Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Daqui há uma semana a dez dias está numerando. Os das minhas filhas bumeraram em 8 dias depois do recebimento.
Boa sorte!
Obrigado @Leciiro pela torcida e incentivo. Vamos que vamos.
Alguém aqui sabe como editar textos? Detesto quando erro na digitação.?
Aqui no forum não foi possível editar. Já tentei.
Olá a todos!vi na tabela que alguns processos estão na PJ, um em particular está há algum tempo. Como sugestão, fui informado que deveria enviar um email para direcao@pj.pt com as informações do processo (número do processo, nome do requerente e data de nascimento) para saber quando haveria o despacho por parte daquela instituição. Assim fica a dica para is demais.
Bom dia, prezados acabei de receber o comunicado via e-mail que o processo do meu pai foi hoje concluído
Parabéns!!!
Acabei de ser atendida acho que os peguei depois do almoço
(1:17 de espera)
..eu nao respondi o quadro que perguntava onde viveu depois dos 16...bem..ta andando...e Que Deus nos abençoe..bom dia pessoal
E parabens aos novos contemplados
meu processo é de 14/ago/2017..voltou de DGAJ no dia 24 de Set e de PJ no dia 8 de out...aguarda parecer do conservador ...detalhe a principio só me respondeu que estava em analise..quando eu disse que a ultima vez q eu tinha ligado ja haviam me dito que havia voltado do DGAJ só entao me deu mais detalhes. Entao é aquilo que sempre dizemos..se nao soubermos fazer as perguntas certas sempre estara na eterna Analise...Perguntei se ainda nessa fase pode cair em exigencia e ele disse que sim
@jhmferraz
Exatamente o que você escreveu no e-mail para direcao@pj.pt ? Teve alguma resposta?
@Sonali
Foi uma adaptação ao texto que sugeriram enviar para a DGAJ, assim segue:
Excelentissimo Senhor Diretor da Polícia Judiciária,
Me chamo xxx, sou português, nascido em xx/xx/xxxx, estou aguardando conclusão de meu processo (de citar ano) cujo número é xxxxx de convolação de cidadania Portuguesa. Segundo a informação obtida junto a CRCentrais, eles estão aguardando a resposta de consulta enviada a este órgão no mês xxxx para darem continuidade ao processo. Dessa forma, gostaria de saber, por gentileza, se tal consulta já foi respondida? Ou, caso negativo se tem alguma previsão de quando irão fazê-lo?
Parabéns @marinho!
Parabéns @flavio_morgado!
Parabéns, @marinho e @flavio_morgado
Parabéns, @marinho @flavio_morgado!!! Ainda estou aguardando o meu! Que espera difícil! Aproveitem esse novo caminho q se abre! Abc.
Bom dia, acabamos de falar na LR e o processo já foi despachado favoravelmente e agora aguarda registro! ? agora a ansiedade aumenta....
Parabéns!!
Parabéns!!! Mais um convolado!!!
Parabéns!!!
O processo da minha mãe (PVP - 21/08 290 C C 049xx/17) recebeu resposta da SEF; aguardando ainda manifestação do DGAJ e da PJ
boa noite,
obrigado por adicionar meu processo à folha de acompanhamento
soltane 12 ××× / 2018
2017/12/12 -------- 20/09/2018 analise
Tem um conhecido meu, que saiu a cidadania dele originária e falou que toda a fez que ele ligava, estava em análise e nunca saía do análise e ele perguntava já está no SEF, PJ, DGAJ.... E depois de 2 meses sem ligar, ele decide ligar e perguntar e outra vez, falou para ele em análise... E ele falou que ligou na segunda feira estava em análise e na quarta recebeu um e-mail que ele já era originário...
Agora eu vejo que tudo isso eles falam qualquer coisa e falam que está na SEF e inventam coisas para nós não incomodar...
E ele na segunda estava em análise e na quarta já era Português originário...
E sempre perguntou, está no SEF, PJ, DGAJ e eles não está em análise e ele já era Português originário...
Beijos a todos e boa sorte....
Recebi a carta de que o processo do meu pai foi numerado (apesar de já terem me informado o meu número há vários meses atrás), datada de 09/10/2018. Isso significa que começaram a movimentá-lo.
Espero que até o final do ano chegue notícia boa por aí
Vai ter notícias boas, sim!...
Eu também espero ter, já estou indo para 14 meses de análise....
Nunca fala que foi para o SEF, PJ, DGAJ e sempre pergunto tudo isso e está em análise...
Eu espero ser igual meu amigo...
Que sempre estava em análise e já era Português originário...
Caro amigo CEGV quando puder atualiza a tabela por favor, Abraço !!!
Oi Rodrigo, estou fora da minha cidade. Vejo se atualizo ainda hoje. Normalmente volto à última atualização e checo as informações posteriores.
Valeu CEGV grande abraço!!!
Parabéns aos novos convolados Flávio e Marinho !!!
28 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Obrigada pela resposta!
Bom dia. Depois de 26 minutos de espera, fui informado que após a resposta da DGAJ, nada mais aconteceu com meu processo, que deve ter escorregado do monte e caído atrás da mesa ou algo pior...rs.
Caro @Dom_Tenreiro (e @CEGV), acabo de descobrir pela LR que a DGAJ mandou a resposta referente ao meu processo no mesmo dia que o seu, 19 de setembro!
Fui mal informado na última ligação... Mas tive sorte hoje e caí "nas orelhas" daquele doce de pessoa, Dna. I., que prima pela paciência e se dá ao trabalho de procurar mais a fundo a situação dos processos.
Os próximos passos para nossos processos (o seu e o meu) serão então:
1) Despacho (favorável) da Conservadora ali dentro da CRC Lisboa
2) Envio ao MJ
3) Parecer do MJ sobre a existência dos laços (em nosso caso, mais que óbvios!)
4) Retorno à CRC Lisboa
5) Feitura do averbamento no. 3 ("conversão" da aquisição para atribuição, o chamado "Registo")
6) Comunicação ao interessado por E-Mail
7) Participação do "Finalizado" aqui no Forum
8) Atualização na tabela (por CEGV), alterando o Status para o cobiçado FINALIZADO
9) Euforia incontida, estardalhaço efusivo, transporte em triunfo pela multidão através das ruas da cidade
10) Ou ir brincar de outra coisa, ou partir em busca de novas aventuras.
? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
Adorei o item 09 e 10 ! Rsrsrsr
Boa tarde pessoal
Meu pai recebeu email da sicrim@dgaj.mj.pt falando que a consulta foi respondida a CRCentrais em 24/9/18.
Ligamos para LR e Sra T. Inform ou que nao via esta informacao.
Qual seria os seguintes passo?
Só aguardar mesmo e voltar à ligar em mais alguns dias pra ver se ja atualizaram.
Bom, acabei de ligar na LR. 1 hora e 10 minutos de espera. Fui atendido pelo "L". Da última vez na ligação do dia 1/10 atendido pela "T" fui informado que meu processo aguardava resposta da justiça e agora ele me disse que falta o parecer da conservadora para ser enviado ao secretário geral da justiça. Não entendi se isso é a mesma coisa ou se alguma coisa teve avanço. Alguém sabe me dizer?
@CEGV, minha mae esteve hoje na CRC e foi informada que o processo seguiu pra consulta aos orgaos externos e que dois deles ja haviam respondido favoravelmente. Ao perguntar qual faltava responder, a prestativa senhora disse “o relacionado ao processo” e deixou minha mae sem saber qual era. Pelo que dizem aqui que costuma demorar mais, aposto na DGAJ. Mas sem saber ao certo fica dificil cobrar por email. Ela vai tentar de novo semana que vem. Favor atualizar na tabela : status - consulta aos orgaos externos, 1 pendente de resposta.
Tambem acabei de ligar na LR e ainda aguarda o parecer da conservadora
Mas como a sicrim@dgaj.mj.pt ja responded qual seria o proximo passo da CRCentrais?
Como eu tinha dito em um post bem anterior, desde abril coloquei um advogado pra cuidar do meu processo porque estava demorando e eu achava que isso ajudaria. Ele nunca deu um posicionamento sobre em que pé estaria, manifestando apenas que corre tudo dentro do previsto e que precisamos esperar e ter paciência. Também sempre vejo pelo canal de youtube dele e pelo grupo de facebook que tudo isso que aqui que fazemos sobre ligar e perguntar sobre o processo é de certa forma ilusória, que não há um acompanhamento disso na verdade. Mandei um email agora questionando sobre a minha ligação de agora pela manhã e uma parte da resposta dele é essa:
"Não há nada a fazer agora a não ser aguardar. As diligências relativas ao SEF e DGAJ são realizadas pela própria conservatória, não dependem da atuação do advogado.
Existe uma falsa impressão de que processos podem ser acompanhados, mas isso não existe. Processos notariais são lentos, há pouco a apurar..."
Se a LR não serve de nada, porque então existe a LR afinal?
@mabarros, esse papo é de advogado que não quer seus clientes ligando toda semana.
Quem diz que não existe acompanhamento basta dar uma lida nas nossas 62 páginas e observar o que todos nós conseguimos semanalmente / mensalmente de informações sobre nossos processos.
Apesar disso concordo que muitas vezes não há o que fazer a não ser aguardar. As conservatórias e conservadores têm seus próprios tempos e na maior parte das vezes não conseguimos agilizar nada. Na maior parte das vezes o que conseguimos, sim, é acompanhar nossos processos e ter uma ideia bem razoável de como andam nossos processos.
abraços,
@CEGV , paciência tem que ter mesmo. Só que quando sair a convolação, vou fazer os processos restantes até o final sozinho mesmo. Pelo menos controlo o sofrimento sem terceiros.
@mabarros, Boa parte de nós passou pelo mesmo processo. Um primeiro processo com ajuda de advogados e, depois de um bom tempo estudando o assunto e se informando melhor, processos subsequentes por conta própria.
Sorte quem tem a oportunidade de achar espaços como o nosso antes de seu primeiro processo e descobrir que a maior parte dos processos podem ser feitas sem ajuda de terceiros ou advogados.
abraços e boa sorte !
Amigos,
Todos, assim como eu, estão ansiosos ou para poder entrar com o próprio pedido de atribuição no ACP ou para entrar com o processo de nossos filhos...normal!
Minha naturalização (via advogado) saiu em 6 meses; acreditava na convolacao em 8 meses e meu processo já tem quase13 meses...fazer o quê? Paciência...
Agora imaginem os descendentes de italianos que precisam ir a Itália ou entrar com processo no consulado italiano (existem processos no consulado italiano de SP com 13 anos ainda sem conclusão)?
No nosso caso, o mais importante era a certeza de possuirmos os tais vínculos, e isso já temos. O resto é detalhe...
Abcs a todos!
Caros @Aragao e @mabarros , com a chegada do parecer da DGAJ na CRC Lisboa, vocês dois estão a partir de já no mesmíssimo pé em que eu e @Dom_Tenreiro, quero dizer, no passo 1 entre os 10 que listei naquele meu post longo, lá encima e todo enfeitadinho, de 25 de Outubro.
@Mabarros, pelo que entendi de sua conversa com o atendende L., acho que a informação sobre o status de seu processo deva ser corrigida na tabela... @CEGV e @LuisMariano, por favor atentem...
Boa sorte! sorte!! sorte!!!
@EpidauraMoreira tamo junto meu amigo. Vamos todos nessa que esse ano vai! Forte abraço para todos!
E muita ansiedade! ?
Saudacoes de Los Angeles. E a minha primeira vez no site. Como devo fazer para ingressar a data de entrega da documentacao a conservatoria para a conversao de nacionalidade para originaria? Se foi entregue em 04/07/18 (4 de Julho) quando sera provavel o recebimento do numero de processo? Muito grato a todos.
Roberto
Roberto, boa tarde. Vou adicioná-lo na nossa tabela. Como lhe disse em pvt, você conseguirá obter o número do seu processo através da Linha de Registos entre Dezembro e Fevereiro. Depois disso é continuar ligando a cada mês ou bimestralmente para saber os trâmites que ocorrerão no seu processo.
Abraços e bem vindo !
28 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Amigos @mabarros , @dsgalhardo , @Rodrigo_Camacho , @brasilhenrique , @cemeisss89 , @WAGNERCRTTI , @RENANNMATTOS , @lisandracf ( @LisandraFigueiredo ), @Lissa , @rodrj , @Dom_Tenreiro , @JR494
Atenção para o fim do mês que podemos ter novidades e uma nova lavada de processos. Ainda temos 3 dias úteis pela frente.
Desejo a melhor das sortes e sucesso a todos !
Abraços e ótimo fim de semana. Aproveitem !
@CEGV tomara meu amigo, que Deus coloque a mao e aconteça o que escreveu, pois a angustia e anciedade aumenta a cada dia.