Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
@Malu, em 17/4 ele já aguardava "retorno do MJ", que ocorre depois das diligências dos órgãos externos. Se já "retornou de todos os órgãos externos", como disse recentemente, receberá um parecer da conservadora que submeterá este parecer ao "membro de estado do MJ" que fará o despacho sobre os laços efetivos (já sabemos a resposta) e, no retorno, à conservadora faz o despacho de deferimento e envia para registro do averbamento.
abraços,
Obrigada! o negócio é ter paciência mesmo...
Cara Rose, que delícia de notícia!
Eu e Paulo ficamos muito felizes com este fecho de ouro!
Abra uma garrafa de vinho tinto, e curtam o momento!
Grande abraço!!!!!
Oi. Vou começar o processo para nacionalidade do meu filho. Estou insegura, apesar de ter lido os tópicos, sinto que preciso de apoio para não errar. Pagarei por cartão de crédito, como devo proceder na hora do pagamento. Depois envio os dados do pamento para o IRN e aguardo a resposta por email com o formulário C1 para editar. É assim mesmo???
Obs. Os documentos já estão prontos. Falta pagar, preencher o formulário C1 e enviar a ACP.
GRATA
@CEGV disse
Obrigada!
Sim é convolação da 6.4 para 1.1.
Não sei a data de entrada. Foi protocolado por advogado diretamente em Lisboa, mas acredito tenha sido no próprio dia 17/05, porque a minha procuração chegou em Lisboa dia 14/05.
Também não sei se esse é um número geral de protocolo que depois muda, como acontecia no 6.4.
@CEGV aquela sua proposta pode ser util.
Bom dia @CEGV.
Quando puder atualize minhas informações, todas as entidades externas já responderam, só que está em "Análise". Foi o que me disseram nas últimas 2 vezes que liguei, não foi pra conservadora e nem para despacho.
Obrigado
Pablo, não tem problema. Como alguns procedimentos foram alterados, começamos a ver algumas coisas novas. No seu caso as pesquisas externas foram realizadas antes que os oficiais/conservadores analisassem seu processo. Daqui a pouco farão isso.
abraços,
Oi. Entrei no grupo para filhos de portugueses e estou conseguindo. .. Obrigada
Entendi.
Obrigado.
Prezados, boa tarde!
Desde já agradeço a imensa ajuda prestada pelos colegas foristas. O conteúdo é fantástico e as discussões enriquecedoras.
Meu caso:
Encaminhei a documentação para o trâmite processual da minha mãe em outubro de 2018. Em novembro de 2019, realizei consulta por e-mail em que me foi informada a numeração do processo (6xxx4/18) e que o processo correria segundo a ordem de entrada.
Na semana passada recebi a correspondência informando novamente o número do processo, sendo que estava datada de 29/04/2019, além de conter um recibo do pagamento.
Pergunto: o fato de ter recebido tal correspondência indica que "colocaram as mãos" no meu processo para tramitar, ou não é possível pensar nessa correlação. Não havia pensado ainda na possibilidade de fazer contato telefônico antes de julho de 2019, tendo em vista a demora enfrentada pelos colegas de jornada, mas, com o recebimento da correspondência, já penso em enfrentar o skype. Devo?
Alem das perguntas acima, os srs(as) me aconselham a tomar alguma providência ou apenas esperar pacificamente o tramitar?
Novamente grato, vbmma.
Amigos, com a recente sequência de boas novas postadas no Fórum, começo a vislumbrar a conclusão do processo de convolação do meu pai e já me permito projetar a sequência com o meu processo na qualidade de filho de português "originário".
Neste contexto me veio uma dúvida, seria possível dar entrada no meu processo de filho tão logo seja comunicado o deferimento do processo de convolação do meu pai?
Estou a imaginar que o cartão cidadão, o passaporte...nenhum documento dele precisará ser gerado de novo, nenhum número vai mudar...muda "apenas" o status dele no sistema do Governo de Portugal...e se assim for chegando o comunicado da convolação posso no dia seguinte despachar o formulários com os documentos para o meu processo de cidadania, estou excessivamente empolgado ou é assim mesmo @CEGV ?
Obrigado e parabéns aos recém-convolados!
@CEGV Oi. Meu filho tem união estável (união de fato, sem registro no cartório).
Como coloco o estado civil? Solteiro?? Ou união estável??? Ou união de fato???
grata
@Bruno no meu caso, como as convolações de número aproximado à da minha mãe estavam saindo e a LR tinha informado que já estava aguardando averbação, providenciei toda a documentação com calma e, quando chegou o aguardado email, estava nos correios mandando o meu processo de filho umas quatro horas depois rsrs
Boa sorte pra vc!
@vbmma, bem vindo !
Sim. Colocaram as mãos... mas é meu entendimento que a fila, que era longa no início, apenas "mudou" sua estrutura. Agora temos novas "paradas" e a "fila" se estende ao longo dos intervalos entre as "paradas". Já falei diversas vezes.. fizeram mudanças e não atacaram o que realmente gerará reflexos efetivos (quantidade de pessoal). Agilizaram o início e relegaram o final, que segue demorado...
Não havia pensado ainda na possibilidade de fazer contato telefônico antes de julho de 2019, tendo em vista a demora enfrentada pelos colegas de jornada, mas, com o recebimento da correspondência, já penso em enfrentar o skype. Devo?
Se o processo é de Outubro de 2018, acompanhe nossa tabela. Você verá que ainda estão concluindo agosto/set/Outubro de 2017. Para chegar em Out/18 ainda falta bastante... Minha sugestão: poupe seu dinheiro até pelo menos março do ano que vem.
Acompanhe nossa tabela e seja extremamente paciente.
abraços,
sim
O Governo português não separa por Status os cidadãos portugueses. A diferença, marcada pelo novo averbamento no assento do seu pai servirá apenas para a confirmação do direito de atribuição dos filhos do seu pai.
Sim... assim que você tiver notícia do registro do novo averbamento no assento de nascimento do seu pai. Idealmente emita um novo assento dele via civilOnline assim que receber o e-mail informando sobre a finalização do processo.
abraços,
O estado civil legal do seu filho é "Solteiro", mesmo que já tivesse registrado legalmente a "união de fato". Se sua nora quiser futuramente obter a cidadania portuguesa como cônjuge de português o ideal (e mais barato) é que se casem.
@Rose, o ideal é fazer estas perguntas no tópico de atribuição de filhos.
abraços,
Muito obrigado, grande @CEGV , verdadeiro oráculo. Fui dar uma espiada no civilonline e estou entendendo que o link a clicar seria o PEDIDO DE CERTIDÃO ONLINE, certo?
Lá dentro o sistema oferece como opções as certidões de "nascimento, óbito, casamento, declaração de maternidade e perfilhação" por exclusão creio que seria a de nascimento dele, correto?
(Fiquei um pouco confuso porque ele é nascido no Brasil, só obteve a cidadania recentemente...ele tem uma certidão de nascimento portuguesa a partir do momento que obteve a sua cidadania?)
Mais uma vez, gratíssimo.
Felicitações @Asferjunior e @Rose. Boa sorte nos processo dos seus filhos. E se o meu processo não demorar tanto quem sabe não nos encontremos de novo no tópico de atribuição dos filhos, nos caso os bisnetos.
Abraço.
Bruno,
A atribuição de nacionalidade ou mesmo naturalização em outro país não mudará jamais a naturalidade da pessoa, que é o lugar onde ela nasceu.
Tirei minha civil on-line na sexta-feira; coloquei minha cidade natal/estado/país...deu tudo certo!
Abcs
Dê uma olhada no guia
https://portupedia.com/wiki/CivilOnline_-_Solicitando_Certidoes
grande abraço,
Perfeito! Procurei aqui e até achei a certidão de nascimento portuguesa dele agora!
O que muda na certidão, efectivamente? Algo na parte da "menções especiais"
Abcao
@Bruno , a rigor nada muda, exceto em situações especiais. Falamos apenas de uma "outra" certidão de nascimento, emitida por outro país e, com isso, obtida a nacionalidade.
abraços,
Beleza, quando chegar a hora vou seguir o tutorial lá e vai dar tudo certo.
Acho que acabei me expressando mal, a dúvida era qual será a diferença perceptível entre o documento de Assentamento de nascimento que tenho em mãos agora e o Assentamento que será gerado (via civilonline) após a conclusão da convolação? Onde estará visível que foi feito o averbamento no Assentamento?
Desculpe as perguntas de leigo e obrigado pela paciência.
Um novo averbamento no assento de nascimento do neto: (exemplo)
Averbamento no. "n", de 2019-12-31
Atribuída a nacionalidade portuguesa nos termos do artigo 1º, nº 1, alínea d), da Lei nº 37/81, de 3 de outubro. Processo nº 46xxx-Sit/2017 da Conservatória dos Registos Centrais.
@CEGV. Desculpa. 'O hábito faz o monge'. Como disse acima eu já tinha migrado para o grupo 1C, e acabei fazendo a pergunta pelo meu querido grupo de convolantes. Abs a todos.
Contagem regressiva para a pagina com 3 digitos, parabens CEGV e equipe
Somente para complementar, me permita @CEGV, que se casem e esperem 3 anos apos a data do casamento civil, para entao dar entrada no dela.
O dia foi movimentado hoje hein grupo! Acho que entrarei pro Guiness Book como a unica do forum que nao ligou para a LR, processo desde 02/11/17. E tem um bocadinho de pessoas com datas bem mais recentes ja pensando em ligar, ne @vbmma rsss. Confesso que nao tive paciência pra ficar 1h no telefone, e tbem nao queria ficar mais ansiosa, como vejo aqui que muitos ficam e acabam por especular muitas coisas, naturalmente. Porém, como se aproxima ja do término, estou com MUITA vontade de saber, mas sei que isso nao vai mudar NADA o resultado. Independente disso, estou ja querendo deixar tudo pronto. Ouviu @CEGV ? Amanha pedirei minha certidão por copia reprografica e apostilamento no Cartório de Brasilia, onde nasci.
Boa noite a todos. Um bem haja!
@Raffles tá com a corda toda... super animada !!! rssss
É isso aí ! Aqui só alegria !
abraços,
LIguei hoje na LR e ainda falta resposta da PJ ,liguei varias vezes para a PJ e me deram um email que enviei cobrando a consulta a CRCentrais mas nao tive resposta ,mandei email para a CRCentrais pedindo para cobrar da PJ a resposta e assim foi a resposta:
Obs. Processo Set/2017 ,consultas enviadas em 15/Nov/18
CRCentrais - Atribuicao rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt
sex, 17 de mai 11:08
para eu
Exmo(a) Senhor(a),
O processo encontra-se em analise.
Caso seja necessário juntar algum documento ou prestar algum esclarecimento receberá comunicação desta Conservatória
Com os melhores cumprimentos
O Oficial de Registos
Haja paciencia
Pessoal,
Depois de passar meses acompanhando o grupo, resolvi ligar para a CRC.
Recebi a resposta de que o meu processo já passou por todas as averiguações e está a respera de despacho para posterior averbação.
Seguem os dados do meu processo: 514XX/31ago/17
Olá. Sobre como preencher Naturalidade no formulário.: coloca cidade / estado.
Pode usar a /????? Ficaria assim: BARRETOS/SP
Tá certo??
O número do celular não cabe. Ponho um número antes ou depois dos □
@pgsimoes, bem vindo !
Agora falta pouco. Continue conosco, compartilhando experiências e acompanhando o que acontece com processos que deram entrada em tempo próximo ao seu.
Abraços e aproveite nosso Portal !
@CEGV Hoje cometi a insanidade de ligar para a LR 11:15 da manhã mas acabou de consegui contacto depois de longa espera. Infelizmente processo do meu pai sem alterações desde a última consulta, segue em diligências com SEF pendente. Agora é dar uma "esquecida" no tema e voltar à carga em mais uns 45/60 dias.
Boa tarde amigos
Peço ao administrador do fórum a gentiliza de poder acrescentar na tabela de acompanhamento dos processo de conversão dos netos naturalizados, o processo da minha mãe.
Conforme a informação que obtive no dia 02/05/2019 na LR, sobre a postagem da carta de instrução do processo, recebemos hoje esta carta ( 14 dias após a postagem), informando a recepção do processo com o n. atribuído, junto com o recibo de pagamento.
ASSUNTO: RECEPÇÃO DO PROCESSO:
Comunica-se que o processo em epigrafe foi recebido na Conservatória dos Registros Centrais, tendo-lhe sido atribuído o número 639XX/18.
A instrução oficiosa do processo será efectuada segundo ordem de entrada.
No caso de ser necessário juntar algum documento ou prestar qualquer esclarecimento, receberá uma comunicação desta Conservatória.
Logo que esteja concluído o processo, ser-lhe-á dado conhecimento.
Processo recebido em 10/09/2018
Numerado em Setembro 2018
Portanto o que nos concerne é expectar a finalização do processo.
Abraços e muita Fé a todos!!
Processo enviado via postal
@mmtacchi , bem vindo.
processo adicionado e vai ser exibido a partir da próxima publicação.
abraços e Sucesso !
72 Processos Concluídos
72 Processos Concluídos
Estatísticas:
- 71 Requerentes +180 dias, 6 entre 91 e 180 dias e 4 com até 90 dias
- Status (2 Pendentes , 7 Numerados , 39 em Análise , 17 em Diligências , 14 em Despacho , 1 em Registro)
- Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 226 dias, Tempo Máximo 425 dias, Média 334 dias
Estatísticas Adicionais
jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 dez/18 jan/19 fev/19 mar/19 abr/19 mai/19 Concluídos 1 3 3 19 3 18 1 0 7 8 3 6 D.U.R. Max 226 257 274 305 322 346 321 0 402 401 413 425 D.U.R. Min 226 253 242 289 310 267 321 0 371 372 392 394 D.U.R. AVG 226 255 261 296 316 328 321 382 389 399 410 Dif mês ant 0 29 6 35 20 12 -7 61 7 10 11Lembro a todos: Para ver o link da última tabela publicada, acesse nossa primeira publicação deste tópico. Lá atualizaremos sempre o link para visualização de nossa última tabela.
Abraços e boa sorte a todos,
@RodsAmaral logo logo será a sua vez. Torcendo muito
Bom dia, gostaria de adicionar o processo do meu pai na tabela.
Processo: 073xx/17
Data de Entrada: 14/11/2017
Última Atualização: 04/06/2019
Status: Diligências - Pend. SEF/DGAJ
Moro em Santa Catarina e realmente é o estado que cobrar menos
Estou procurando na lupa e não achei mais.
Recentemente, li uma sugestão e Não lembro quem fez e nem onde li, sobre mandar uma cartinha contendo a relação dos documentos SEM ASSINAR.
Alguém sabe onde encontro?
Olá, gostaria que adicionasse processo do meu pai
José
50.xxx /17
Recebido dia 19/08/2017
Diligências - Pend. SEF/DGAJ
Ultima atualização 20/05/2019
Engraçado que na lista já tem alguns concluídos que foram numerados depois.
@dante_salvatore, bem vindo
Salvatore, seu processo deve ser "/18" e não "/17". Favor confirmar.
seu processo aparecerá nas próximas atualizações de nossa tabela.
Abraços e aproveite nosso portal !
@Rose, a sugestão que dou, quando se envia uma carta explicativa ao IRN, é essa mesma. Se a carta tiver uma demanda, explicação (justificativa) sobre exigências ou requisição, diferentemente de uma carta de simples declaração de conteúdo do envelope, deve ser assinada em cartório e firma reconhecida por autenticidade pois aí se tornará um documento, que deve ser firmado de acordo.
abraços,
@nabuco, bem vindo
O processo de seu pai sofreu algum tipo de exigência ? Ele já deveria estar na fase de despacho. É um processo de Conversão de neto já naturalizado ou de "neto" ainda não naturalizado ?
Abraços, ótima sorte e aproveite nosso Portal !
O processo é "/17" mesmo. Por qual motivo seria /18?
@CEGV que eu saiba, não. Toda vez que peço informação por e-mail, eles falam a mesma coisa.
Meu pai ja era naturalizado. Fiz por Porto em 2015 a naturalização dele. e em 2017 enviei os documentos para conversão.
Enviei um novo email hoje. Não queria ter que ligar.