Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
48 Processos Concluídos
Estatísticas:
- 73 Requerentes +180 dias, 7 entre 91 e 180 dias e 6 com até 90 dias
- Status (6 Pendentes , 4 Numerados , 47 em Análise , 17 em Diligências , 11 em Despacho )
- Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 226 dias, Tempo Máximo 346 dias, Média 304 dias
Envio(E):
P - Pessoalmente ; C - Correios/Courrier ; A - Advogado/Despachante ;
S - Solicitador/Preposto ; * - Não informado/Informação Pend
D.U.R. - Dias Úteis desde o Recebimento na CRCentrais
Cores: Vermelho - +180 dias; Marrom - de 91 a 180 dias; Verde - Até 90 dias
Boa sorte a todos!
Estatísticas Adicionais
jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 Concluídos 1 3 3 19 3 18 D.U.R. Max 226 257 274 305 322 346 D.U.R. Min 226 253 242 289 310 267 D.U.R. AVG 226 255 261 296 316 328 Dif mês ant 0 29 6 35 20 12Essa tabela tá cada vez mais linda, mais azul ...
que dezembro nos traga boas notícias ????
Quero manter essa esperança de sair na semana que vem que praticamente é a última, mas na semana passada liguei o atendente me desanimou muito. Falou que convolação DEMORA. Meu processo de julho/17 até agora lá, com todas diligências feitas, nada mais pendente, até uma vez foi dito por outro atendente que só falta a conservadora despachar, mas das últimas vezes dizem que ainda está em "análise". Estou até cogitando mudar de advogado, gastar mais dinheiro porque já não sei mais o que fazer com isso. Não sei se o processo parou, se meu advogado realmente é um lixo ou se a LR fica de sacanagem comigo. Vários processos com numeração posterior ao meu já foram finalizados. É angustiante demais.
@mabarros , num processo desse não seria necessário advogado, mas uma vez constituído espere concluir a Convolação, sem que mude para outro profissional, já que está prestes a sair.
O meu processo tbm caiu na mesma exigência que o seu e não demorou e saiu.
Mais um pouquinho de paciência e logo logo sai. ?
@Leciiro comecei sozinho o processo, mas fiz essa besteira no início do ano por achar e também por um pouco de falta de ética do advogado que isso poderia ajudar na conclusão. Você tem razão em não mudar mais. Minha "indignação" é por conta da numeração dos processos. O seu tinha numeração anterior e já finalizou, o que faz total sentido né. O meu já tem gente que numerou bem depois e já concluiu. Enfim, agora é esperar mesmo. Obrigado pela mensagem de apoio!
Gasta nada mais não, MaBarros !! Não vale a pena e seu processo vai sair na hora certa. Não desanime !!! Você está muiiiiito perto agora. A "história" da LR falarem que seu processo está em análise, já revisitamos este assunto diversas vezes. Se já haviam lhe dito que aguardava despacho é que já estava por lá.. Processos não andam para trás. O que você precisa confirmar é que a exigência que lhe foi feita foi recebida na CRCentrais e considerada cumprida pela oficial ou conservadora do setor. O resto é paciência.
Abraços e força ! Não desanime ! (Nem procure advogados quando não é necessário!)
envio 17/10. Recebimento 26/10. Processo 55****/18 Análise
@mabarros , eu gostaria de acentuar a seguinte frase de @CEGV:
"O que você precisa confirmar é que a exigência que lhe foi feita foi recebida na CRCentrais e considerada cumprida pela oficial ou conservadora do setor. “
Boa sorte!!!!
Em aditamento a sugestão de @EpidauraMoreira sugiro @mabarros que quando ligar para LR pedir pra eles olharem no sistema pra ver se foi juntada a exigência. No meu caso eles informaram, inclusive a data.
@CEGV @EpidauraMoreira @Leciiro acabei de ligar pra LR pra tirar essa dúvida se há alguma exigência ou pendência. A atendente"T" me disse que não, mas que o processo está em análise. Haja coração. Esse ano, se sair, é milagre.
Detalhe que a exigência foi cumprida em junho...
Hoje depois de 45 minutos em espera na LR só me disseram que "esta a ser trabalhada", mais nada.
Poxa, não sabia dessa! Obrigado!
Vi agora aqui que o meu processo se encontra no mesmo, em janeiro torno a perguntar
Bom dia, @EpidauraMoreira !
Fiquei confusa com a informação que você postou sobre convolação. Poderia explicar novamente? Agradeço muito, pois me ajudaria a entender minha situação. Eu adquiri a nacionalidade em junho de 2017, portanto um mês antes da vigência da nova lei. Para eu transformá-la em originária, devo iniciar um processo de convolação ou conversão?
Outra dúvida: iniciando esse processo presencialmente em Lisboa a conclusão é mais rápida?
Parte do seu post:
"O termo "convolação" não é adequado aqui em nosso caso (deste tópico). A convolação é - A RIGOR - a troca do regime de leis/artigos/parágrafos ao abrigo dos quais um processo JÁ INSTITUIDO está correndo.
A convolação existiu única e exclusivamente naqueles casos de naturalizão de netos pela LN 6.4, entrados ANTES de Julho 2017, para os quais a CRC perguntou "Você requerente quer trocar agora o seu pedido de naturalização pela ANTIGA LN 6.4 para uma atribuição pela NOVA LN 1.D ?" e o requerente respondeu por escrito "Sim, quero".
Não é o seu caso (e nem o nosso aqui)."
Cara @Alesssndra , a Ultima coisa que quero aqui é gerar confusao...
Vc tera de iniciar im NOVO processo, sim, de ATRIBUICÃO 1.D, do Qual tratamos aqui NESTE tópico.
Mais precisamente: a ATRIBUICÃO 1.D a uma neta naturalizada. A ATRIBUICÃO exige os tais lacos, que vc Agora JÁ Tem (ou Seja, o fato de ja ser portugisa naturalizada).
Boa Sorte!
P.s. No momento so posso escrever mo telemovel, o que é complicado, pois o corretor de textos substitui minhas palavras. Veja a mrsma frase Como fica:
P.s No Moment wo posso escrever mo telemovel, o wir é complicado, pood o Corte de Text substitution mein Palaver. Verstehe a mrsma Frau Como fix
????????
Analisando a planilha ,tem muito processo pronto dependendo da boa vontade dos conservadores para despachar e finalizar.Bora la CRCentral ,agiliza pro Natal ser mais alegre ......
@Rodsamaral , infelizmente vão deixar alguns na mão e papai Noel não chegará para todos pois farão uma grevezinha básica na semana do Natal. Como as greves são de decisão opcional, resta-nos esperar que a conservadora e oficial que trabalham no setor dos 1.1-D continuem seu importante trabalho e gerem mais uma baciada de final de ano, alegrando o ano novo de muitos de nossos amigos aqui.
abraços e a melhor das sortes a todos nós !
@Alesssndra
"Outra dúvida: iniciando esse processo presencialmente em Lisboa a conclusão é mais rápida?"
Infelizmrnte, enzregar processos pessoalmente em Nada garante um tempo menor até sua conclusão
Baciada de processos concluídos em janeiro... é o que esperamos!
E a evolução dos outros tb...
Boas festas a todos!!!
De fato, esta espera pela convolação é angustiante. Parece que esqueceram nossos processos dentro de um armário empoeirado. Todavia, a CRC Lisboa está muito assoberbada. É só ter paciência que uma hora sai.
Meu pai esteve na CRC Lisboa na quarta por volta das 13h00 e nem conseguiu pegar senha para qualquer atendimento. Todas já haviam sido distribuidas e o local estava completamente cheio.
Bem.... nenhuma informação de conclusão de convolações esta semana e, pelas notícias, semana que vem alguns setores no IRN estarão em greve. Então, pelo jeito, baciada só em Janeiro.
Aproveito para antecipadamente desejar para aqueles que sairão hoje e só retornarão após o Natal (ou Ano Novo), meus votos sinceros de felicidade e harmonia. Para o ano que vem, muitas realizações, sucesso e prosperidade. Que seja um ano de muitas baciadas !
Sigo por aqui !
Abraços fraternos,
CEGV
Já li diversos relatos que tem que chegar cedo para conseguir uma senha, chegar antes de abrir. Uma pessoa chegou às 7h e já havia 14 pessoas na fila. É tenso mesmo.
Boa sorte !
Feliz Natal e um Ano Novo com muita Saúde e Paz a todos vocês.
Desejo um Feliz Natal a todos os amigos do Portal e que todos que se tornaram portugueses e que estão por conseguir a tão almejada cidadania um feliz ano novo cheio de realizações! ☃️?
Feliz Natal a todos!! Desejo a vocês uma noite de muita paz, amor e fraternidade.
Que logo no início de 2019 possamos estar comemorando muito a conclusão de vários processos!! ??
Feliz Natal para todos!!!
Feliz Ano Novo para todos!!! Que ele seja repleto de finalizações.
Desejo um bom e bem sucedido Ano Novo á todos. !
https://www.publico.pt/sociedade/interactivo/calendario-feriados-2019
Boa tarde, pessoALL!! Sou nova no portal. Gostaria de saber se esses processos "finalizados" em AZUL significam concluídos com sucesso? Todos eles foram aceitos? É isso q significa? Existem muitos finalizados SEM sucesso? Vou entrar com o meu agora mas estou receosa. Obrigada a quem puder ajudar.
Crispsantos,
A tabela nos mostra que todos processos em azul foram concluídos com o reconhecimento da nacionalidade originária...
Salvo engano, não conhecemos nenhum processo de conversão (até o momento) que foi negado (finalizado sem sucesso)...
Abcs
Boa noite.
Pedi uma certidão só para ver o tal do averbamento:
Averbamento no. 3, de 2018-11-29
Atribuída a nacionalidade portuguesa nos termos do artigo 1º, nº 1, alínea d), da Lei nº 37/81, de 3 de outubro. Processo nº XXXXX-Sit/2017 da Conservatória dos Registos Centrais.
Escriturário(a) C M S R C, Conservatória dos Registos Centrais Lisboa
Eu tinha que ver para crer.
PQP fiquei 1 hora e 5 minutos no telefone e vem a msg...estamos com problema no sistema kigar mais tarde.... dá vontade de xingar... mas preciso exercitar a paciencia
Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm
@Soraia1975, parece que eles estão em greve essa semana. Vi essa informação no Facebook.
Feliz Ano Novo pra Todos. Que a Onda Azul Alcance Vcs Em Breve Tempo.
Feliz Ano novo !!! Desejo felicidades, prosperidade, saúde, harmonia a todos !
E que venham muitas baciadas em 2019 !!! ;-)
48 Processos Concluídos
Estatísticas:
- 73 Requerentes +180 dias, 8 entre 91 e 180 dias e 5 com até 90 dias
- Status (6 Pendentes , 4 Numerados , 47 em Análise , 17 em Diligências , 11 em Despacho )
- Conclusão dos processos (em D.U.R): Tempo Mínimo 226 dias, Tempo Máximo 346 dias, Média 304 dias
Envio(E):
P - Pessoalmente ; C - Correios/Courrier ; A - Advogado/Despachante ;
S - Solicitador/Preposto ; * - Não informado/Informação Pend
D.U.R. - Dias Úteis desde o Recebimento na CRCentrais
Cores: Vermelho - +180 dias; Marrom - de 91 a 180 dias; Verde - Até 90 dias
Boa sorte a todos!
Estatísticas Adicionais
jun/18 jul/18 ago/18 set/18 out/18 nov/18 dez/18 Concluídos 1 3 3 19 3 18 1 D.U.R. Max 226 257 274 305 322 346 321 D.U.R. Min 226 253 242 289 310 267 321 D.U.R. AVG 226 255 261 296 316 328 321 Dif mês ant 0 29 6 35 20 12 -7Face a greve nos últimos dias de 2018, vamos torcer para que nos próximos dias o IRN finalize os processos que teoricamente seriam concluídos no final de Dezembro !
É @CEGV já não era sem tempo, esta greve se estendeu de mais. Parece
até um país que eu conheço.
Olá boa tarde começando o ano com uma ótima noticia , enviamos o processo em julho de 2018 e recebemos o email HOJE 02/01/2019 com a informação da numeração do mesmo , peço a gentileza de inserir na tabela e aguardando agora a conclusão.
Processo numero 605xx/18 , valeris cristina (mãe)
Hoje, exatos 13 meses após a recepção dos processos, recebemos (eu e meu sogro) a carta do IRN informando sobre as numerações dos mesmos...
Agendei para a próxima semana a ligação para saber se saiu ou não da análise que parece eterna!
Feliz Ano Novo pessoal ???
Que 2019 comece com baciada ??????
Feliz Ano Novo!!!
Que boa notícia. Na tabela estou logo abaixo dos processos de vcs. Espero também receber essa carta tão aguardada. Boa sorte!
Pessoal, feliz 2019!! Tudo de bom para todos!!!
Olá, pessoALL!! Sou nova aqui e tenho miiiil perguntas pois estou perdidinha. Seguinte, minha mãe deu entrada para adquirir a cidadania aqui pelo consulado do RJ antes da lei nova. Quando a lei nova foi aprovada chegou uma cartinha perguntando se ela gostaria de proceder na lei antiga ou na nova. Por conta da grandiosíssima burocracia para comprovar optamos pela lei antiga e enfim a confirmação chegou (demorou quase 2 anos!!!). Gostaria de saber se ela pode dar entrada no processo de convolação para que eu tenha direito uma vez que ela é a neta na história toda. Caso sim, gostaria de saber o que é preciso, como fazer, aonde fazer, enfim, quem puder me ensinar o "caminho das pedras", eu agradeço muitíssimo! @CEGV @EpidauraMoreira
(Marquei os moderadores mas se não puder, por favor, me desculpem!)
Hoje, depois de quase 15 meses desde que demos entrada no porocesso da minha mae resolvemos ligar pra LR pela primeira vez... Esperamos cerca de 1 hora, mas fomos extremamente bem atendidos.... Nos informaram que o processo ja teve todas as respostas das diligencias e que so falta o parecer e despacho...
Quando perguntei se faltava o despaho da MJ a atendente me informou que, como minha mae ja eh portuguesa, nao eh mais a MJ que da o parecer e sim a conservadora... Ateh entao me parece que todos os processos tinham o parecer da MJ ou ao menos era a informacao que tinhamos... nao sei se perdi alguma coisa aqui no forum, mas deixo como curiosidade o que me foi informado..... Talvez seja uma mudanca, e se assim for, eh possivel que os processos deem uma andada mais rapida...
@CEGV pode por favor atualizar meu status na tabela? Vamos a reta final....
Abs a todos....
Legal, Marcelo! O processo do meu pai está 10 dias atrás do teu, vou ligar amanhã.
Vocês tiveram aquela exigência do preenchimento do formulário? Recebeu a correspondência com o número do processo?
Oi Marcos, parabéns pela numeração. Você sabe nos dizer em que dia de julho/18 o processo foi recepcionado na CRCentrais ? Colocamos a data certinha para sabermos o tempo decorrido.
Abraços,