Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Incrível como estes processos de convolação seguem numa lentidão descomunal. Tinha convicção que com tantos já aprovados a coisa iria andar mais rápido, mas que nada....
@Rodrigo_Camacho, @rodrigocruz, @JR494, @Lissa, @lisandracf, @Dom_Tenreiro,
Meus amigos, sugiro que vocês telefonem novamente para a Linha de Registo, pois no dia 02/11/2018 o Ministério da Justiça respondeu favoravelmente no processo de um amigo meu, faltando agora apenas a averbação (ele soube dessa nova informação ao telefonar ontem). A DGAJ havia respondido no final de Setembro e aguardava, desde então, o parecer da Conservadora e o despacho da Secretária de Estado da Justiça.
Portanto, telefonem novamente, pois muito provavelmente, vocês também receberão novas e excelentes notícias.
Boa sorte a todos.
Olá pessoal! Recebi o e-mail agora que o processo da minha mãe foi concluído! Que felicidade! Segue e-mail que recebi:
"Assunto: Processo de Nacionalidade Portuguesa - Conclusão
A Conservatória dos Registos Centrais tem o prazer de comunicar que o processo de nacionalidade de MARIA -- ORSINI foi concluído com sucesso.
Aproveitamos para informar que, para obter certidões, poderá dirigir-se a qualquer Conservatória do Registo Civil em Portugal, pois o registo foi elaborado no sistema informático (SIRIC).
Caso pretenda tirar o cartão do cidadão português poderá dirigir-se a um Consulado português, se residir no estrangeiro, a uma Conservatória de Registo Civil ou Loja do Cidadão se residir em Portugal, indicando o número do seu registo de nascimento."
Próximo passo é pedir o assento no civil online?
Se considerarmos somente os 97 processos de quem deu entrada ainda em 2017 (até o mês de dezembro), são 28,86% de processos concluídos.
Isso é bão!
ps: Desconsiderei os de 2018 pois dão cria o tempo todo, fica parecendo que não sai nunca dos 20%.
Nao vejo a hora de ver essa tabela toda azul ??
Parabéns @marianaorsini pela conquista! ?????? Tomara que logo logo mais convolantes recebam o sonhado email ??
Estou mais perdido que cego em meio a um tiroteio...
Meu pai deu entrada no pedido de convolação em Lisboa em janeiro. Meu pai é idoso e não sabe me dizer nem se foi numerado.
Coincidência ou não, o processo da minha mãe foi concluído bem hoje, no dia que enviei e-mail perguntando em que fase estava o processo. A notícia veio em resposta ao meu e-mail de hoje!
Parabéns @marianaorsini, espero que o meu também esteja próximo de ser concluído. Estou ao seu lado na tabela...
Mariana, você enviou esse email perguntando a respeito do processo para qual endereço eletrônico? Obrigado!
O processo se encontra da seguinte forma, caiam mil ao teu lado e dez mil a sua direita e tu nao serás atingido.
Processos que deram entrada depois do meu estao sendo concluidos, e as conservatorias insistem em dizer que respeitam a ordem de entrada.
Parece uma cena de duas tartarugas apostando corrida em Slow Motion. Quiçá que tu estejas errado, amigo Rodrigo_Camacho. Espero esse presente de Natal...
Compartilho do mesmo sentimento, @Rodrigo_Camacho ! Processos que receberam resposta da DGAJ depois do meu ja estão mais adiantados! Não faz o menor sentido. Parece que esqueceram os nossos processos em algum canto ou o conservador pediu demissão e não os realocaram a um outro servidor. Queria poder "lembra-los" desses processos esquecidos.
Caro @MarceloBand, você pode ligar para Linha Registos (em Portugal) no telefone (+351) 211950500. Como eles podem criar caso se você disser que não é o próprio, você deverá se passar pelo seu pai e solicitar que eles passem o número do processo. Entretanto, você deverá estar munido de todas as informações do seu pai, tipo; Nome completo, data de nascimento, data de entrada do processo ou qualquer outra informação que eles possam solicitar.
Para não ficar muito onerosa a ligação, sugiro utilizar o SKYPE (você deverá colocar créditos. Uns R$ 30,00 dá e sobra), cujo o custo da ligação é bem inferior a uma ligação internacional. Caso consigas o número do processo, nas próximas vezes, basta informar esse número, ok?
No link abaixo, você obterá informações importantes sobre como ligar para Linha Registos.
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar
Abraços e boa sorte!
Tambem estou esperando este presente de Natal, mas parece que no meu caso o Papai Noel está vindo trazer meu presente montado em um jegue.
O meu processo deve estar junto com o seu, trancado a 7 chaves em uma gaveta que só o conservador demitido tem as chaves.
@marianaorsini Parabéns, de coração fico feliz por você e ao mesmo tempo revoltado com a conservatoria pelo descaso que tratam os processos.
Com certeza está próximo!!! O meu ainda caiu em exigência! Logo logo o seu sai! Boa sorte!
Olá! Eu mandei em dois:
rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt
-Este que me deu a notícia oficial da conclusão.
rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
-Este um tempo depois me enviou o e-mail abaixo:
“Exma Sra
Informe que o processo 488xx/17 já foi concluído, e efetuado o averbamento da atribuição da nacionalidade no dia de hoje.
Com os melhores cumprimentos,”
Dica de horário: 11:40h horário do Brasil (mandei este horário e uns 5 minutos depois me responderam da conclusão, antes eu sempre mandava 9:40h e era respondida bem rápido também sobre a fase em que estava, então seguindo a lógica da mudança de horários mandei as 11:40h dessa vez, pode ser coincidência também, mas sempre que mandei em outros horários não tive meus e-mails respondidos... então, fica a dica haha... também não mandava e-mails com muita frequência, esperava em torno de 15 dias entre um e outro e sempre mandando e-mails separados para os dois endereços e não em cópia). Boa sorte pessoal!
Obrigada Rodrigo! A lógica deles é estranha sim, se é que existe lógica! Boa sorte!
Só para acrescentar o que o @claudiocbernardo disse: hj liguei pra saber o andamento do processo da minha filha me solicitaram nome de pai, mãe e data de nascimento pra se certificarem que era ela a requerente.
A filha do Claudio é criança???
Muito obrigado, Mariana! E parabéns!!!
Abraços
Pessoal, bom dia! Realmente, n dá p entender! Acabei de ligar p LR, e meu processo de 20/07/17, está em ANÁLISE! Mesmo tentando desenvolver o questionamento, perguntando sobre o MJ, conservadora, despacho, registo, etc... a atendente se resume sempre a dizer q está em ANÁLISE! Lacônica, breve! Sinceramente, não sei o q fazer! Emails não respondem. Como saber o real status do processo? Que sensação péssima! Já vai para 1 ano e 4 meses e está em ANÁLISE! O serviço da LR é um lixo! Total desrespeito com o cidadão.
@dsgalhardo estamos vivendo a mesma situação, pra ser sincero já estou desanimando
@Rodrigo_Camacho temos que encontrar uma forma para acesso ao real status dos nossos processos. “Em análise” não é uma resposta digna, para quem fica mais de uma hora aguardando atendimento, bem como para um processo de quase 1 ano e 4 meses! Se tivesse caído em exigência, até entenderia o atraso. Mas, nada! Nenhuma comunicação. Um processo linear como os outros que já foram deferidos.É descaso mesmo. Poderiam ao menos nos situar!
@claudiocbernardo agradeço as informações!
Meu pai chegará hoje no velho continente e pra fazer um tour, irá a Lisboa em alguns dias e tentará obter a informação pessoalmente.
Bom dia a todos! Só a nível de informação, ontem final da tarde solicitei a certidão da minha mãe no Civil Online e realizei o pagamento, hoje às 8:30 já recebi no e-mail e via SMS o código de acesso para consultar a certidão. Tudo certo no averbamento! Felicidade extrema em ler esse último parágrafo do assento!!!!
Parabéns, @marianaorsini!!!
Eu não sei se trocou todo pessoal, mas houveram algumas mudanças nas equipes responsáveis. A conservadora que me mandou carta com exigência agora está cuidando dos processos de naturalização também.
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/116307717/details/2/maximized?serie=II&day=2018-09-04&date=2018-09-01&dreId=116307689
@lisandracf isso me faz acreditar ainda mais que os nossos processos (de Julho) estão aguardando serem realocados a um novo funcionário - e completamente parados no meio tempo.
Eu enviei email para a Conservatória dias antes da Mariana Orsini e sequer obtive retorno deles! Ou seja, eles estão ate escolhendo quais emails responder!
Revoltante essa situação!
Exatamente! Encaminho emails à meses, para todas as caixas postais, e nunca obtive retorno. Ou seja, processos os quas estão “irregularmente” parados, não se comprometem com respostas via email a fim de não se comprometerem!
Há alguma ouvidoria dentro do orgão ou até no MJ, que possa nos ajudar? Afinal, todos os pleiteantes são portugueses!
Vou rastrear todo e qualquer orgão até conseguir.
Eu mandei email em 28/09 e nunca foi respondido
Realmente uma situação revoltante. Um absoluto descaso!!!
Eu enviei email hoje de manhã para o setor de atribuição e recebi aquela resposta padrao de que os processos são analisados na ordem de entrada e que qualquer necessidade entrarão em contato com o requerente...
Desanimador mesmo...
Mandei email de novo as 11:40, mas nao responderam
Tentei ligar hoje e por 2 vezes após 1h de espera, a ligação caiu. Deixa pra semana que vem.
@dsgalhardo
Consta no site:
https://justica.gov.pt/Servicos/Apresentar-queixas
"A apresentação de queixas, reclamações ou denúncias dos serviços e organismos do Ministério da Justiça pode ser feita eletronicamente, presencialmente, por telefone ou por fax. Dá sempre origem a um processo."
"A IGSJ pode tratar de queixas, reclamações ou denúncias sobre:
[...]
atrasos no serviço [...]"
Talvez seja um caminho a seguir também, considerando essa demora.
Acabei de receber email da CRC com aquela resposta padrão que o processo encontra-se em fase de ANALISE e que irão me informar em breve o que houver por conveniente... A oficial não teve a cortesia de sequer me dar uma resposta relevante ao processo! Quase 16 meses de espera!
Estou indignada! Nao so pelo abandono do processo mas também pelo descaso conosco.
Sei que meu processo aguarda parecer segundo a LR, então a oficial poderia no mínimo ter informado isso. Não sei o que e pior, não receber resposta alguma deles ou receber isso...
Muito obrigado! Vou proceder com a queixa e depois os coloco a par.
Recebi a resposta agora:
Exmo(a). Senhor(a),
Em resposta ao e-mail infra, cumpre-me informar que o processo nº 479--/17, respeitante a -------, se encontra sob análise da Sra. Conservadora, pelo que, em breve será V. Exa. informado(a) do que houver por conveniente.
Com os melhores cumprimentos,
A Oficial do Registo Civil,
C A
@jhmferraz obrigada! Protocolei uma queixa referente ao não cumprimento da ordem de entrada dos processos. Vamos ver se eles vão responder...
Também recebi a resposta:
Exmo(a). Senhor(a),
Em resposta ao e-mail infra, cumpre-me informar que o processo nº 48XXX/17, respeitante a Dom Tenreiro I, se encontra sob análise da Sra. Conservadora, pelo que, em breve será V. Exa. informado(a) do que houver por conveniente.
Com os melhores cumprimentos,
A Oficial do Registo Civil,
Nome
Pelo menos estão usando a palavra "breve".
Eu tambem, escrevi hoje e recebi a mesma resposta, da pessoa com as mesmas iniciais. O negócio é esperar e pensar positivo. Não adianta muito se estressar com coisas que não dependem de nós.
para incluir na tabela, processo do meu primo:
602xx/18, numerado essa semana, recebido na CRC Lisboa em 14/07/2018, via correio.
Encaminhei a queixa. Narrei toda a situação que passamos, o descaso, a espera, o não cumprimento dos prazos, o tempo de atendimento da LR, o péssimo atendimento com respostas evasivas e genéricas para não se comprometerem, enfim...sou do tipo que prefere entrar numa "lista negra" e ter o processo indeferido, do que aceitar toda e qualquer injustiça. Mesmo que o meu já estivesse deferido, há colegas que passam por isso. Precisam otimizar o processo ou simplesmente, fazem como o consulado de SP que estão em "stand by" para aceitarem novos processos. É mais correto e limpo. Se não possuem mão de obra suficiente para as demandas, suspendem o recebimento, cancelem via correios, seja lá o que for, só cumpram os prazos e deem um atendimento justo aos cidadãos. Às vezes nos posicionamos como se tivéssemos recebendo um favor. Muito longe disso. Todos aqui são portugueses e todos pagaram pelo serviço. Desabafo realizado, rs! Aguardemos.
Eu recebi esse mesmo e-mail/resposta da C A uma semana antes do meu processo ser concluído, aguardei uma semana e mandei o e-mail novamente! Acho que esses emails dão uma “cutucada” pra eles mexerem no processo... Mandaram as 11:40? Haha eu de fato acho q esse horário funciona Tb!
Também recebi este mesmo e-mail, paciência, fazer o que né ?
Parabéns pela sua postura, estou contigo nessa !!!
29 Processos Concluídos
Boa sorte a todos!