Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Desconfio de que algo grave ocorre no ACP. Meu processo está há 3 meses na bolinha 1. Muito estranho tudo isso...
Caríssimos amigos,
Um excelente dia a todos!
Alguém saberia dizer qual tem sido em média (uma estimativa apenas) o tempo gasto para a emissão de assento de nascimento no ACP?
Meu processo (atribuição para filho) foi aprovado e deferido em Outubro passado e enviado no mesmo mês para o ACP para emissão de assento.
A própria 1ª CRC do Porto (por onde o processo entrou em 15/05/2019) informou que a emissão do assento a cargo do ACP está demorando mais que o normal, mas não soube precisar ou estimar quanto.
Essa informação de atraso anormal (e que gera um novo gargalo) também foi confirmada pelo sempre gentil, didático e prestativo CEGV ( a quem aproveito para mais uma vez agradecer as dicas e sugestões).
Um abraço a todos!
o meu processo esta naquela bolinha sete, porem falta o despacho... esta assim a 2 meses.
Alguem sabe se da pra fazer esse pedido no civilonline? ao inves de ficar esperando o ACP enviar a carta? tem algum lugar que da pra pedir online?
NanaMa muito obrigada
Em breve teremos notícias sobre isso...
Pipoca, bem vinda.
Processos de naturalização demoram muito... Então, como você deu entrada em 4/19 sugiro que você meio que esqueça deste assunto ou fique sem grandes expectativas pelo menos até 4/20. Dependendo do processo de naturalização leva-se de 12 a mais de 24 meses para o processo ser concluído. Se finalizar antes, considere-se uma premiada.
abraços,
Tá feia a coisa lá, MMac...
Enquanto a bolinha 7 não ficar verde, nada pode ser feito pois só depois da 7 verde é que você será cidadã(o) português(a).
abraços,,
Minha avó (filha de português e mãe brasileira), está bem debilitada em razão de doença e idade. Preciso de celeridade, então li que, caso o genitor português foi o declarante do nascimento, há a dispensa de transcrições no ACP. Correto?
Em caso afirmativo, eu devo enviar ao ACP:
Requerimento 1C impresso, preenchido e assinado com reconhecimento de firma + apostilamento;
Prova de vida por declaração em cartório de notas (pessoa maior de 70 anos) + apostilamento;
Cópia RG (menos de 10 anos) autenticada + apostilamento;
Cópia certificada do assento de batismo do português emitida pelo Arquivo Distrital (nascido há mais de 100 anos);
Certidão de nascimento reprografica em inteiro teor + apostilamento;
Vale postal de 175 euros.
Conferem todas as informações?
Antecipadamente grato pela ajuda.
@yuporto, somente os documentos brasileiros precisam de apostilamento. O Formulário 1C somente tem que ser assinado presencialmente e por autenticidade.
Oi pessoal
Meu processo (recebido em 12/7/2019 na ACP) foi aprovado e está na bolinha 6, aguardando o Registo. Acho que eles trabalham no sábado, pois ontem ainda estava na bolinha 2. Uhuuuuu!!! a fila está andando!
Quais as iniciais do seu processo ??
O
Meu processo processo foi recebido 13/09/2018 estava na bolinha 4 agora está na 3 sabem me dizer o que houve
572xx/2019
Boas meu processo estava na bolinha 4 e voltou pra 3... alguém sabe o que houve? Vi que o euder tb teve esse problema, e por acaso meu processo tb é de setembro 2018!
Talvez foi algum erro administrativo!
Existem processos de atribuição de 2018 ainda na ACP ? Preocupante.
Olha, pelo que eu tenho lido, estão alguns processos caindo em exigência e eles estão solicitando um documento como o cartão cidadão do(a) português(a).
A bolinha 4 pelo que indica no site é "4. Verificação da documentação entregue", e quando volta a 3ª é porque caiu em exigência, mas o melhor seria ligar para a linha de registros, pois sem ligar não se pode saber ao certo sobre seus casos.
Quando cai em exigência, aonde eu sou informado? No site eles avisam?
pelo sistema de acompanhamento dá para saber que o processo caiu em exigência mas não da para saber o motivo, que vem em um ofício enviado para o endereço do requerente. Algumas vezes é possível saber o motivo ligando para a Linha de registos (depende da boa vontade do(a) atendente).
abraços,
Já existem relatos que informaram a outros que passaram pela mesma situação que foi um erro de sistema (possibilidade que já havia aventado anteriormente).
abraços,
Certo, mas sempre li aqui no fórum que os processos ali das bolinhas nunca voltam, e se entrou em exigência, ja era pra ter mostrado ali na hora né?
Obrigado pela ajuda pessoal
Olá pessoal,
Fiz o processo de atribuição de minha mãe a um tempinho e ela já tem a certidão de nascimento.
Após o processo finalizado não fiz mais nada, pois ela não vai utilizar a nacionalidade.. Fiz a atribuição dela para que EU pudesse utiliza-la.
Mas agora fiquei com uma dúvida:
Eu preciso obrigatoriamente tirar algum documento pra ela? tipo: cartão cidadão?
Grata pela atenção.
Olá pessoal alguem que more no porto e tem alguma novidade sobre o funcionamento da ACP ?? se puderem dar uma luz seremos gratos!!
pessoal, meu processo chegou lá faz um mês (dia 17/10), pedi a senha de acesso faz umas duas semanas mas até agora a unica resposta foi esse email abaixo, acham que devo ligar na LR, mandar outro email ou só esperar mesmo?
Tenho processo de nacionalidade no ACP desde inicio de Agosto e ainda está na primeira bolinha no site,pelo que eu consegui coletar de informações,provavelmente os novos processos ficam na bolinha de número 1 enquanto são feitas as consultas a entidades externas,e pulam direto pra bola de número 4 após a resposta de todas elas.Dizem que o SEF é a que mais demora a responder.
Olá amigo seu processo e com qual início de numeração??
E o meu 30/07 continua na bolinha 1. Óh céus!!! Dai-me forças e paciência
@NanaMa, eles ficam parados um tempão e de repende pulam direto para o Despacho...o meu estava na bolinha 2 no sabado pela manhã, e foi para a 6 no sabado à tarde. Pense positivo!
Pessoal, meu processo (enviado 23/07, recebido 02/08 e numerado 12/08) passou hoje da primeira para a segunda bolinha. Sabem se está dentro das expectativas? Geralmente quanto tempo depois da segunda bolinha o processo é aprovado?
@michelribeiro91 , bom dia. O meu processo de 12/7 passou para a bolinha 2 no dia 30/10, e para a bolinha 6 no dia 16/11. Se continuar assim, o teu poderá ir para despacho no inicio de dezembro... para terminar mesmo, acho que pode demorar mais uns dois meses.
O meu é 62xxx,é naturalização para descendentes de judeus sefarditas
Bom dia Pessoal,
Alguem tem alguma novidade sobre os assentos?
Boa noite pessoal
Alguém ae tem o link da planilha? Todo mundo fala mais eu nunca vi, gostaria de acompanhar!
@borges2019, aí vai o link:
[Removido]
É alimentado pelos próprios interessados, poristo não é muito atualizado. Mas dá para se ter uma idéia da velocidade e do tempo.
O problema é que sempre tem, de vez em quando, um espírito de porco que passa lá e zoa toda a planilha, demandando algum tipo de recuperação.
Boa tarde a todos! Alguém saberia me explicar o que significa em um processo de atribuição de mãe para filho estar sendo aguardada a assinatura de auto? Desde já, agradeço!
Não podes explicar melhor ou dar mais detalhes do caso?
@MMac, essa foi a informação que obtive da minha advogada. Meu processo estaria aguardando a assinatura do auto para ser encaminhado ao Tribunal de Justiça.
@PACHECO seus filhos são menores de idade ?
Boas a todos!
Aparentemente a aplicação dos processos está com problemas... as bolinhas voltaram de número ou não saem do lugar, acabei de ligar na linha dos registros, meu processo é de setembro 2018 e aparentemente só falta assinatura da conservadora, e na aplicação está na bolinha 3!
Vamos aguardar
Abraços
Ótimo dia a todos,
Gostaria de tirar uma dúvida: o meu processo chegou dia 12.11.19 recebido por HERMOGENES e foi sacado em 22.11.19, nesse meio tempo acredito que a ordem seja - avaliação inicial dos documentos / saque do vale postal / numeração, correto?
Assim, pode ser que o processo tenha sido numerado com o levantamento do Vale? Já consigo ligar na Linha de Registos para conseguir uma chave de acesso ou é aconselhável esperar mais um pouco?
Com os melhores cumprimentos,
Felipe Bruço Silveira.
Ah, processo de atribuição ACP.
Oi Felipe,
Os processos só são numerados quando o Vale é confirmado e sacado.
A LR tem sugerido que, no caso de processos enviados para o ACP, a ligação para solicitação da chave de acesso só ocorra depois de 3 meses de recebido o processo. Nossa experiência, porém, tem mostrado que depois de uns 45 dias já se consegue o número da chave.
abraços e ótima sorte,
Meu processo, número 58XXX/2019 de 19/08/2019, passou hoje pra Bolinha 2.
boa! o meu é de 21/08/2019!> @dante_salvatore disse:
Mas o meu é de 22/8 e tem número 67XXX...Que distância para poucos dias...
Meu processo, número 58XXX/2019 de 19/08/2019, também passou hoje pra Bolinha 2.
Eu e o Dante demos entrada no mesmo dia, fomos uns dos primeiros da fila do dia 19/08/19, me parece que realmente a ACP segue a risca a ordem de entrada dos processos.
Desculpa pessoal, coloquei a numeração errada copiei a mensagem do @dante_salvatore a numeração correta do meu processo é 64XXX/19. @MMac acredito que o Dante TB se enganou na numeração.
Bem processo 64XXX/19 numerado dia 19/08/19, mudou para bolinha 2 hoje.
eu fui o primeiro a ser atendido na quarta 21/08. meu processo é numero 65xxx/19.
bom saber que esta chegando!
o meu é 675... acho que é do dia 28-08...