último número de fora.

Deve ficar assim:

3 [5][2][9][0]-[7][3][2]

E não:

[3][5][2][9]-[0][7][3] 2

5) Além do formulário preenchido, mande junto o e-mail no qual o formulário foi enviado.

Acho que minhas dicas são essas.

Boa sorte!

Show!! Vou seguir seus conselhos!!

Hoje estou no cartório e bateu uma dúvida:
    A certidão de casamento do pai português tem que ser:

Certidão (R$ 179,52) com reconhecimento de firma + apostilamento
    OU
    cópia autenticada da original + apostilada?

Abraços!

• anycastroanycastro Member 371 PontosPosts: 92

@julianamp é Certidão (R$ 179,52) com reconhecimento de firma + apostilamento

Pessoal, a Linha de Registros está dando como número indisponível. Estou por fora dos últimos acontecimentos, eles estão em greve?

@anycastro , bom dia e feliz 2019!!

LR funcionou normal semana passada.

abraços!

@brasilhenrique , pra evitar erros, preenchi o formulário editável!

Valeu @anycastro , peguei a certidão!

Abraços pessoal!

@julianamb Então você não pagou via Cartão de Crédito né?

@brasilhenrique , sim, paguei com cartão de crédito.
    Mas existe os 2 tipos de formulários editáveis aqui: para quem paga com vale postal e para quem paga com cartão de crédito.

Hoje vou na papelaria comprar o saquinho para colocar os documentos! :smiley:

Abraços!!

@julianamb Mas quando você paga com cartão de crédito, recebe um formulário 1C em PDF pra preencher por email, já com os dados do pagamento efetuado. Como você fez por formulário editável?

@brasilhenrique , no editável para cartão de crédito tem o campo para você colocar os dados igual ao que vem no PDF que eles mandam.

Processo do tipo 1-C (Para filhos de portugueses)

Abraços!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.