Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Na torcida aqui para que isso se realize...estou otimista, tanto que ja estou providenciando os documentos da minha filha...rsrs.
Otimo Final de semana a todos.
Boa tarde, pessoal! Por favor, gostaria de uma informação que ainda não encontrei. Alguém entre os convolados já deu entrada na documentação dos filhos para atribuição?
Eu enviei dos filhos pro ACP, todos maiores.
Sim, mandei 2 atribuições das minhas filhas maiores tbm.
Já tem mais de 1 mês.
Amem, @CEGV!!! Porque nada aconteceu esse mes praticamente... tomara mesmo que haja movimentação nesse finalzinho
@Lissa, ainda temos alguns dias úteis nesta semana... Torço que uma nova leva ocorra ainda este mês. Temos que ser otimistas !!!
abraços,
Tomara que haja movimentação nesse mês de novembro,´pois hoje faz 5 meses que meu processo deu entrada e ainda não foi numerado. Vou ficar na torcida!!
Bom dia! Liguei hoje para a linha de registros...informaram que as consultas foram solicitadas no dia 11/10 (apesar de terem me informado previamente que já estaria em diligências, porém nunca me informaram a data), disseram também que a PJ já havia respondido. Processo do dia 11/09 via advogado inútil.
PS: já mandei email pro DGAJ pra tentar dar uma acelerada. eheehh
Boa tarde pessoal!
Segue para atualização do processo da minha mãe na tabela (488xx/17):
-Em 20/09/18 a DGAJ respondeu à solicitação da Conservatória dos Registos Centrais;
-Em 24/09/18 a CRC me notificou via e-mail que meu processo havia caído em exigência (países que morou anteriormente sem preenchimento);
-25/09/18 enviei via correio o formulário que me encaminharam no e-mail preenchido;
-15/10/2018 chegada do formulário na CRC;
Hoje (29/10/18) entrei em contato para saber se haviam recebido tudo certinho e em qual fase está, e me informaram que se encontra sob análise da Sra. Conservadora.
Espero ter boas notícias em breve. Fica aqui também o prazo que está levando os correios para entrega normal (média de 20 dias corridos).
Abraços e boa sorte à todos!
Obrigado!!!
Olá a todos!Sei que o tema já foi discutido aqui (pós despacho da conservadora ir para o MJ). Acontece que fui informado em mais de uma oportunidade (inclusive pela linha de registros) que o processo de convolação poderá ir ou não para o MJ, e que isso ficaria a critério do conservador.
Pergunto: houve alguma mudança de entendimento administrativo para isso? ou efetivamente já era assim desde o princípio?
Pois ficou nas entrelinhas da informação que caso o convolante tenha os diversos tipos de documentos (cc,nºutente,nif) a ida do processo ao MJ seria desnecessário.
Alguém sabe informar?
Obrigado!
71 minutos na linha pra Dona N--------e dizer que continua aguardando parecer da Conservadora, desde 19/09.
Mesma situação do meu processo, @lisandracf
Estou desconfiando que eles estejam segurando os processos propositalmente...
@jhmferraz,
Sob o meu ponto de vista TODOS os processos do tipo 1.1-D vão para o MJ. Isto já foi "pacificado". A diferença é que no caso dos "convolantes" não tem discussão e, sim, apenas "confirmação" do fato dos já naturalizados possuírem os "Laços de efetiva ligação".
Realmente esse mês de outubro foi muito parado pros nossos processos. Salvo engano só duas finalizações.
Acho que é assim que sai a baciada de processos aprovados. A conservadora deixa acumular processos e em um dia que ela decide ou tem tempo de olhar, ela aprova tudo de uma vez
É o conceito de "bloco de tarefas". Dividiram um processo simplérrimo em micro tarefas mas como são milhares de processos devem passar
Uma semana analisando
Outra semana fazendo e recebendo cartas e exigências
Outra semana atualizando o SITPRO e despachando
A última semana ou dias Registrando novos portugueses e averbamentos
é o que tem parecido até agora ...
abraços e boa sorte a todos !
Boa tarde!! Liguei hoje para saber do processo do meu marido e tive ótimas notícias!! O processo foi despachado dia 18/10 e agora só falta a averbação. A atendente me disse que em uma ou duas semanas no máximo já teremos a resposta da conclusão...muito feliz!! Favor atualizar na tabela!!?
Que bom.
Eu nem iria ligar novamente, mas me animou para ligar. Vou tentar amanhã. Espero ouvir boas notícias também.
Boa tarde! Mais uma atualização do meu processo: Dgag respondeu em 30/10...agora só falta o SEF. Processo de 11/09/2017. Aguardando a nova baciada...ehehehe.
Alguém sabe dizer qual o tempo médio para o SEF responder?
Hj feriado em PT entao essa semana ja era
nada da tao sonhada baciada
Espero que essa Baciada seja este mês, amanha vou ligar pra saber se já houve o parecer da conservadora, processos que deram entrada depois do meu estão mais adiantados, será que respeitam mesmo a ordem de entrada ?
Pois é, o meu também ficou pra trás. Teve processo que mesmo caindo em exigência passou na frente do meu. Vai entender
Eles respeitam sim a ordem de entrada, mas como já informaram algumas pessoas que ligaram para a conservatória, essa ordem existe até o momento em que os processos são distribuídos entre os funcionários.
Como cada funcionário tem uma velocidade diferente e uns são mais rápidos quebos outros, alguns processos vão ficando para trás.
Dom Tenreiro 1 aguardando despacho da conservadora. Acabei de ligar lá.
Poxa vida @Dom_Tenreiro
Ia ate ligar hoje também, mas não vou nem perder meu tempo. Os nossos ficaram para trás mesmo 
Acabei de ligar agora, depois de Uma hora e vinte minutos de espera, fui informado que ainda aguarda parecer da conservadora, demora tanto assim para ter um parecer? acho que só vao concluir em 2019, Pra onde devo enviar um email cobrando ?
@Rodrigo_Camacho eu também estou achando essa demora muito estranha. O meu aguarda despacho ha 1 mes e meio. Eu estava suspeitando que eles estivessem segurando de propósito os processos para que não haja uma enxurrada de novos pedidos subsequentes, mas visto que processos posteriores aos nossos ja foram despachados não estou entendendo mais nada. Também gostaria de fazer uma cobrança - ou ao menos entender o porquê!
Deixo aqui uma foto de uma "convolação" 1C, por ACP...
Documentos apresentados:
PS: Seria tão simples que as "convolações" 6.4/1D fossem feitas por outras CRC's...
Rodrigo, já tentamos este expediente no passado, sem sucesso. Contatamos órgãos de controle, Ouvidoria, e-mails e ofícios ao IRN, Diretoria, Presidência, etc... Nenhum funcionou... Infelizmente resta-nos somente aguardar e cumprir com o solicitado, quando solicitado.
Abraços,
Fabio, o SEF e os outros órgãos externos variam muito... algumas vezes respondem após apenas alguns dias e em outros momentos levam mais de 3 meses para responder. Quando isso ocorre normalmente a própria conservadora ratifica o pedido de informações.
abraços,
28 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!
Pessoal, vejam que acabei de adicionar tempos médios de conclusão às estatísticas da nossa tabela.
abraços,
CEGV,
Esta é a primeira vez que estou participando deste valioso grupo que muito tem ajudado várias pessoas.Gostaria de parabenizá-lo por todo seu esforço.
Minha sogra esta finalizando seu processo de convolação e gostaria de saber sobre seus próximos passos.
Quando ela se naturalizou já estava casada . Será necessário fazer a transcrição do seu casamento em Portugal antes das suas filhas maiores de idade iniciarem seus processos de nacionalidade ? Seu maior objetivo é transferir a nacionalidade portuguesa para suas filhas.
muito obrigado e forte abraço
O meu ultrapasou o tempo Maximo, vou quebrar o record.
Veja o quadro informativo:
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/comment/1903/#Comment_1903
E esse outro:
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/comment/1901/#Comment_1901
Obrigado pela resposta LuisMariano.Minha sogra precisa esperar a conclusão da convolação para fazer a transcrição do casamento? ou como já é naturalizada poderia iniciar esta trancrição antes da finalização do processo de convolação?
abs
Pessoal, com o início do horário de verão no Brasil, atenção para os horários limites da Linha de Registos, para quem mora no Brasil. Diferença atual é de 2 horas. Em 28 de Outubro a diferença havia se reduzido para 3 horas e agora, com o início da Hora de verão na maior parte do brasil, a diferença se reduz para 2 horas. Então, novos horários (do Brasil) da Linha de Registos: 07:00 às 15:00
Oi @HectorB, bem vindo, obrigado pelas palavras e por participar de nosso Portal.
Sua sogra: Como ela já é portuguesa (cidadania obtida pelo extinto artigo 6.4) a esta altura já "deveria/poderia" ter transcrito seu casamento. Ela não precisa aguardar a finalização do processo atual para providenciar a transcrição. Melhor fazer por Ponta Delgada (PD), onde as transcrições são feitas muito rapidamente.
Filhas Maiores: Aguarde a conclusão da convolação e da transcrição do casamento para realizar o processo (1.1-C) das filhas, principalmente se o pai Brasileiro tiver sido o declarante na certidão de nascimento delas.
Outras ações: Se por acaso ainda não fez a solicitação do cartão do cidadão de sua sogra, aguarde a finalização da transcrição do casamento, caso ela tenha alterado o nome dela quando casou. Se o objetivo for somente a nacionalidade das filhas e não solicitou o cartão cidadão até agora, não precisa pedir caso não queira ou não pretenda visitar ou morar em Portugal.
Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal !
Muito obrigado CEVG.Minha sogra estava sendo assistida por um advogado que abandonou seu processo e ela não sabe se a transcrição do seu casamento foi feita.Como ela poderia ter certeza que esta transcrição foi realizada ?
Agradecendo antecipadamente pela sua resposta.
abraço
Simples... Para saber se a transcrição foi concluída ou não basta pedir a emissão de uma cópia do assento de nascimento de sua sogra. Se a transcrição foi concluída ela estará averbada (e mencionada) no assento de nascimento português dela. Se não estiver concluída, mas ainda em processamento, a Linha de Registos pode informar sobre qualquer processo numerado do IRN, inclusive Transcrições.
abraços,
Bom dia pessoal. Enviei a documentação para o meu processo de convolação. Meus documentos foram recebidos na ACP [CRCentrais] dia 02/11. Agora é só aguardar!!!
[Atualizado por CEGV]
ACP não... CRC..... desculpe
Ninguem tem novidades?
Depois de uma hora de espera, fui atendido pela primeira vez por uma atendente que só fornece informações diretamente para o requerente, que desta vez não estava ao meu lado. Então, nada feito...
Sei quem é, já aconteceu comigo
Bom dia amigos. Liguei dia 30/10 e após 1 hora e 20 minutos o atendente me disse que o meu processo continua aguardando o parecer da conservadora para ser enviado ao MJ (desde dia 19/10).
Eu liguei dia 02/11 obtive a mesma resposta