Transcrição de casamento em PONTA DELGADA
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Valeu
Boa noite. Para envio dos documentos de transcrição de casamento para ponta delgada preciso enviar o comprovante do depósito postal?
Sabem se por lá o processo via Correios ainda é aceito e se está ágil?
Sim. Tire uma foto ou cópia para você guardar consigo. O Ideal é tirar uma cópia (ou fotografar) TUDO que é enviado.
Ponta Delgada é a conservatória mais rápida para Transcrições de casamento e segue recebendo processos por via postal.
muito obrigado @Rafa1509
Não entendi muito bem essa atualizacao
[CEGV em 07/01/2019]
@GuiRocha , pode ser mais claro ??
Abs
Recebemos informação de um colega que Ponta Delgada passou a exigir a apresentação de Certidão de Batismo CERTIFICADA (com carta anexa do arquivo distrital) para transcrição de casamentos cujos nubentes sejam cidadãos portugueses e que tenham somente o assento de batismo. No passado a CRC de Ponta Delgada aceitava uma cópia simples do livro de registro de batismo e agora somente aceitará cópia certificada.
Só pra quem nao consegue o assento de nascimento?
Exatamente ! Para quem só tem como "documento" o Assento de Batismo. Normalmente pessoas que nasceram antes de 1911 e seus assentos de batismo não foram transladados para o registro civil (informatizado ou não).
abraços,
Ah muito obrigado. Nao é meu caso
Amigos, preciso transcrever o casamento de meu avô em portugal porém ele já se divórcio de minha vó. Faço com os mesmos documentos só que ao invés de certidão de CASAMENTO eu envio a de DIVÓRCIO, correto ?
Posso dar entrada pessoalmente, se sim, preciso emitir uma certidão de nascimento por ser neto (já possuo nacionalidade portuguesa) ? Posso assinar o formulário na conservatória?
Negativo. Deve enviar a certidão de casamento. Não existe "Certidão de divórcio". O que existe é a certidão de casamento com o divórcio averbado. É tudo a mesma coisa.
Veja as instruções na primeira publicação deste tópico. Página 1
bom dia... uma duvida aqui... as CERTIDÕES DEVEM SER DE INTEIRO TEOR POR CÓPIA REPROGRAFICA ? antecipadamente grato.
complementando....é que la no inicio deste post...documentos necessários não mencionaram esta informação ou seja " REPROGRAFICA (LEGIVEL) OU DIGITADA?
Olá, bom dia. Sendo a própria nubente portuguesa que vai fazer a transcrição, no campo "nho requerer a V.Exa. na qualidade de: (grau de parentesco ou procurador(a))", eu coloco "a própria"?
E posso colocar o meu endereço, sendo que minha mãe mora em outra cidade? a cidade dela é interior, as coisas demoram mais.
Agradeço.
Boa tarde! Liguei lá em ponta delgada e me disseram que está demorando muito, por volta de 6 meses. Isso procede? ou é só para passar medo mesmo?
Boa tarde! Liguei lá em ponta delgada e me disseram que está demorando muito, por volta de 6 meses. Isso procede? ou é só para passar medo mesmo?
Na qualidade de "Nubente"
Pode usar seu endereço...
Abraços,
Acho que não procede...
Reprográfica apenas em Processos de cidadania. Veja na primeira publicação deste tópico os documentos necessários.
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1
Obrigado pelo alerta...
Devidamente atualizado!
Obrigada pela resposta.
Putz. minha mãe me mandou preenchido como "a própria". Será que tem problema???
Ela mora em outra cidade e me mandou por sedex, pois o resto da documentação tá comigo...
Cristina sei que o que eu disse funciona sempre. Sei também que existem outras alternativas mas realmente não sei se "a própria" funciona mas não me lembro de ter ouvido que alguém teve seu requerimento de transcrição indeferido por conta destes pequenos detalhes. Normalmente Ponta Delgada é razoavelmente leniente com pequenos detalhes. Então acho que passa.
No entanto, nota minha, note que você perguntou dia 31/3 e lhe respondi dia 1/4... Ou você não esperou ou recebeu outra resposta de alguma outra pessoa. Se recebeu resposta de alguém que conhece o processo e lhe disse que não tem problema, siga esta resposta.
Cristina, desculpe o desabafo (e fique "tranquila" pois não é somente com você... isso acontece o tempo todo) Mas é meio chata a situação em que fazem uma pergunta, você responde (dedicando seu tempo e conhecimento para beneficiar outros que não sabem o que você sabe), e aí a pessoa faz "diferente" e volta para te perguntar se o "diferente" está certo ou, creia-me pois acontece, a pessoa volta para te perguntar se você tem certeza do que disse... bem complicado...
Abraços e boa sorte !
Obrigada
Foi mal, eu que peço desculpas. Minha mãe que foi afobada e não esperou eu dizer para ela o que fazer. Não foi erro meu nem seu. Ela que não esperou como eu pedi, entende. POr isso voltei para perguntar. Ela preencheu e me mandou mesmo eu tendo pedido para ela esperar eu ter uma resposta. Desculpe.
Bom dia! O formulário de ponta delgada para transcrição de casamento precisa ser assinado pela embaixada? Aqui em Goiás somos atendidos pela embaixada em Brasília e não pelo consulado
Não precisa. TUDO que é feito direto em Portugal não precisa de qualquer envolvimento dos consulados. Documentos (assentos) podem ser obtidos através do site CivilOnline e assinaturas podem ser reconhecidas por autenticidade em qualquer cartório. É risível mas a demanda dos consulados e embaixada aqui no Brasil é tamanha que tenho certeza que eles ficam muito satisfeitos quando requerimentos são enviados diretamente para Portugal.
abraços e boa sorte
ola, gostaria de pedir ajuda..
Enviei a transcrição de casamento de minha vó em Fevereiro, o VP foi sacado no ultimo dia 18/03, porém até o momento não foi concluído a transcrição. Estou preocupado por que PD normalmente demora 30 dias...
Alguém pode me ajudar com o contato de PD?
olá, enviei o ems hj. como podemos acompanhar o processo? há alguma forma? obrigada
relaxe... ainda estão dentro do prazo... 30 a 40 dias...ou
Depois de uns 45 dias você pode ligar para a LR e, com muito jeitinho, pedir a eles que verifiquem no sistema SIRIC, que eles têm acesso, se o averbamento de matrimônio já está registrado/averbado no assento civil do(a) português(a).
Ou emitir uma certidão pelo civilonline pagando 10 Euros...
Abraços e boa sorte
Ponta Delgada só registra seus processos no final...
Espere uns 45 dias após recebimento e faça como eu sugeri na publicação acima.
abraços e boa sorte
Queridos, talvez esteja fugindo um pouco do assunto, mas gostaria de perguntar: como faço pra saber se o VP que enviei junto ao requerimento de Transcrição de Casamento foi sacado???
Marcelo, vou te dar minha opinião pessoal.
Saber se o VP foi sacado (ou não) não te ajuda em absolutamente nada.
A única informação importante é se o processo foi ou não recebido na conservatória.
Se foi entregue, o processo seguirá em frente, caso o pagamento tenha sido adequadamente feito.
Nunca ouvi, pelo menos nos últimos 6 anos, qualquer notícia do tipo "O processo e vale chegaram a tempo mas o vale não foi sacado".
O Prazo de Ponta Delgada é muito simples... As transcrições ficam prontas em média 30 a 40 dias após a chegada dos documentos. (Pessoalmente, hoje, dou um pouquinho mais de tempo.)
Marcelo, eu, pessoalmente, lido e modero dezenas de tópicos aqui no Portal e vejo uma variedade enorme de situações. Então consigo entender claramente a ansiedade de requerentes que têm que esperar 12, 14, 18, 24 meses pelos seus processos e a "necessidade" destes requerentes (ou seus descendentes) em terem algum tipo de informação de acompanhamento a cada 4 a 6 semanas, dependendo da "fase" onde se encontra o processo. Talvez por lidar também com processos de longuíssima duração não consigo entender qualquer tipo de desenvolvimento de ansiedade em um processo que leva uns 45 dias para ser concluído, contando desde o envio daqui do Brasil.
Calma, amigo.. Se o processo foi bem preparado, se o pagamento foi feito direitinho (com dados do destinatário e valor corretos) e se a postagem chegou em Ponta Delgada, acredite: Não há com o que se preocupar.
Uma boa lembrança para quem está preparando seus processos é:
Se preocupe em preparar corretamente seu requerimento até o momento do envio. Após o envio existe pouco a fazer
(é preferível levar mais tempo para enviar o requerimento e documentos, tendo a certeza de que tudo está perfeito, do que enviar de forma apressada e depois gastar semanas ou meses - *e mais dinheiro - com respostas e ajustes requeridos em exigências.**)
abraços e boa sorte !
Boa noite, tenho uma dúvida em como fazer preenchimento dessa parte :
Dados relativos à celebração do casamento
Hora e data: …………. horas e ….……. minutos, do dia ………... de ………………..………. de …………….
Lugar da celebração: ……………………………………………..………………………………………....................
Celebrante …………………………………………………………………………..…………………………………….
Casamento: civil religioso religioso não católico
Meu casamento foi religioso com efeito civil e tem as seguintes informações:
data do registro do casamento : 23/05/2012
data da celebração do casamento religioso: 21/04/2012.
Não consta hora em nenhum campo da certidão e tb quem foi o celebrante. Não sei que data das duas usar
Outra coisa, devo marcar civil e religioso.?
Obrigado
Peça a cópia do livro de registro de casamento da paróquia, igreja, templo... onde vocë casou. Veja se o casamento (já que tem efeito civil) não foi registrado também em algum cartório. Talvez você esteja vendo a certidão (de breve teor) que lhe foi entregue. No livro de registro existem mais informações. Você precisará da certidão de Inteiro Teor para transcrever o casamento.
abraços,
Obrigado, é verdade, ainda não recebi a de inteiro teor, mas a data que usamos é a do casamento civil ou religioso?
Se existir o registro civil do casamento, ele é sempre preferível em comparação ao religioso. Aí você deve usar todas as informações do registro civil, desconsiderando (para fins de transcrição) os dados do religioso.
Abraços,
Estimados,
Antes de iniciar o processo de atribuição de nacionalidade de meu pai, preciso pedir a transcrição de casamento de meus avós portugueses.
Tenho a certidão de casamento, porém não possuo as certidões de nascimento de ambos. Tenho o número de registro onde estão assentados em Portugal. Um em Castro Daire e outro em Viseu.
A grande questão é:
Posso mandar um documento informando onde estão assentado ambos documentos? Se sim, há algum padrão de documento? Se não, necessito pedir ambas certidões através do Portal Cidadão para dar inicio ao tramite?
Desde já peço desculpas pelas inúmeras dúvidas e agradeço as futuras respostas.
Saudações!
Poder você até pode, caso os assentos estejam nas Conservatórias e não nos arquivos distritais. NO ENTANTO, o ideal é que você tenha uma via dos assentos de nascimento para conferir nomes, datas e outras informações, para ter a certeza que todos os dados estão de acordo com a certidão brasileira que você tem, evitando que devido a quaisquer diferenças seu processo caia em exigência.
abraços,
Agradeço a resposta. Acabei pagando a certidão de minha avó pelo Civil Online.
Bom dia! Na minha certidão de inteiro teor não consta o horário do casamento também. Posso mandar o referido campo em branco?
Outra coisinha, Ponta Delgada é mais rápida ainda para transcrição? Ou alguma conservatória em Lisboa é mais rápida?
Obrigada
Entendo que sim
Ponta Delgada é imbatível em prazos. Mande para lá.
Abraços,
Obrigada
Boa tarde, alguém poderia me passar o e-mail e telefone da conservatória de ponta delgada?
Outra dúvida.. Como faço isso: 'Ao pagar o Vale Postal, pegue o comprovante, escaneie e mande por e-mail para o arquivo distrital, não esquecendo de enviar seu endereço completo no Brasil para receber a certidão."
Eles normalmente não atendem o telefone nem respondem e-mails. Os contatos para acompanhamento dos processos devem ser feitos pela Linha de Registos. Tem um guia ótimo sobre o assunto em
https://portupedia.com/wiki/LR
Leia da seguinte forma: "Faça o vale postal, pegue o recibo do vale, tire uma boa foto com seu celular e envie por e-mail para o arquivo distrital, informando também seu endereço postal no e-mail para receber a certidão"
abraços,
Qual o e-mail do arquivo distrital? Obrigada
Primeiro a transcrição. Depois você pede a emissão do Cartão Cidadão.
abraços,
Qual deles ? São dezenas...
Caros, a transcrição do casamento dos meus pais foi concluída.
Envio: 28/02 (via DHL)
Recebimento em PD: 04/03
Conclusão do processo: 15/04
Agradeço imensamente ao @Rafa1509 pela ajuda e atenção durante todo esse processo.
Vou enviar para Ponta Delgada. Para onde envio o referido e-mail e qual arquivo distrital e qual o e-mail?
Alessandra, você pretende fazer uma transcrição. Já entendemos. Em um determinado momento você começou a falar de "arquivo distrital" e não faz sentido algum a não ser que você explique o que pretende e qual sua necessidade. Que tal você nos explicar sem, no entanto, entrar em detalhes pessoais como nomes de pessoas ? Assim podemos ser mais diretos em suas orientações.
abraços,