Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Normalmente, sim. Mas, sinceramente, achei que como não rolou nada significativo no fim de Dezembro, por conta das greves e feriados, que fariam no começo de Janeiro.
Enfim, como o Paulo falou, os convolantes são milhares e nossa tabela é apenas uma pequena amostragem. Não há muito o que fazer a não ser acompanhar.
abraços,
@CEGV nosso capitão!
@mabarros Como é que tá a sua novela? Algum capítulo novo?
Ola . Boa tarde! Consegui falar com a LR dia 14 e meu processo continua em analise. Sem mudanca. Abraços a tdos.
@brasilhenrique está tudo ok. pendências zeradas desde junho e todas diligências feitas. acho que pra mim só falta a boa vontade de alguém concluir o processo. espero que até o carnaval essa novela termine e eu passe pro tópico seguinte de atribuição porque já deu legal essa fase.
@mabarros torcendo muito para que saia logo o seu processo!!!
Como encontrar a tabela de conversão? ?
@Rodrigo_Camacho obrigado amigo! o meu e de todos nossos convolantes!
A mais atualizada foi publicada na página 76
(http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/comment/6553/#Comment_6553)
@Rodrigo_Camacho a IGSJ acaba de mandar pro meu email, equivocadamente, a resposta da tua reclamação sobre o atraso na conclusão do processo...kkkk
só rindo... agora vocês entendem porque o Mutley é adequado...
Brasilhenrique. Obrigada. A partir de agora vou verificar nas páginas anteriores,valeu a dica.
Liguei hoje para a LInha de Registros. Meu processo (de 24/08/2017) avançou. Estava em diligências aguardando a última resposta (SEF). O SEF respondeu em 9/1, e o processo foi para a Sra. Conservadora para parecer e despacho.
@mdoura Parabéns agora é esperar a Baciada, siga-mos Fortes...
Liguei agora para LR. Aguardei uma hora e a Sra muito gentil disse: Não estou visualizando seu processo. E eu : disparei a perguntar: Voltou das diligências? E ela me perguntou: a Sra já é Portuguesa? Eu: Sim. Ai ela dIsse: Esta aguardando PARECER DA JUSTIÇA. Insisto : Não voltou p conservatória?? Ela repetiu: aguardando Parecer da Justiça. Nao sei o que significa.
@Rose deve ser resposta do DGAJ ou PJ ou os 2.
A gente fica muito na mão dos atendentes que dão a informação de acordo com o humor deles. Para o @mdoura que provavelmente agora está na mesma situação que eu, a pessoa diz que foi pra parecer e despacho. Pra mim que também tenho diligências concluídas, só me dizem estar em análise. Devo ser azarado ou realmente meu processo congelou.
Bom dia!
Feliz 2019 a todos!
Hoje liguei na LR, após mais de uma hora de espera fui informado de que meu processo ainda está no início da análise.
Questionei o atendente acerca de diligências e segundo ele, ainda não foram solicitadas, informou que o processo sequer foi digitalizado.
Perguntei se ele sabia qual mês que estariam digitalizando, disse que não sabia e que o que ele saberia informar é que esses processos 1D são bem demorados. ?
O processo é de março de 2018.
@lisandracf serio kkk Hoje que vi o email que me mandaram, o importante é que foi resolvido kkk
@heliob o meu de Setembro 2017 foi para diligencias em Novembro 2018 e a ultima informaçao semana passada era que ainda aguardava resposta de 2 orgaos ,Eles concluiram em Novembro as de Julio /2017 e Dezembro/2018 e Janeiro/2019 nao teve nenhuma finalizaçao. Paciencia .....
CAROS CONFRADES:
Peço a leitura, bem apreciativa, do post abaixo, para elucidar a vocês o início de tudo, os primeiros debates sobre a convolação, bem como o divisor de águas que foi uma carta, enviada a alguns setores da justiça portuguesa.
Acompanhem e comentem:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/185/historias-da-convolacao-artigo-6-4-para-o-1-1-d/p1?new=1
Rafa 1509. Meu processo de 20/09/17 número 550xx está próximo da sua esposa. Esta carta esta excelente e creio que estamos a um passo da tão sonhada nacionalidade. Talvez agora os processos sejam simplificados e agilizados. Continuamos confiantes.
Obrigada @Rafa1509, esta carta ficou para história dos netos de portugueses “convolantes” ou não e nos ajudou a chegar até aqui, nunca poderá ser esquecida, além de ser uma carta perfeitamente bem redigida e cristalina na transmissão da mensagem pretendida
Leitura obrigatória para todos nós
Essa carta foi enviada um pouco antes do entendimento da CRCentrais que poderia covolar...
Me arrisco a dizer que foi enviada 5 dias após a mudança da lei, em julho de 2017!
Pelo que ando lendo aqui e pelos grupos de facebook, o negócio lá em Portugal anda atolado demais. Sensação de que esse mês não sai nada. Da-lhe angústia...
Calma, amigo @mabarros . Mantenhamos o otimismo e as boas expectativas !!!
Adorei saber dessa informação. Obrigada aos autores dessa carta.
Boa tarde, caros colegas convolantes. No início dessa semana, chegou à CRC a documentação para a conversão da nacionalidade de meu pai.
Uma pessoa em outro fórum, disse que recebeu um e-mail do setor de contabilidade, no mesmo dia que os documentos chegaram lá, solicitando o reencaminhamento do e-mail de pagamento (feito via cartão de crédito).
Eu não recebi. Esse é um procedimento padrão ou devo me preocupar?
Oi @sarahcampos , bem vinda.
Isto ocorre sempre que
1) O pagamento é feito com cartão de crédito e
2) A pessoa NÃO usa o requerimento pré-impresso recebido por e-mail para preenchimento e assinatura.
Não é nada do outro mundo... é que por uma lógica "estranha" do IRN, eles passaram a usar o requerimento recebido por e-mail como "recibo de pagamento". Então se você não preencheu manualmente o requerimento, usando o requerimento recebido por e-mail e não enviou uma cópia do requerimento recebido por e-mail em branco para eles (caso tenha usado um dos formulários do IRN ou templates de computador), eles irão lhe pedir que envie o requerimento, o que normalmente pode ser atendido por simples e-mail.
Para o iniciante ou para quem não conhece as estranhezas do IRN pode até se assustar mas nós, macacos velhos, já estamos acostumados.
Não se preocupe pois você até deu sorte. No caso do ACP eles dormem em cima dos requerimentos nesses casos, não numeram e ficam esperando você contactá-los para que aí lhe informem e peçam que envie por e-mail o arquivo.
abraços,
@CEGV,
Obrigada pelo retorno.
No meu caso, paguei por cartão e preenchi manualmente o requerimento enviado pelo e-mail. Por isso não recebi o e-mail então.
O processo de naturalização de meu pai foi feito por advogado e agora estou fazendo por conta própria a convolação. Daí bate uma insegurança.
Aproveitando o post, alguém que tenha enviado por DHL teve sua documentação recebida na CRC por ANTONIO GODINHO?
Bom dia ,liguei hoje na LR ,45 Min. de espera ,um atendente home ,a pricipio tambem falou que esta em analise ,questionei sobre as diligencias e informou que ainda faltam a DGAJ e a PJ ,foi envia da dia 16 de Novembro ,2 meses e ainda sem resposta.Pelo amooooooorrrrrrrrr de Deus ,bora agilizar DGAJ,PJ,CRCentrais.
Bom dia pessoal, pra ter informações das diligências é somente ligando né? Tentei por email e sempre respondem que está em analise, sem o minimo de detalhes. É desanimador.
Seu processo ainda está meio longe de ser concluído, apesar de ter já um ano.
Espere uns 3 meses e ligue novamente perguntando especificamente se todas as consultas aos órgãos externos já foram enviadas e respondidas. Quando mais específica for sua pergunta, melhor será a resposta.
abraços e boa sorte
Os processos deram uma bela parada, as coisas devem estar complicadas em Portugal...
5.000 processos, 1D, na mão de 1 Conservadora somente...
Acabei de ter essa informação hoje, "direto da fonte"
@Rafa1509 abusrdo total. Realmente não dá pra ter ideia de quando isso vai terminar. Se bobear mais 1 longo ano pela frente.
Boa tarde,
Depois de 1 hora e 25 minutos de espera, a atendente me informou que meu processo teve as diligências respondidas, exceto o MJ (estranhei, pois havia lido que os convolandos não iam para o MJ, talvez ela tenha se confundido com DGAJ). Ela disse tbem não estar disponível a informação de quando foi encaminhado o pedido ao referido órgão.
Sobre o processo de meu sogro, se recusou a responder. Como as duas cartinhas do IRN chegaram juntas, acredito estarem no mesmo estágio.
CEGV, favor atualizar...
Abcs a todos.
Bom dia! Meu pai ligou hj cedo e foi informado que o processo dele foi para despacho. A Sra que atendeu disse que acredita que ainda demore mais 1 mês até a conclusão. O meu pai não entendeu muito o que ela falou, mas conseguiu assimilar essas informações acima.
Ele nunca recebeu cartinha nenhuma ou e-mail. Isso seria um problema?
Lembrando que o processo chegou lá em 14/08/2017
Obrigada
Hoje de manhã liguei na LR e, após 3 curtos minutos de espera, fui informado que o meu processo está da mesma maneira: possui o numero, mas ainda nem se quer foi digitalizado. Utilizaram o seu termo preferido para descreve-lo: "está em analise". Já sabia que não haveria nenhuma mudança significativa, mas liguei mais por curiosidade. Penso que para ser digitalizado será necessário, no minimo, mais uns dois meses.
Correto, caro @Rafa1509 . Sua observação não diverge tanto da minha, anteriormente postada (v. o fim da página 76):
"Considerem que há muuuuuuuuuito mais processos daquele tipo, atualmente em curso, do que os 134 que constam em nossa lista! Centenas e centenas, talvez milhares!! Desde que a lei passou a permiti-lo, muitos netos naturalizaram-se, e agora correm à CRC para serem nacionais de origem!"
Mas que não haja aqui inquietação: Todos os processos de nossa tabela serão deferidos e finalizados com sucesso!!
Grande abraço a todos e sorte! sorte!! sorte!!!
Oi Alice ! Nenhum problema em não ter recebido e-mails.
abraços !
Boa tarde galera. Acabei de receber a carta informando q meu processo foi recebido na Conservatória. A carta data de 20/12/2018. Informam ainda q o processo seguirá segundo a ordem de entrada. Favor atualizar a tabela. E vida q segue.
Boa noite.
Meu processo chegou na semana passada na CRCentrais e liguei hj para a linha de registos para me certificar da chegada da documentação lá, enviada pela DHL.
Para minha surpresa, a atendente já informou o número do processo.
Esse número é aquele nº de pedido genérico (que as pessoas recebem quando entregam pessoalmente) ou pode ser considerado o número definitivo do processo?
@sarahcampos , aparentemente mudaram os procedimentos e estão numerando assim que os processos chegam ! Já havíamos ouvido sobre isso e sua informação nos ajuda a ratificar a notícia.
Valeu pela informação !
Abraços
@CEGV , eu que agradeço sua prontidão em me ajudar e à todos, sempre.
Abraços!
1h20 no skype, musiquinha tocando dizendo "tempo inferior de 5 minutos", aí vem aquele sinal de que vai atender alguém e em seguida a mensagem "não estamos conseguindo completar" com um português brasileiro. Chamada cai e minha ansiedade explode... Tá difícil, Portugal.
Paciência...
liguei ontem e ainda aguardando o parecer da Conservadora.
Vamos ver se semana que vem temos novidades... final de janeiro tem que sair alguma coisa né
??
@ilyan confesso que já tô com dor no estômago por não saber quando isso acaba. Se houvesse uma data certa, nem esquentava se faltasse mais tempo. Não saber é o que me mata. Vamos ver se sai algo semana que vem. Espero que pelo menos até o carnaval, isso termine.
Já liguei mais de 200 vezes para a LR (se não for mais). Este tipo de situação (ligação cair por motivos técnicos) dá raiva sempre que acontece mas depois de um tempo você quase se acostuma. É só pensar as MILHARES DE LIGAÇÕES simultâneas que são feitas para a LR diariamente. Definitivamente o sistema original deles não foi configurado para este volume todo de ligações. O fato é que o MJ não tem investido em pessoas e materiais no IRN. Só têm criados remendos que, obviamente, algumas vezes não funcionam. Vale lembrar que o IRN é o órgão do MJ português que mais faz dinheiro.
Aliás, até o SKYPE tem "pedido água" ultimamente. Diversas vezes as ligações que faço para PT não são concluídas via Skype e, acreditem, o problema não é na LR. É realmente excesso de ligações simultâneas no skype e falta de conexões físicas para transportar todas as ligações virtuais que são feitas via skype para a LR e Portugal.
abs e bom feriado !
Com base no seu processo, que esperou 14 meses para receber a tal carta, estimo que o meu, de janeiro de 2018, então só receberei em março agora. Mais 60 dias de espera pela minha garrafa. Então tá, então!
Muito obrigado por sua atualização!
Me ajuda a me acalmar.